La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh totalment recondicio

Mensagem por Jorge Rocha »

Estou com o NMCS,
Quem faz as matriculas deverá ter forma de corrigir quando se engana em alguma letra ou numero, da mesma forma o poderá fazer sendo o engano do cliente. E quem sabe se o engano foi mesmo do cliente? Tiveste que assinar alguma coisa onde estava a matricula que pediste? O erro pode ter sido de qualquer um!

Pode ser que te façam um desconto :)
Tudo por um mundo mais limpo!

freitasnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 23, 2012 1:43 pm

Mensagem por freitasnuno »

zointz Escreveu:Boas,
é um encontro todas as sextas-feiras, podes ver aqui

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=22&t=17250

Ok Obrigado
Sexta la estarei ;)
Mota vermelha e branca Yamaha, capacete Michael doohan

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Falta o zointz para apresentar a espanholita as primas...

Sempre conhecer mais malta...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

O título deste tópico lembra-me a publicidade compre um usado como novo.
Sorte a tua!
Última edição por E_MAN em quinta ago 29, 2013 7:43 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

Boas,

Um pequeno relato do meu problema na Vectrix no travão da frente.

Sintoma:
Ao travar sentia-se vibração e e quando ia quase a parar via-se a manete a abrir/fechar levemente e parecia um cavalo.

Algumas considerações:
A mota antes de substituir os discos a Vectrix travava normalmente apenas com as manetes muito esponjosas
O disco tinha o logotipo bem gravado da Brembo e enviado pelo importador Vectrix Espanhol e com isso acho que se pode considerar como peça original.

Resolução:
Ao chegar á garagem do Nuno a Vectrix foi colocada de imediato a moto no elevador e iniciou a troca do disco, antes do disco trocado, tentou-se girar a roda para verificar algum empeno e não se chegou a conclusão nenhuma, a verdade é que 15 minutos depois já estava trocado e pronta a rolar.

Assim que se colocou no chão e rodou 10mts percebi logo que já estaria normal, este disco era gémeo do outro, mesma marca Brembo e aparentemente ambos estavam bem, e nada indicava que pudesse estar empenado, mas a verdade é que com o novo estava impecável.

Segundo o Nuno, discos empenados são mais comuns do que se pensa, e poderá ser isso, mas não valia a pena falar mais sobre o assunto pois ficou resolvido e muy bien.

Obrigado Nuno.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ainda bem q mais um pequeno prob resolvido :)

entao isso quer dizer que amanha vemos-te na Marina de Oeiras para confraternizar com o ppl e mostrares a "espanholita" ne? :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

É pá...mas quem é esse assistente da Vectrix, que resolve assim prontamente?

NMCS
Membro
Membro
Registado: domingo fev 13, 2011 3:46 pm

Mensagem por NMCS »

Nem sempre é assim tão prontamente mas faz-se sempre o melhor que se pode.
Este foi um dos casos de fácil e rápida resolução.
Fico contente por teres ficado satisfeito.
Abraço e kms com fartura.
Nuno Santos
Memento Mori et Carpe Diem

Predator 60Ah e Vectrix de 75Ah em execução
»80.000Km à Velocidade da Luz

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

E_MAN Escreveu:É pá...mas quem é esse assistente da Vectrix, que resolve assim prontamente?

Boas,
Não sei se percebes-te mas é o tipo porreiro que deixou a msg acima.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

Ah, okapa!

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Gostaria de colocar 2 questões á comunidade.

1- Qual é a pressão que recomendam para os pneus da Vectrix Ni-Mh (Frente e Trás) ?

2- Qual é o valor de amperagem com que a vossa Vectrix faz a etapa de Equalização nas várias versões dos softwares de fabrica (Atualizados ou não)

Entretanto aproveito para mostrar o meu novo Avatar pois o antigo já não faz sentido…. foram 5 minutos de corte e costura. Acho que ficou porreiro :D .
Fiquem bem !

Prius
Imagem

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

1- 33 PSI à frente, 40 ou 41 atrás. Eu sei que é confuso mas já vi de forma oficial ambas as pressões para o pneu de trás. Mas basta espreitar pela abertura entre a forquilha dianteira que tens lá um autocolante com o nº de série da tua bike e com as pressões. A minha diz 40, mas já vi com 41 PSI.

2- O valor de amperagem na equalização do SW oficial Vectrix é de 3 Amps. O que é um dos graves problemas. É muito intenso para equalização e durante a mesma aquece o pack. Big NO NO! Mas existem para aí alternativas ;)

Muito bom o Avatar :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Sugarstorm, obrigado pelas infos,
Na minah na equalização aparece +/-2,6Amp dai a minha curiosidade.

Agora um aparte, como já referi tenho tido dificuldade em baixar dos 30º, pois tem estado calor e tenho feito cargas sucessivas, na ultima ida ao encontro semanal, deixei-a a carregar durante a noite com um delay de 2 horas.

De manhã quando cheguei ao pé dela estava com 36º (not good) a minha garagem tem estado a uma temperatura a oscilar entre os 26,2º e os 26,4º e até aqui nada surpreendente.

O que me surpreendeu foi que no Sábado fiz 4 idas e voltas de 1,5kms cada com intervalos de + de 1 hora e foi tudo em terreno plano e a velocidades super reduzidas (< 50km/h) portanto podemos dizer que não aqueceu nestas viagens, e no Domingo não peguei nela e apesar de estar parada na garagem só no Domingo de tarde é que baixou dos 30º e apenas hoje de manha é que apresentava a mesma temperatura que a garagem 26º
Resumindo demorou 2 dias a baixar dos iniciais 36º para a temperatura ambiente.... bolas até parece que as baterias têm isolamento de calor.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

aahhh pois!!! elas baixam mais rapidamente se for a andar... parada vai mas vai lentamente :)
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

Tenho um amigo que tem um Prius e segundo ele, a temperatura das baterias deve ser a mesma que a nossa do interior do carro. Não sei se serve para este caso

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

E_MAN Escreveu:Tenho um amigo que tem um Prius e segundo ele, a temperatura das baterias deve ser a mesma que a nossa do interior do carro. Não sei se serve para este caso
Correctíssimo, se vires a minha assinatura vais verificar que tb. tenho um e para teres uma ideia a Toyota leva isso da temperatura tão a sério que o ar para refrigerar a bateria vem do interior do habitáculo e todas as variantes do prious têm ar condicionado automático de série para garantir que a tamperatura é a ideal, infelizmente a Vectrix não é bem assim.

Eu já estava a achar que era o termómetro da Vectrix que estava a dar valores um pouco acima do real, afinal é a carga termica que demora muito tempo a baixar.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

zointz Escreveu:Sugarstorm, obrigado pelas infos
De nada. Estamos cá para partilhar informação.
zointz Escreveu:Agora um aparte, como já referi tenho tido dificuldade em baixar dos 30º, pois tem estado calor e tenho feito cargas sucessivas, na ultima ida ao encontro semanal, deixei-a a carregar durante a noite com um delay de 2 horas.

De manhã quando cheguei ao pé dela estava com 36º (not good) a minha garagem tem estado a uma temperatura a oscilar entre os 26,2º e os 26,4º e até aqui nada surpreendente.
Quanto ao problema do calor no pack, esse é um dos calcanhares de aquiles da Vectrix Nimh. Eu não aconselho a deixar a moto ao sol de verão. Nunca. Em especial a carregar.
O software original é um problema pois os 11A que ela atinge em carga (mais a equalização a 3A) aquecem o pack. E o calor é inimigo da química Nimh. Eu o ano passado também andei a lutar para manter o pack fresco. Era como tu relatas. 35º para cima todos os dias de verão. Eu chegava a casa e ligava o timer do arrefecimento por 2 horas. Isso normalmente baixava o pack uns 4º o 5º (de 38º para 33º) por exemplo. Mas à noite, antes da carga levava mais 2 horas de pré-arrefecimento (baixava dos 33º que mantinha da tarde para uns 28º). No entanto durante a carga nocturna voltava a subir para cima dos 30º. De madrugada ia para o trabalho e chegava lá já com 33º + ou -. Ia à carga a 10A e no fim da mesma já estava perto dos 35º. Quando voltava para casa no pico do calor (14:00) lá estava a menina a quase 40º. E foi assim todo o verão. Em Outubro senti uma nítida perda de capacidade do pack (uns 25%).

Agora com o novo software do jmal já não tenho esse problema. Podemos carregar a moto enquanto arrefecemos o pack :D
Basta baixar a intensidade da carga para 6A ou menos e já tá! Demora mais um pouco a carga mas cuidamos da nossa menina.
Este verão, mesmo nos dias de +40º nunca tive o pack a mais de 34º. Uma grande diferença.

Pelo que vejo a tua moto está na garantia. Quando ela acabar pensa seriamente em colocar o novo software do jmal.
zointz Escreveu:bolas até parece que as baterias têm isolamento de calor.
São 100kgs de metal!!! O que é que queres? :lol:

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

Tive a ler um pouco sobre essas baterias....e o próprio fabricante fala em 45.º de top
Com as noites frescas que estão porque não carregar aos tais 11ah até ela entrar nesses tais 2,6ah até ir para a cama? Depois tens um tal timer, né, pões isso a arrefecer outra vez tipo 2horas ou 4h, e faz a tal equalização ao fresquinho na rua ou num telheiro(lá pela 3h da manhã)...é que 1ah dissipa-se logo só com o calor, o resto é que é carga....

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ora e o sugar disso td... :lol:

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Relativamente a cargas na rua, no meu caso não será muito fácil nem recomendável, no entanto já tenho dado alguma ajuda.... chego, coloco delay 1-2 horas e se conseguir antes de iniciar a carga paro e volto a por o delay para mais tarde e fazer o inicio da carga só a partir do meio da noite quando em principio estará mais fresco. Nesta altura com mais calor carregar ao sol nem pensar, e se tivesse de ser por alguma razão nunca deixaria chegar á parte de balanceamento.... seja como for estou a aprender, a teoria já a sabia, mas faltava a pratica e aperceber-me dos tempos.

Uma nota curiosa, tentei avaliar a temperatura das baterias tocando na caixa das baterias com a mão, mas não sinto sequer morno, porque será ? 35 graus deveria ser morno alem de que a estrutura é de alumínio pelo que deveria deixar passar a temperatura para fora.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”