apr Escreveu:Nunio, a minha ebike tb tem 250watts! Ora 75v x 30A = ... 250watt :)
Comprar bicicleta elétrica
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Re: Comprar bicicleta elétrica
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Já há algum tempo que andava a pensar em comprar uma e-bike, e só com o teste drive da decathlon é que se fez clic... mas não percebo nada de e-bikes. Quando agora escreves-te sobre a travagem regenerativa, essa era uma dúvida que tinha, todas as e-bikes com motor brushless (igual a hub, certo?) fazem regeneração na travagem? Outra questão é a utilização do motor, é boa prática andar sempre a ligar e desligar o motor, mesmo quando vou a pedalar? Exemplo, tenho uma pequena subida, vou a pedalar com o motor ligado, termina a subida desligo o motor, apesar de ainda ir a pedalar, ando mais 200m em plano e nova subida, volto a ligar o motor...apr Escreveu:O motor na roda pedaleira não tem só vantagens, na minha opiniao se estivermos a falar de uma ebike para performance como a do fidel faz sentido, mas numa ebike para o dia a dia o motor hub tem muitos pontos fortes, é um sistema simples, nao tem nenhum sistema de transmissao o que o torna mais fiavel. E o ponto mais importante de todos é a travagem regenerativa que em conjunto com a travagem normal traz segurança acrescida - mas com uns torque arms em condições, claro.
Nunio, a minha ebike tb tem 250watts! Ora 75v x 30A = ... 250watt :)
Esta bicicleta da sportzone "é muito presa" com o motor desligado, será por ter travão no cubo, ou é mesmo a questão da regeneração?
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Motor brushless é uma coisa. Hub é outra.
Brush...Less é Sem Escovas. Também há motores de Escovas (Brush). Aminha bike atual tem motor brushless e a bike que tive anteriormente tinha motor brushed. Eram ambos no cubo. (hub)
Também há motores que não são na roda/cubo e que aproveitam as mudanças da bike e têm rodalivre nos pedais. Por exemplo o do Fidel.
Quanto à travagem regenerativa, o controlador tem que ter essa função. (a minha bike não tem)
Mas só funciona se não houver rodalivre. O motor tem que estar "agarrado" à roda.
Quanto à bike ficar presa, não sei se é o caso, mas comigo também tenho essa sensação. Mas é porque com o motor a puxar ando quase sempre em 6ª. Quando ele deixa de funcionar é quase impossível puxar a bike em 6ª. É uma mudança muito pesada. É "ilusão de optica".
Brush...Less é Sem Escovas. Também há motores de Escovas (Brush). Aminha bike atual tem motor brushless e a bike que tive anteriormente tinha motor brushed. Eram ambos no cubo. (hub)
Também há motores que não são na roda/cubo e que aproveitam as mudanças da bike e têm rodalivre nos pedais. Por exemplo o do Fidel.
Quanto à travagem regenerativa, o controlador tem que ter essa função. (a minha bike não tem)
Mas só funciona se não houver rodalivre. O motor tem que estar "agarrado" à roda.
Quanto à bike ficar presa, não sei se é o caso, mas comigo também tenho essa sensação. Mas é porque com o motor a puxar ando quase sempre em 6ª. Quando ele deixa de funcionar é quase impossível puxar a bike em 6ª. É uma mudança muito pesada. É "ilusão de optica".
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Os motores colocados nas rodas (motor hub) são sempre sem escovas, ou seja brushless.
Há dois tipos de motores colocados nas rodas:
1- Motores direct drive (sem engrenagens)
2- Motores gear (com engrenagens internas)
Os motores com engrenagens são os mais indicados para bicicletas do tipo comum pois são mais eficientes devido às desmultiplicações proporcionadas pelas engrenagens e também bastante mais leves.
A regeneração só funciona bem nos motores sem engrenagens (exemplo: bicicletas tipo scooter VORTEX NSR/SRS/TWA/NEXON,ETC.)
Para bicicletas leves, a regeneração em motores gear (com engrenagens internas) nunca funcionaria bem, pois se as engrenagens potenciam a força do motor numa relação de 1 para 5, também potenciariam a travagem regenerativa na mesma relação o que seria insustentável para a condução.
Isto é: Sempre que se accionasse uma manete de travão ainda que levemente, o motor praticamente bloquearia a roda onde fosse instalado.
NOTA: refiro-me a motores gear em bicicletas. No caso de motas pesadas as coisas são diferentes pois a massas são também muito diferentes.
Há dois tipos de motores colocados nas rodas:
1- Motores direct drive (sem engrenagens)
2- Motores gear (com engrenagens internas)
Os motores com engrenagens são os mais indicados para bicicletas do tipo comum pois são mais eficientes devido às desmultiplicações proporcionadas pelas engrenagens e também bastante mais leves.
A regeneração só funciona bem nos motores sem engrenagens (exemplo: bicicletas tipo scooter VORTEX NSR/SRS/TWA/NEXON,ETC.)
Para bicicletas leves, a regeneração em motores gear (com engrenagens internas) nunca funcionaria bem, pois se as engrenagens potenciam a força do motor numa relação de 1 para 5, também potenciariam a travagem regenerativa na mesma relação o que seria insustentável para a condução.
Isto é: Sempre que se accionasse uma manete de travão ainda que levemente, o motor praticamente bloquearia a roda onde fosse instalado.
NOTA: refiro-me a motores gear em bicicletas. No caso de motas pesadas as coisas são diferentes pois a massas são também muito diferentes.
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Já percebi que há neste forum quem domine este assunto, grato pelas respostas, de certeza que vão ajudar na decisão final.
Faz-me alguma confusão o motor na pedaleira... se o motor vai puxar a corrente, enquanto ele está ligado, não adianta pedalar, ou seja, o esforço vai ser nulo, será? Tenho que experimentar... Aproveito para pedir ao Afreitas uma resposta à minha mensagem pm, obrigado.
Faz-me alguma confusão o motor na pedaleira... se o motor vai puxar a corrente, enquanto ele está ligado, não adianta pedalar, ou seja, o esforço vai ser nulo, será? Tenho que experimentar... Aproveito para pedir ao Afreitas uma resposta à minha mensagem pm, obrigado.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Nem sempre, em motores hub existem tanto com, como sem escovas.Afreitas Escreveu:Os motores colocados nas rodas (motor hub) são sempre sem escovas, ou seja brushless.
Porque os que têm engrenagens têm roda livre.Afreitas Escreveu: Há dois tipos de motores colocados nas rodas:
1- Motores direct drive (sem engrenagens)
2- Motores gear (com engrenagens internas)
Os motores com engrenagens são os mais indicados para bicicletas do tipo comum pois são mais eficientes devido às desmultiplicações proporcionadas pelas engrenagens e também bastante mais leves.
A regeneração só funciona bem nos motores sem engrenagens (exemplo: bicicletas tipo scooter VORTEX NSR/SRS/TWA/NEXON,ETC.)
Tal como disse antes, não funciona devido ao rolamento roda livre, mas se não tivesse esse carreto, antes pelo contrário, funcionaria muito melhor, a regeneração funciona melhor com motores desmultiplicados e é mais eficiente, o motor antinge rotações mais altas produzindo mais tensão e mais corrente, e até de melhor controle.Afreitas Escreveu:Para bicicletas leves, a regeneração em motores gear (com engrenagens internas) nunca funcionaria bem, pois se as engrenagens potenciam a força do motor numa relação de 1 para 5, também potenciariam a travagem regenerativa na mesma relação o que seria insustentável para a condução.
Isto é: Sempre que se accionasse uma manete de travão ainda que levemente, o motor praticamente bloquearia a roda onde fosse instalado.
O tamanho conta, mas o efeito é o mesmo, já que as potências também são outras.Afreitas Escreveu:NOTA: refiro-me a motores gear em bicicletas. No caso de motas pesadas as coisas são diferentes pois a massas são também muito diferentes.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Bom dia José (respondi à sua MP ontem às 20:48)jose2004 Escreveu:Já percebi que há neste forum quem domine este assunto, grato pelas respostas, de certeza que vão ajudar na decisão final.
Faz-me alguma confusão o motor na pedaleira... se o motor vai puxar a corrente, enquanto ele está ligado, não adianta pedalar, ou seja, o esforço vai ser nulo, será? Tenho que experimentar... Aproveito para pedir ao Afreitas uma resposta à minha mensagem pm, obrigado.
Quanto à questão do motor na pedaleira: O sistema pedalec é também conhecido por: Sistema hibrido.
Ou seja: Para que o motor funcione é necessário pedalar pois a rotação da pedaleira através de sensores, dá sinais ao controlador o qual por sua vez envia corrente eléctrica para o motor.
Os motores têm 250 Watts de potencia. Nas nossas pernas conseguimos em situações normais também 250W.
Podemos pedalar de várias formas:
1 - Pedalar sem esforço nenhum - 0% (apenas para dar sinal ao controlador)
2 - Pedalar com pouco esforço - 50% (neste caso teremos 250W + 125W)
3 - Pedalar com muito esforço - 100% (neste caso teremos 250W+250W)
Quanto mais ajudarmos o motor, mais exercício fazemos, menos energia das baterias é consumida pelo motor, logo mais autonomia teremos disponível.
Como informação complementar: No guiador existe um selector electrónico com três opções:
1- Opção de desligar o motor sempre que é atingida a velocidade de 12Km/h
2- Opção de desligar o motor sempre que é atingida a velocidade de 17Km/h
3- Opção de desligar o motor sempre que é atingida a velocidade de 25Km/h
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Bom dia Afreitas!
Um dúvida, ambos, no cubo da roda (motores hub) ou na pedaleira, são sempre motores brushless, certo?
Entretanto há pouco enviei-lhe uma pm que pensei tinha enviado ontem...
Um dúvida, ambos, no cubo da roda (motores hub) ou na pedaleira, são sempre motores brushless, certo?
Entretanto há pouco enviei-lhe uma pm que pensei tinha enviado ontem...
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Bom dia José.jose2004 Escreveu:Bom dia Afreitas!
Um dúvida, ambos, no cubo da roda (motores hub) ou na pedaleira, são sempre motores brushless, certo?
Entretanto há pouco enviei-lhe uma pm que pensei tinha enviado ontem...
Já respondi à sua MP.
Nos dias de hoje não é comum ver motores com escovas nas bicicletas eléctricas.
Há muitas desvantagens nos motores com escovas:
1 - É necessário verificar as escovas regularmente, pois como são feitas de material consumível, (carvão), desgastam-se e terão de ser substituídas para evitar danificar o colector.
2 - Os motores com escovas não devem andar expostos à humidade pois não são hermeticamente fechados como os seus congéneres sem escovas.
Respondendo concretamente:
Nas bicicletas eléctricas, os motores são sempre sem escovas. Estejam no cubo da roda ou no centro pedaleiro.
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Sim, nas bicicletas eletricas os motores são sempre sem escovas, menos na bike antiga que eu tive (Tucano) e todas as iguais a essa, e outras igualmente antigas.
Hoje em dia, penso que já não há bikes novas à venda com motores de escovas. E ainda bem pelos motivos apresentados pelo Afreitas.
Hoje em dia, penso que já não há bikes novas à venda com motores de escovas. E ainda bem pelos motivos apresentados pelo Afreitas.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Nem sempre, já vi alguns motores hub com motores de escovas, e à venda novas, aqui em Caldas da Rainha estão em exposição algumas, em algumas bicicletas de marca, como Aplilia Enjoy, mas neste caso sem ser hub, também de escovas, e as escovas não se gastam assim. é certo que o sem escovas tem vantagens, mas o custo também é outro, e se falarmos em controlador, então o custo diminui ainda mais, um controlador para motor com escovas custa uma fracção de um sem escovas.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Boas!
Não percebo a garantia da bateria das bicicletas Gix Pro da Gingabike... está escrito que a garantia são 12 meses, no entanto um pouco mais abaixo está escrito que se a bateria avariar com mais de seis meses e menos de dez meses, desde que não apresentem sinais de má utilização, são substituídas por novas, suportando o cliente a percentagem correspondente aos meses de uso e os restantes suportados pela Gingabike...?
Ou seja, a garantia efetiva é de apenas 6 meses... então e se avariar no 11º mês?
Abaixo o manual da ebike:
http://www.gingabike.pt/pdfs/MANUAL%20B ... 26-700.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Alguém pode esclarecer sff.
Obrigado.
Não percebo a garantia da bateria das bicicletas Gix Pro da Gingabike... está escrito que a garantia são 12 meses, no entanto um pouco mais abaixo está escrito que se a bateria avariar com mais de seis meses e menos de dez meses, desde que não apresentem sinais de má utilização, são substituídas por novas, suportando o cliente a percentagem correspondente aos meses de uso e os restantes suportados pela Gingabike...?
Ou seja, a garantia efetiva é de apenas 6 meses... então e se avariar no 11º mês?
Abaixo o manual da ebike:
http://www.gingabike.pt/pdfs/MANUAL%20B ... 26-700.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Alguém pode esclarecer sff.
Obrigado.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Lapso; lapso; lapso.
As baterias da bicicleta GIXpro 700C e todas as outras com a mesma bateria, têm 12 meses de garantia.
Existe um erro no manual (inexplicável), mas com um alibi:
Para manter uma linha gráfica bem como reduzir trabalho, fazemos copy past de manuais referentes a outros modelos e por vezes não se cortam algumas variáveis.
Foi o caso desta frase descoberta pelo José: se a bateria avariar com mais de seis meses e menos de dez meses, desde que não apresentem sinais de má utilização, são substituídas por novas, suportando o cliente a percentagem correspondente aos meses de uso e os restantes suportados pela Gingabike...?
De facto esta frase não se aplica às baterias de lítio, mas sim às baterias SLA (chumbo Ácidas) as quais têm seis meses de garantia mas prolongada até aos 10 com desvalorização percentual consoante o tempo de uso.
Existe o erro que será corrigido, mas de qualquer forma do ponto de vista legal, prevalece a referencia máxima referida: 12 meses.
Obrigado José pelo alerta.
'I beg your pardon'.
As baterias da bicicleta GIXpro 700C e todas as outras com a mesma bateria, têm 12 meses de garantia.
Existe um erro no manual (inexplicável), mas com um alibi:
Para manter uma linha gráfica bem como reduzir trabalho, fazemos copy past de manuais referentes a outros modelos e por vezes não se cortam algumas variáveis.
Foi o caso desta frase descoberta pelo José: se a bateria avariar com mais de seis meses e menos de dez meses, desde que não apresentem sinais de má utilização, são substituídas por novas, suportando o cliente a percentagem correspondente aos meses de uso e os restantes suportados pela Gingabike...?
De facto esta frase não se aplica às baterias de lítio, mas sim às baterias SLA (chumbo Ácidas) as quais têm seis meses de garantia mas prolongada até aos 10 com desvalorização percentual consoante o tempo de uso.
Existe o erro que será corrigido, mas de qualquer forma do ponto de vista legal, prevalece a referencia máxima referida: 12 meses.
Obrigado José pelo alerta.
'I beg your pardon'.
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Obrigado Freitas pelo esclarecimento da garantia da bateria.
Outra dúvida que agora mesmo me surgiu, no caso destas e-bikes com motor na pedaleira, com o motor desligado fica em roda livre sem mais atrito ou "tornam-se mais presas"? E em caso de avaria do motor, conseguimos continuar a pedalar normalmente?
Outra dúvida que agora mesmo me surgiu, no caso destas e-bikes com motor na pedaleira, com o motor desligado fica em roda livre sem mais atrito ou "tornam-se mais presas"? E em caso de avaria do motor, conseguimos continuar a pedalar normalmente?
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Estas são algumas das vantagens do motor centralizado na pedaleira:jose2004 Escreveu:Obrigado Freitas pelo esclarecimento da garantia da bateria.
Outra dúvida que agora mesmo me surgiu, no caso destas e-bikes com motor na pedaleira, com o motor desligado fica em roda livre sem mais atrito ou "tornam-se mais presas"? E em caso de avaria do motor, conseguimos continuar a pedalar normalmente?
1 - A partir do momento em se param os pedais e obviamente o motor, a bicicleta entra em modo de "rolement" e apenas existe o atrito da roda livre, tal como um vulgar velocípede sem motor, pois o stator e o rotor do motor estão absolutamente parados.
No caso da bicicletas como motor no cubo, existe sistematicamente o atrito dos imãns sobre o stator e não é atrito despiciendo!!!.
2-Se o motor avariar podemos continuar a pedalar normalmente. Existe um sistema de linguetes tipo "freewheel" sem atrito entre o motor e a roda pedaleira cujo movimento dos pedais não move o eixo do motor.
3 - A partir do guiador poderemos comandar 4 funções:
a - Motor completamente desligado.
b - Motor a rodar até 12 Km/h e desliga aos 12,1 Km/h
c - Motor a rodar até 17 Km/h e desliga aos 17,1 Km/h
d - Motor a rodar até 24,9 Km/h e desliga aos 25 Km/h
A função (a) - é como se o motor estivesse desligado.
NOTA: Tudo o que acima foi dito a favor do motor centralizado, não significa desvalorizar ou desprezar o motor Hub.
Temos no mercado, bicicletas GIX com motor Hub, Modelos LOTUS e NEXT.
Provavelmente o próximo modelo será com motor Hub, sobretudo por razões de preço.
afreitas
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Afreitas, eu nunca experimentei nenhuma bike com motor central, mas tinha uma ideia da conexão entre o motor e a roda pedaleira que não coincide com a tua explicação nos pontos 1 e 2.
O motor tem que estar ligado de alguma maneira à roda pedaleira porque é por aí que é acionada a roda traseira, certo?
Então como funciona o sistema de roda livre?
Se o pedalar não move o motor, então fico com a ideia que o motor tem que mover os pedais. Não pode ter roda livre nos dois sentidos. Ou pode?
A minha ideia era que os pedais movimentavam o motor e a roda livre era para o motor não movimentar os pedais.
O motor tem que estar ligado de alguma maneira à roda pedaleira porque é por aí que é acionada a roda traseira, certo?
Então como funciona o sistema de roda livre?
Se o pedalar não move o motor, então fico com a ideia que o motor tem que mover os pedais. Não pode ter roda livre nos dois sentidos. Ou pode?
A minha ideia era que os pedais movimentavam o motor e a roda livre era para o motor não movimentar os pedais.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.Afreitas Escreveu:Estas são algumas das vantagens do motor centralizado na pedaleira:jose2004 Escreveu:Obrigado Freitas pelo esclarecimento da garantia da bateria.
Outra dúvida que agora mesmo me surgiu, no caso destas e-bikes com motor na pedaleira, com o motor desligado fica em roda livre sem mais atrito ou "tornam-se mais presas"? E em caso de avaria do motor, conseguimos continuar a pedalar normalmente?
1 - A partir do momento em se param os pedais e obviamente o motor, a bicicleta entra em modo de "rolement" e apenas existe o atrito da roda livre, tal como um vulgar velocípede sem motor, pois o stator e o rotor do motor estão absolutamente parados.
No caso da bicicletas como motor no cubo, existe sistematicamente o atrito dos imãns sobre o stator e não é atrito despiciendo!!!.
2-Se o motor avariar podemos continuar a pedalar normalmente. Existe um sistema de linguetes tipo "freewheel" sem atrito entre o motor e a roda pedaleira cujo movimento dos pedais não move o eixo do motor.
3 - A partir do guiador poderemos comandar 4 funções:
a - Motor completamente desligado.
b - Motor a rodar até 12 Km/h e desliga aos 12,1 Km/h
c - Motor a rodar até 17 Km/h e desliga aos 17,1 Km/h
d - Motor a rodar até 24,9 Km/h e desliga aos 25 Km/h
A função (a) - é como se o motor estivesse desligado.
NOTA: Tudo o que acima foi dito a favor do motor centralizado, não significa desvalorizar ou desprezar o motor Hub.
Temos no mercado, bicicletas GIX com motor Hub, Modelos LOTUS e NEXT.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Isto é verdade nos motores de cubo "direct drive" (s/ redução).Afreitas Escreveu:No caso da bicicletas como motor no cubo, existe sistematicamente o atrito dos imãns sobre o stator e não é atrito despiciendo!!!.
Quando o motor de cubo é geared (com redutor planetário) também tem roda livre e não existe "cogging" (o tal atrito magnético) quando o motor está parado (fase de deslize com a enércia, pedalar sem motor ou pedalar acima da velocidade do motor) Artur.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Entre os pedais e a roda, todas as bicicletas têm roda livre. Elétricas ou não.jmal Escreveu:Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.
A minha dúvida é entre o motor e os pedais. Só pode ter roda livre num dos sentidos:
Ou o motor move os pedais e os pedais não movem o motor.
Ou os pedais movem o motor e o motor não move os pedais.
Se tiver roda livre nos dois sentidos o motor não chega aos pedais nem à roda.
O que é que eu estou a ver mal aqui?
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Re: Comprar bicicleta elétrica
O motor é que move os pedais.Nunio Escreveu:Entre os pedais e a roda, todas as bicicletas têm roda livre. Elétricas ou não.jmal Escreveu:Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.
A minha dúvida é entre o motor e os pedais. Só pode ter roda livre num dos sentidos:
Ou o motor move os pedais e os pedais não movem o motor.
Ou os pedais movem o motor e o motor não move os pedais.
Se tiver roda livre nos dois sentidos o motor não chega aos pedais nem à roda.
O que é que eu estou a ver mal aqui?
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