Aos utilizadores de Vectrix

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Aos utilizadores de Vectrix

Mensagem por Bluesky »

arturaraujo, nao tens uma foto dela? onde podemos buscar informaçao, algum site ou assim?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

arturaraujo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 28, 2008 11:07 am

Mensagem por arturaraujo »

em portugal não encontro site. o representante creio que ainda não tem. o site em espanha é:
http://www.teycars.com/scooter.html
Parapente + EVT 4000e + Teycars Cantábrico

arturaraujo
Membro Silver
Membro Silver

edupatorod Escreveu:o abs, testas-te?

não bloqueia a roda mesmo?

eduardo
bereco team

sim testei... claro que não sou engenheiro, nem piloto,... mas como disse antes a estrada estava molhada... a certa altura tive que fazer uma travagam funda e ela não bloqueou...

em termos ciclísitcos também gostei muito.. como as baterias estão posicionadas em baixo, o centro de gravidade fica mais baixo do que o habitual, ela "agarra-se" bem à estrada nas curvas.

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

ok,

se travares so com a roda de trás rapidamente se não tiver abs qualquer mota derrapa...
de qualquer maneira, o preço de um sistema de abs é caro, por isso perguntei se realmente tinha mesmo abs e a funcionar.

eduardo
bereco team

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

penso que não é abs mas sim travagem regenerativa, ou seja, um sistema mais simples que o abs e até aproveita energia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:penso que não é abs mas sim travagem regenerativa, ou seja, um sistema mais simples que o abs e até aproveita energia.
ui, se é esse o caso há aqui uma grande confusão porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. o abs é um sistema de controle sobre a travagem que impede a roda de bloquear totalmente. tal é importante principalmente nas motas que têm menor equilibrio e substancialmente importante quando aplicado à roda traseira que tende a fugir em derrapagem. a travagem regenerativa utiliza o motor para travar e nunca bloqueia a roda mas também não está associado ao sistema de travagem por disco ou tambor.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

é pá...

eu acho que travagem regenerativa naõ é de certesa... o custo de um sistema desses é mais elevado ainda que o abs...
e depois penso que a chinada (as minhas motas tb vêm de lá... portanto não estou a dizer mal desta ) não tem capacidade para instalar um sistema de regeneração desses...

sim é isso, também acho serem duas kosias diferentes... travagem regenerativa é electronica pura que interefere com o sistema de motor baterias e carregamento de bats.... agora um sistema abs é apenas mecanica e é instalado no sistema de travagem... e nada interfeve com a parte electronica do controlo do motor e baterias...

eduardo
bereco team

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

já estive a ver uma, realmente andam e travam muito bem, é sistema abs, está acoplado nas pinças de travão.

nada de regenerativa, não façam confusões desnecessárias

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

caros,

acho que tb não deviam fazer confusão... essas motas não têm abs, garantidamente.
isso que está nos travões não tem nada a ver com abs=anti-blocking system
se travarem com a roda de trás, a mota derrapa como outra qualquer.

nem um bms o chinos são capazes de pôr nas motas quanto mais abs...

eduardo
bereco team

arturaraujo
Membro Silver
Membro Silver

edupatorod Escreveu:caros,

acho que tb não deviam fazer confusão... essas motas não têm abs, garantidamente.
isso que está nos travões não tem nada a ver com abs=anti-blocking system
se travarem com a roda de trás, a mota derrapa como outra qualquer.

nem um bms o chinos são capazes de pôr nas motas quanto mais abs...

eduardo
bereco team
já andaste com as novas? as antigas não tinham. se calhar foi uma das antigas que viste.

eu testei e gostei. o barrocas testou e gostou. e o abs está lá!

os chineses colocam bms? sim... basta veres o site das baterias thunder-sky e vês que têm lá um modelo com bms, é o ts-3500w/60....

em breve, em portugal haverá umas do género "cantabrico" que já vêm da china com bms... já vi a foto. e em inglaterra já há umas do género "cantabrico" com travagem regenerativa...

os chineses colocam aquilo que o cliente pedir...!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

os chineses têm tendência em comercializar os produtos o mais barato possível. não quer dizer que eles não têm material ou competência para fazer coisas boas e bem feitas, simplesmente não costumam aparecer porque a estratégia deles é vender muito e barato e o barato quase nunca é compatível com o bom.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

eu também acho estranho um abs numa scooter, o abs electrónicamente não é complicado, mas mecanicamente é, isto porque leva bombas servo-accionadas, e válvulas servo-acciondas, para terem uma ideia, só algumas motas a combustão as têm, e custam alguns milhares de euros a mais, saberem se tem abs não é ver se a roda derrapa no alcatrão, mas sim em terra batida ou em estrada com gravilha, se triver abs a roda não vai bloquear claro.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:eu também acho estranho um abs numa scooter, o abs electrónicamente não é complicado, mas mecanicamente é, isto porque leva bombas servo-accionadas, e válvulas servo-acciondas, para terem uma ideia, só algumas motas a combustão as têm, e custam alguns milhares de euros a mais, saberem se tem abs não é ver se a roda derrapa no alcatrão, mas sim em terra batida ou em estrada com gravilha, se triver abs a roda não vai bloquear claro.
nao sao bem milhares, mas entre meio milhar (por ex. yamaha fz1) a milhar (por ex. triumph sprint). .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Mensagem por ZEV »

jmal Escreveu:eu também acho estranho um abs numa scooter

não sei porquê. há-os em scooters da honda, yamaha, suzuki .... porque é q é estranho?
se quem comprar a mota quiser segurança e tiver dinheiro para pagar o sistema, porque não?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

zev Escreveu:
jmal Escreveu:eu também acho estranho um abs numa scooter

não sei porquê. há-os em scooters da honda, yamaha, suzuki .... porque é q é estranho?
se quem comprar a mota quiser segurança e tiver dinheiro para pagar o sistema, porque não?
o estranho não vem do preço, mas sim do sistema, sem bombas servo-accionadas não à abs, e como já experimentei uma e não tem abs, derrapa como todas as outras.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:o estranho não vem do preço, mas sim do sistema, sem bombas servo-accionadas não à abs, e como já experimentei uma e não tem abs, derrapa como todas as outras.
eu acho ridiculo colocar abs numa mota que desliga o motor quando se carrega na manete de travao. mas quem sou eu para opinar, senao um mero utilizador que se sente inseguro numa descida a 80 kph em que trava e perde a força do motor...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:o estranho não vem do preço, mas sim do sistema, sem bombas servo-accionadas não à abs, e como já experimentei uma e não tem abs, derrapa como todas as outras.
eu acho ridiculo colocar abs numa mota que desliga o motor quando se carrega na manete de travao. mas quem sou eu para opinar, senao um mero utilizador que se sente inseguro numa descida a 80 kph em que trava e perde a força do motor...
realmente não faz sentido nenhum...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

mas atençao, que eu sou um fervoroso adepto do abs. . nao quero de forma nenhuma desaconselha-lo. acho ateh, que eh das medidas mais seguras existentes nas motas de ci. vale bem o preço... tal como a travagem regenerativa nos motores de ve...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:mas atençao, que eu sou um fervoroso adepto do abs. . nao quero de forma nenhuma desaconselha-lo. acho ateh, que eh das medidas mais seguras existentes nas motas de ci. vale bem o preço... tal como a travagem regenerativa nos motores de ve...
ainda mais interessante seria um sistema que acompolasse na manete do travão a travagem regenerativa e de disco na roda traseira. claro que tudo deveria estar devidamente afinado e só a partir de certa pressão é que a travagem de disco era accionada em paralelo da regenerativa. tudo isto sobre o olhar atento do abs que entraria logo em acção em caso de bloqueio da roda. parece complicado fazer a transição mas não me parece impossível.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:ainda mais interessante seria um sistema que acompolasse na manete do travão a travagem regenerativa e de disco na roda traseira. claro que tudo deveria estar devidamente afinado e só a partir de certa pressão é que a travagem de disco era accionada em paralelo da regenerativa. tudo isto sobre o olhar atento do abs que entraria logo em acção em caso de bloqueio da roda. parece complicado fazer a transição mas não me parece impossível.
por acaso eu gosto do sistema de travagem rodando o acelerador em sentido contrario. preferia ter ambos em paralelo: este sistema na mesma travando devagarinho; e o que sugeres (manete de travao), para as travagens mais fortes.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”