motor Stirling para produzir energia electrica

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo abr 13, 2008 1:11 pm

Re: motor Stirling para produzir energia electrica

Mensagem por ajsv »

mas a bomba de calor ja vai ter gasto de energia....
onde ha fontes de informaçao onde tenha como necessario 200/300º c para a fonte quente destes motores?

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico »

ajsv Escreveu:bom bluesky, acho que o hynek referiu a solução certa, pois o motor stirling poderá ser a solução. obrigado hynek.

um painel solar térmico em circuito fechado pode garantir a fonte quente, mantendo a temperatura sempre elevada . a fonte fria será mais fácil , pode-se usar agua corrente, ou se for numa casa ,ate se pode usar as aguas sanitárias frias, o seu uso garantira a manutenção da sua temperatura em valores baixos. o motor stirling permitira transformar a energia calorífica em trabalho , e por sua vez accionar um gerador para termos energia eléctrica.
os fabricantes dos motores stirling falando em rendimentos na ordem dos 35% , se o gerador tiver 1 rendimento de 90%, podemos ter 1 rendimento do conjunto de 32% , 4 vezes superior ao das células fotovoltaicas.
em resumo teríamos uma ‘fabrica’ de energia eléctrica renovável e não poluente , mais eficaz do que qualquer das existentes.

o que vos parece? estarei a ver as coisas mal?
amigos,

infelizmente eu só vi hoje este topico no forum, e este é um assunto que gosto bastante. já construi 3 pequenos motores stirling configuração gama, mas feito com plastico de garrafas pet, borracha de bexigas de gas, css, latas de refrigerantes e outras coisas muito fracas, mas só para testar os fundamentos e teoria de funcionamento, e realmente eles funcionaram.

quanto a consideração feita para para calculo do rendimento, gostaria de fazer uma consideração, pois, quando falamos de rendimento de celulas fotovoltaicas estarem na ordem de 13%, isto é relativo a radiação solar incidente no painel solar. no caso do motor stirling conforme citado acima, quando falamos de 32% foi considerado somente o rendimento da conversão do calor recebido pelo motor para eletricidade, temos ainda de levar em conta o rendimento da conversão solar em calor, ou seja, qual o percentual do calor recebido no painel para aquecimento que é convertido em calor para alimentar o motor stirling, pois somente apos esta consideração é que poderemos comparar com o rendimento das celulas fotovoltaicas.

espero não ter desanimado ninguem, mas temos de levar isto em consideração, pois um sistema com motor stirling terá um custo maior e dará mais manutenção do que um sistema fotovoltaico.

um abraço a todos

josé américo

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

obrigado josé américo, pela colaboraçao

pois pretende-se ver da viabilidade da ideia, inicialmente em termos teoricos, e eventualmente mais tarde em termos praticos.

referites o fator custo que acho muito importante, tens noçao dos valores?
a comparaçao com as celulas fotovlticas parece me importante tambem, tanto no custo de intalaçao, como no custo de 'exploraçao'.
o indicdor do rendimento leva a acreditar que este motor podera trazer vantagens nstes casos.
ja alguem referiu aqui da limitaçao pelas temperaturas, dado que a fonte quente teria de ser na ordem dos 300ºc, sabes de alguma informaçao mais?

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

ajsv Escreveu:obrigado josé américo, pela colaboraçao

pois pretende-se ver da viabilidade da ideia, inicialmente em termos teoricos, e eventualmente mais tarde em termos praticos.

referites o fator custo que acho muito importante, tens noçao dos valores?
a comparaçao com as celulas fotovlticas parece me importante tambem, tanto no custo de intalaçao, como no custo de 'exploraçao'.
o indicdor do rendimento leva a acreditar que este motor podera trazer vantagens nstes casos.
ja alguem referiu aqui da limitaçao pelas temperaturas, dado que a fonte quente teria de ser na ordem dos 300ºc, sabes de alguma informaçao mais?
prezado ajsv

o motor stirling é realmente fantastico, mas devido ao pouco desenvolvimento que recebeu, ainda é caro a sua fabricação.
encontrei há um tempo atras, um site de um instituto de pesquisa japones que apresentava um protótipo de um motor de 300 w que era enorme.
quanto a custos, não sei precisar, mas como base, voce pode dar uma olhada no site abaixo que apresenta o custo de um gerador solar utilizando motor stirling de 25 kw.
assim que tiver mais informações postarei no forum.

um abraço

josé americo

http://www.reuk.co.uk/stirling-engine-solar-power.htm

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

no site http://www.reuk.co.uk/stirling-engine-solar-power.htm apresenta um coletor solar que deve ter em torno de 100 metros quadrados que aciona um gerador de 25 kw. se tomarmos que a densidade solar é em torno de 1000 w/metro quadrado, temos que este sistema de us$ 250.000,00 tem um rendimento de 25 %, que é um bom rendimento, mas acredito que a um custo superior do que dos paineis solares fotovoltaicos.

um abraço a todos

jose americo

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

jamerico Escreveu:no site http://www.reuk.co.uk/stirling-engine-solar-power.htm apresenta um coletor solar que deve ter em torno de 100 metros quadrados que aciona um gerador de 25 kw. se tomarmos que a densidade solar é em torno de 1000 w/metro quadrado, temos que este sistema de us$ 250.000,00 tem um rendimento de 25 %, que é um bom rendimento, mas acredito que a um custo superior do que dos paineis solares fotovoltaicos.

um abraço a todos

jose americo
para enriquecer mais o assunto, estou comprando material para fazer um sistema fotovoltaico em minha residencia, incluidno o inversor grid tie. calculo que o gasto total será em torno de us$ 1.000,00 para uma instalação de 250 w, o que dá um custo de us$ 4,00 por cada 1 watt instalado.
ja no caso da instalação solar com motor stirling, o custo está em us$ 10,00 por cada watt instalado.

concordo que a minha instalação é com painel plano, que não me dá o mesmo desempenho em todas as horas do dia, mas também, estou fazendo uma pequena instalação, e estou comprando de distribuidores no ebay, que é bem diferente de uma empresa comprando direto das industrias.

disto tudo, acredito que uma instalação com motor stirling tem um excelente rendimento, mas ainda a um custo elevado.

um abraço

josé américo
no caso comentado anteriormente

wiliam
Membro
Membro
Registado: quinta out 08, 2009 8:59 pm

Mensagem por wiliam »

não sei se alguém já fez ou tentou usar o motor da forma que vou falar,
pode usar uma bobina primaria e secundaria, no lugar do disco? como os motores de nosso hd.

e qual liquido refrigerante uso em um painel solar termico ligado em meu motor devo usar?

Imagem

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

vi o site, e tem informaçao util,mas nao refer, ou pelo menos nao vi, o valor da diferença de temperatura entre a fonte quente e a fonte fria para o funcionamente deste tipo de motor.

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

jamerico Escreveu:
jamerico Escreveu:no site http://www.reuk.co.uk/stirling-engine-solar-power.htm apresenta um coletor solar que deve ter em torno de 100 metros quadrados que aciona um gerador de 25 kw. se tomarmos que a densidade solar é em torno de 1000 w/metro quadrado, temos que este sistema de us$ 250.000,00 tem um rendimento de 25 %, que é um bom rendimento, mas acredito que a um custo superior do que dos paineis solares fotovoltaicos.

um abraço a todos

jose americo
para enriquecer mais o assunto, estou comprando material para fazer um sistema fotovoltaico em minha residencia, incluidno o inversor grid tie. calculo que o gasto total será em torno de us$ 1.000,00 para uma instalação de 250 w, o que dá um custo de us$ 4,00 por cada 1 watt instalado.
ja no caso da instalação solar com motor stirling, o custo está em us$ 10,00 por cada watt instalado.

concordo que a minha instalação é com painel plano, que não me dá o mesmo desempenho em todas as horas do dia, mas também, estou fazendo uma pequena instalação, e estou comprando de distribuidores no ebay, que é bem diferente de uma empresa comprando direto das industrias.

disto tudo, acredito que uma instalação com motor stirling tem um excelente rendimento, mas ainda a um custo elevado.

um abraço

josé américo
no caso comentado anteriormente

quanto a comparaçao de custos temos de levar em conta que os painesis fotovoltaicos ja estao a ser produzidos em serio e este tipo de motores ainda e em ensaios piloto.
sendo tambem que a ideia apresentada de fazer funcionar o motor com um painel solar de aquecimento de agua, tambem tem em mente reduzir custos. sendo certo que nao tera uma rendimento tao elevado por haver 2 trocas de calor assim dizendo, pois temos de passar o calor da agua quente para o ar/fluido operante, dado que a agua dentro do motor deve causar atraitos e eventuais limitaços nos materias a usado nos cilindros dos motores,nao?

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

wiliam Escreveu:não sei se alguém já fez ou tentou usar o motor da forma que vou falar,
pode usar uma bobina primaria e secundaria, no lugar do disco? como os motores de nosso hd.

e qual liquido refrigerante uso em um painel solar termico ligado em meu motor devo usar?

Imagem

existem duas possibilidades em minha opiniao, (e gostava de saber mais opinioes), ou se subtituia a chama da figura por uma serpentina de agua quente proveniente do painel, e as alhetas por outra serpentina mas de agua fria proneviente da rede. ou se fazia a agua fria e a agua quente passarem respetivamente por cada lado do piston

wiliam
Membro
Membro
Registado: quinta out 08, 2009 8:59 pm

Mensagem por wiliam »

obrigado ajsv.
a primeira opção parece ser a melhor, só que eu queria saber qual liquido eu uso no sistema de serpentinas que perde calor rapido e ganhe calor rapido.
obrigado
fique com deus

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

crohn Escreveu:dei com este site:

http://www.sunmachine.com/english/produkte.htm
amigos,

pela animação que é apresentada neste site, o motor stirling é de configuração alfa, que apresenta melhor desempenho, mas de mais cara construção. para se entender o funcionamento deste tipo de motor, segue um site explicativo:

http://www.animatedengines.com/vstirling.shtml

também é muito ilustrativo o site abaixo:

http://en.wikipedia.org/wiki/stirling_engine

stirling utilizado em submarinos: http://www.stirlingengines.org.uk/manuf ... /subm.html

quanto a ideia do wilson sobre utilizar bobinas no volante, já existem motores stirling de pistão livre que tem funcionamento linear, sem peças girantes, que fazem com que um magneto tenha uma oscilação dentro de bobinas gerando energia eletrica, como se pode ver neste site da nasa: http://www.physics.purdue.edu/outreach/ ... gpower.pdf

este é um assunto que se pesquisado no google ele não tem fim.

um abraço a todos.

josé américo

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

os sites sao interessantes.

falta ter como saber a potencia que se poderia conseguir com a diferença de temperatura entre a fonte quente e a fonte fria , da ordem dos 60º, com a agua aquecida por um painel solar

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

caro ajsv,

participo de um forum de motor a ar quente e hoje recebi um e-mail que fala sobre um motor de 1 kw e outro de 300 w para baixo diferencial de temperatura. de uma olhada nestes endereços abaixo:

http://www.nmri.go.jp/eng/khirata/stirl ... index.html
http://www.nmri.go.jp/eng/khirata/stirl ... index.html

http://www.nmri.go.jp/eng/khirata/stirling/index_e.html

um abraço a todos

jose americo

sergioaer
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta abr 28, 2011 10:53 pm

Mensagem por sergioaer »

perdão, mas acho que tem coisa errada aí... baseando-se no ciclo de carnot, o rendimento termodinâmico máximo seria de 50%... o ciclo stirling é bem diferente do carnot, porém pode ser comparável... imagine a situação: para 1 temperatura de 15º (tcold) e uma temperatura de 70º (thot) o rendimento seria de aproximadamente 26%... mais do que a meade do rendimento de carnot, o q é muito bom... claro que manter essas temperaturas é algo meio trabalhoso, mas é possível. os usa usam motores stirling para geração de eletricidade no deserto... a nasa emprega essa tecnologia na geração de eletricidade no espaço.. e por aí vai...

motores stirling são sim uma tecnologia muito velha, mas que pode ajudar a humanidade dar um salto imenso....

uma possibilidade de se obter temperaturas baixas é a utilização do próprio calor, aquecendo um gás inerte e expandindo ele por uma válvula de expansão (tubo capilar), com a velocidade de expansão alta o gás resfria muito rápido... o calor é retirado do próprio ambiente que esquenta a parte quente do motor, e assim também resfria!!!!

como nos refrigeradores de casa, só com a diferença de não ter um compressor para acumular energia neles...

abraços
sergio

pedro.leite.alves Escreveu:usar um frigorifico pode ser um pouco forçado...tenham sempre em atenção que o rendimento maximo (limite) que poderiam ter é dado pelo rendimento de carnot, dado pela expressão: n(carnot)=1-(t(cold)/t(hot)).

assim se tivessem uma t(hot) de 60ºc= 333 k, t(cold)= 20ºc= 293 k, o rendimento seria no limite impossivel de 12%, o que não é aceitavel.

cumprimentos

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 11, 2007 11:57 am

Mensagem por florindo marcelo lopez »

so pra ajudar um pouco.... antigamente existiam geladeiras com o principio do termosifao..... uma mistura de amonia e agua dentro de uma tubulacao selada complexa que recebendo calor ( lamparina) numa caldeira gerava frio na outra extremidade...

juntando isso ao motor stirling pode-se aumentar o diferencial de temperaturas...
Energia limpa para todos os fins.

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Imagem

tomara q essa imagem acima aparece no forum...

nao seria facil utilizar esse cabecote de compressor de ar ????
claro q foi feito para comprimir ar em dois estagios com uma pequena modificacao no cilindro maior prolongando ele um pouco mais e utilizando a saida deste interconectada ao cilindro menor... ja nao teriamos um stirling pronto????? so bastando colocar calor na prolongacao?????

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

achei um video interessante sobre motores alpha...

http://www.disclose.tv/action/viewvideo ... _stirling/

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Olá amigos!

Já pesquisei um pouco sobre utilizar um compressor como Stirling, parece que é preciso modificar o virabrequim, para que fique com defasagem de 90º (vejam a animação abaixo).
Consegui dois cilindros de compressor e já fiz um cilindro maior de inox, só falta tempo para montar tudo e testar.

Abraço a todos.

http://desmond.imageshack.us/Himg405/sc ... res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg69/sca ... i.jpg&res=

Responder

Voltar para “Energia Solar”