Equipamento

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

eloco
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 22, 2006 1:29 pm

Mensagem por eloco »

boas, encontrei estes dois reservatórios, o 1º é em inox, 100lts e custa 130€'s, tem entrada por cima, respiro, torneira no fundo e ainda purga na parte de baixo.

Imagem

este aqui é de plástico, parece-me ser resistente, é de 50lts e custa 30€'s, sendo que tenho um de 20lts igual em casa.

Imagem

questões, eu não vou ser grande produtor de biodiesel, pois não tenho assim uma quantidade enorme de óleo usado ou novo disponível bem como não tenho grandes necessidades de combustível, no máximo 100lts por mês. aconselham-me a comprar o de 100lts? terei que fazer mais adaptações? ele tem um nível com uma mangueira transparente, será que aguenta à bronca? já agora, como fazer um sistema de mistura, berbequim com misturador de tintas ou apenas fazer circular o líquido através de uma bomba?
desculpem a quantidade de questões, mas preciso de alguns conselhos antes de me meter em despesas.


eloco
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 22, 2006 1:29 pm

Mensagem por eloco »

fry Escreveu:amigo eloco

esse depósito de inox pode ser uma opção. mas...

por preço idêndico consegues um deposito igual, com tampa por cima, que te dá acesso á montagem dos sprinklers, resistência, sonda do termoestato e a visualização do processo.

as cooperativas agricolas têm esse tipo de depósitos, destinados a quem armazena pequenas quantidades de vinho.

quanto á barrica de plástico acabas por ter o mesmo problema. a colocação das torneiras torna-se inviável. existem barricas de tampa.
esta barrica tem uma torneira no fundo, que não dá para ver na foto.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

se tu o dizes.....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

bem, eu que estava com o problema da balança já o tenho resolvido: comprei uma no ebay que dá para pesar até 0,01g - não há-de ser por falta de rigor que o bio não vai sair bom.

agora é só aguardar que chegue. com transporte e seguro 24,90 euros.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, comprei uma no ebay barata, acho que veio da china, é para esqueçer!! uma coisa pesa 10g, se a tirar e voltar a pôr, já pesa 12 ou 13g.

chinês sempre foi, é e será sinómino de treta!!!
3º sócio novaenergia


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

pois... por vezes o barato sai caro. esta balança que comprei pelo menos tem 5 anos de garantia. vamos a ver.

Avatar do Utilizador

coiote
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 28, 2006 10:17 pm
Localização: Lisboa/Évora

Mensagem por coiote »

boas, eu sou novo nisto e ainda poucas experiencias fiz neste campo mas gostava de reunir o material necessario para ter algumas certezas de q o bio ta a sair ou nao nas devidas condiçoes... para isso gostava de comprar um medidor de ph digital e um viscosimetro , so que as empresas que os vendem nao entregam a particulares! gostava de saber s alguem comprou noutro sitio em que não houvesse estas complicações.

e por se falar de balanças, eu comprei a minha no miau, ate as achei baratas e com alguma precisao, umas mais que outras... fica aki a dica.

abraços

Avatar do Utilizador

coiote
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 28, 2006 10:17 pm
Localização: Lisboa/Évora

Mensagem por coiote »

ja agora o mais barato possivel... afinal de contas o objectivo é poupar o máximo que se conseguir


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

coiote,

tenta encomendar atravéz de uma farmácia...

eu consegui via vwr mas com um número de contribuinte de uma empresa.

fui eu buscar o material!

a manutan pedui-me a mesma coisa mas entregava-me onde eu designasse ou levantava eu o material em carnaxide.

barbas

Avatar do Utilizador

coiote
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 28, 2006 10:17 pm
Localização: Lisboa/Évora

Mensagem por coiote »

tá, vou ver s consigo arranjar um o mais rapido possivel...

abraços


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

não te esqueças que mais importante que isso é um termómetro!

a temperatura de ebulição do metanol é apenas 64º

nunca passar dos 55

um abraço

barbas

Avatar do Utilizador

coiote
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 28, 2006 10:17 pm
Localização: Lisboa/Évora

Mensagem por coiote »

pois, tb andava com esse problema... mas felizmente ontem encontrei um aqui em casa que vai ate aos 60º c era de um porta canetas, enquanto nao arranjar melhor este vai servindo!


abraços
"Os países que utilizarem óleos vegetais com o meu motor, obterão desenvolvimento sustentável."
-- Rudolf Diesel


car
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 13, 2006 3:10 pm

Mensagem por car »

fui contactado por um investidor que pretende montar uma pequena unidade (3000t/ano) de produção de biodiesel,tipo chave na mão.pergunta:alguem conhece uma empresa em portugal ou espanha que o faça?
é claro que o futuro gerente !!!


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

bem... a minha balança finalmente chegou e... é um espectáculo.

isto está a ganhar forma!

Avatar do Utilizador

Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

rrosa
ja agora se pudesses postar o venderdor do ebay, e o endereço era bom, assim quem quizer comprar ja sabe onde procurar com boa qualidade.

não sei se era um vendedor daqueles que tem muitos produtos iguais, ou se foi uma compra de opurtunidade,

exclarece sff


fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am
Localização: leiria

Mensagem por fllapy »

onde comprar filtros de cartucho de 5 microns?
fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km

Avatar do Utilizador

pintas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 1:13 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por pintas »

boas fllapy
tens na gandara dos olivais uma casa chamada maquinauto (junto as escolas) que vende cartuchos para hidraulica de varias medidas
BMW 520---------B10
CITROEN XSARA 2.0HDI----B30


|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm
Localização: Barcelos, Portugal

Mensagem por |eNgEl| »

quanto aos filtros, quando tinha 13 anos construí uma máquina de filtrar água (uma bomba de 80 l/min com um filtro à entrada, para evitar a entrada de areias e outro à saída para limpar devidamente). no meio de umas tralhas tive a sorte de encontrar um cartucho que era capaz de tirar as moléculas de sabão (!) da água de lavar roupa em que testei a máquina. entrava suja e saía limpa e cristalina. nunca mais encontrei nenhum cartucho assim. é pena!

numa loja de material de canalização tive a sorte de encontrar uns cartuchos de aço inoxidável (15€ cada) que filtram a 5 microns, se não me engano.
outra coisa com que vou ter cuidado é a possibilidade de existirem limalhas (da construção do processador ou da oxidação das partes em aço) que podem fazer uns bons estragos. a ideia é a mesma que usaram na pré bomba de gasóleo do meu tractor hurlimann prince 435 (motor mitsubishi 1.5d): colocar uns ímanes (neste caso, imanes de disco rígido bem potentes) para reter todas as limalhas antes do filtro
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Avatar do Utilizador

Bio_John
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta jul 27, 2006 8:20 pm

Mensagem por Bio_John »

onde comprar metanol em grandes quantidades? no aki vêm em garrfas de 1l e são caras!!!

obrigado pintas afinal moro relativamente perto dessa loja... entretanto vou la passar!
João Ferreira


|eNgEl|
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta jul 28, 2006 11:47 pm
Localização: Barcelos, Portugal

Mensagem por |eNgEl| »

eu cá vou contactar a drogaria moura e a sociedade portuense de drogas, que abastece a loja onde perguntei o preço (e ainda não obtive resposta). provavelmente vou ter que comprar através da loja. assim tenho transporte até casa.
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.

Responder

Voltar para “BioDiesel”