Processos Inovadores de Fabrico de Biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
xaint
Membro
Membro
Registado: quarta mar 21, 2007 3:10 pm

Mensagem por xaint »

melobanha Escreveu:caro xaint
de facto você fala de biomassa como matéria prima para o processamento do combustivel pelo processo fischer-tropsch, mas aquilo que se pode ler na página do link que aqui colocou, é algo diferente, a matéria prima indicada é o metanol, sem explicitar qual a origem do mesmo.
depois e ainda no abstract citado é mencionado o fabrico de um "winter diesel", extraido de hidrocarbonetos. daí as minhas dúvidas quanto á origem biológica do produto final.
estou a ser ortodoxo?
peço desculpa se não fui claro, mas de facto estive a ler com maior detalhe as patentes indicadas, e são um pouco confusas.

a essencia do processo passa por ter monoxido de carbono e hidrogénio, o chamado gás de sintese.
red baron Escreveu:este gás é depois passado por catalizadores com pressões e temperaturas adequadas para que oocorra a formação de hidrocarbonetos com moléculas mais ou menos longas e agua.
este é um produto intermediário da muitas sinteses reaccionais,e com este pode-se produzir uma grande gama de produtos, conforme o red baron diz.

posso dizer desde já, que ao longo destes dias de recolha de informação, na minha opinião, esta tecnologia ainda que realmente permita a produção de biodiesel, não será solução nem a curto nem a médio-prazo.

uma vez mais peço desculpa se não tenho correspondido aos pedidos de esclarecimentos, mas desde já agradeço aos meus colegas do fórum que me têm ajudado a descrever este processo.

Responder

Voltar para “BioDiesel”