jmal Escreveu:
exacto, mas o problema é que não estás a ver o tamanho das coisas, repara:
1 hch, tem menos de 1kw de baterias e um motor com uma potência eléctrica de 5kw. e pesa cerca de 1300 kg (sublinhei o potencia eléctrica, não estou a falar de potência mecânica)
1 scooter ve (a minha por exemplo) tem 3kw de baterias com um motor de potência eléctrica de 5.5 kw e pesa 114 kg.
no caso do hch tens bateria para 4 minutos de auxilio, e carregas-a em 8 minutos de travagens, na minha scooter preciso de ela me dê no mínimo 30 minutos de trabalho.
verifica a grandeza das coisas e vais perceber.
a potencia do motor do hch é 15 kw, a segundo sei a capacidade das baterias do hch é de 5,5 kw, e as do prius são de 6,5 kw
jmal Escreveu:
pois, mas a diferença é que o ice rola com o carro enquanto não tens bateria para assistência que nesse tempo carregas a bateria com as travagens, eu não, tenho de utilizar o eléctrico para arrancar e para travar.
não é assim que funciona, estás a baralhar tudo, o hch (eu falo no hch porque é o que tenho,mas os outros são semelhantes neste aspecto) dependendo do modo como é usado pode de facto carregar as baterias enquanto roda à custa do ice, mas o modo de utilização mais correcto é carregando quando precisas de diminuir de velocidade ou manter a velocidade nas descidas, situações em que o ice pura e simplesmente está desligado.
jmal Escreveu:
uma travagem desse género recupera muito menos energia que uma pré-doseada, já fiz esse teste, e no híbrido é exactamente assim, não existe doseamento, para ser mais eficiente, já que ele depende dela.
aqui estas a brincar, então se a pré-definição da regeneração apenas permite 2 valores 20% ou 50%, e uma doseada permite dos 0% aos 150% como é que com uma regeneração pré-definida regeneras mais ?
quem te disse que nos hibridos não existe doseamento ? é claro que existe é precisamente por isso que começou esta conversa, o doseamento é gerido pelo ecu, mas como recebe indicações da posição do acelerador, velocidade e binário utilizado, o condutor pode controlar a quantidade de regeneração com a posição do acelerador.
jmal Escreveu:
o conceito regeneração não quer dizer que aproveites essa energia para a bateria, regeneração quer dizer que reaproveitamento, um travão de flywhell é regeneração, no entanto não transforma em eléctrica, existem vários tipos de travagem regenerativa, e todos eles têm vantagens e desvantagens, os mais utilizados são aqueles que a principal função é travar e não recuperar a energia para as baterias.
???? e o que quer dizer reaproveitamento ? travagem regenerativa para travar ??!??? e regenera o que ? para onde ??? e como reaproveitas ??? um flywheel só é regeneração se se aproveitar a sua energia cinética para ajudar nas acelerações, era assim que funcionava o kers da williams na formula 1
a flywheel dos camiões não é um sistema regenerativo, é um sistema auxiliar de travagem,para evitar sobre-aquecimento dos travões e eventuais falhas, nunca ouvi falar sequer em utilizarem-na para carregar a bateria normal, ou seja é energia desaproveitada, não regenerada.