jmal Escreveu:então, quanto custa o arranjo da mesma carrinha, mantendo a mesma tecnologia.
em termos de chapa é o normal,umas pacandas aqui e ali e uns picos de ferrugem na traseira, anda na ordem dos 300€ a um batechapa amigo... com pintura, pois é aquela amarela...
estudantes e professores do politécnico desenvolveram um veículo eléctrico puro (vep), adaptando um automóvel, "dito normal", tendo emissões muito reduzidas.
a ideia do veículo eléctrico puro foi desenvolvida por alunos, com apoio dos professores, na disciplina de projecto, que os estudantes têm que desenvolver no último ano do curso de engenharia electrotécnica. os trabalhos, que se iniciaram em novembro do ano passado, resultaram no vep que agora foi apresentado.
a ideia passa por adaptar um veículo tradicional, num automóvel que funciona a tracção eléctrica total. segundo os promotores do projecto, e embora tenham utilizado "recursos muito modestos", conseguiu-se chegar a um veículo, "que exibe uma performance interessante, tendo um nível de emissão zero, no local de utilização, e uma taxa de emissão efectiva da ordem dos 40 gramas de co2 por km percorrido". os níveis máximos de emissões estabelecidos recentemente por bruxelas, para a tecnologia convencional, são da ordem do 140 gramas de co2 por km.
durante a apresentação, o coordenador do projecto referiu que o vep "assenta no sistema de mobilidade alternativa, em que a fonte energética não é baseada em hidrocarbonetos, mas sim na utilização da electricidade como portadora de energia". os custos de consumo são à volta de 20% das de um carro a gasolina. quanto a uma futura comercialização, "o objectivo não era esse, já que se trata de um projecto académico, no âmbito de uma disciplina de um curso superior" refiriram os promotores.
na sessão foi recordado que os automóveis, "convencionais" são um dos mais significativos responsáveis pelo consumo de cerca de 60% dos combustíveis fósseis, assim como pela destruição dos ecossistemas, por causa da emissão de (co2).
características do vep
carroçaria de um automóvel tradicional onde foram removidos todos os componentes relacionados com o motor de combustão, mantendo a instalação eléctrica
energia armazenada numa bateria de 120v com 100 ah, com carregador a bordo.
variador electrónico de velocidade com frond-end activo de 100 kw, refrigerado a água,
motor de indução trifásico com 15kw (20 cv) de potência nominal e 39 kw (53 cv) de potência de pico, com uma velocidade máxima de 12000 r.p.m., refrigerado a água
velocidade de ponta: 70 km/h
autonomia: 50 km ( correspondendo a uma descarga de 40% da bateria)
devem querer dizer que não deixam a carga da bateria ir abaixo de 40% (ou de 60%). isto é para alongar a vida das baterias. o prius faz isso (e penso que todos os híbridos), não deixa a carga da bateria vir abaixo de 45%. assim a toyota consegue dar uma garantia para as baterias de 8-10 anos.
njay Escreveu:devem querer dizer que não deixam a carga da bateria ir abaixo de 40% (ou de 60%). isto é para alongar a vida das baterias. o prius faz isso (e penso que todos os híbridos), não deixa a carga da bateria vir abaixo de 45%. assim a toyota consegue dar uma garantia para as baterias de 8-10 anos.
rune wrote: batteries you considered and why you chose the ones you did
he is using next-generation lithium-ion batteries from a manufacturer called a123. they are only available to consumers in the form of dewalt cordless-drill battery packs. they are the subject of a lot of internet-buzz and in high demand by hobbyists and technology geeks. see: http://en.wikipedia.org/wiki/a123 http://google.com/search?q=a123+dewalt
eu estava a pensar. um bom carro para converter talvez fosse um fiat punto versao de 95. custam aí 500 euros e sao carros ultra-leves para a gama em que se inserem.
que acham?
esse teu preço jmal é para o mercado us! o carro para uma comercialização a nivel ue fica por + de 100 000 € e a minha comparação foi feita nas performances/autonomia e não no preço de venda.
paulo Escreveu:esse teu preço jmal é para o mercado us! o carro para uma comercialização a nivel ue fica por + de 100 000 € e a minha comparação foi feita nas performances/autonomia e não no preço de venda.
então porque não comparas tudo. e tens de comparar também o consumo.
pois é, paulo, quando apreciamos um veiculo temos que apreciar um vasto leque de realidades: questoes tecnicas, questoes ambientais, questoes economicas e questões energeticas. o que temos apreciado ao longo do tempo é que "questoes politicas" tanto do governo, como das petroliferas, como dos grandes construtores teem sistematicamente destruido e subvertido o caminho natural do progresso.
penso que isto não é minimamente aceitavel se quizermos um futuro digno de uma condiçao humana mínima, dai a nossa esforçada luta. considero no entanto que nao existe maldade no teu coraçao, mas penso que alguma falta de sabedoria pode ser igualmente prejudicial. por isso peço que perdoas as nossas impacientes palavras um pouco mais duras pois no fundo somos todos irmaos e temos o mesmo objectivo - um futuro bio-electrico mais ecologico. contamos contigo #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______