já observei bastante as formas de onda nas saídas deste controlador, tanto com um osciloscópio analógico quanto com um digital. inclusive, para definir o "tempo morto" variando conforme a frequência, liguei as duas saídas de cada mosfet da mesma fase, uma em cada canal do osciloscópio para observar o ponto ideal onde um transistor desliga e outro liga. e introduzí um tempo morto mínimo e variável conforme a frequência, definido em percentual do ciclo de trabalho. já tem pelo três anos desde a primeira versão deste controlador até chegar onde está, e reconheço que ele ainda não é definitivo.sun_rise_pt Escreveu:ontem esqueci de referir algumas partes... ...e como hoje meu disponibilidade é mais curta, faço uma sugestão (mais uma!):
a de uso de um simulador como o multisim ou outro, para "ver" em experiência virtual as vantagens e desvantagens de determinada alteração. todos os fenómenos transitórios poderão ser visualizados em tempo e magnitude.
é util, por ter a disposição um interessante equipamento laboratorial ainda que virtual, e os componentes virtuais que não fumegam.
a microchip tem uma an com um controlador para motores brushless para as duas versões, com sensores e sem sensores.
já um dia construí esse circuito e experimentei em motores sensorless. o desempenho não foi muito bom.
falta experimentar em motores com sensores. acredito que o funcionamento seja correcto.
seria uma boa experiência aplicar sensores num motor de indução e verificar como seria o resultado.
quando publiquei ele aqui não tive a intenção de ditar novos rumos para a tecnologia nesta área, apenas pensei em dar uma contribuição para tantos colegas aqui que comentam o assunto e não recebem resposta.
como disse, já tenho o programa do pic, que vou publicar nos proximos dias, e que aciona o motor com onda quadrada, e estou trabalhando no programa para modulação por largura de pulso senoidal, que assim que estiver pronto, também vou publicar.
mas isso não impede que vocês, que parecem muito mais habilitados, apresentem os seus projetos, que provavelmente serão melhores, eu não tenho a menor dúvida.
eu tenho aqui o livro eletrônica de potência (ashfaq ahmed), onde são muito bem explicadas as várias formas de chaveamento para um inversor trifásico, e o autor por vários capítulos se dedica a explicar nos mínimos detalhes as sequências de chaveamento e em nenhum momento ele diz que seja impróprio usar onda quadrada para um inversor trifásico. foi este livro que me serviu de base para fazer o programa do pic. e baseado nele comecei o programa para chaveamento senoidal.
agradeço a colaboração de vocês. não pensem que estou aborrecido, apenas não acho construtivo ficar "teimando". a opinião de vocês ficou registrada aqui, e com certeza, quem por aqui passar levará em consideração, vocês fizeram a sua parte e eu a minha.