LAVAR BIODIESEL
-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
já tive uma que nem co sal la foi...
depois é que me lembrei que o jerrican tinha rebentado a meio e portanto a reacção de certeza que não se completou.
as reacções incompletas são muito dificeis de lavar!!!
as primeiras lavagens também podem ser probelmáticas, no teu processo as primeiras lavagens são mais delicadas? ou seja não ajitas muito?
estou muito interessado nesta tua forma de lavar vou testar!
se reduzi-se a lavagem de 3x6 horas para 3 horas ou que sejam 6 seria óptimo!!
hoje vou tentar adicionar os 5% de água no final da mistura a ver no que dá!
barbas
depois é que me lembrei que o jerrican tinha rebentado a meio e portanto a reacção de certeza que não se completou.
as reacções incompletas são muito dificeis de lavar!!!
as primeiras lavagens também podem ser probelmáticas, no teu processo as primeiras lavagens são mais delicadas? ou seja não ajitas muito?
estou muito interessado nesta tua forma de lavar vou testar!
se reduzi-se a lavagem de 3x6 horas para 3 horas ou que sejam 6 seria óptimo!!
hoje vou tentar adicionar os 5% de água no final da mistura a ver no que dá!
barbas
-
- Membro
- Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm
amigo barbas já li sobre essa idéia de juntar água antes de retirar a glicerina, mas não me parece boa idéia. quando retiramos a glicerina tb retiramos metanol e soda cáustica, acho que este excesso de reagentes vai-se combinar com os 5 % de água e originar problemas.
não te esqueças que quem o experimentou o fez em condições muito controladas de laboratório...
no entanto é sempre bom saber o que é possivel fazer e o que não é, depois conta como foi...
faço sempre um teste de lavagem numa garrafa de 1,5 litros e com base nisso tomo as minhas decisões. é fundamental ter uma reacção completa.
boa sorte
não te esqueças que quem o experimentou o fez em condições muito controladas de laboratório...
no entanto é sempre bom saber o que é possivel fazer e o que não é, depois conta como foi...
faço sempre um teste de lavagem numa garrafa de 1,5 litros e com base nisso tomo as minhas decisões. é fundamental ter uma reacção completa.
boa sorte
-
- Membro Silver
astronauta,
parece que está a resultar.
acabo de cosinhar um batch de 10 litros e a coisa está a decantar que é uma maravilha.
na prática fiz 2 lotes de 5 litros. no fim da mistura acrescentei 250 ml de água e comecei a agitar com o berbequim no mínimo.
a mistura fica visivelmente mais clara mas não emulsiona.
(não precebendo se estaria aemulsionar ou não, levei o berbequim às rotações máximas, e não tive problemas, a mistura manteve-se estável.)
o engraçado é na decantação...
o bio começa por assentar por cima, forma-se uma primeira camada mais translucida que vai descendo por uma camada mais baça e esbranquiçada. aglicerina forma-se como habitualmente.
a ideia de juntar água (segundo o que li) foi investigada pela universidade de utah e penso que muita gente consegui replicar a experiência.
penso que a água vá ligar-se à glicerina e tornar esta mais pesada mais rápidamente, levando consigo mais "impurezas" e assim requerendo menos lavagens.
medi o ph do bio no final da mistura e estava na mesma, cerca de 12.
vou deixar assentar até amanhã de manhã depois posto mais informação!
tudo isto tem como objectivo reduzir o temp de lavagem e acelarar o processo a ver no que dá!!!
barbas
parece que está a resultar.
acabo de cosinhar um batch de 10 litros e a coisa está a decantar que é uma maravilha.
na prática fiz 2 lotes de 5 litros. no fim da mistura acrescentei 250 ml de água e comecei a agitar com o berbequim no mínimo.
a mistura fica visivelmente mais clara mas não emulsiona.
(não precebendo se estaria aemulsionar ou não, levei o berbequim às rotações máximas, e não tive problemas, a mistura manteve-se estável.)
o engraçado é na decantação...
o bio começa por assentar por cima, forma-se uma primeira camada mais translucida que vai descendo por uma camada mais baça e esbranquiçada. aglicerina forma-se como habitualmente.
a ideia de juntar água (segundo o que li) foi investigada pela universidade de utah e penso que muita gente consegui replicar a experiência.
penso que a água vá ligar-se à glicerina e tornar esta mais pesada mais rápidamente, levando consigo mais "impurezas" e assim requerendo menos lavagens.
medi o ph do bio no final da mistura e estava na mesma, cerca de 12.
vou deixar assentar até amanhã de manhã depois posto mais informação!
tudo isto tem como objectivo reduzir o temp de lavagem e acelarar o processo a ver no que dá!!!
barbas
-
- Membro Silver
-
- Membro
- Registado: sábado mai 06, 2006 10:12 pm
eu produzo o meu bio da seguinte forma:
- transesterificação utilizando o "two-stage method"
- lavagem "stirr-wash" - basicamente é adicionar 20% de àgua ao biodiesel e mexer com algum vigor. uso este método porque não esconde o biodiesel mal feito e a lavagem é feita em muito menos tempo.
- secagem com borbulhação
- transesterificação utilizando o "two-stage method"
- lavagem "stirr-wash" - basicamente é adicionar 20% de àgua ao biodiesel e mexer com algum vigor. uso este método porque não esconde o biodiesel mal feito e a lavagem é feita em muito menos tempo.
- secagem com borbulhação
Opel Corsa Van 1.7 DI (2002)- 10000km B50
-
- Membro Silver
vladdrac,
esclarece lá uma coisa usas o ácido sulfurico para eliminares os free fatty acids e a titulação, ou por 2 stage está a falar de utilizares duas fases de processamento com soda caustica e metanol em proporções diferentes?
já li qualquer coisa sobre esse método e aparentemente teria vantagens, embora nunca o tenha testado.
partilha conosco a tua receita e resultados! (podes mesmo colocar na zona das experiencias e protocolos)
quanto ao adicionar de 5% de água foi um verdadeiro sucesso.
na primeira lavagem (6 horas borbulhação) a água é completamente leitosa (branca) o seu ph era de 12 e o bio tambem.
na segunda lavagem (5 horas de borbulhação) não ficou totalmente límpida, o ph baixou para 8 e o do bio para 7.4 (notem que o ph da água à saída da minha torneira é de 8.01)
o espanto é que o bio estava já transparente pelo que penso que não necessitará de grande secagem.
atenção devido às quantidades (10 litros) a lavagem foi feita com muita água (5 litros). não sei se os resultados com 20% de água terão o mesmo efeito.
em termos de qualidade faltava então o teste da agitação com água, realizado pelo fry e tendo como testemunhas eu, o ram, o escalavardo e o misk.
a separação foi completa e rápida (20-25 min para 500 ml) e a água do fundo apresentou-se límpida.
cumprimentos
barbas
esclarece lá uma coisa usas o ácido sulfurico para eliminares os free fatty acids e a titulação, ou por 2 stage está a falar de utilizares duas fases de processamento com soda caustica e metanol em proporções diferentes?
já li qualquer coisa sobre esse método e aparentemente teria vantagens, embora nunca o tenha testado.
partilha conosco a tua receita e resultados! (podes mesmo colocar na zona das experiencias e protocolos)
quanto ao adicionar de 5% de água foi um verdadeiro sucesso.
na primeira lavagem (6 horas borbulhação) a água é completamente leitosa (branca) o seu ph era de 12 e o bio tambem.
na segunda lavagem (5 horas de borbulhação) não ficou totalmente límpida, o ph baixou para 8 e o do bio para 7.4 (notem que o ph da água à saída da minha torneira é de 8.01)
o espanto é que o bio estava já transparente pelo que penso que não necessitará de grande secagem.
atenção devido às quantidades (10 litros) a lavagem foi feita com muita água (5 litros). não sei se os resultados com 20% de água terão o mesmo efeito.
em termos de qualidade faltava então o teste da agitação com água, realizado pelo fry e tendo como testemunhas eu, o ram, o escalavardo e o misk.
a separação foi completa e rápida (20-25 min para 500 ml) e a água do fundo apresentou-se límpida.
cumprimentos
barbas
-
- Membro
eu tb já utilizei o "two-stage method", e obtive bons resultados embora ainda tenha mais confiança no metodo "normal".
a vantagem maior é não necessitar de titulação uma vez que todos os ácidos gordos livres sofrem esterificação e logo ocorre ausência destes proporcionando maior rendimento (embora seja um aumento insignificante).
o bio fica um pouco mais escuro e o ph no final ligeiramente ácido (mas também pode ter sido da água). - 6
as desvantagens são o processo envolver mais etapas, logo é mais complicado, penso que tb gasta mais energia e além disso é necessária a aplicação de ácido súlfurico puro (muito perigoso).
acho que é um método para produtores mais avançados.
chamo de novo a atenção: o ácido é de manuseamento muito perigoso.
tenho ainda pouca experiência para dizer que um é preferível ao outro
saudações
a vantagem maior é não necessitar de titulação uma vez que todos os ácidos gordos livres sofrem esterificação e logo ocorre ausência destes proporcionando maior rendimento (embora seja um aumento insignificante).
o bio fica um pouco mais escuro e o ph no final ligeiramente ácido (mas também pode ter sido da água). - 6
as desvantagens são o processo envolver mais etapas, logo é mais complicado, penso que tb gasta mais energia e além disso é necessária a aplicação de ácido súlfurico puro (muito perigoso).
acho que é um método para produtores mais avançados.
chamo de novo a atenção: o ácido é de manuseamento muito perigoso.
tenho ainda pouca experiência para dizer que um é preferível ao outro
saudações
-
- Membro
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado abr 29, 2006 5:47 am
Lavagem
boas pessoal isto da lavagem está a dar uma dor de cabeça já fiz varias lavagens mas com bastante insusseço se pudessem esplicar melhor agradecia ,cada ves tenho menos bio e mais escura,obrigados.
[/img]
[/img]
-
- Membro
eu tb acho que o que está mal não é provavelmente a lavagem mas a reacção incompleta, além dos passos referidos pelo fry, tb tens de cumprir os tempos da reacção, os reagentes têm de ser de boa qualidade incluindo o óleo, pois o óleo usado pode conter cerca de 5% de água e tb residuos sólidos que devem ser removidos, a temperatura de lavagem tb é importante, embora apenas minimize o problema de um bd de má qualidade..
boa sorte
boa sorte
-
- Membro
barbas,
nesse processo de lavagem talvez seja facilitada a 1ª lavagem pois a água que adicionas reage com o excesso de reagentes (que normalmente originam emulsões) originando uma solução bastante concentrada e que decanta por arraste das gotas de glicerina, sendo este processo parecido com o arraste de poluentes da atmosfera pelas gotas de chuva. se adicionares água em excesso emulsiona de certeza e se for pouca não notarás qualquer beneficio.
é a única explicação que me ocorre.
entretanto aqui vão as reacções envolvidas na produção de bd:
hidróxido de sódio + metanol = metilato de sódio + água
o que significa que tb adicionamos água á reacção junto com o chamado metoxido.
triglicérido (óleo) + metanol = biodiesel + glicerina
metilato + água = hidroxido + alcool
triglicérido + hidróxidos = sabão + glicerina
ácidos gordos + hidróxidos = sabão + água
isto demostra a importancia de dissolver mt bem a soda no metanol e ter o óleo o mais livre possivel de água.
acidos gordos + metilato = sabão + metanol
cumprimentos
nesse processo de lavagem talvez seja facilitada a 1ª lavagem pois a água que adicionas reage com o excesso de reagentes (que normalmente originam emulsões) originando uma solução bastante concentrada e que decanta por arraste das gotas de glicerina, sendo este processo parecido com o arraste de poluentes da atmosfera pelas gotas de chuva. se adicionares água em excesso emulsiona de certeza e se for pouca não notarás qualquer beneficio.
é a única explicação que me ocorre.
entretanto aqui vão as reacções envolvidas na produção de bd:
hidróxido de sódio + metanol = metilato de sódio + água
o que significa que tb adicionamos água á reacção junto com o chamado metoxido.
triglicérido (óleo) + metanol = biodiesel + glicerina
metilato + água = hidroxido + alcool
triglicérido + hidróxidos = sabão + glicerina
ácidos gordos + hidróxidos = sabão + água
isto demostra a importancia de dissolver mt bem a soda no metanol e ter o óleo o mais livre possivel de água.
acidos gordos + metilato = sabão + metanol
cumprimentos
-
- Membro Silver
ui, ui, fry
experimenta com um batch mais pequeno primeiro....
assim com 5 litros!
olha nem imaginas o que me aconteceu...
o tal oleo do restaurante aqui do lado (preto como tudo) pus a lavar e esqueci-me dele....
emulsionou todos, tá parece pasta!!!
vou tentar demontar a coisa!
tirei uma amostra para a titulação a ver como me dou
um abraço
barbas
barbas
experimenta com um batch mais pequeno primeiro....
assim com 5 litros!
olha nem imaginas o que me aconteceu...
o tal oleo do restaurante aqui do lado (preto como tudo) pus a lavar e esqueci-me dele....
emulsionou todos, tá parece pasta!!!
vou tentar demontar a coisa!
tirei uma amostra para a titulação a ver como me dou
um abraço
barbas
barbas
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm
uma ideia que tive a pouco tempo:
será que dá bom resultado lavar o oleo usado antes de proceder a reacção? claro que a seguir seria necessario secar o oleo, mas penso que li aqui no forum na parte de oleo directo que alguem lavou o oleo e este ficou muito mais claro, quase como o oleo novo, e que o ph tambem desceu...
alguam exprimentou?
quando tiver um tempinho vou fazer um teste com o oleo que está ali na frigideira
será que dá bom resultado lavar o oleo usado antes de proceder a reacção? claro que a seguir seria necessario secar o oleo, mas penso que li aqui no forum na parte de oleo directo que alguem lavou o oleo e este ficou muito mais claro, quase como o oleo novo, e que o ph tambem desceu...
alguam exprimentou?
quando tiver um tempinho vou fazer um teste com o oleo que está ali na frigideira
-
- Membro
desculpem, não me fiz entender.
eu não uso ácido sulfúrico (pelo que li em fóruns americanos esse método não funciona). nem estou disposto a tentar.
o two-stage method é uma adaptação do método "normal" em que a reacção é feita duas vezes.
está aqui o link
http://journeytoforever.org/biodiesel_aleks.html
25% metanol (por razões económicas uso apenas 20%)
6.25g soda por litro de óleo ( 6,25g/l > soda cáustica > 6g/l)
não é necessária titulação.
-aquecer
-reacção: 2/3 do metóxido no óleo
-repousar 12h
-retirar glicerina
-reacção: 1/3 do metóxido no óleo
-repousar 24h
-retirar glicerina
-lavar
-secar
creio que este método permite obter uma reacção muito completa, não deixando muito óleo por reagir.
estou muito satisfeito com este método.
produzo, normalmente, 200 litros de cada vez.
não costumo obter emulsões (5% do volume no máximo, separa-se em 1 ou 2 dias)
eu não uso ácido sulfúrico (pelo que li em fóruns americanos esse método não funciona). nem estou disposto a tentar.
o two-stage method é uma adaptação do método "normal" em que a reacção é feita duas vezes.
está aqui o link
http://journeytoforever.org/biodiesel_aleks.html
25% metanol (por razões económicas uso apenas 20%)
6.25g soda por litro de óleo ( 6,25g/l > soda cáustica > 6g/l)
não é necessária titulação.
-aquecer
-repousar 12h
-retirar glicerina
-repousar 24h
-retirar glicerina
-lavar
-secar
creio que este método permite obter uma reacção muito completa, não deixando muito óleo por reagir.
estou muito satisfeito com este método.
produzo, normalmente, 200 litros de cada vez.
não costumo obter emulsões (5% do volume no máximo, separa-se em 1 ou 2 dias)
Última edição por vladdrac em terça mai 16, 2006 11:45 pm, editado 1 vez no total.
-
Autor do tópico - Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
peço desculpa vladdrac, não entendi bem isto :
-repousar
-retirar glicerina
-repousar
-retirar glicerina
-lavar
-secar
quer dizer que num batch de 200 litros precisas de usar 50 litros de metóxido, sendo que na primeira vez usas apenas 32 litros, e o restante na segunda vez.. certo?
e quanto tempo dura a 1ª e a 2ª vez?
-repousar
-retirar glicerina
-repousar
-retirar glicerina
-lavar
-secar
quer dizer que num batch de 200 litros precisas de usar 50 litros de metóxido, sendo que na primeira vez usas apenas 32 litros, e o restante na segunda vez.. certo?
e quanto tempo dura a 1ª e a 2ª vez?
3º sócio novaenergia
-
- Membro
desculpa, editei o meu post. creio que já responde à tua pergunta.
na realidade só uso 20% de metanol. o metanol é o principal factor no preço final do biodiesel.
em 200 litros de óleo uso 40 litros de metanol, 26,6 litros numa fase e os restantes 13,4 na fase seguinte.
os tempos de repouso são um pouco à vontade do freguês.
na primeira fase deixo repousar 12horas e na segunda deixo repousar 24h ou mais se não estiver a precisar do bio.
como não estamos, normalmente, num ambiente controlado, a reacção não fica completa nessas 24h e pode durar meses deixando cair pequenas quantidades de glicerina.
uma das razões pelas quais se faz a lavagem é parar esta reacção lenta para que não haja, mais tarde, glicerina no depósito do nosso automóvel.
a propósito da lavagem do óleo antes da reacção:
- depois de lavado e seco o óleo reage mais fácil e rapidamente.
- algumas das empresas de recolha de óleo para a produção de biodiesel (óleo exportado para espanha) fazem a filtragem e lavagem.
- eu pessoalmente apenas faço a filtragem por questões práticas, mas acho que quem estiver disposto a fazer a lavagem deve fazê-la.
na realidade só uso 20% de metanol. o metanol é o principal factor no preço final do biodiesel.
em 200 litros de óleo uso 40 litros de metanol, 26,6 litros numa fase e os restantes 13,4 na fase seguinte.
os tempos de repouso são um pouco à vontade do freguês.
na primeira fase deixo repousar 12horas e na segunda deixo repousar 24h ou mais se não estiver a precisar do bio.
como não estamos, normalmente, num ambiente controlado, a reacção não fica completa nessas 24h e pode durar meses deixando cair pequenas quantidades de glicerina.
uma das razões pelas quais se faz a lavagem é parar esta reacção lenta para que não haja, mais tarde, glicerina no depósito do nosso automóvel.
a propósito da lavagem do óleo antes da reacção:
- depois de lavado e seco o óleo reage mais fácil e rapidamente.
- algumas das empresas de recolha de óleo para a produção de biodiesel (óleo exportado para espanha) fazem a filtragem e lavagem.
- eu pessoalmente apenas faço a filtragem por questões práticas, mas acho que quem estiver disposto a fazer a lavagem deve fazê-la.
-
Autor do tópico - Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm