Energie vai investir 2 milhões de euros na construção

Psoares
Membro
Membro
Registado: terça jan 01, 2008 1:55 am

Mensagem por Psoares »

bom ano para todos,

a descrição dos elementos de uma bomba de calor ou o de uma câmara frigorifica é igual pela simples razão de que o principio de funcionamento é o mesmo.

uma bomba de calor tem em regra geral um cop superior a 1, não fazer confusão com a eficiência térmica pois essa nunca pode ser superior a um pois não se cria energia. funcionam desde que a temperatura do exterior não alcance temperaturas negativas.

um cop de 4 ou 5 é perfeitamente normal para uma bomba de calor. ter em atenção que tal como os fabricantes dos painéis solares publicitam rendimentos que na verdade só funcionam em condições ideais provavelmente os fabricantes das bombas de calor fazem o mesmo.

o sistema quanto a mim ( pelo que conheço ) é um sistema de uma bomba de calor, chamaram-lhe de solar termodinâmico porque o nome solar, hoje em dia vende bem. e devem querer chegar aos benefícios fiscais para as energias renováveis. os elementos de uma bomba de calor
e o seu funcionamento estão todos lá presentes.

o que achei curioso é que num folheto da marca, têm uma comparação de
poupança entre os varios sistemas de aquecimento de águas, e uma das que poupa mais segundo eles é a bomba de calor sendo só batida pelos tais painéis termodinâmicos.

eu que não instalo nenhum destes sistemas, e não tenho raiva a uns nem a outros por me arruinarem o negocio, simplesmente gostava de saber em termos técnicos a real diferença entre uma bomba de calor e o sistema da energie.

obrigado

para quem possa ter alguma confusão entre cop e eficiência térmica
deixo uma imagem do meu livro de termodinâmica.
Imagem

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

as bombas de calor funcionam mesmo com temperaturas negativas no exterior. o cop é que é drasticamente reduzido.
que livro é esse?

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm

Mensagem por Curioso »

psoares Escreveu: simplesmente gostava de saber em termos técnicos a real diferença entre uma bomba de calor e o sistema da energie.

Imagem
é correcto não passa de uma bomba de calor e arcaica já montei várias e não têm nem por sobras os rendimentos que informam e até podem comparar com as bombas de calor mas existem muitas no mercado que tão a milhas de distância com melhores eficiências que esse solar térmodinâmico.

a unica diferênça é o evaporar que são aquelas chapas pretas onde circula o gás que lhe chamam solar térmodinâmico que tem um pessimo funcionamento a temperaturas abaixo de 10ºc ou mesmo 15ºc com ceu nublado e sem vento abaixo de 7ºc ai então não produz nada ou o que produz é eficiência 1 ou algo do genero.

costuma ser um produto para ignorântes que não sabem o que compram pois acham que é um mero sistema solar.

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

Psoares
Membro
Membro

Mensagem por Psoares »

orbis Escreveu:as bombas de calor funcionam mesmo com temperaturas negativas no exterior. o cop é que é drasticamente reduzido.
que livro é esse?
y.a. cengel e m.a. boles, "termodinâmica", mcgraw-hill , já deve de ir na 7ª edição.

cumprimentos.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

és o cengel ou o boles?
valha-me deus, a maneira como escreveste deu a entender que tu eras o autor do livro.

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

arcaico

Mensagem por Afonso »

como já li por aí algures que este sistema é arcaico, pelos vistos existe uma contradição nisto tudo, já vi e revi dezenas de ilustrações, formulas, toda uma especie de forma de demonstrar como funciona a termodinamica.

eu paço a explicar.

um circuito termodinamico só tem duas formas de se movimentar
calor, ou compressão.

para o caso
temos:

compressor (unico elemento electrico do sistema)
evaporador (exterior)
condensador(permutador que esta na agua)
valvula de expanção
deposito de liquido

primeiro temos que fazer movimentar o circuito (compressor ou calor)
neste sistema o calor não é suficiente para fazer movimentar o sistema, nem poderia ficar dependente da temperatura exterior, as pessoas precisam sempre de agua quente.
existem outros sistemas que funcionam sem compressor ( minibar de hotel, frigorifico de campanha), pouca gente sabe do que estou a falar pois não vem nos livros.

temos o compressor para fazer movimentar o sistema, certo?
precisamos de electricidade, é certo.

temos um evaporador que neste caso esta numa placa em aluminio com varios canais para poder fazer uma das funções para que esta destinado fazer, transformar o liquido(refrigerante) em gás, diminui drasticamente a temperatura( não precisamos disso para aquecer agua mas é assim, temos que o transformar para depois o podermos transformar em liquido, que é bem mais interessante, para o objectivo que temos( aquecer agua).
ora se colocarmos um manometro de alta pressão na alta pressão do compressor, conseguimos saber a que temperatura esta a condensar o gás, e verificamos que quanto maior a temperatura a incidir na placa de aluminio que está ao sol (evaporador) maior começa a ficar a pressão alta, logo vai condensar a uma temperatura superior, optimo( nós precisamos de diminuir ao tempo de trabalho do compressor pois ele é electrico e consome electricidade se conseguirmos diminuir ao tempo de trabalho do compressor é obvio que o sistema vai ter consumos inferiores .
todas as bombas de calor funcionam da mesma forma.
geotermicas, aerotermicas, bomba de calor de expanção directa, e a normal ar agua.
destas só duas aproveitam a temperatura para fazer diminuir o trabalho do compressor, a geotermica que retira temperatura do solo, e a solar que retira temperatura do ambiente.
as outras limitam-se a cumprir com a função delas.
a tecnologia que as convencionais bombas de calor dispõe, é uma tecnologia tambem disponivel para qualquer outra bomba de calor, estou a falar do inverter, mas como são fabricantes de países com facilidade em fabricar compressores e todos os intervenientes numa bomba de calor podem negociar garantias, com fabricantes de compressores, como a daikin que é fabricante dos seus proprios compressores, podem facilmente aplicar tecnologia inverter.
como em portugal não existem fabricantes de compressores, a energie tem que se limitar a importar compressores de outros paises e sujeitar-se aos termos de garantia desses mesmos componentes, mas mesmo sem tecnologia inverter, as bomba de calor solar termodinamicas fabricada cá em portugal mesmo tendo compressores sem variadores de frequencia, ou variadores de tensão, tem excelentes performances. não sou eu que o digo, são os clientes.
é obvio que tem tambem um longo caminho a percorrer em termos de desenvolvimento tecnologico, mas esse desenvolvimento só se consegue com a criação de empresas cá em portugal, e só se consegue isso tendo empresas cá em portugal a procurar tecnologia, como é o caso.

Psoares
Membro
Membro

Mensagem por Psoares »

orbis Escreveu:és o cengel ou o boles?
valha-me deus, a maneira como escreveste deu a entender que tu eras o autor do livro.
simplesmente gostei bastante de da cadeira de termodinâmica, se levei alguem a pensar que tinha sido eu a escrever o livro as minhas desculpas, o "meu" livro de......, era de propriedade física não de intelectual.

cumprimentos.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

mas é pena pá.

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm

Re: arcaico

Mensagem por Curioso »

afonso Escreveu:fabricada cá em portugal mesmo tendo compressores sem variadores de frequencia, ou variadores de tensão, tem excelentes performances. não sou eu que o digo, são os clientes.
.
claros os clientes ainda não conhecem as que referes que têm isso.

tb ás de lá chegar tlv um dia...

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Isto não vem no livro

Mensagem por Afonso »

nunca li nenhum livro, ao contrario dos senhores, isto é mesmo experiencia.
de livros esta a vossa cabeça cheia.
mas tenho mais que fazer do que dar lições de economia, e de refrigeração a empatas.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

já tínhamos percebido que não lê livros. é por demais evidente.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

como em portugal não existem fabricantes de compressores, a energie tem que se limitar a importar compressores de outros paises e sujeitar-se aos termos de garantia desses mesmos componentes, mas mesmo sem tecnologia inverter, as bomba de calor solar termodinamicas fabricada cá em portugal mesmo tendo compressores sem variadores de frequencia, ou variadores de tensão, tem excelentes performances. não sou eu que o digo, são os clientes.
bom, entao estou a crer pelas palavras do afonso que o segredo está na eficiencia (tecnologia) do compressor? qualquer um pode responder e por favor deixem-se disso ... o objectivo do forum é discutir questões energeticas e não literárias, seja o conhecimento empírico ou teorico. agradecem-se numeros ...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

blueskyh20 Escreveu:
bom, entao estou a crer pelas palavras do afonso que o segredo está na eficiencia (tecnologia) do compressor? qualquer um pode responder e por favor deixem-se disso ... o objectivo do forum é discutir questões energeticas e não literárias, seja o conhecimento empírico ou teorico. agradecem-se numeros ...
penso q o q ele quis dizer foi exactamente o contrário é q apesar do compressor não ser de ultima geração ou tecnologicamente avançado o sistema tem bom desempenho como resultado final, apesar de tudo.
assim sendo não sei explicar as razões q levam a justificar o desempenho do sistema de bomba de calor energie acima das outras visto o "core" deste tipo de produtos(bombas de calor) pelo q entendo é o compressor...

cumps!

Psoares
Membro
Membro

Re: Isto não vem no livro

Mensagem por Psoares »

afonso Escreveu:nunca li nenhum livro, ao contrario dos senhores, isto é mesmo experiência.
de livros esta a vossa cabeça cheia.
mas tenho mais que fazer do que dar lições de economia, e de refrigeração a empatas.
é tão importante os livros como a experiência, o seu comentário é bastante infeliz.
o sistema de inverter permite ter uma bomba de calor ou a/c a trabalhar quer para aquecer ou para arrefecer o ambiente, arrefecer a agua não deve fazer falta por isso os painéis termodinâmicos não devem precisar desse sistema. para quem não conhece o sistema inverter, permite que o evaporador passe a condensador e vice-versa.
se a ideia era inverter o ciclo para descongelar o painel solar termodinamico (só deus sabe porque ainda o chamo assim....), umas resistências servem perfeitamente como é feito ainda em alguns evaporadores de frigorificos.
a tecnologia de inverter é básica e se não a aplicam ao sistema de certeza é porque não tem interesse.

quanto ao variador de frequência, falar num variador de frequência para um compressor de 390w é um perfeito disparate, nem vou perder tempo a esplicar porquê.

cumprimentos .

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

resposta aos empatas

Mensagem por Afonso »

meus amigos clientes do solar termico, bombas de calor geotermicas, aerotermia, meus senhores venham eles.
para mim eu prefiro comprar equipamento que seja de facto economico e isso meus amigos só com bombas de calor solares termodinamicas.
e quanto aos compressores de 390 watts, isso só existe no sistemas eco 250, 200, 280 e 300
200is, 300is, 500is, 1000, 1500, 2000, 3000, 4000, 5000, e 6000 serão outros compressores concerteza, drivers são bons mas é tempo perdido estar a explicar porquê, pois de facto ainda não aprendi nada com os senhores e provavelmente já muita gente viu os meus posts e ja realizou quem sabe e quem esta a disparatar.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro afonso:
pois de facto ainda não aprendi nada com os senhores
já percorri esse forum de ponta à ponta e ainda não havia lido nada como escreveste.

se não tens nada a aprender e só traz contributos de forma contrariada, o que fazes aqui

a moderação reitera a necessidade convivência pacífica.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

pode crer. isso ficou evidente na primeira mensagem. há pessoas que mostram logo quem são assim que abrem a boca ou seja neste caso, assim que escrevem a primeira linha.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

existem outros sistemas que funcionam sem compressor ( minibar de hotel, frigorifico de campanha), pouca gente sabe do que estou a falar pois não vem nos livros.
os sistemas que usam calor como fonte primária de energia são denominados , sistemas de absorção, e até vem explicado em livros, tem muito mais aplicação para alem do simples frigorifico mini-bar.

um exemplo é a ulização de um sistema solar para produzir frio, que em africa dá bastante jeito em zonas remotas, e cá por protugal temos o exemplo da climaespaço , empresa responsavel pela climatização da zona da expo (não é por acaso que a colocação de ar-condicionado é proibida nessa zona). a climaespaço, tem um sistema de tri-geração, ou seja produz electricidade, calor e frio , tem uma turbina a gas que aciona um gerador para produzir electricidade, o calor dai restante vai para os circuitos de agua quente para aquecimento, e mais para o sistema de absorção para a àgua fria. depois em cada edificio existe infraextruturas adequadas a receber a agua quente e agua fria para as suas necessidades de climatização.

Psoares
Membro
Membro

Mensagem por Psoares »

o sistema mais potente tem um compressor com 7.75 kw, para colocar um variador de velocidade nesse compressorzinho, não se "esqueça" que também vai ter de o susbtituir por um que não seja de piston, de preferência de parafuso, para o variador estar lá a fazer algo de jeito, não se esqueça também que a expansão directa também vai deixar de funcionar, azar lá tem de motar uma vavula expansora motorizada, que com muita pena sua só vai funcionar com uma placa electrónica que faça a regulação do motor que a motoriza.

esse sistema, começa a parecer o da sopa da pedra, que era muito boa e só feita com agua e a dita pedra, era realmente boa, mas ainda ficava melhor se levasse uns legumes e um chouriço e.......
mas isto sou eu a dizer.....

cumprimentos.

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta

Mensagem por Afonso »

o sistema mais potente tem 52.970 watts

Responder

Voltar para “Energia Solar”