Motor de impressora!

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Re: Motor de impressora!

Mensagem por jorge_barbosah »

bem, com o multimetro em ohms, detectei o fio que tem menor resistencia, em todos, tinha uma resistencia de .037 aproximadamente na escala de 2k. o fio com menor, apenas apresentava .018. segundo as vossas dicas, tenho de cortar este fio, pois nao serve para nada, e passo a ficar com 4 fios, certo?

quanto ao circuito do josenir, ja descodifiquei tudo o que la estava presente!

so uma coisa, no anexo do josenir, nas bobines do motor, os numeros 1, 2, 3, 4, no meu caso representam os meus 4 fios? se assim for, o circuito para mim, é exactamente este, certo?

muito obrigado, pela vossa ajuda!

(ja começo a perceber melhor a eólica, e os circuitos adjacentes a esta, graças a voces! )
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

jorge_barbosah Escreveu:bem, com o multimetro em ohms, detectei o fio que tem menor resistencia, em todos, tinha uma resistencia de .037 aproximadamente na escala de 2k. o fio com menor, apenas apresentava .018. segundo as vossas dicas, tenho de cortar este fio, pois nao serve para nada, e passo a ficar com 4 fios, certo?
quanto ao circuito do josenir, ja descodifiquei tudo o que la estava presente!
so uma coisa, no anexo do josenir, nas bobines do motor, os numeros 1, 2, 3, 4, no meu caso representam os meus 4 fios? se assim for, o circuito para mim, é exactamente este, certo?
muito obrigado, pela vossa ajuda!
(ja começo a perceber melhor a eólica, e os circuitos adjacentes a esta, graças a voces! )
é isso mesmo, mas não seja teimoso: quando medir resistência da bobina de um motor use a escala menor, a de 200 ohms e não a de 2k. na menor, que é mais apropriada, você terá uma leitura mais exata e mais fácil de entender. por exemplo, o que signfica 0.018 na escala de 2k ? significa 18 ohms, mas na escala de 200 já apareceria 18 ou 18.4, um número mais exato e mais fácil de entender. esse 0.037 provavelmente é algo entre 37 e 38 ohms, não se sabe ao certo devido a ter usado uma escala mais alta do que o recomendado.

os fios que você tem separados agora são 4. se preocupe apenas em separar quais são os dois de cada bobina. pegue um fio de cada bobina e junte em uma só ligação que vai ao negativo do circuito (gnd) e os outros dois, um de cada bobina vão cada um para um diodo.
para separar os fios das duas bobinas é simples: ligue uma ponta do multímetro a um fio qualquer e encoste a outra ponta em um outro qualquer. se aparecer um valor no multímetro este é o segundo fio da mesma bobina, se não, então ele é da outra.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

quando se quer medir uma resistência com resolução de décimos de ohm, convém ler o que diz o ohmimetro nessa escala mais baixa (200) com as pontas de prova em curto-circuito (directamente ligadas uma à outra), porque às vezes há um "residual". depois ao fazer a medida desejada, deve subtraír-se esse residual. por exemplo, as pontas do meu ohmimetro em curto indicam 0.6 ohm, logo, se eu medisse o enrolamento de um motor e o visor indicasse 3.4 ohm, na realidade são 3.4 - 0.6 = 2.8 ohm.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

ok!

eu explico porque de meter na escala, 2k

meti na escala de 2k, porque como voces disseram e muito bem, para começar na escala de 200k, aparecia-me 00.0 . entao, eu fui sempre diminuindo, ate ter uma boa leitura, que foi na escala de 2k

quanto ao fazer curto-circuito, esta tudo ok com o meu multimetro, nao possui "resisudal", visto que me da 00.0.
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:quando se quer medir uma resistência com resolução de décimos de ohm, convém ler o que diz o ohmimetro nessa escala mais baixa (200) com as pontas de prova em curto-circuito (directamente ligadas uma à outra), porque às vezes há um "residual". depois ao fazer a medida desejada, deve subtraír-se esse residual. por exemplo, as pontas do meu ohmimetro em curto indicam 0.6 ohm, logo, se eu medisse o enrolamento de um motor e o visor indicasse 3.4 ohm, na realidade são 3.4 - 0.6 = 2.8 ohm.
os multímetros digitais apresentam esta leitura "residual" quando estão com a bateria fraca. experimente trocar a bateria por uma nova e vai ver que ele marca 0.00 com as pontas em curto. a não ser que as pontas não sejam as originais do aparelho, pois a fábrica já previu até a resistência do cabo das pontas de prova na calibragem, antes de passá-lo pelo teste de qualidade.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

bem, ja fiz a mesma experiencia que vergaranunes, e deu certo, como ele previa

obrigado josenir, pela ajuda tambem.

ca ficam umas fotos do meus leds ligados, so com a rotaçao dos dedos
Anexos
Apagados
Apagados
DSC03296.JPG (73.58 KiB) Visto 5045 vezes
Acesos :p
Acesos :p
DSC03297.JPG (29.57 KiB) Visto 5044 vezes
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jorge_barbosah Escreveu:bem, ja fiz a mesma experiencia que vergaranunes, e deu certo, como ele previa
obrigado josenir, pela ajuda tambem.
ca ficam umas fotos do meus leds ligados, so com a rotaçao dos dedos
o problema de não se usar um regulador de tensão são dois:
1) ou você vai ter que pôr uma quantidade muito grande de leds para consumirem a energia gerada, e neste caso eles não acenderão a pleno brilho.
2) ou fatalmente, com poucos leds, eles vão queimar todos no primeiro vento forte que der.
a meu ver, em todos os dois casos há prejuízo.
só para efeito ilustrativo gostaria de informar que aqui para mim um regulador de tensão 7805 custa r$ 0,60 e um só led azul ou branco custa r$ 1,50.

se você acha difícil usar um regulador de tensão, então use pelo menos um resistor de valor entre 1k e 1k5 ligado a um dos terminais de cada led para diminuir a chance de eles queimarem, e eles vão continuar acendendo bem.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

sim sim, eu sei disso josenir :s

isto foi apenas uma experiencia, agora tenciono fazer todo o circuito...

uma coisa, o regulador de tensao lm7805, chega para acender uns 10 leds brancos?
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jorge_barbosah Escreveu:sim sim, eu sei disso josenir :s
isto foi apenas uma experiencia, agora tenciono fazer todo o circuito...
uma coisa, o regulador de tensao lm7805, chega para acender uns 10 leds brancos?
os cis 7805 são fabricados por vários fabricantes mas obedecem a um padrão e suportam corrente máxima de até 1 ampère. mas na prática você vai ver que se usar ele com corrente maior que 0,5a ele aquece muito e pode queimar. os fabricantes esquecem de alertar que o ci suporta picos de até 1a, mas por pouco tempo. em funcionamento contínuo é seguro usar no máximo 0,5a. caso precise de mais do que isso, use mais de um 7805 ligado em paralelo.

se considerar leds de qualquer cor, 20 ma é o suficiente para se conseguir um ótimo brilho. com 500 ma, que é o máximo recomendado para o 7805 dá para acender até 25 leds (500 / 20 = 25).

mas com leds brancos a coisa muda de figura, pois é muito variável a corrente que eles consomem, alguns chegam a consumir até 3a. isso mesmo, um único led. se você usar leds brancos de 5mm do tipo mais comum, com 20ma vai conseguir acendê-lo com um brilho razoável, para sinalização. mas se a intenção é iluminação, então deve procurar saber as características específicas do led que vai comprar e pode ter certeza que vai ter que fornecer no mínimo 50 ma para cada um.

mas também há que se verificar qual será este motor de impressora que venha a fornecer esta corrente.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

ok!

entao para começar, o melhor é ver os amperes de cada motor, certo?
Jorge Barbosa

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

josenir Escreveu:os fabricantes esquecem de alertar que o ci suporta picos de até 1a, mas por pouco tempo.
eles suportam 1a, mas depende da queda de tensão entre a entrada e a saída e têm que ter um belo dum dissipador agarrado e quem sabe até alguma circulação de ar forçada...
em funcionamento contínuo é seguro usar no máximo 0,5a. caso precise de mais do que isso, use mais de um 7805 ligado em paralelo.
isso não se deve fazer com esses reguladores (se te referes a ligar os 2 reguladores pino a pino). há pequenas diferenças na tensão de saída e isso leva a que um deles acabe por fazer "o trabalho todo" enquanto o outro "desliga".
Aprilia RS125e

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

josenir Escreveu:(...)
os multímetros digitais apresentam esta leitura "residual" quando estão com a bateria fraca. experimente trocar a bateria por uma nova e vai ver que ele marca 0.00 com as pontas em curto. a não ser que as pontas não sejam as originais do aparelho, pois a fábrica já previu até a resistência do cabo das pontas de prova na calibragem, antes de passá-lo pelo teste de qualidade.
pois, não é o caso do meu, ele tem sempre esse residual, com pilhas novas ou não e tem as pontas de origem. mesmo ligando um fio directo entre os bornes há esse residual de 0.6 ohm. pode ter sido mal calibrado na fábrica ou talvez tenha perdido a calibração com o tempo (já tem mais de 10 anos) ou com algum tombo.
Aprilia RS125e

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jorge_barbosah Escreveu:ok!
entao para começar, o melhor é ver os amperes de cada motor, certo?
é bastante recomendável saber previamente com que potência iremos lidar, para não ter surpresas depois de tudo pronto, quando começar a sair de lá uma fumacinha... e ver tudo torrado.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:
josenir Escreveu:em funcionamento contínuo é seguro usar no máximo 0,5a. caso precise de mais do que isso, use mais de um 7805 ligado em paralelo.
isso não se deve fazer com esses reguladores (se te referes a ligar os 2 reguladores pino a pino). há pequenas diferenças na tensão de saída e isso leva a que um deles acabe por fazer "o trabalho todo" enquanto o outro "desliga".
para aplicações pouco críticas, onde o consumo de corrente não é contínuo por muito tempo, eu aposto na ligação em paralelo, pino a pino de dois, três ou mais cis 7805. numa aplicação em eólica o que ocorre são muitas variações do regime de funcionamento e o problema se dá nos picos, onde um único ci pode não suportar a corrente. usando vários em paralelo, fatalmente um dos cis vai conduzir mais do que os outros, mas como ele vai aquecer por estar sendo sobrecarregado e ele tem uma boa proteção térmica, normalmente ele passará a conduzir menos e um outro que esteja mais frio servirá de percurso para o excedente que estiver sendo drenado pela carga. ademais o tempo em que ocorre esta sobrecarga é curto e dificilmente vai ser suficiente para danificar um dos cis.

mas é claro que a técnica correta recomenda é ligar um resistor na entrada de cada ci para limitar parcialmente a sua corrente, fazendo assim uma divisão mais perfeita da carga entre eles.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

entao as conclusoes que se podem tirar, é que é melhor usar o cl 7805, com tres ligados em paralelo, certo?

nao sabia que os leds brancos gastavam assim tanto :s
a minha ideia era fazer exactamente um candeeiro (iluminaçao) que segundo josenir talvez tenha-mos de fornecer 50ma
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jorge_barbosah Escreveu:entao as conclusoes que se podem tirar, é que é melhor usar o cl 7805, com tres ligados em paralelo, certo?
nao sabia que os leds brancos gastavam assim tanto :s
a minha ideia era fazer exactamente um candeeiro (iluminaçao) que segundo josenir talvez tenha-mos de fornecer 50ma
na verdade não é o melhor, mas é o mais fácil, barato, com um mínimo de técnica e que vai funcionar razoavelmente bem. eu não defendo aqui a difusão de que o conhecimento técnico seja dispensado, apenas tento adaptar aquilo que é técnico para algo mais simples e que também funcione.

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
Contacto:

Mensagem por vergaranunes »

alguém teria uma orientação de como eu poderia medir a capacidade de carga desse motor de passo. o que devo colocar no circuito para medir a amperagem? algum dica?

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

josenir Escreveu:para aplicações pouco críticas, onde o consumo de corrente não é contínuo por muito tempo, eu aposto na ligação em paralelo, pino a pino de dois, três ou mais cis 7805. numa aplicação em eólica o que ocorre são muitas variações do regime de funcionamento e o problema se dá nos picos, onde um único ci pode não suportar a corrente. usando vários em paralelo, fatalmente um dos cis vai conduzir mais do que os outros, mas como ele vai aquecer por estar sendo sobrecarregado e ele tem uma boa proteção térmica, normalmente ele passará a conduzir menos e um outro que esteja mais frio servirá de percurso para o excedente que estiver sendo drenado pela carga. ademais o tempo em que ocorre esta sobrecarga é curto e dificilmente vai ser suficiente para danificar um dos cis.
se o problema é apenas nos picos, então basta ter um 7805 em vez de dois. o 7805 não "funde" por causa da protecção térmica que já referiste; se ele aquecer demais, desliga, e depois de arrefecer o suficiente volta a ligar, nunca queimando. mesmo que ele fique quente (quente como em "escalda dedos") em funcionamento normal não há problema. se vier um vendaval e ele aquecer muito, desliga, protegendo-se.

se é para aumentar a capacidade de corrente, porque não usar 2 ou mais 7805 em circuitos independentes? cada 7805 acende uma parte dos leds e assim está-se a usar o componente com aproveitamento e dentro das suas especificações. não são usados mais componentes do que se fossem soldados pino a pino.

já agora, se é apenas "para vista", não é necessário chegar aos 20ma para acender um led. com 12 ou 13ma um led tipico já acende, embora não com a luminosidade máxima, e assim podem acender-se mais alguns leds com a mesma potência.
Aprilia RS125e

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

njay refereste entao a usar varios circuitos... parece-me uma boa ideia!
Jorge Barbosa

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

vergaranunes Escreveu:alguém teria uma orientação de como eu poderia medir a capacidade de carga desse motor de passo. o que devo colocar no circuito para medir a amperagem? algum dica?
um multímetro, numa escala de corrente. fica aqui um artigo sobre como usar o multímetro (e outras coisitas mais): http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=5093
não sei bem se é isto que queres:
os amperes, ou melhor dizendo, a "corrente" (eléctrica), só se mede quando há uma "carga", ou seja, algum dispositivo a ser alimentado pelo gerador.

podes ligar o multímetro, na escala de dc a (tens que mudar a ficha vermelha, vê o que lá está escrito) como ligas para medir a tensão, para experimentar. o multimetro numa escala de medição de corrente é praticamente um curto-circuito, daí actuar como uma carga, embora seja uma carga "difícil" para um gerador por não ter resistência. isto é um teste para ver a corrente máxima que o gerador é capaz de produzir, mas depois na prática acho que ele nunca chegará a essa corrente, pois devido ao curto-circuito a tensão é ~0 e não há carga (dispositivo) que funcione nestas condições.
Aprilia RS125e

Responder

Voltar para “Energia Eólica”