Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por Josenir »

sun_rise_pt Escreveu:ontem esqueci de referir algumas partes... ...e como hoje meu disponibilidade é mais curta, faço uma sugestão (mais uma!):
a de uso de um simulador como o multisim ou outro, para "ver" em experiência virtual as vantagens e desvantagens de determinada alteração. todos os fenómenos transitórios poderão ser visualizados em tempo e magnitude.
é util, por ter a disposição um interessante equipamento laboratorial ainda que virtual, e os componentes virtuais que não fumegam.
a microchip tem uma an com um controlador para motores brushless para as duas versões, com sensores e sem sensores.
já um dia construí esse circuito e experimentei em motores sensorless. o desempenho não foi muito bom.
falta experimentar em motores com sensores. acredito que o funcionamento seja correcto.
seria uma boa experiência aplicar sensores num motor de indução e verificar como seria o resultado.
já observei bastante as formas de onda nas saídas deste controlador, tanto com um osciloscópio analógico quanto com um digital. inclusive, para definir o "tempo morto" variando conforme a frequência, liguei as duas saídas de cada mosfet da mesma fase, uma em cada canal do osciloscópio para observar o ponto ideal onde um transistor desliga e outro liga. e introduzí um tempo morto mínimo e variável conforme a frequência, definido em percentual do ciclo de trabalho. já tem pelo três anos desde a primeira versão deste controlador até chegar onde está, e reconheço que ele ainda não é definitivo.
quando publiquei ele aqui não tive a intenção de ditar novos rumos para a tecnologia nesta área, apenas pensei em dar uma contribuição para tantos colegas aqui que comentam o assunto e não recebem resposta.
como disse, já tenho o programa do pic, que vou publicar nos proximos dias, e que aciona o motor com onda quadrada, e estou trabalhando no programa para modulação por largura de pulso senoidal, que assim que estiver pronto, também vou publicar.
mas isso não impede que vocês, que parecem muito mais habilitados, apresentem os seus projetos, que provavelmente serão melhores, eu não tenho a menor dúvida.
eu tenho aqui o livro eletrônica de potência (ashfaq ahmed), onde são muito bem explicadas as várias formas de chaveamento para um inversor trifásico, e o autor por vários capítulos se dedica a explicar nos mínimos detalhes as sequências de chaveamento e em nenhum momento ele diz que seja impróprio usar onda quadrada para um inversor trifásico. foi este livro que me serviu de base para fazer o programa do pic. e baseado nele comecei o programa para chaveamento senoidal.

agradeço a colaboração de vocês. não pensem que estou aborrecido, apenas não acho construtivo ficar "teimando". a opinião de vocês ficou registrada aqui, e com certeza, quem por aqui passar levará em consideração, vocês fizeram a sua parte e eu a minha.

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

caro josenir,

tenho um grade apreço por pessoas como você que passam para lá das intenções e "põem mãos-à-obra".

quanto à diferença entre a onda correcta para o motor funcionar...

pense num motor como uma máquina reversível:
algum alternador produz ondas quadradas?
sabe como a onda é gerada vectorialmente (num alternador)?

imagine uma tira de papel deslocando-se a uma velocidade fixa num plano horizontal. por cima do eixo longitudinal da tira de papel há um pêndulo que balanceia livremente, simétricamente, e horizontalmente para um lado e para outro desse eixo do papel. vai ver que o desenho imaginário "escrito" no papel é uma sinusóide perfeita, sem distorção alguma.

acredita mesmo que a onda quadrada é aconselhada???
excite um indutor com onda sinusoidal e veja o oscilograma do que por lá se passar.
faça o mesmo com onda quadrada e perceberá as perurbações várias ocorridas.

claro que pode produzir as 3 fases de onda quadrada e por o motor a rodar, mas é uma violência desnecessária e problemática a todos os níveis. tal como seria o usar uma roda octogonal num carro: provávelmente el andará, mas produz muita coisa indesejável e baixa o rendimento.

vai ver que quando chegar ao pwm as coisas mudarão de figura. afinal o pcb de base está aí. só precisa fazer as alterações ao firmware, e retirar aqueles condensadores, pois a onda será suficientemente limpa.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

.

quando falam em onda quadrada, falam em onda pura, ou sinusoidal composta de ondas quadradas?

se falam duma onda quadrada pura, se calhar ninguém desaconselha, mas tb tenho a certeza que ninguém aconselha.

inconvenientes de afastamento da sinusoidal perfeita serão muitos, especialmente a frequências mais baixas.
alguns inconvenientes são: vibrações, stress magnético, diminuição acentuada de vida útil de enrolamentos e rolamentos, etc.

josenir
mas isso não impede que vocês, que parecem muito mais habilitados, apresentem os seus projetos, que provavelmente serão melhores, eu não tenho a menor dúvida.
revi-me nas suas palavras e quero lhe dizer que não tenho nenhum projecto destes nem pretendo ter.
no entanto você ao expor o seu aqui, e eu não tendo nenhum, não me impede de comentar o seu e de eu tentar ajudar, se souber como.

posso até não saber até pintar, mas consigo ver alguns defeitos numa pintura.
se não forem defeitos, o pintor explica e se eu entender, fiquei a perceber mais sobre pintura.

quanto aos colegas que não recebem resposta, já respondi e tentei ajudar na fase em que estão agora.

parece-me que não têm ainda uma base como a sua e já estão a pensar demasiado à frente.

você é mais pragmático no meu entender, e põe as mãos na massa logo na forma mais básica evoluindo por passos.
é a melhor forma para se fazer alguma coisa.
(eles devem ler o seu tópico e vão perceber a minha crítica)

agora concordo que muita gente entendida, com projectos feitos e experiência neste tipo de controladores poderiam dar respostas e conselhos ás questões levantadas por eles, mas podem não querer atrapalhar.

não existe só um lado "teimoso". existem sempre dois lados no mínimo.
criticar ("teimar") é positivo, especialmente se quem tiver menos bem, reconhecer e evoluir.

se se aceitam considerações de quem escreve em livros, porque não se aceitam de quem escreve em fóruns?
até podem ser os mesmos escritores, não?
os defeitos são os mesmos em todos nós, as "dosagens" é que não, e podemos ir alterando.

cumpts

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

bem...

o que aqui exponho é por fundamentação real. quero dizer: aprendi (e apreendi pois na aprendizagem foi seguido um raciocínio de sentido lógico), e mais tarde verifiquei na prática da minha profissão que já tem quase 40 anos. sempre tenho continuado a aprender desde então.
o único intuito é o de ajudar, e jamais de criticar negativamente, contribuindo com o que sei para dar uma ajudinha a quem a quizer. essa ajuda também tem a ver com indicar caminhos melhores a fim de corrigir erros. as sugestões que faço são de conteúdo honesto, e sujeitas ao livre arbítrio dos destinatários. tudo o que se publica num forum, como esta palavra expicita, é para leitura pública, e alguns dos leitores pegarão no conceito publicado. sendo assim, se este for refinado, muito menos gente errará.

....

onda quadrada, em rigor só há uma. com tempos de on e off iguais. porém as ondas rectangulares (on e off assimétricos) são exatamente da mesma família, e portanto com os mesmos efeitos eléctricos causados pela rápida ascendência de off a on, e também pela rápida descendência de on a off. é das ondas mais perturbantes num qualquer circuito. de tal forma que pode ser decomposta em ondas sinusoidais da frequência fundamental conjuntamente suas frequências harmómicas.
(nos meus tempos de menino todo o rádio-técnico possuia um "injector de sinais": um simples flip-flop transistorizado oscilando a cerca de 1khz que permitia injectar sinais desde as etapas de rf até ao circuito de áudio dos rádios verificando a funcionalidade dos vários passos amplificadores. já se pode adivinhar quanta "coisa" está dentro de uma onda quadrada)

muita gente produz equipamentos com uma coisa composta de várias ondas quadradas de amplitude variável, chamada estranhamente de "sinusoidal modificada". (bem modificada, quererão dizer... ...pois a dita nunca ganhou a característica suavidade curvilínea e parece que levou umas fortes marteladas ).
esta soma de ondas é uma aproximação, mas ainda de uma distorção danada, e os inconvenientes continuam.
dou como exemplo a honestidade de fabricantes de alguns conversores dc/ac com as ditas ondas quadradas ou com as "sinusoidais modificadas" que nos manuais se utilizador referem que os equipamento não devem ser usados na alimentação de cargas indutivas (motores, micro-ondas, etc.).

mesmo o pwm não é limpo, sempre aparecendo algum ("adn" do) chaveamento e alguns harmónicos. mas permitiu compactar os sistemas, acabando com os sistemas analógicos para produzir ondas sinusoidais por meios electónicos em equipamentos de potência. dou como exemplo português os equipamentos das firmas alfatrónica e projecontrol que tiveram a mesma raiz empresarial: começaram a produzir uns "monstros" de ups analógicas de onda sinusoidal que necessitavam de várias pessoas para as transportar, tendo mais tarde percorrido a evolução natural e lógica conseguindo equipamentos ultra-leves. além disso estes contribuiram para um excelente poupança de energia.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

vejam umas fotos do controlador pronto e montado. como já disse, a placa foi feita para ser montada em uma caixa de fonte de pc do tipo mais comum. vejam que os furos estão perfeitamente posicionados para serem usados quatro parafusos para a fixação da placa na caixa. e ainda se usa o próprio ventilador da fonte para fazer a refrigeração.
Inv_freq2.JPG
Inv_freq2.JPG (68.28 KiB) Visto 7551 vezes

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

muito bem josenir!

a partir desse circuito poderá fazer evoluir o firmware.

vá em frente!!!

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:vejam umas fotos do controlador pronto e montado. como já disse, a placa foi feita para ser montada em uma caixa de fonte de pc do tipo mais comum. vejam que os furos estão perfeitamente posicionados para serem usados quatro parafusos para a fixação da placa na caixa. e ainda se usa o próprio ventilador da fonte para fazer a refrigeração.
inv_freq2.jpg
josenir,

o circuito apresentado, com modificações, pode controlar motores de potencias mais elevadas (15 cv)? no caso de aplicação em veiculos eletricos, quando houver redução da velocidade e o motor passar para fase de gerador, quando estiver com rotação mais alta do que a frequencia fornecida, este controlador pode regenerar esta energia ou dissipa-lá?

um abraço

josé américo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
o circuito apresentado, com modificações, pode controlar motores de potencias mais elevadas (15 cv)? no caso de aplicação em veiculos eletricos, quando houver redução da velocidade e o motor passar para fase de gerador, quando estiver com rotação mais alta do que a frequencia fornecida, este controlador pode regenerar esta energia ou dissipa-lá?
um abraço
josé américo
o circuito, como já disse não está pronto para ser instalado no veículo elétrico imediatamente, mas já funciona o motor e controla a aceleração, e já está pronto para fazer a frenagem regenerativa, funcionando como freio e devolvendo parte da energia para as baterias.
veja que a placa apresenta 3 botões ch1, ch2 e ch3. provisoriamente dois deles fazem a aceleração e a desaceleração do motor, e o terceiro vai ser usado para a frenagem. mais para frente eu vou ligar um potenciômetro a um dos pinos do microcontrolador e fazer o acelerador definitivo. das duas chaves que sobrarem, uma será usada para o turbo, uma função em que se aciona o motor com a mesma frequência em passo duplo, permitindo mais força para subidas.
a chave da frenagem será ligada ao interruptor do pedal de freio que acende a luz de freio do veículo. observe que quando se pisa levemente no pedal de freio, antes do freio acionar, a luz de freio já acende, e este sinal chega ao microcontrolador, que começa a frenagem regenerativa, que é suave. caso se precise de uma parada mais brusca, é só pisar mais fundo que aciona-se o freio mecânico do veículo.
o projeto está pronto para motores de 12v e 24v, acima disso, precisa-se apenas providenciar os mosfets que suportem a tensão de trabalho e uma fonte auxiliar de 24v para a parte de controle.
por exemplo, no caso de usar um motor de 15 cv (aproximadamente 11.250w) seria recomendável usar uma tensão de alimentação de pelo menos 220v, sendo assim eu usaria mosfets de 70a x 400v, mas poderia-se usar igbts, que são mais robustos (600v) e mais fáceis de encontrar. a parte de potência já está dimensionada para suportar até 600v, que é a tensão suportada pelos ir2106 e a parte de controle deve receber até 24v.

sobre o motor a ser usado, pode ser qualquer motor brushless ou trifásico gaiola de esquilo original ou com bobinamento modificado, como já meniconei no início deste tópico.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

josenir,

voce tem experiencia com grandes bancos de baterias? pois como voce disse, para motores de 15 cv deve ser utilizado pelo menos 220 v, isto implica em torno de 20 baterias. um amigo meu disse que em uma empresa que utiliza um grande banco de baterias, tiveram problemas de explosão de algumas, pela falta de controle individual no momento da carga.
voce conhece alguma coisa sobre este tipo de risco que envlove grandes bancos de baterias?
no caso de se utilizar uma tensão destas, precisariamos rebobinar o motor?
quanto a regeneração, é excelente esta sua ideia, mas se precisa ver o tipo de acionamento da luz de freio, pois os veiculos da volks, a luz de freio é acionada por pressão no cilindro mestre, mas nos carros da gm, ford e outros, existe um interruptor no pedal de freio.

um grande abraço

josé américo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

voce tem experiencia com grandes bancos de baterias? pois como voce disse, para motores de 15 cv deve ser utilizado pelo menos 220 v, isto implica em torno de 20 baterias. um amigo meu disse que em uma empresa que utiliza um grande banco de baterias, tiveram problemas de explosão de algumas, pela falta de controle individual no momento da carga.
voce conhece alguma coisa sobre este tipo de risco que envlove grandes bancos de baterias?
no caso de se utilizar uma tensão destas, precisariamos rebobinar o motor?
quanto a regeneração, é excelente esta sua ideia, mas se precisa ver o tipo de acionamento da luz de freio, pois os veiculos da volks, a luz de freio é acionada por pressão no cilindro mestre, mas nos carros da gm, ford e outros, existe um interruptor no pedal de freio.
um grande abraço
josé américo
na verdade eu não estou dizendo que é obrigatório usar um banco de baterias de 220v, apenas que é mais recomendado usar uma tensão maior para um motor de tal potência. trabalhando com uma tensão de 220v teremos 11.250w / 220v = 51 a, e se usarmos 120v, por exemplo, teremos 11.250w / 120v = 93a. quanto menor tensão de trabalho maior vai ser a corrente, e trabalhar com correntes mais altas é sempre mais crítico. não é problema algum achar um transístor para 600v, mas para 100a já começa a ficar mais complicado.
um outro fato a ser considerado é que se usar 220v não tem que fazer novo bobinamento para o motor. fazer um novo bobinamento para um motor de 15cv tem um custo considerável.

sobre a exposão de baterias, eu ainda não tive conhecimento de nenhum acidente deste tipo. dificilmente uma bateria vai explodir, devido a terem válvula para alívio da pressão interna. o que acontece é que elas liberam gases que, estes sim, podem ser inflamáveis. talvez o problema do seu amigo seja o ambiente sem ventilação que tenha provocado o acidente, e não as baterias ou o método de carga.

sobre o interruptor de freio, esse é um detalhe que menos preocupa, é a coisa mais fácil de adaptar em qualquer carro que não tenha um adequado ao que precisamos. ademais eu ainda não estou cogitando a transformação de um veículo a combustão para elétrico, o que eu tenho em mente é um veículo experimental, um kart, por exemplo. e no meu caso, vou usar um motor de no máximo 4cv, que vai ser bobinado para 24v ou 48v, o que vai deixar a coisa mais simples para começo.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

josenir,

porque não pensa em um veiculo um pouco maior do que um kart, que acredito que possa ter um bom desempenho com um motor pequeno na faixa dos 5 cv (+/- 4kw) é um microcarro que aparentemente é facil de ser fabricado, e pelos trabalhos que já desenvolveu isso voce tira de letra. de uma olhada neste site: http://home.myfairpoint.net/vze6omtd/jo ... index.html

um abraço

josé américo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

porque não pensa em um veiculo um pouco maior do que um kart, que acredito que possa ter um bom desempenho com um motor pequeno na faixa dos 5 cv (+/- 4kw) é um microcarro que aparentemente é facil de ser fabricado, e pelos trabalhos que já desenvolveu isso voce tira de letra. de uma olhada neste site: http://home.myfairpoint.net/vze6omtd/jo ... index.html
um abraço
josé américo
ótimo projeto, mas no momento eu ando muito cheio de trabalho para entrar num projeto assim, estou pensando em algo mais próximo de se transformar em um veículo elétrico, como um kart ou um mini bugre fapinha. depois que a coisa estiver andando pelas ruas eu passo para algo maior.

hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm

Mensagem por hjmrodrigues »

olá josenir!
li em qualquer parte que tinha implementado a aplication note 900 da microchip para controlar motores trifasicos sem feedback de posição, a partir de 6 saidas pwm, se foi você que o fez, como penso, a que resultados chegou? o motor trabalhou?
HR

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

hjmrodrigues Escreveu:olá josenir!
li em qualquer parte que tinha implementado a aplication note 900 da microchip para controlar motores trifasicos sem feedback de posição, a partir de 6 saidas pwm, se foi você que o fez, como penso, a que resultados chegou? o motor trabalhou?
se você leu isso, não fui eu quem escreví. a an900 da microchip trata do controle de um motor trifásico usando a placa picdem e o pic18f4431. embora todas as aplicações que visam controlar um motor trifásico usem um inversor trifásico implementado com 3 meias pontes h (6 mosfets) semelhante ao proposto nesta nota de aplicação, e semelhante à que eu estou aqui propondo, as diferenças ficam na parte de controle e nos drivers dos mosfets.
na an900 a proposta é usar o pic18f4431 que possui três saídas pww programadas para gerar os pulsos que serão produzidos pelo hardware, isto é, a cpu precisa apenas definir alguns parâmetros para ajustar os ciclos do pwm, que o hardware se encarrega de produzir os pulsos, ficando o pic livre para processar outras operações.
no meu caso, o pic que eu uso é 0 16f676, que não possui 3 saídas pwm, e os pulsos são gerados pelo próprio pic, via software. mas qualquer um consegue adpatar a minha placa para o pic18f4431 e aplicar a proposta da an900, se preferir.

o que eu estou fazendo aqui, como já disse anteriormente, não é apresentar uma solução definitiva, é apenas disponibilizar um projeto já iniciado para quem desejar partir de algo já começado, assim fica mais fácil. a parte física já está aí e nos próximos dias eu posto aqui o programa em assembler.

sobre os resultados, eu já fiz bastante testes com o motor na bancada e tanto consegui alta velocidade como um bom torque, sem o uso de sensores de posição, como está aí.

hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm

Mensagem por hjmrodrigues »

peço desculpa pela confusão, realmente não encontro o post onde li a informação sobre a an900.
no entanto espero ansiosamente pelo seu software, se fizer o favor de o disponibilizar, porque quero fazer um ensaio com um alternador de um automóvel convertido em motor assíncrono, que tenho esperança colocar a trabalhar entretanto, se funcionar bem o objectivo é bobinar um motor assíncrono a 120v para rebocar um pequeno carro.
se eu puder ajudar em algo é só dizer! não sou especialista em programação, mas dou uns toques:-)
força ai!!
HR

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

pessoal, me desculpem a demora. a questão é que eu precisava dar uma revisada no programa do pic para este controlador antes de publicar. mas aí está ele, pronto e revisado para quem estiver disposto a testar. atualmente eu tenho testado este programa com o pic16f630, mas o objetivo é usar o pic16f676. o programa é exatamente o mesmo, apenas o 676 possui entradas analógicas para ligar o potenciômetro do acelerador, o que o 630 não possui. no momento a aceleração é feita em dois botões que estão na placa.
Motor_24V.zip
(2.35 KiB) Transferido 538 vezes

augustobrito1976
Membro
Membro
Registado: segunda mar 15, 2010 2:58 am

Mensagem por augustobrito1976 »

saudações josenir,

sou entusiasta das causas ambientais e apreciador (hobbista) dos projetos de veículos elétricos.

atualmente vislumbro um projeto de bicicleta elétrica que usaria 4 baterias chumbo-ácidas automotivas de 12v 45a associadas em paralelo (12v 180a), cuja energia é convertida de cc para ca através de um conversor de tensão¹. uma vez convertida, esta energia ca seria "dosada" ao motor através de um controlador (o seu), para aí sim fazer girar um motor de indução trifásico de 220v 1cv².

como viste, não vislumbro freagem regenerativa (não faço idéia de como implementá-la, ainda), mas identifiquei no seu projeto um meio de tornar meu sonho realidade.

pergunto: como anda seu projeto? do jeito que está o seu projeto, será que o mesmo poderia ser usado no meu?

abraços,

augusto.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

augustobrito1976 Escreveu:saudações josenir,
sou entusiasta das causas ambientais e apreciador (hobbista) dos projetos de veículos elétricos.
atualmente vislumbro um projeto de bicicleta elétrica que usaria 4 baterias chumbo-ácidas automotivas de 12v 45a associadas em paralelo (12v 180a), cuja energia é convertida de cc para ca através de um conversor de tensão¹. uma vez convertida, esta energia ca seria "dosada" ao motor através de um controlador (o seu), para aí sim fazer girar um motor de indução trifásico de 220v 1cv².
como viste, não vislumbro freagem regenerativa (não faço idéia de como implementá-la, ainda), mas identifiquei no seu projeto um meio de tornar meu sonho realidade.
pergunto: como anda seu projeto? do jeito que está o seu projeto, será que o mesmo poderia ser usado no meu?
abraços,
augusto.
no momento este projeto se encontra parado devido a eu não estar precisando dele, mas do jeito que está já funciona o motor, com certeza. a questão é que vai ser necessário aperfeiçoar o programa do microcontrolador, e neste caso não basta apenas conhecimentos de eletrônica, tem que saber programar.

uma sugestão: controlar um motor de 1 cv em 12v não é fácil, pois 1 cv = aproximadamente 736w. 736w / 12v = 61,33a. é uma corrente muito alta, e como o motor é de 220v, as perdas para elevar de 12v para 220v serão muitas. eu sugiro ligar as 4 baterias em série, obtendo 48v x 45a. assim 736w / 48v = 15,33a. a potência é a mesma, entretanto trabalha-se com uma corrente bem menor e já se obtém uma tensão mais próxima da tensão do motor, com isso menas perdas.

augustobrito1976
Membro
Membro
Registado: segunda mar 15, 2010 2:58 am

Mensagem por augustobrito1976 »

josenir Escreveu:no momento este projeto se encontra parado devido a eu não estar precisando dele, mas do jeito que está já funciona o motor, com certeza. a questão é que vai ser necessário aperfeiçoar o programa do microcontrolador, e neste caso não basta apenas conhecimentos de eletrônica, tem que saber programar.
ok. conheço um cara que se diverte fazendo isso...
josenir Escreveu:uma sugestão: controlar um motor de 1 cv em 12v não é fácil, pois 1 cv = aproximadamente 736w. 736w / 12v = 61,33a. é uma corrente muito alta, e como o motor é de 220v, as perdas para elevar de 12v para 220v serão muitas. eu sugiro ligar as 4 baterias em série, obtendo 48v x 45a. assim 736w / 48v = 15,33a. a potência é a mesma, entretanto trabalha-se com uma corrente bem menor e já se obtém uma tensão mais próxima da tensão do motor, com isso menas perdas.
primeiro eu vou transformar 12v 180a (4 baterias 12v 45a em paralelo) em 220v usando um conversor (item ¹ da primeira mensagem). depois é que vou aplicar o controlador de velocidade para controlar o rpm do motor.

sacou?

abraços,

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

4 baterias de chumbo de 12v 45 ah, com um inversor e motor ac, mas que bicicleta é essa para aguentar com tanto peso ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”