Novo projeto para 2017

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Emanuel Couto »

Cesar Dias Escreveu:
masterchief Escreveu:E a bateria da Tesla como é?
Para um produto que resulta da reciclagem de baterias em fim de vida dos veiculos elétricos Tesla...
Esperava-se um custo inferior!
Também não sabia disso... :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por t3lmo »

A PowerWall 2.0 da Tesla atualmente não é feita de células recicladas dos packs dos veículos.
É a solução comercial mais barata por kWh de energia acumulada (430€ por kWh), com 7.200 € (preço final) para 14 kWh já com inversor incluido.
Esperemos que este valor desca consideravelmente pela balança comercial de mais oferta com a entrada em produção da GigaFactory de Nevada já em 2017.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

t3lmo Escreveu:A PowerWall 2.0 da Tesla atualmente não é feita de células recicladas dos packs dos veículos.
É a solução comercial mais barata por kWh de energia acumulada (430€ por kWh), com 7.200 € (preço final) para 14 kWh já com inversor incluido.
Esperemos que este valor desca consideravelmente pela balança comercial de mais oferta com a entrada em produção da GigaFactory de Nevada já em 2017.
Voltei a procurar informação sobre o assunto...
Não encontro nenhuma fonte oficial que afirme a reutilização de baterias de veiculos eletricos nas unidades de armazenamento!
Entretanto tinha um "link" aqui gravado:
https://cleantechnica.com/2016/05/15/ni ... y-storage/

O titulo e parte do texto leva a crer na reutilização dessas baterias, mas não afirma explicitamente esse facto!

Peço desculpa pela menos correta informação!
Ou pelo menos uma conclusao precipitada!

Cumprimentos,
Cesar


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

´Já que divergimos um pouco do topico inicial, deixo aqui um conjunto de videos de alguém que
usou "packs" novos de baterias de Tesla Model S :)
Para armazenar energia gerada por um total de 44.4 KW de paineis solares!!!

Desmontar baterias:
https://www.youtube.com/watch?v=070JJwgupRw&t=191s

Telhado (aos 6:44 pode-se ver uma parte do armazenamento de energia):
https://www.youtube.com/watch?v=MzMXTlN6MH8

No solo (parte 1):
https://www.youtube.com/watch?v=T2W1gPfpzo4

No solo (parte 2):
https://www.youtube.com/watch?v=moxgAeAESew&t=18s

Eu ja me contento se chegar a armazenar alguma energia em baterias ácidas... e nesse caso, quando muito com 1500W em paineis!


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

Ora de volta ao assunto original!

Começando pelo telhado:
O meu telhado esta orientado a nascente e poente!
Aparentemente não é tão mau como parece. A sul seria ideal... mas há que jogar com o que temos!

Apesar de inicalmente apenas colocar 2 paineis de 250W virados a poente, vou colocar suporte para dois a nascente e dois a poente!
Ou se conseguir bom preço para os perfis K2 e acessorios necessarios, deixo logo suporte para 3 a nascente e 3 a poente!
Os paineis serão adicionados a medida da disponibilidade (€€€€€) tal como as baterias!

Encontrei "kits" para 3 paineis por 113 EUR... assim, devo deixar suporte para 3 a nascente + 3 a poente fica-me por 226 EUR.
O que não me parece mau de todo! Aparentemente ja inclui salva-telhas, perfis, parafusos, etc...

Alguém por aqui conhece outros locais onde possa arranjar estes suportes mais em conta?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por t3lmo »

Cesar Dias Escreveu:Alguém por aqui conhece outros locais onde possa arranjar estes suportes mais em conta?
Eu encomendei tudo aqui e parece-me mais barato que esses valores: https://loja.solarimpact.pt/tabela-precos-autoconsumo-1
Se alguém tiver outros, venham eles... :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jpc »

Passa pelo site www.solarshop.pt e fala com o Pedro Lima.
Acho que vais conseguir preços muito mais em conta para todo o sistema (estruturas, paineis, inversor hibrido e baterias)...

Foi a ele que comprei todo o material para o meu projeto e fiquei muito satisfeito com os preços e profissionalismo.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

t3lmo Escreveu:
Cesar Dias Escreveu:Alguém por aqui conhece outros locais onde possa arranjar estes suportes mais em conta?
Eu encomendei tudo aqui e parece-me mais barato que esses valores: https://loja.solarimpact.pt/tabela-precos-autoconsumo-1
Se alguém tiver outros, venham eles... :)
Muito obrigado por esse "link" direto :)
Tenho visto muita coisa nessa loja a preços interessantes, mas nao encontrava nada sobre estruturas!!!! :oops:

César

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por rnlcarlov »

Cesar Dias Escreveu:Começando pelo telhado:
O meu telhado esta orientado a nascente e poente!
Aparentemente não é tão mau como parece. A sul seria ideal... mas há que jogar com o que temos!
Sinceramente já fui mais a favor da orientação a sul do que sou agora. Para autoconsumo estou convencido que uma distribuição mais constante da produção ao longo do dia é mais proveitosa para o utilizador do que picos a meio do dia, ainda que a produção total em termos de kWh seja menor.
Eu próprio estou a pensar acrescentar um painel a poente em paralelo com os que tenho a sul.


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

jpc Escreveu:Passa pelo site http://www.solarshop.pt e fala com o Pedro Lima.
Acho que vais conseguir preços muito mais em conta para todo o sistema (estruturas, paineis, inversor hibrido e baterias)...

Foi a ele que comprei todo o material para o meu projeto e fiquei muito satisfeito com os preços e profissionalismo.
Para esta fase inicial, parece-me interessante o valor do cabo para os paineis :)

Nesta primeira fase será so estrutura, cablagem, alguns equipamentos de proteção e corte,
alteração no quadro elétrico para isolar os circuitos que vao ser "alimentados pelo sol"...


Obrigado pela indicação


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

rnlcarlov Escreveu:
Cesar Dias Escreveu:Começando pelo telhado:
O meu telhado esta orientado a nascente e poente!
Aparentemente não é tão mau como parece. A sul seria ideal... mas há que jogar com o que temos!
Sinceramente já fui mais a favor da orientação a sul do que sou agora. Para autoconsumo estou convencido que uma distribuição mais constante da produção ao longo do dia é mais proveitosa para o utilizador do que picos a meio do dia, ainda que a produção total em termos de kWh seja menor.
Eu próprio estou a pensar acrescentar um painel a poente em paralelo com os que tenho a sul.
Ate agora so tenho feito simulaçao...
Mas ao dividir metade a nascente e metade a poente, começo a ter energia um pouco mais cedo e termina um pouco mais tarde.
Somando tudo a redução no total ao longo do dia ronda os 15% comparando com orientação a sul!
Mas parece-me lógico :)

Mas olhe que o debate sobre não orientar a sul mesmo grandes unidades de produção está iniciado e bem ativo!
No caso do nosso país nao acontece (ainda), mas há paises em que o valor pago por Kwh varia muito ao longo do
dia... e tem valores muito baixos a volta do meio dia. Aí ja se ponderam outras orientações de forma a obter maior rentabilidade.

No meu caso... nao me preocupa menos 15 ou mesmo 20%.
Posso sempre acrescentar mais um painel se necessário!

Cumprimentos,
Cesar


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jpc »

O meu sonho continua a ser instalar os 12 paineis num seguidor solar caseiro ou então conseguir virar os paineis entre Este e Oeste.

A orientação apenas a Sul só é vantajosa para quem vende energia mas quem produz para consumir deve pensar e bem em aproveitar o sol a poente para produzir até ao final do dia.

Ainda ando em estudos para ver o que faço à minha vida.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por masterchief »

pois mas se fores a por duas estruturas a nascente e poente nao irá ficar mais caro?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jmlflorencio »

Fica, mas dá para mais painéis...

Eu quando me meter no fotovoltaico (está a tardar, infelizmente) vou dividir também, a pelo menos +45° e -45° relativamente ao sul, isso já está decidido... ;-)


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jpc »

jmlflorencio Escreveu:Fica, mas dá para mais painéis...

Eu quando me meter no fotovoltaico (está a tardar, infelizmente) vou dividir também, a pelo menos +45° e -45° relativamente ao sul, isso já está decidido... ;-)
O sol da manhã pouco vale porque está muito baixo e rende pouco e o da tarde é mais valioso.
Se fosse eu colocaria -15° e +40° a +45°
Acho -45° muito virado para Este e vais perder o pico da hora do almoço.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jmlflorencio »

O sol da manhã está tão baixo como está o da tarde... Ou não??

O que acredito é que no período da tarde se use mais energia, e que por isso possa compensar mais a tua proposta ;-)


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jpc »

Ainda bem que percebeste o que queria.
O sono já não deixava escrever :mrgreen:

No meu caso vou aproveitar muito mais a energia produzida ao final do dia.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

jmlflorencio Escreveu:O sol da manhã está tão baixo como está o da tarde... Ou não??

O que acredito é que no período da tarde se use mais energia, e que por isso possa compensar mais a tua proposta ;-)
Ora bom dia...
No meu caso o telhado nao podia estar mais orientado a nascente e poente... deve ter sido alinhado com GPS :D :D :D :D

Pelos dados que recolhi, a orientação a poente ira produzir sensivelmente mais 10% que o mesmo conjunto orientado a nascente!
Opto por dividir em partes iguais a nascente e poente. Devo gerar energia de forma mais uniforme ao longo do dia e um pouco extra ao final da tarde
quando o consumo de casa também volta a subir!
Como os paineis vao sendo adicionados a medida da disponibilidade (€€€€) posso sempre ajustar a relação nascente/poente de paineis conforme
os dados recolhidos.

O custo extra de ter duas estruturas no telhado não é significativo!
2 estruturas para 2 paineis, nao custa muito mais que 1 estruturas para 4 paineis :)

A unica coisa que vai duplicar, (mas por opção minha) é o cabo dos paineis até a "casa das máquinas"!

cumprimentos,
César


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por masterchief »

E que tipo de inversor é que vai sair para isso?


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

masterchief Escreveu:E que tipo de inversor é que vai sair para isso?
Boas tardes...
Vai arrancar com um "fraquinho" tudo em um de 3000VA/2400W que entre outras referências é vendido como MPPSolar 2424MSE.

No entanto ao deixar cabo para duas "strings" (Este e outra Oeste), tenho hipotese de no futuro colocar algo diferente no controlo de carga de baterias,
como um controlador para cada string!

A ver vamos o que dita o futuro.
Vai depender principalmente da potencia que for adicionando ao telhado, o que vou necessitar de potência a 230V e mais importante de tudo... dos €€€ disponíveis!


Cumprimentos,
Cesar

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”