Motor de impressora!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Re: Motor de impressora!
bem, com o multimetro em ohms, detectei o fio que tem menor resistencia, em todos, tinha uma resistencia de .037 aproximadamente na escala de 2k. o fio com menor, apenas apresentava .018. segundo as vossas dicas, tenho de cortar este fio, pois nao serve para nada, e passo a ficar com 4 fios, certo?
quanto ao circuito do josenir, ja descodifiquei tudo o que la estava presente!
so uma coisa, no anexo do josenir, nas bobines do motor, os numeros 1, 2, 3, 4, no meu caso representam os meus 4 fios? se assim for, o circuito para mim, é exactamente este, certo?
muito obrigado, pela vossa ajuda!
(ja começo a perceber melhor a eólica, e os circuitos adjacentes a esta, graças a voces! )
so uma coisa, no anexo do josenir, nas bobines do motor, os numeros 1, 2, 3, 4, no meu caso representam os meus 4 fios? se assim for, o circuito para mim, é exactamente este, certo?
(ja começo a perceber melhor a eólica, e os circuitos adjacentes a esta, graças a voces! )
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
é isso mesmo, mas não seja teimoso: quando medir resistência da bobina de um motor use a escala menor, a de 200 ohms e não a de 2k. na menor, que é mais apropriada, você terá uma leitura mais exata e mais fácil de entender. por exemplo, o que signfica 0.018 na escala de 2k ? significa 18 ohms, mas na escala de 200 já apareceria 18 ou 18.4, um número mais exato e mais fácil de entender. esse 0.037 provavelmente é algo entre 37 e 38 ohms, não se sabe ao certo devido a ter usado uma escala mais alta do que o recomendado.jorge_barbosah Escreveu:bem, com o multimetro em ohms, detectei o fio que tem menor resistencia, em todos, tinha uma resistencia de .037 aproximadamente na escala de 2k. o fio com menor, apenas apresentava .018. segundo as vossas dicas, tenho de cortar este fio, pois nao serve para nada, e passo a ficar com 4 fios, certo?
os fios que você tem separados agora são 4. se preocupe apenas em separar quais são os dois de cada bobina. pegue um fio de cada bobina e junte em uma só ligação que vai ao negativo do circuito (gnd) e os outros dois, um de cada bobina vão cada um para um diodo.
para separar os fios das duas bobinas é simples: ligue uma ponta do multímetro a um fio qualquer e encoste a outra ponta em um outro qualquer. se aparecer um valor no multímetro este é o segundo fio da mesma bobina, se não, então ele é da outra.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
quando se quer medir uma resistência com resolução de décimos de ohm, convém ler o que diz o ohmimetro nessa escala mais baixa (200) com as pontas de prova em curto-circuito (directamente ligadas uma à outra), porque às vezes há um "residual". depois ao fazer a medida desejada, deve subtraír-se esse residual. por exemplo, as pontas do meu ohmimetro em curto indicam 0.6 ohm, logo, se eu medisse o enrolamento de um motor e o visor indicasse 3.4 ohm, na realidade são 3.4 - 0.6 = 2.8 ohm.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
ok!
eu explico porque de meter na escala, 2k
meti na escala de 2k, porque como voces disseram e muito bem, para começar na escala de 200k, aparecia-me 00.0 . entao, eu fui sempre diminuindo, ate ter uma boa leitura, que foi na escala de 2k
quanto ao fazer curto-circuito, esta tudo ok com o meu multimetro, nao possui "resisudal", visto que me da 00.0.
eu explico porque de meter na escala, 2k
meti na escala de 2k, porque como voces disseram e muito bem, para começar na escala de 200k, aparecia-me 00.0 . entao, eu fui sempre diminuindo, ate ter uma boa leitura, que foi na escala de 2k
quanto ao fazer curto-circuito, esta tudo ok com o meu multimetro, nao possui "resisudal", visto que me da 00.0.
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
os multímetros digitais apresentam esta leitura "residual" quando estão com a bateria fraca. experimente trocar a bateria por uma nova e vai ver que ele marca 0.00 com as pontas em curto. a não ser que as pontas não sejam as originais do aparelho, pois a fábrica já previu até a resistência do cabo das pontas de prova na calibragem, antes de passá-lo pelo teste de qualidade.njay Escreveu:quando se quer medir uma resistência com resolução de décimos de ohm, convém ler o que diz o ohmimetro nessa escala mais baixa (200) com as pontas de prova em curto-circuito (directamente ligadas uma à outra), porque às vezes há um "residual". depois ao fazer a medida desejada, deve subtraír-se esse residual. por exemplo, as pontas do meu ohmimetro em curto indicam 0.6 ohm, logo, se eu medisse o enrolamento de um motor e o visor indicasse 3.4 ohm, na realidade são 3.4 - 0.6 = 2.8 ohm.
-
bem, ja fiz a mesma experiencia que vergaranunes, e deu certo, como ele previa
obrigado josenir, pela ajuda tambem.
ca ficam umas fotos do meus leds ligados, so com a rotaçao dos dedos
- Anexos
-
- Apagados
- DSC03296.JPG (73.58 KiB) Visto 5045 vezes
-
- Acesos :p
- DSC03297.JPG (29.57 KiB) Visto 5044 vezes
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
o problema de não se usar um regulador de tensão são dois:jorge_barbosah Escreveu:bem, ja fiz a mesma experiencia que vergaranunes, e deu certo, como ele previa
1) ou você vai ter que pôr uma quantidade muito grande de leds para consumirem a energia gerada, e neste caso eles não acenderão a pleno brilho.
2) ou fatalmente, com poucos leds, eles vão queimar todos no primeiro vento forte que der.
a meu ver, em todos os dois casos há prejuízo.
só para efeito ilustrativo gostaria de informar que aqui para mim um regulador de tensão 7805 custa r$ 0,60 e um só led azul ou branco custa r$ 1,50.
se você acha difícil usar um regulador de tensão, então use pelo menos um resistor de valor entre 1k e 1k5 ligado a um dos terminais de cada led para diminuir a chance de eles queimarem, e eles vão continuar acendendo bem.
-
sim sim, eu sei disso josenir :s
isto foi apenas uma experiencia, agora tenciono fazer todo o circuito...
uma coisa, o regulador de tensao lm7805, chega para acender uns 10 leds brancos?
uma coisa, o regulador de tensao lm7805, chega para acender uns 10 leds brancos?
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
os cis 7805 são fabricados por vários fabricantes mas obedecem a um padrão e suportam corrente máxima de até 1 ampère. mas na prática você vai ver que se usar ele com corrente maior que 0,5a ele aquece muito e pode queimar. os fabricantes esquecem de alertar que o ci suporta picos de até 1a, mas por pouco tempo. em funcionamento contínuo é seguro usar no máximo 0,5a. caso precise de mais do que isso, use mais de um 7805 ligado em paralelo.jorge_barbosah Escreveu:sim sim, eu sei disso josenir :s
se considerar leds de qualquer cor, 20 ma é o suficiente para se conseguir um ótimo brilho. com 500 ma, que é o máximo recomendado para o 7805 dá para acender até 25 leds (500 / 20 = 25).
mas com leds brancos a coisa muda de figura, pois é muito variável a corrente que eles consomem, alguns chegam a consumir até 3a. isso mesmo, um único led. se você usar leds brancos de 5mm do tipo mais comum, com 20ma vai conseguir acendê-lo com um brilho razoável, para sinalização. mas se a intenção é iluminação, então deve procurar saber as características específicas do led que vai comprar e pode ter certeza que vai ter que fornecer no mínimo 50 ma para cada um.
mas também há que se verificar qual será este motor de impressora que venha a fornecer esta corrente.
-
ok!
entao para começar, o melhor é ver os amperes de cada motor, certo?
Jorge Barbosa
-
- Membro Gold
eles suportam 1a, mas depende da queda de tensão entre a entrada e a saída e têm que ter um belo dum dissipador agarrado e quem sabe até alguma circulação de ar forçada...josenir Escreveu:os fabricantes esquecem de alertar que o ci suporta picos de até 1a, mas por pouco tempo.
isso não se deve fazer com esses reguladores (se te referes a ligar os 2 reguladores pino a pino). há pequenas diferenças na tensão de saída e isso leva a que um deles acabe por fazer "o trabalho todo" enquanto o outro "desliga".em funcionamento contínuo é seguro usar no máximo 0,5a. caso precise de mais do que isso, use mais de um 7805 ligado em paralelo.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Gold
pois, não é o caso do meu, ele tem sempre esse residual, com pilhas novas ou não e tem as pontas de origem. mesmo ligando um fio directo entre os bornes há esse residual de 0.6 ohm. pode ter sido mal calibrado na fábrica ou talvez tenha perdido a calibração com o tempo (já tem mais de 10 anos) ou com algum tombo.josenir Escreveu:(...)
os multímetros digitais apresentam esta leitura "residual" quando estão com a bateria fraca. experimente trocar a bateria por uma nova e vai ver que ele marca 0.00 com as pontas em curto. a não ser que as pontas não sejam as originais do aparelho, pois a fábrica já previu até a resistência do cabo das pontas de prova na calibragem, antes de passá-lo pelo teste de qualidade.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Colaborador
é bastante recomendável saber previamente com que potência iremos lidar, para não ter surpresas depois de tudo pronto, quando começar a sair de lá uma fumacinha... e ver tudo torrado.jorge_barbosah Escreveu:ok!
-
- Colaborador
para aplicações pouco críticas, onde o consumo de corrente não é contínuo por muito tempo, eu aposto na ligação em paralelo, pino a pino de dois, três ou mais cis 7805. numa aplicação em eólica o que ocorre são muitas variações do regime de funcionamento e o problema se dá nos picos, onde um único ci pode não suportar a corrente. usando vários em paralelo, fatalmente um dos cis vai conduzir mais do que os outros, mas como ele vai aquecer por estar sendo sobrecarregado e ele tem uma boa proteção térmica, normalmente ele passará a conduzir menos e um outro que esteja mais frio servirá de percurso para o excedente que estiver sendo drenado pela carga. ademais o tempo em que ocorre esta sobrecarga é curto e dificilmente vai ser suficiente para danificar um dos cis.njay Escreveu:isso não se deve fazer com esses reguladores (se te referes a ligar os 2 reguladores pino a pino). há pequenas diferenças na tensão de saída e isso leva a que um deles acabe por fazer "o trabalho todo" enquanto o outro "desliga".josenir Escreveu:em funcionamento contínuo é seguro usar no máximo 0,5a. caso precise de mais do que isso, use mais de um 7805 ligado em paralelo.
mas é claro que a técnica correta recomenda é ligar um resistor na entrada de cada ci para limitar parcialmente a sua corrente, fazendo assim uma divisão mais perfeita da carga entre eles.
-
entao as conclusoes que se podem tirar, é que é melhor usar o cl 7805, com tres ligados em paralelo, certo?
nao sabia que os leds brancos gastavam assim tanto :s
a minha ideia era fazer exactamente um candeeiro (iluminaçao) que segundo josenir talvez tenha-mos de fornecer 50ma
a minha ideia era fazer exactamente um candeeiro (iluminaçao) que segundo josenir talvez tenha-mos de fornecer 50ma
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
na verdade não é o melhor, mas é o mais fácil, barato, com um mínimo de técnica e que vai funcionar razoavelmente bem. eu não defendo aqui a difusão de que o conhecimento técnico seja dispensado, apenas tento adaptar aquilo que é técnico para algo mais simples e que também funcione.jorge_barbosah Escreveu:entao as conclusoes que se podem tirar, é que é melhor usar o cl 7805, com tres ligados em paralelo, certo?
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
- Contacto:
alguém teria uma orientação de como eu poderia medir a capacidade de carga desse motor de passo. o que devo colocar no circuito para medir a amperagem? algum dica?
-
- Membro Gold
se o problema é apenas nos picos, então basta ter um 7805 em vez de dois. o 7805 não "funde" por causa da protecção térmica que já referiste; se ele aquecer demais, desliga, e depois de arrefecer o suficiente volta a ligar, nunca queimando. mesmo que ele fique quente (quente como em "escalda dedos") em funcionamento normal não há problema. se vier um vendaval e ele aquecer muito, desliga, protegendo-se.josenir Escreveu:para aplicações pouco críticas, onde o consumo de corrente não é contínuo por muito tempo, eu aposto na ligação em paralelo, pino a pino de dois, três ou mais cis 7805. numa aplicação em eólica o que ocorre são muitas variações do regime de funcionamento e o problema se dá nos picos, onde um único ci pode não suportar a corrente. usando vários em paralelo, fatalmente um dos cis vai conduzir mais do que os outros, mas como ele vai aquecer por estar sendo sobrecarregado e ele tem uma boa proteção térmica, normalmente ele passará a conduzir menos e um outro que esteja mais frio servirá de percurso para o excedente que estiver sendo drenado pela carga. ademais o tempo em que ocorre esta sobrecarga é curto e dificilmente vai ser suficiente para danificar um dos cis.
se é para aumentar a capacidade de corrente, porque não usar 2 ou mais 7805 em circuitos independentes? cada 7805 acende uma parte dos leds e assim está-se a usar o componente com aproveitamento e dentro das suas especificações. não são usados mais componentes do que se fossem soldados pino a pino.
já agora, se é apenas "para vista", não é necessário chegar aos 20ma para acender um led. com 12 ou 13ma um led tipico já acende, embora não com a luminosidade máxima, e assim podem acender-se mais alguns leds com a mesma potência.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
njay refereste entao a usar varios circuitos... parece-me uma boa ideia!
Jorge Barbosa
-
- Membro Gold
um multímetro, numa escala de corrente. fica aqui um artigo sobre como usar o multímetro (e outras coisitas mais): http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=5093vergaranunes Escreveu:alguém teria uma orientação de como eu poderia medir a capacidade de carga desse motor de passo. o que devo colocar no circuito para medir a amperagem? algum dica?
não sei bem se é isto que queres:
os amperes, ou melhor dizendo, a "corrente" (eléctrica), só se mede quando há uma "carga", ou seja, algum dispositivo a ser alimentado pelo gerador.
podes ligar o multímetro, na escala de dc a (tens que mudar a ficha vermelha, vê o que lá está escrito) como ligas para medir a tensão, para experimentar. o multimetro numa escala de medição de corrente é praticamente um curto-circuito, daí actuar como uma carga, embora seja uma carga "difícil" para um gerador por não ter resistência. isto é um teste para ver a corrente máxima que o gerador é capaz de produzir, mas depois na prática acho que ele nunca chegará a essa corrente, pois devido ao curto-circuito a tensão é ~0 e não há carga (dispositivo) que funcione nestas condições.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e