Kit com dois painéis

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

obrigado lá vem ele, por colocares o post do forum aglobal. já conhecia o forum e foi com base nele que afirmei que existem máquinas de lavar que permitem lavar com água quente.
em relação à temperatura máxima de admissão na máquina nunca deverá ser superior a 60º pois grande parte das máquinas não está preparada para receber temperaturas superiores. isto porque grande parte das ligações é de pe e acima de 60º não tem a mesma resistência. podes afirmar que o pe só funde aos 94-160ºc (depende do tipo), mas tem que ter atenção que tens temperatura e pressão ao mesmo tempo. por exemplo tubos da legris em pe não são para ser usados acima de 60º, eles aguentam, mas não duram muito tempo.
outro problema é a tubagem de ligação da máquina à tomada de água, que usualmente não é concebida para temperaturas elevadas.
tem atenção que a miele tem máquinas que aceitam água quente, mas apenas na linha profissional. o facto de que a temperatura sobe lentamente talvez esteja relacionado com a potência da resistência, 2000w não é muito, pelo que leva sempre algum tempo a subir a temperatura. eles podiam resolver o problema pondo uma resistência mais potente, mas aí o quadro de muitas casas ia abaixo só por acender uma lâmpada. mas também podes dizer que estás a cuidar da roupa.

também tens uma vantagem de utilizares água quente na máquina de lavar roupa, a secagem no final. quem tem filhos sabe que por vezes é complicado ter roupa seca no inverno. uma máquina de rotações elevadas ajuda, mas se também for para a máquina de secar quente consomes menos energia e tempo.

mas para quê é que estou a falar de manuelcar já contou a experiência bem positiva dele em relação ás máquinas de lavar?

Autor do tópico
lá vem ele
Membro
Membro
Registado: segunda abr 23, 2007 11:35 pm

Mensagem por lá vem ele »

boa tarde.
melobanha Escreveu:alguem me pode indicar onde adquirir as válvulas misturadoras termoestáticas que foram referidas nos post anteriores
obrigado
http://www.vulcano.pt/index.php?id=2

se contactares a vulcano, certamente te dirão um agente próximo da tua residência, onde possas comprar esse equipamento, já que eles comercializam uma válvula dessas.

ainda na zona de aveiro temos a "bongás"

http://www.bongas.pt/

que também os comercializa.

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jeanuc »

uma questão que ainda não vi muito debatida. que tecnologia de colectores solares?
vácuo, cpc, o clássico?
já vi num forum alguém que lhe informaram que com um sistema de tubos de vácuo podia ter um sistema de 150l, em vez de um de 300l, porque como tinha água a uma temperatura mais elevada teria que acumular menos água que um painel normal.
num site afirmavam que 1m2 de tubos de vácuo é igual a 2m2 de paineis clássicos.
alguém tem alguma experiência?

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:26 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:26 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jeanuc »

joao.prates eu não falei em tubos pex..... nem tubagem de casa
quando falei de tubos da legris, fi-lo porque os uso e sei qual o seu comportamento. estes tubos são tubos de industria e não de canalização, mas alguns são compostos de forma semelhante à dos componentes das máquinas.
muitas vezes os fabricantes não documentam todas as funções por terem produtos especificos para aquele caso, que custa mais x, e assim não têm concorrência interna dos próprios produtos. no meu emprego tenho várias situações assim...
em relação ao comportamento da roupa segundo a temperatura eu não sou engenheiro textil, por isso não posso afirmar nada com provas. se fores engenheiro textil aí dou a mão à palmatória. mas manuelcar já contou a experiência dele.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

olá lá vem ele
obrigado pela informação acerca das válvulas
já agora e para acrescentar à lista das máquinas adaptadas a receber água quente, a minha máquina da loiça é uma bosch sms 20/24 e segundo as especificações do fabricante pode ser alimentada com água quente até 60º c. o que resulta numa diminuição do tempo de lavagem e reduz o consumo de energia da máquina para um terço no caso do programa mais intenso.

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 12:27 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jeanuc »

qual a temperatura da água no verão?
10,20,30ºc?
se estiver no pico do verão e entrar água a 30º a máquina estraga-se?
quando falava de água quente numa máquina de lavar pensava temperatura entre 30 a 40º no máximo. mais que isso nunca.
não creio que nenhum fabricante ponha peças que suportem menos de 40º, é uma segurança para eles, ou então só vendem em climas temperados.
muitas vezes quando falas sobre um tema com um engenheiro ele põe-te a questão em extremos. no caso da água quente a uma temperatura de 60º. aquilo que afirmou, o engenheiro da miele, concordo se considerares temperaturas elevadas. agora pergunta-lhe se a temperatura da água for 25, 30 ou 35ºc. aí a maior parte das pessoas não diz que é água quente, é morna, e para alguns no verão é a temperatura normal da água. se a máquina da miele estiver a ser alimentada com água a 30º no verão, e essa for a temperatura da água em tua casa a miele vai dizer que tu avariaste a máquina por pôr água quente?
e estava a pensar em pôr a torneira termostática antes da máquina. aí nunca terias a superior à aquela que programaste (30 a 40 ºc)

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

tranquilos, amigos! já faço isso há muitos anos. 40º não é problema para nenhum dos componentes. o calcário na água, isso sim é motivo de preocupação...

toni64
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 19, 2006 11:28 pm

Mensagem por toni64 »

jeanuc Escreveu:uma questão que ainda não vi muito debatida. que tecnologia de colectores solares?
vácuo, cpc, o clássico?
já vi num forum alguém que lhe informaram que com um sistema de tubos de vácuo podia ter um sistema de 150l, em vez de um de 300l, porque como tinha água a uma temperatura mais elevada teria que acumular menos água que um painel normal.
num site afirmavam que 1m2 de tubos de vácuo é igual a 2m2 de paineis clássicos.
alguém tem alguma experiência?
rancking de sistemas solares:

1 o mais potente - vácuo ( p. expl. da reneco)
2. o médio - cpc (p. expl. da ao sol)
3. o mais antigo e técnicamente ultrapassado - o clássico (p. expl. da solahart)

os depósitos de água são escolhidos perante as necessidades de cada um e para a finalidade do sistema. uma familia com filhos a tomar duche todos os dias,a ligar máq. de lavar a loiça e roupa ao sistema, apoio ao aquecimento central, etc....tem obviamente mais necessidades.

podem ver muitas informações em:
http://www.troquedeenergia.com/catalogocompleto.php

o meu é o cpc de 350 ltr. da ao sol, não tenho a melhor orientação para sul, e devia ter comprado em sistema forçado (o depósito fica em casa e pode ser maior) para acumular mais água! em sintra tenho no outono/inverno menos rendimento, mesmo com o apoio eléctrico do bi-horário durante a noite e ao fim de semana.
CUMPRIMENTOS

toni64

valter
Membro
Membro
Registado: domingo abr 29, 2007 7:34 pm

Mensagem por valter »

olá a todos.

3. o mais antigo e técnicamente ultrapassado - o clássico (p. expl. da solahart)
sr toni 64
o que é o rancking dos sistemas solares térmicos?
se reparar na tecnologia dos colectores solahart tanto no j como no k pode perfeitamente reparar que é a pioneira a utilizar esse sistema, logo não poderá dizer que é tecnicamente ultrapassada e nem clássica.

o colector clássico é aquele que é formado com uma grelha de cobre com uma superfície de captação preto baço, logo aqui é diferente portanto não o poderá considerar clássico.

estou também em condições de informar que a nível de sistemas de termossifão não encontra igual ao sistema free heat que sem qualquer duvida o melhor do mercado.

de uma olhadela nesta pagina e verifique as diferenças entre as duas marcas que referiu, pode reparar que não são muitas.
http://www.estif.org/solarkeymark/links ... pdated.htm

também poderá dar uma olhadela nesta página e verificar a que tipo de utilização se destina cada tipo de sistema.
http://www.aguaquentesolar.com/publicac ... ustria.pdf

quanto á sua situação descrita.
o meu é o cpc de 350 ltr. da ao sol, não tenho a melhor orientação para sul, e devia ter comprado em sistema forçado (o depósito fica em casa e pode ser maior) para acumular mais água! em sintra tenho no outono/inverno menos rendimento, mesmo com o apoio eléctrico do bi-horário durante a noite e ao fim de semana.
poderá optar por colocar um depósito mais pequeno com 1 painel em série com o depósito maior.

cumprimentos a todos.

toni64
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 19, 2006 11:28 pm

Mensagem por toni64 »

valter Escreveu:olá a todos.

sr toni 64
o que é o rancking dos sistemas solares térmicos?
se reparar na tecnologia dos colectores solahart tanto no j como no k pode perfeitamente reparar que é a pioneira a utilizar esse sistema, logo não poderá dizer que é tecnicamente ultrapassada e nem clássica.

eu sei que foram os pioneiros, mas foram e actualmente conseguem vender o produto deles neste pais.........

estou também em condições de informar que a nível de sistemas de termossifão não encontra igual ao sistema free heat que sem qualquer duvida o melhor do mercado.

quanto á sua situação descrita.

poderá optar por colocar um depósito mais pequeno com 1 painel em série com o depósito maior.
cumprimentos a todos.
quando decidi adquirir o sistema cpc já tentei fugir ao sistema pioneiro, e o sistema de vacuo náo se vendia ainda em portugal aos practiculares.
hoje sei porquê que se monta o sistema termosifão
qualquer instalador de águas que já foi pedreiro, pintor e cozinheiro sabe instalar um sistema termosifão.
no ano 2ooo einvi-ei muitos pedidos de orçamento a empresas perto da grande capital (lisboa) e não encontrei ninguem disponivel para instalar um sistema forçado (quer dizer sem o depósito em cima do telhado) a um preço razoavel.

hoje já se instalam melhores sistemas porque já há mais profissionais e mais/melhores produtos.
a minha experiência vem da leitura, do país campeão em instalações e produtos- a alemanhã.
CUMPRIMENTOS

toni64

valter
Membro
Membro
Registado: domingo abr 29, 2007 7:34 pm

Mensagem por valter »

olá a todos.

sr. tony.

sempre que os consumos de agua quente de uma família sejam aceitáveis para um deposito de 300 litros, recomendo sempre o termossifão, não pelos motivos que descreveu.
qualquer instalador de águas que já foi pedreiro, pintor e cozinheiro sabe instalar um sistema termosifão.
mas sim pela sua simplicidade de funcionamento, segurança, e riscos de avaria muito reduzidos.
para mim só vejo 3 desvantagens em relação ao sistema de circulação forçada:
estética, deposito exterior que está mais sujeito a perdas térmicas e limitação do volume de acumulação (300 litros) embora exista um modelo com 440 litros.
existem kit`s de termossifão muito inestéticos mas também existem alguns que de alguma forma minimizam e muito essa inestética, (obviamente que também tem a ver com o gosto de cada um)
quanto ás perdas térmica passa-se exactamente o mesmo existem depósitos mal concebidos como também existem aqueles que são alvo de estudo e que a partir dai são feitos melhoramentos.

a nível de aproveitamento da energia solar recebida o termossifão (bem instalado) faz o aproveitamento a 100%, sem ter percas devido a má regulação, falta de caudal, excesso de caudal e por ai fora.(que é o que acontece na maior parte das instalações de circulação forçada)

os meus cumprimentos

patrick
Membro
Membro
Registado: terça mai 29, 2007 9:28 pm

Mensagem por patrick »

melobanha Escreveu:alguem me pode indicar onde adquirir as válvulas misturadoras termoestáticas que foram referidas nos post anteriores
obrigado

boa noite pessoal, os meus cumprimentos para os fundadores deste forum e também ao pessoal que aqui vai falando e colocando perguntas, respostas e também ideias inovadoras.

a vulcano em aveiro tem muitas soluções para água quente. à cerca das valvulas de que aqui se falou tanto tenho aqui um link para poderem ver e apartir dele poderem pesquizar à vontade.
o link é:

http://www.vulcano.pt/index.php?id=90

disfrutem.......
qualquer pergunta estão à vontade

Amiga Anjo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 17, 2007 9:03 pm

Bem-vindo Patrick!

Mensagem por Amiga Anjo »

bem-vindo patrick!
que venhas cá sempre que poderes, mostrar suas novidades e participar!
beijinhos e fica bem!

Autor do tópico
lá vem ele
Membro
Membro

viva!

já tenho o meu kit de painéis solares a funcionar.
estou francamente admirado com o rendimento que o sistema tem tido. bem sei que estamos no verão, mas mesmo assim, não esperava um rendimento tão elevado. vai em quatro semanas a funcionar sem qualquer apoio. tenho o esquentador (que foi montado em série) desligado, já que pretendo saber com exactidão qual o rendimento do sistema.

já tivemos semanas de tempo muito nublado e até dias de chuva. mesmo nessas condições (conjuntos de 3 dias com pouco e por vezes mesmo sem sol), sempre tive água quente na medida das necessidades do meu agregado familiar.

trata-se de um kit de dois painéis (4 m2 no total) com termoacumulador de 200 litros.

agradeço aos foristas que se deram ao incómodo de responder a algumas das minhas dúvidas que aqui coloquei. a todos, o meu sincero obrigado.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boa tarde, por favor partilha um pouco a experiencia, investimento e o beneficio, pois parece ter sido um investimento certo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
lá vem ele
Membro
Membro

viva!

a minha experiência deve ser igual a muitas outras, mas já que me é solicitado, então aqui vai:
- por influência de um familiar, decidi adquirir uns painéis solares para poder ter aqs através da energia do sol.

- comecei por tentar saber como funcionava o sistema e que tipo de equipamentos haviam no mercado.

- o meu familiar aconselhou-me a adquirir um kit, já que "trabalhando" por termocifão, não teria custos de funcionamento. tendo um termo-acumulador "separado" dos painéis, teria de ter uma bomba a forçar a circulação da água. essa bomba além de ter um consume de energia eléctrica, é também passível de ter avarias, logo menos fiabilidade intrínseca.

- foram-me aconselhados uns painéis de alto rendimento. foram-se igualmente desaconselhados os painéis de tubos de vácuo.

- fui informado que para ter verdadeiro rendimento, ou seja, para ter água quente (não água morna) durante a esmagadora maioria do ano, teria de ter 1 m2 de painel, para cada 50 litros de água no termo-acumulador.

- fui também aconselhado a escolher os mais baratos (dentro da mesma gama de qualidade construtiva), mas sempre tendo em conta uma marca que tenha um controlo de qualidade avalizado. ou seja, foi-me dito que as marcas fazem muita publicidade às qualidades e rendimento dos seus produtos, mas se os materiais usados forem semelhantes, o diferencial de rendimento não justifica pagar mais mil ou mesmo dois mil euros (nalguns casos).

em face de tudo isto, fui para o mercado pedir orçamentos. acabei por escolher um kit da marca "ariston", de fabrico italiano, com 6 anos de garantia e com um custo de aquisição e instalação no total de 2500 euros (dois mil e quinhentos euros).

o kit é composto por dois painéis de cerca de 2 m2 cada um (com a designação "top" (alto rendimento) e um termo-acumulador de 200 litros. ou seja há 4 m2 de painéis para aquecer 200 litros de água.

como disse, instalei um esquentador da "vulcano" solar, que está montado em série. quer isto dizer, que a água proveniente do termo-acumulador passa sempre pelo esquentador. na prática acontece o seguinte. quando abro uma torneira da água quente, o esquentador acende a dá-me água quente instantaneamente. quando a água quente que está no termo-acumulador (que está sobre o telhado de uns anexos, a cerca de 20 metros de distancia) chega ao esquentador a mais de 45º c (está regulado assim), este desliga-se.

o esquentador não fazia parte do orçamento de aquisição e instalação dos painéis, embora tenha pedido ao instalador para o adquirir e instalar e depois lhe tenha pago tudo junto. o esquentador custou cerca de 500 euros.

inicialmente tinha pensado num da "fagor". porquê? - porque o da "fagor" era mais barato cerca de 100 euros e também porque trabalha a pressões de água muito mais baixas. como na zona onde moro por vezes a pressão da água baixa e o esquentador que tinha (da vulcano, um hdg com hidrogerador) não funcionava, não queria voltar a ter o mesmo problema. mas acabei por ter mesmo de comprar um da vulcano, porque o esquentador da fogor tem incorporado o modelador de água fria e quente. tem duas entradas de água e uma saída. como só tenho uma tomada de água fria para o esquentador, a instalar o fagor, estava obrigado a colocar tubos por fora. como fica inestético acabei por ir para o vulcano. no entanto há que ressalvar uma coisa importante em relação ao esquentador da vulcano, é estanque. quer isso dizer, que terá de ter uma saída para o exterior, para onde atirará os gases da combustão e onde vai buscar o oxigénio.

para ter uma ideia de qual o rendimento do sistema (e tb porque fui aconselhado pelo instalador a fazer isso mesmo), resolvi desligar desligar o esquentador e estar apenas a servir-me com o kit solar. a verdade é que de há 4 semanas a esta parte, embora tenha havido períodos de vários dias com muito pouco sol e alguns mesmo com chuva, nunca me faltou a água quente. somos 3 pessoas em casa. a filhota com nove anitos adora tomar banho de hidromassagem (ainda hoje chegou da praia e fez um pé de vento porque a mãe disse-lhe para tomar só um duche rápido - lá acabou por estar de molho quase uma hora!). a seguir fui eu tomar banho e a mãe também. conclusão, encheu-se uma banheira e mais dois duches. a água sai tão quente que é necessário juntar muita água fria. com isso o consume de água quente acaba por ser diminuto, só assim se justifica a continuação da água quente. até hoje, nunca ninguém se queixou que a água estava fria, bem pelo contrário. daí ter dito que estou admirado e francamente satisfeito com a aquisição.

nota: foi instalada uma válvula misturadora à saída do termo-acumulador, regulada para mais ou manos 50º c. foi-me dada a explicação que essa válvula tinha duas funções. a 1ª. era garantir que ninguém se queimava com a água demasiado quente e a 2ª, permite poupar água quente, fazendo render a água dentro do termo-acumulador.

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Mensagem por MacSousa »

lá vem ele Escreveu: não sei o nome da válvula, mas é comercializada pela vulcano. .
esta válvula é eléctrica ?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”