CoolZeroFCP Escreveu: ↑quarta out 07, 2020 8:45 am
Vou partilhar os resultados que obtive.
Como já tinha referido adquiri uns dispositivos shelly em que mede o consumo total da casa e shelly 1pm que liguei ao carregador do carro.
Quando fiz o primeiro teste de carregamento deu um consumo anormal no Selly 1pm pois durante a noite chegou a dar alguns valores mais altos no carregador do carro que em toda a casa.
Muito obrigado pela partilha.
Parece que esse contador shelly 1pm é para esquecer.
A minha intenção com este tópico não é saber consumos em situações especificas. Mas sim, saber o consumo real médio na utilização real (mensal ou mesmo anual)
Por exemplo, o meu carro, sendo plug in é mais difícil saber consumos exactos por quilómetros pois é difícil saber exactamente quantos quilómetros fez a gasolina ou electricidade. Mas tenho registado todos os kWh, todos os litros de gasolina e todos os quilómetros.
Mas consigo saber por várias medidas no último ano que o consumo médio de electricidade ronda os 25kWh/100Km. E nisto inclui-se alguns dias frios por ano em que tenho o ar condicionado a aquecer o carro antes de entrar nele nas manhãs frias. O que interessa é saber o consumo real do carro por cada utilizador. Independentemente de particularidades de utilização.
O CB diz-me muitas vezes que gastou 17 ou 18kWh/100. Ou num dia como hoje que fez aproximadamente 200 kms com dois carregamentos parciais deu-me 3,4L/100 e 16,7kWh/100. Mas isto não significa nada.
Tenho meses quase sem consumo de gasolina e tenho dias com um depósitos gastos...
A minha sugestão é: registar contagem de kms e de kWh e fazer as contas. E apurar o resultado de cada mês, o que permitirá saber os consumos totais e médios mensais e anuais.
Tendo um contador no circuito, basta registar os kWh e os kms do odometro em todos os dias 1 de cada mês.
É verdade que somos poucos, mas a média de alguns consumos reais do mesmo modelo VE é que nos dá a realidade.