Pérola do Atlântico

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RJSC »

Adeus combustão! 30kWh e com os PCR a funcionar, está o território Madeirense coberto sem chatisses.
A Madeira bem precisa de VE's! Este verão nos túneis a subir ia morrendo intoxicado!!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por serges »

Bem verdade nas ilhas é onde faz mais sentido usar os electricos...

A independencia do petroleo deve e pode começar por aí!

Parabens!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

RJSC Escreveu:Adeus combustão! 30kWh e com os PCR a funcionar, está o território Madeirense coberto sem chatisses.
A Madeira bem precisa de VE's! Este verão nos túneis a subir ia morrendo intoxicado!!
É uma realidade. Em alguns deles, principalmente os de maiores dimensões, o ar torna- se irrespirável.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

Olá,
para complementar este tópico, irei descrever o que comigo se passou, na esperança de incentivar outros a optar por esta vertente ecológica.
Quando decidi optar por um veículo elétrico, ponha-se a questão de como carregá-lo, pois não tenho garagem, nenhum tipo de acesso junto à habitação. Digo mais, em linha recta, a minha casa fica a mais de 30 metros da estrada... :(
Mas como querer é poder comprei o veículo sem ter qualquer coisa preparada para o carregar. :?

Pedi autorização à vizinha para passar com um cabo aéreo por cima do seu terreno, explicando para que serviria. No primeiro dia disse que sim e fiquei eu todo contente que 40 metros de cabo serviriam.
No segundo dia disse que não :evil: Expliquei que era um cabo como outros tantos que já atravessavam a mesma propriedade mas de nada serviu. Engraçado que fui o único que pediu autorização para tal e foi-me negada, quando a área visada já parece uma teia de aranha (tem cabos de telefone, energia, TVcado, todos cruzados) sem qualquer autorização para tal. Enfim :?

Mas se não dá por um lado, dá pelo outro. Solução, contornar a propriedade e desta forma a linha instalada foi de quase 100 metros, a maior parte aérea e uma pequena extensão subterrânea, com uma caixa metálica junto à via-pública.
20161208_120005.jpg
Vista do cabo aéreo ainda provisório

Antes de instalar os postes e escavar buracos, aguardei por uma autorização camarária para todo o trabalho pois já previa que os mesmos vizinhos me iam criar ainda mais chatices :?
E acertei, quando estava a colocar a caixa não é que o vizinho me vem perguntar se a ia colocar no seu muro.
"Claro", disse-lhe eu.
"Sem a minha autorização?" disse ele.
"Mas para que é preciso da sua autorização para colocar algo na via-pública. Preciso de autorização da câmara e nada mais e se a quiser ver, é só dizer", coloquei o "gajo" em xeque :P . Encolheu os ombros, fez uma expressão facial de quem me ia entalar, virou as costas e pôs-se a andar.
Nunca mais me chateou :lol: :lol: :lol: :lol: e o carro fica a carregar junto ao muro dele :lol: :lol:

A brincadeira estava a sair cara (postes metálicos, cabos, tubos, caixa metálica, proteções, etc) mas já que estava a fazer a coisa toda direitinha, aproveitei e dentro da tal caixa, ficou toda a proteção das linhas e de um sistema de carregamento de 6KW. Ah! e ainda uma tomada para ligar mais qualquer coisinha...
20161208_230530.jpg
20161208_230452.jpg
Caixa a ser preparada e entretanto alterada e concluída.

Resumindo,
Apesar de me terem dificultado a vida ao máximo, é sempre possível dar a volta por cima :D e não é desculpa, não ter como ou onde carregar a "fera" para não dar o passo para a mobilidade elétrica. É sempre possível ;)

Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

Mais duas fotos, já com a caixa no lugar e a máquina ao seu lado.
Bom Natal a todos
Anexos
20161221_141213.jpg
20161221_141221.jpg
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

É assim mesmo contra ventos e marés.
Uma pergunta que secção tem o cabo?
É que para carregar a 6 kw já tem de ter uma secção jeitosa. E com essa distância deverá ser de 6mm no mínimo.
Não será melhor carregar a 16 A?
Live long and prosper!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por jmlflorencio »

Bom trabalho!

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por Erbium »

Muito bem, esperemos agora que o vizinho que ficou lixado com F não dê despesa...


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por O_volt »

Ainda bem que ficaste contente com a compra e o serviço.
De momento, fico radiante ao ler este DB, pois não pretendes só falar do que sabes, mas também incentivar humildemente os outros a fazê-lo. Tiro o meu chapéu. ;)
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por Mumia »

bem lá está o "tuga pequenino" ... enfim.... ai povinho povinho :roll: :roll:

É assim mesmo não desistir e seguir em frente com determinação!!

Parabéns pela compra e claro, por toda essa determinação ;) Agora muitos e bons Km's!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

MRider Escreveu:É assim mesmo contra ventos e marés.
Uma pergunta que secção tem o cabo?
É que para carregar a 6 kw já tem de ter uma secção jeitosa. E com essa distância deverá ser de 6mm no mínimo.
Não será melhor carregar a 16 A?
Como gosto de me prevenir, o cabo instalado foi de 4x16mm em alumínio (foi o cabo com a melhor seção/preço que encontrei). Para distâncias até 100metros, aguenta continuamente próximo a 50 amperes, por isso tem margem de segurança. Foi de quatro condutores porque sei por experiência própria que há sempre mais qualquer coisa que se possa fazer ;) , fico com condutores de reserva.

Carregar a 16A ou a 32A? Se queres que te diga, não sei o que será melhor. Não tenho como experimentar a coisa (para já). Mas pelo que tenho lido, parece-me que entre um e o outro, não existe grande diferença. Se estou enganado, façam o favor de me elucidar. O que pretendo (e penso que a maioria dos utilizadores) é que a bateria dure, dure e dure, tipo pilhas "duracell" e se for necessário, carrego a menos amperes.
Certo é que posso regular a carga de 2 a 63 amperes...

Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

O_volt Escreveu:Ainda bem que ficaste contente com a compra e o serviço.
De momento, fico radiante ao ler este DB, pois não pretendes só falar do que sabes, mas também incentivar humildemente os outros a fazê-lo. Tiro o meu chapéu. ;)
Já que decidiste participar no meu pequeno tópico, agradeço uma vez mais o excelente serviço :D :D . Já estou a pensar na próxima aquisição para substituir o meu Yaris a GPL :P
Infelizmente não será para breve, mas vale sempre a pena sonhar 8-)

Incentivar é a palavra chave para a autonomia elétrica. Existe uma grande quantidade de pessoas que só necessita de um pequeno incentivo para dar o passo. E nada melhor que alguém que já tem um VE para aconselhar, pois o que "diz que disse" não é grande conselheiro.
Todos os dias me questionam como é que tudo funciona e não me farto de explicar :)
Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

Ah assim é outra música.
Se quiseres podes carregar a 6 kw sempre. Não tem problema.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

E só podes alterar entre 6 A e 29 A pelo menos é o que a versão de 24 kw faz.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

Uma pergunta. Não tens garagem?

Como estás a pensar proteger o carro do sol e do calor no verão?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

MRider Escreveu:E só podes alterar entre 6 A e 29 A pelo menos é o que a versão de 24 kw faz.
Não sei as possibilidades das cargas dos modelos (Leafs). Apesar de ainda não ter "tirado a limpo a questão", o meu carrega à volta de 30A, segundo um medidor que possuo.

Estava a referir que o EVSE que montei é regulável desde 2A a 63A (se não me engano).
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por pemifer »

Muito bom! ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

MRider Escreveu:Uma pergunta. Não tens garagem?

Como estás a pensar proteger o carro do sol e do calor no verão?
Na maior parte dos dias o carro fica à sombra de árvores num parque de estacionamento reservado.
Só em dois dias dessa semana é que fica ao sol na parte da manhã. À tarde apanha sombra.
O calor está em todo o lado... existem garagens por aí mais quentes que o exterior.
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

Olá
Ainda ontem tirei esta foto da "fera" pronta a carregar.
20161227_200156.jpg
Hoje de manhã, reparei que apenas tinha carregado 12kw. Algo mal estava a acontecer.
Fui verificar a caixa e
20161228_145529.jpg
Diferencial tostou num borne. :x
Fartei-me de apertar aqueles parafusos. Antes de ligar tudo, tornei a verificar os apertos pois tenho consciência que 30 amperes, é muito ampere. Enfim...
Toca a trocar por um novo e já funciona outra vez.

Certo é que as proteções funcionaram e isso deixa-me satisfeito.
Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

O cabo que liga aí é o de alumínio ou de cobre?

Se calhar tens de usar umas ponteiras.

Isto serve de aviso a todos os que fazem evse em casa
Cuidado ⚠.

PS: na foto o diferencial é de 25A, foi esse que usaste?
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Automóveis”