Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por Emanuel Couto »

sergiomms Escreveu:Emanuel, tem calma, os homens para andarem a vasculhar as entranhas destes negócios, é porque têm as suas proprias crencas.....
Um deles é forte apoiante da energia nuclear, daí ele ter que encontrar onde poder dizer mal.

Eu não sou contra, mas a energia para eu poder continuar a escrever neste forum, tem que vir de algum lado, a nuclear é cara, não consensual, e polui, pouco mas polui, as barragens com eolicas idem idem aspas aspas... ok, são socialmente aceitaveis....
Então dizes que as coisas não são bem assim :!:
Há ali interesses à mistura :?

Os dados que foram apresentados não são reais!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta out 15, 2014 8:17 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por full.solar »

@t3lmo, @Emanuel, @ sergiomms

Pois, nem tanto à terra, nem tanto ao mar. Todos eles se movem por interesses (os deles).
As empresas da Éolicas não são meninos do coro, nem os do nuclear uns assasinos , nem os das hídricas nadadores salvadores.

Todos eles têm dois objectivos: gerar lucro para os acionistas e esmifrar o estado.

Temos de ser nós a ler nas entrelinhas e a perceber quando estamos a ser enrolados completamente.

O que é que interessa não ter de importar energia a 50ct se a pagamos a 1Eur.... sendo que esse euro até vai ser entregue a uma empresa estrangeira ?

A questão das energias renovavéis é muito gira e sexy....mas se fosse controlada por interesse nacionais. Neste momento está tudo no controlo de estrangeiros.

Se bem me lembro , um dos parque éolicos no norte de portugal , pertencia em 75% às camaras da Zona.
E o que é que eles fizeram logo a seguir ?
venderam tudo e provavelmente foram investir o dinheiro numa piscina de agua salgada e de ondas onde se pode fazer surf .. 'tou a brincar. :shock:

Isto das energias e contrapartidas têm que se lhe diga e aqui ficam alguns factos.

Neste momento em horas de vazio, temos energia a mais...o que se poderia fazer com ela ?
1) armazená-la em baragens ( que foi o tema discutido )....
2) carregar as baterias dos carros eletricos...pois era, se tivessemos muitos. Já agora, todos aqueles que tem um, sabem que a capacidade armazenada.. digamos 25-50Kw. daria quase para o consumo semana da casa. Ou seja, carregar à noite a custo quase zero e usar durante o dia/noite em casa.
3) Produzir hidrogenio ...para mais tarde usar em pilhas de combustivel...e/ou combustão para gerar energia.
Eu sei que o rendimento é baixo na transformação elect->Hidrg..mas sempre era mellhor do que nada,

As barragens são bons reguladores de carga na rede e são essenciais para respostas instantaneas a picos.

Uma central nuclear , tambem é um bom regulador...mas não instantaneo....demora alguns minutos , enquanto a hidrica é da ordem de segundos.

Uma central nuclear era uma boa solução de backup para a falta de vento,

As eólicas, ainda tem muito para rodar/produzir, nomeadamente em offshore, daí que se tenha de arranjar "uma utilização" off peak da energia.

Em 2005 a potencia instalada de Éolicas era de 500Mw hoje deve estar em valores superiores a 6GW ( estatisticas 2013)

Uma central nuclear tem uma potência à volta de 1GW... ou seja e por regra de 3 simples: Em 10 anos, "construimos" 5 centrais nucleares em Portugal.

Se tivessemos efectivamente começado a construir uma em 2005...só provavelmente em 2020 estaria a produzir.

Em espanha existem 7 centrais nucleares que totalizam 7GW... ou sejam quase o mesmo que as nossas éolicas !!!! A produção nuclear espanhola apenas cobre 20% da necessidade eletrica.

França tem 58 centrais nucleares.....que apenas cobrem 75% da necessidade eletrica.

Fazendo uma regra de 3 simples : Assumindo uma cobertura de 50% de renovaveis...na volta do 10Gw.
teriamos de instalar 10 Centrais Nucleares ..para termos as necessidades a 100% cobertas.
( numeros muito redondos estes...)

Bem e poderiamos ir por aí além...podem encontrar tudo aqui :http://www.world-nuclear.org/

E onde é que eu quero chegar com isto tudo ?

Que tudo é possível e que tudo faz sentido....apenas tem de ser muito bem pensado , estudado e implementado , senão a cambada de ignorantes que nos sugam.....só fazem asneira.

Precisamos de uma revolução, pacifica, tipo Gandhi, vencê-los por desistência.

Tal como diz hoje o jornalista José Freire http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/poli ... mento.html

Isto está tudo minado, o máquina do estado apenas existem para se perpétuar: é um buraco negro que tudo suga e nada devolve.

A revolução está em nós, no que fazemos ou deixamos de fazer, nos nossos projetos, no criatividade que usamos.

E esta revolução vai começar/continuar quando conseguirmos produzir aquilo que gastamos....

... e lembrem-se disto, do mesmo modo que tivemos de re-pagar o BES, BCP a PT e outras "liberalizadas"...ainda vamos ter de re-comprar a EDP.

Para todos os efeitos a EDP têm um dívida superior ao seu valor .... basta haver pr'aí um ventinho : juros elevados, outras energias mais baratas....e toca toda a gente a tocar o sino.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por RNM »

Só para acrescentar 2 pontos importantes nesta discussão:

- Quem tiver um contador mecânico poderá pôr o contador a andar para trás ;)
- O auto-consumo faz todo o sentido para empresas.

Nestas 2 situações podemos estar a falar de retornos do investimento cerca de 5 anos.

Numa habitação particular dá direito a atestado de estupidez, com direito a factura. :lol:
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


ruisantos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda ago 25, 2014 12:45 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por ruisantos »

RNM Escreveu:Só para acrescentar 2 pontos importantes nesta discussão:

- Quem tiver um contador mecânico poderá pôr o contador a andar para trás ;)
Fiquei curioso! no meu e em quase todos que já vi,aparentam ter "travao",pelo menos têm lá o simbolo.


ruisantos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda ago 25, 2014 12:45 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por ruisantos »

Isto só lá ia se houvesse por cá alguem com coragem suficiente para se armar em justiceiro!!
Se umas cabeças começassem a rolar ,isto era capaz de lá ir...
Estou a ser mto radical,deve ser de ver mos filmes...!!!!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por CrOhN »

Cabeças rolarem não. Bastava ninguem se meter nesta treta de sistema!

Eles só estão a "oferecer" isto porque o país precisa de atingir cotas de produção renováveis. Ora que melhor meio de o fazer que por a população engodada por "grandes" poupanças a fazer o investimento por eles? De que outra forma se justifica a treta do registo prévio!? Se não se pode injectar, na práctica, é como se não estivesse a consumir. Um sistema com um retorno muito longo, agravado com a possibilidade de injecção com custos

Mais uma vez, os legisladores só protegeram interesses instalados. E mais uma vez, a classe politica corrupta voltou a oferecer aos mesmos de sempre.

Só mesmo alguém sem o minimo de visão, não vê o que uma lei adequada (netmetering), faria em termos economicos!


ricardot
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 02, 2015 1:00 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por ricardot »

Pensava que ele pagavam o que fosse injectado na rede.

Estou a pensar meter na minha empresa.
Vale a pena ?
Compro à EDP ou outra empresa ?


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Mensagem por RNM »

Ricardo
Colocar numa empresa (ou em qq outra sitio que tenha consumo durante o dia) faz todo o sentido, retorno do investimento por volta de 6 anos. Comprando à EDP (caro) deverá ser por volta de 9 anos.

Espreite o livre.pt e a ev-power.eu

Mas se tem uma empresa, pense num sistema de microgeração


sfas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda mar 05, 2007 4:34 pm
Localização: Sintra

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por sfas »

CrOhN Escreveu:Cabeças rolarem não. Bastava ninguem se meter nesta treta de sistema!

Eles só estão a "oferecer" isto porque o país precisa de atingir cotas de produção renováveis. Ora que melhor meio de o fazer que por a população engodada por "grandes" poupanças a fazer o investimento por eles? De que outra forma se justifica a treta do registo prévio!? Se não se pode injectar, na práctica, é como se não estivesse a consumir. Um sistema com um retorno muito longo, agravado com a possibilidade de injecção com custos

Mais uma vez, os legisladores só protegeram interesses instalados. E mais uma vez, a classe politica corrupta voltou a oferecer aos mesmos de sempre.

Só mesmo alguém sem o minimo de visão, não vê o que uma lei adequada (netmetering), faria em termos economicos!
Viva!

Sim, tamém acho que o Net Metering era a solução (ou pelo menos uma boa solução).


Por que razão não existe?

Os fornecedores não deixam (EDP e outros)? Ou é mesmo o governo?

Cumprimentos.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por masterchief »

Imagem


sfas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda mar 05, 2007 4:34 pm
Localização: Sintra

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por sfas »

masterchief Escreveu:Imagem
Viva!

Também tenho uma simulação destas...

Não entendi lá muito bem....

Nesse caso diz que com um painel, temos 90% em auto consumo e 10% da produção vai para a rede?!?!

Então e com dois painéis (teoricamente o dobro da produção) temos 88% em auto consumo e 12% vai para a rede?!?!?!

Por outro lado, diz que com um painel, 10% da energia da casa é proveniente do sistema solar e com dois painéis a proveniência solar é de 20%. Já me parece mais coerente mas também não condiz com as percentagens de auto consumo...

Talvez esteja a ver mal a coisa....


Cumprimentos.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por masterchief »

Tambem nao sei explicar isso

Sobre o valor, é fazer as contas: 54€ mes * 24 meses?
Se for assim, a proposta da EDP até me sai mais barata do que a de um instalador particular...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por Quintas2 »

Nesse caso diz que com um painel, temos 90% em auto consumo e 10% da produção vai para a rede?!?!

Então e com dois painéis (teoricamente o dobro da produção) temos 88% em auto consumo e 12% vai para a rede?!?!?!

Por outro lado, diz que com um painel, 10% da energia da casa é proveniente do sistema solar e com dois painéis a proveniência solar é de 20%. Já me parece mais coerente mas também não condiz com as percentagens de auto consumo...
Eu obtive uma simulação parecida mas com outras percentagens. Eles calculam com base no nosso consumo anual e com base em indicações que damos, por exemplo se temos gente em casa durante o dia, etc..

Se repararem o n.º de painéis recomendado é aquele antes de começar a diminuir a rentabilidade. Eu tenho %s diferentes mas com o mesmo raciocínio. No vosso caso, se com o 1.º painel 10% do consumo é de origem solar e do 1.º para o 2.º painel há um acréscimo de + 10%, então é porque toda a produção do 1.º painel foi aproveitada, tanto quanto possível. Já quando metes o 3.º, o acréscimo de energia com origem solar é só 6%, logo já não o vais aproveitar em pleno, pelo que ficas pelo 2.º.

Se o investimento fosse muito interessante, ter + 6% com origem no 3.º painel (em relação aos 10% dos anteriores significa 60% da sua produção) justificaria instalá-lo.

Na % de energia injetada, no 2.º painel aumentas muito pouco (de 10 para 12%) mas com o 3.º painel passas a injetar de 12 para 22%, passando provavelmente alguma barreira que eles consideram para deixar de interessar mais painéis. Mas, mais uma vez, se injetando apenas 22% num investimento a 25 anos este também deixa de ser economicamente interessante, então também não será extraordinariamente interessante com os 2 painéis a injetarem 12%, afinal não é tanto menos assim.

Quanto aos 90/88% de % de autoconsumo passarem a 10/20% de % proveniente do sistema solar, também não vejo grande coerência.

Resta ainda saber se o modelo que eles usam nestes cálculos tem ou não grande aproximação à realidade.

Mas, se jogando pelo mínimo, se puder instalar, sempre é uma ajuda para o ambiente.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu:Quanto aos 90/88% de % de autoconsumo passarem a 10/20% de % proveniente do sistema solar, também não vejo grande coerência.
Pensando um pouco, interpreto assim:
- Em relação aos 90/88%: em relação aos 100% de energia elétrica fotovoltaica produzida, 90%-1 painel (88%-2 painéis) são consumidos e o complementar (10%-1 painel ou 12%- 2 painéis) são injetados na rede.
- Já as %s da Eletricidade da casa são, em relação ao nosso consumo total de eletricidade, a que tem origem na nossa produção e a que vem da EDP.

Deixo aqui a cópia da minha proposta. Já não me lembro bem o que indiquei para a simulação, mas foi para um consumo anual de 5000kW, com 1 box, sem gente em casa durante a semana (na verdade tenho sempre gente em casa mas pretendi uma simulação para a pior hipótese possível; daqui a uns anos já não terei cá filhos e os sogros estão de vez em quando), e penso que indiquei 1 semana de férias sem ninguém em casa (atualmente também fica sempre gente). Os meus consumos base sem ninguém em casa durante o dia de dias úteis são de 120W/h.

Seria útil colocarem o que indicaram para a vossa simulação, para melhor comparação. De qualquer forma, continuo a achar que com os dados que eles usam, por melhor que seja o modelo, a simulação apresentada nunca pode sair muito boa, sem medição de perfis de consumos.
Anexos
Proposta EDP.JPG
Proposta EDP.JPG (50.32 KiB) Visto 7554 vezes
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por Quintas2 »

Quanto a €€.

Se, na minha simulação apresentada atrás, para os 2 painéis propostos isso representa 15% da energia proveniente do sistema solar, então, para o meu consumo anual total de 5000kW, isso dá 0,15x5000=750kW.
Podem os 2 painéis produzir isso? Sim, 2x250Wp=500Wp o que dá uma produção anual de precisamente 750kW, considerando 1,5kW/Wp, para a região de Lisboa.
Mas aqui aparece outra dúvida importante: isto pressupõe que toda a produção dos 2 painéis é consumida, o que não é possível, quase de certeza. Por ex. ontem, os meus 2 painéis produziam por vezes 420Wh, o que é muito superior aos 120W/h dos meus consumos base.

A €0,20 (c/IVA e outras taxas e taxinhas dependentes do consumo), dá 0,20x750=€150, por ano.

Como o preço deles é €1.296,00 (2 painéis), então, 1.296,00/150=8,64 anos para recuperar o investimento (sem contar com o juros, etc., neste momento sendo tão baixos).

Na minha proposta eles apresentam ganhos médios anuais no primeiro ano de €127, inferior aos meus €150, e de €166 como valor médio, pois têm em conta o aumento esperado do custo da eletricidade nos próximos 25 anos, o que tem lógica.

Acreditando na simulação da EDP, a preços atuais (descontando a valorização do capital e o aumento do custo da eletricidade), para os €127, o retorno do investimento seria em 10,2 anos.

Mantém-se a grande incógnita: validade da simulação deles.

Se puderem, apresentem aqui as vossas contas.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por serges »

Hum...
Gosto muito destas contas...

Mas pergunto teres uma mota eléctrica Não seria um banco de baterias que podias armazenar o que produzes?

Isto é se trabalhares de noite e claro a mota estar em casa... Fica a ideia...

Eu sei que é dificil mas é melhor que um banco de baterias parado...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por masterchief »

masterchief Escreveu:Imagem
Quintas
já nao me recordo de tudo o que seleccionei
mas puz sempre gente em casa durante o dia, SEM férias.
Ou seja, existia sempre um consumo diurno constante.
factura mensal de luz, vi o ano passado todo, e cheguei a uma média de 70€

Nao sendo eu entendido... estas simulaçoes sao todas elas copy paste.... nao me parece que difiram muito

edit
Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por Quintas2 »

serges Escreveu:Mas pergunto teres uma mota eléctrica Não seria um banco de baterias que podias armazenar o que produzes?

Isto é se trabalhares de noite e claro a mota estar em casa... Fica a ideia...

Eu sei que é dificil mas é melhor que um banco de baterias parado...
No meu dia a dia, desloco-me e trabalho num bólide de tração às 4 rodas, rodas da frente menores que as de trás, centro de gravidade elevado, teto não de abrir mas sempre aberto e velocidade máxima de 32km/h. Se já percebeste o que é, terás concluído pela inviabilidade das baterias para esse efeito. :lol:
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por Quintas2 »

masterchief Escreveu:factura mensal de luz, vi o ano passado todo, e cheguei a uma média de 70€
Esses €70 correspondem a quanto em kW/mês?
Cumprimentos,
Quintas2


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por masterchief »

nao sei
Imagem

essa mer** é uma complicaçao para perceber alguma coisa

Responder

Voltar para “Autoconsumo”