Casa amiga do ambiente!

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

a temperatura da água é mais elevada quando o tempo está mais frio e quando a temperatura dá água desce quando o tempo estiver mais quente.
essa nao percebi mesmo
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Karlight
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 15, 2006 12:28 pm

Mensagem por Karlight »

bem acho que estamos a entrar no ridículo!!!

uma casa amiga do ambiente não tem de ser uma casa solidária. ora supondo que eu gostava e tinha uma piscina, não iria deixar da encher, tivesse eu meios pra isso. pode parecer egoísta a ideia, mas eu n vejo ninguém a deixar de comprar carros a gasolina ou gasoleo em vez de gaz a pensar na poluição! portugal atingiu no ultimo mês um dos valores mais altos de carbono (se a memória não me falha, e peço que me corrijam se estou errada) das cidades da europa.

em plenos meses de verão vi coisas que me revoltaram muito mais, como rotundas e jardins municipais serem regados ás 15h, quando se pedia aos cidadãos pra deixarem de lavar carros e regarem os seus próprios jardins.

infelizmente nós portugueses só mudamos os nossos comportamentos em relação ao meio ambiente quando nos toca na carteira!

concordo com o luimio em relação á localização, tendo em conta que não se estão a fazer atrocidades ao meio ambiente!!

agora piscinas no inverno sem ser de água quente... não se entende, respeita-se!!!!

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

só para não haver mais confusões e discussões eu edito a minha resposta.
peço desculpa por esta confusão toda que causei. especialmente á karlight e ao fry que tanto contestaram a minha ideia original.

Imagem

|| Ambiente Limpo ||

Karlight
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 15, 2006 12:28 pm

Mensagem por Karlight »

não deves pedir desculpa por teres uma idéia diferente!!

estamos num forum onde se pode/deve discutir e discordar, e se todos tivesse-mos a mesma opinião isto n tinha graça nenhuma!
assim todos aprendemos qualquer coisa.

achei interessante todos os pontos de vista!apesar de discordar...

espero que continues a colocar post phobos.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

ventoinhas da opiniao

Mensagem por ventoinhas »

quanto a agua da piscina nao vejo qual a razao de a mudar constantemente
se for tapada no inverno ou na epoca da caida das folhas ha tanta gente a beber agua que ja paso-o pelo cano esgoto pra que tanta esquisiti-se ?
breve!! o isolamento é importantissimo em franca as paredes exteriores acompanham todo o exterior sem interupçoes as de dentro nao tem alguma comonicacao com as de fora inclusive as janelas et portas os chamados pontos frios sao a evitar para que a casa mantenha o frio e o calor é necesario isolamento no chao (esferovite ou pr naturais ) e no tecto é o mais importante é onde entra o calor ou o frio ou onde ha a fuga do calor ou do frio ( a temperatura é sempre mais elevada junto ao tecto ) o aquecimento ao chao é importantissimo pois mesmo sem o aquecimento ligado o facto dos produtos isolantes nao deixam ir embora nem ofrio no verao nam o calor no inveno (nao falando de geotermia) a utilizacao de inergia solar como recurso é bem pois se a esposicao ao sol for elevada a factura da luz a companhia é negativa ( possivel em espanha franca etc) importante os pocos perdidos ou seja recuperar as aguas pluviais da area coberta para nao os encaminhar para os esgotos e poder utilizar como reserva de reegas fazer um buraco enorme para o fundo nos primeiros metros em baixo tapar tudo nos ultimos tres metros deixar buracos para fuga da agua das chuvas quando o poco estiver xcheio onde os terrenos fores bastante humidos um vazio entre o terreno e a placa justifica-se no que respeita à capilaridade caves subterranias servem como condutas para ar frio natural captacao das aguas pluviais d aarea coberta varios convenientes dar mais importancias as salas de banho que sao onde se gastam inergias convertidas e onde se obtem prazer coutidiano fazer atencao as terras encostadas a casa sem drans intiligentes e outros sistemas porque as humidades sao para os cogumelos e o mau estar é por vezes da culpa da cabeça himana espero que o ventoinhas nao se tenha alargado boa utilizaçao participem e aproveitem os linkes bons que ja ixistem
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

ps

Mensagem por ventoinhas »

as lareiras alimentadas a madeira de arvore com condutas as varias pecas
é quase suficiente como aquecimento . se houver aquecimento ao chao electrico regulado por termoestatos para compencar os esquecimentos e falhas de lenha ainda melhor derpois existem sistemas que sao cvaros à partida e que sao bastante economicos posteriormente por exemplo quem tem um furo( depende das profundidades etc) observe a agua no verao vem fresquicima no inverno praticamente da para tomar banho (junte alguns graus se quizer) importante tambem de salientar que em portugal esta-se a abandonar a utilizacao da madeira por blocos de betao pergunta porque ??
porquer nao sabemos matar os microbios da madeira a madeira se for tratada resiste incrivelmente mesmo no esterior (a maderira nasce)
o betao e produto transformado ,pesado nao estetico (à vista) e asua aplicacao implioca custos acrescidos os americanos franceses escandinavos cada vez aplicam mais (piscinas casas de banho ) e nos so deixamos lugar a-os incendios
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

kar,

relativamente às piscinas, têm sistemas de limpeza, além de ser adicionado cloro. uma piscina não necessita de mudar de água, só acrescentar alguma que evapore, ou então só se muda em caso de algo estar errado com as bombas de limpeza, e a água estiver tão degradada, que não existe recuperação possível.

se devemos ter uma piscina ou não, pois depende da carteira de cada um, e da consciência, pois o impacte ambiental de uma piscina em nada tem a ver com o consumo de água, mas sim com consumo de electricidade, pois as bombas têm de estar em permanente circulação.

quanto a regar no verão durante o dia, escandizem-se quanto quiserem, mas a verdade é que as plantas absovem mais água durante o dia, logo dão-lhe mais uso do que se a rega fosse nocturna. claro que convém é os aspersores estarem bem regulados (não regar o asfalto) e de preferência regarem na parte da manhã, quando a evaporação é menor.

quanto às contruções, o cimento de portland tem um tempo de vida de perto de 100 anos.. uma casa de madeira, se levar os tratamentos a tempo e horas (penso que de 5 em 5 ou 10 em 10 anos) duram quase 300 anos.

a maior parte das pessoas não se quer chatear com isso.. pega em 50 000 contos e vai comprar um apartamento, seja ele bom ou mau. o que interessa é não ter de pensar muito..
3º sócio novaenergia

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a maior parte das piscinas não consome muita água dado que depois de cheias é só preciso manter a água em boas condições. conheço pessoas com piscinas em que a água só terá de ser totalmente renovada ao fim de 10 anos. essa ideia das piscinas como grandes consumidoras de água, é mais uma ideia populista dos nossos brilhantes políticos para arranjarem um bode expiatório para a sua incompetência na gestão dos recursos hídricos.

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm

Mensagem por Brandara »

relativamente à piscina o ideal, para além do que foi dito, seria criar-lhe um sistema de cobertura com abertura automático, e acopolar um sistema de aquecimento da água em que a fonte de energia seria a partir de paineis solares, poderiam também ser instalados paineis fotovoltaicos para alimentar as bombas de recirculação.

vicnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado dez 23, 2006 8:48 pm

Mensagem por vicnuno »

as casas feitas com troncos de madeira tambem são altamente isolantes e bem giras

com_pressão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 30, 2006 4:06 pm

Mensagem por com_pressão »

1. sugiro que as várias contribuições sejam conglomeradas no post inicial. vai dar um certo trabalho ao chefe mas é uma maneira de obter uma compilação mais sintetica.
2. uma das vertentes do nosso atraso em relação a assuntos de poupança global de energia, no campo da construção civil, tem a ver com o facto de não ser possível obter financiamento para casas de madeira, pois os bancos acham uma tecnologia não durável.
este ano entrou em vigor uma legislação sobre equilibrio energético nos edificios que é um bom passo mas a sua aplicação ainda é pequena pois implica uma visão global e interdisciplinar do edifício a que os nossos projectistas não estão habituados. e nem os construtores nem os instaladores estão interessados pois dá muito mais trabalho compatibilizarem as soluções do que cada um chegar e fazer a sua intervenção sem ter de coordenar com outros. e no que toca a alguns (teoricamente) coordenadores de projecto ou obra nem se fala pois a sua "coordenação" só serve para embolsar mais uns trocos.
em sintese, a vertente energia na habitação é de facto uma matéria multidisciplinar, com imensa tecnologia existente neste momento mas debatendo-se com o fraco nível de conhecimento integrado dos nossos instaladores, a displicência da maior parte dos construtores e a ignorância dos promotores/compradores. como exemplo refiro o aquecimento/arrefecimento das habitações e a panólplia de sistemas existentes (solar, geotermico, ac por bomba de calor,...) complemetado por tecnicas de isolamento (passivas).
3. relativamente às piscinas, como foi muito bem referido nos últimos post, há tecnologias de tratamento que conduzem à manutenção da massa de água durante cerca de 3/4 anos recorrendo a pequenos volumes de compensação por limpeza/evaporação.
além das tecnologias "biosimpáticas" das piscinas com tratamento por plantas aquáticas.
quero apenas salientar o faco de poderem ser (em muitas situações) facilmente aproveitadas as águas pluviais para esses consumos anuais ou mesmo para o enchimento inicial, o que conduziria a uma interessante economia do recurso.

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

casas ecológicas...
http://www.futureng.com

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm

Mensagem por Batatas Fritas »

eu tenho piscina e está sempre cheia, verao e inverno. no verao tenho de acrescentar um pouco por causa da evaporaçao, no inverno tenho de descarregar por causa da chuva. nao uso cloro, uso sal que através de eltrolise purifica a agua. as horas de circulaçao/filtraçao tambem variam com as estaçoes, no verao trabalha mais horas porque a agua está mais quente e desenvolve mais organismos.
B100

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm

Mensagem por balurcos »

como trabalho na area da construção e sendo um pequeno empreiteiro exponho aqui a minha ideia...
a minha ideia de casa ecológica é a seguite, uma casa enterrada numa encosta com paredes de betão isoladas no lado de tras, cozinha, quartos salas, etc, tudo lado a lado e unidas com um corredor e grandes janelas de vidro duplo na frente, nas diferentes divisões, tecto enterrado com terra e leca, no cimo deste, paineis solares para aquecimento de água, paineis fotofoltaicos e geradores eolicos que dariam corrente para baterias onde através de conversores convertiriam de 12 para 220volts... ideias também não faltam mas o preço deste tipo de construção não seria muito caro, caro seria os paineis, geradores e conversores...

penso eu que 550€ metro quadrado seria possivel construir uma habitação deste estilo e a vantagem de a casa ser enterrada é que ficaria sempre protegida dos elementos (vento, chuva, sol), mantendo sempre uma temperatura amena no interior...

ideias não faltam...
Abraço, Francisco SIlva

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

balurcos, já alguma vez contruiste alguma casa amiga do ambiente pedida por algum cliente?

pode ser que daqui a uns anos tenhas aqui um cliente..
3º sócio novaenergia

balurcos
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por balurcos »

escalavrado eu de raiz não fiz nenhuma construção deste tipo, já fiz umas moradias de raiz, mas infelismente este tipo de construção é muito (avangarde) como diz o outro... a malta gosta muito da casa tradicional, telhados com beirados á portuguesa, com várias águas de preferencia...

esta seria a casa que eu construiria para mim caso o capital para tal existisse, o problema são os preços dos terrenos e equipamentos não o preço da construção em si, os paineis, geradores, conversores, todo o tipo de isolamentos nessesários á obra, o próprio projecto num caso destes é superior ao de uma casa normal...

mas atenção nem tudo é mau neste tipo de construção também temos grandes vantagens em relação ao chamado fisco...
Abraço, Francisco SIlva

original
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm

Mensagem por original »

como proprietário de uma vivenda no norte do país, + concretamente em barcelos, e um pouco ecologista, tenho pena que só agora esteja a fazer o trabalho de casa, acerca de construções + ecológicas e poupadas.
a minha casa tem 160 m2, tem 4 paredes exteriores (sem vizinhos), e apesar de tem roofmate (acho que é assim que se escreve), entre as duas paredes de tijolo e ter exposição solar desde o meio da manhã, até ao por do sol, é bastante fria . tem cave enterrada no solo e tem um sotão que não é aproveitado, mas tem placa de tecto.
se alguém tiver ideias para melhorar sem gastar muitos €€€€, digam qq coisa.

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Contacto:

Casa amiga do ambiente!

Mensagem por Captain »

todas as casas ou moradias deviam ter um poço. não é um furo, é um poço. a sua função seria a de uma cisterna para recolher todas as águas infiltradas no solo à volta da casa. a casa deve ter uma trincheira onde passam tubos de rede em camas de brita e areia. as águas são captadas por essa canalização e transportadas para dentro do poço, mantendo o solo mais enxuto à volta da casa. periódicamente, durante o inverno é preciso esgotar alguma água (utilizá-la para lavar o bio ) para manter um nível sempre baixo e impedir a sua migração pelas paredes acima. desta forma evita-se um ambiente e paredes humidas fugindo a um arrefecimento maior.
é importante a aplicação de vidros duplos em tudo que é porta e janela.
o sótão deve estar fechado e não funcionar como sugador do calor, que como se sabe, sobe e vai dissipar-se através da placa e das telhas. se isso não for feito, todo o calor gerado nos pisos inferiores será perdido.
e é preciso educação: mentalizar toda a malta de casa que as portas são para estar fechadas, janelas idem, quanto menos correntes de ar melhor e se possível utilizar um desumidificador em alguma divisão mais fria e humida.
quem puder, faça um estudo para os acumuladores de calor, mude a tarifa eléctrica para bi-horária e instale alguns desses aparelhos em divisões importantes de necessidade de conforto.
aqueles que tiverem uma "patroa" que goste de dormir com o narizinho frio, ponham-na a dormir na cave.
cumprimentos,
captain

balurcos
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por balurcos »

original, que tipo de pavimento tens na casa?
mosaicos, parquet, soalho flutuante?

uma sulução viavel será forrar o pavimento com placas de cortiça...
Abraço, Francisco SIlva

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Contacto:

Casa amiga do ambiente!

Mensagem por Captain »

na maior parte, ladrilho cerâmico não revestido. assim, a casa respira.
nos quartos, tacos e soalho. a principal divisão é uma cozinha /sala com 50 m2 com grandes janelas viradas a sul, onde mesmo agora de inverno, estando sol, fica com uma temperatura muito boa logo pela manhã. à tarde, acende-se a salamandra e é suficiente para obter uma boa temperatura.
algumas casas têm aquecimento central e são casas muito doentias porque o dono liga aquela coisa no fim do verão e só desliga no fim da primavera. mantêm tudo em temperaturas muito altas e o ar não é renovado. entra-se lá dentro e os óculos ficam logo embaciados por o ambiente estar viciado e saturado de humidade. fora os cheiros. uma casa tem de respirar! tem de ter zonas quentes e frias de inverno, tal como no verão.a atmosfera deve ser renovada.
já repararam que nos serviços publicos, bancos, edp e outros anda tudo trocado? no verão os funcionários trabalham de casaco vestido e todo abotoado. no inverno estão todos em mangas de camisa! ainda há dias vi isso.energéticamente, este é um país de burros. eu não sou excepção, mas quero ver se mudo para cavalo.
um abraço,
captain

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”