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Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sexta jul 26, 2013 8:31 pm
por Fidel
Como é que tu sabes que ele so puxa 800? acho que o Cesar ainda nao disse a potencia que a bike esta a debitar.
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sexta jul 26, 2013 8:38 pm
por Nunio
CésarSalgado Escreveu:Boas
Sim tenho um mostrador de potência… Aquilo dá a tensão da bateria, corrente instantânea, tensão mínima e máxima registada, consumo. E acho que é só.
Quanto à caixa…foi feita por mim e é em inox esmerilado (baço)…sei que é pesado mas para soldar é bem mais fácil e acaba por ser mais resistente também (acho).
O logotipo por acaso era algo que gostava de por e até já andei à procura na net mas não encontrei nada do que queria… Gostava de por algo que chama-se a atenção das vantagens dos VE em relação aos CI…
A potencia do motor este é de 1000w mas como as baterias são de 36v dá pouco mais de 850w.
Deixo aqui uma foto do mostrador.
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Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sexta jul 26, 2013 9:00 pm
por Fidel
Ok, nao tinha reparado nesse pormenor, peço desculpa

Mas realmente muito estranho derreter a 850W.
Amigo Cesar o teu controlador debita 30A a 36v da pouco mais que 1000W, tens a certeza que so esta a debitar 850W??
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça jul 30, 2013 7:44 pm
por CésarSalgado
Desculpem a demora...mas tive uns dias para fora e não tinha como vir ao forum.
Mas logo vou colocar aqui umas fotos...
Sim o motor debita 850w e o controlador dá 25 amperes...(controlado/medido pelo mostrador de potencia que está nas fotos)
Os fios que derreteram o revestimento são dois dos 3 que saem do controlador para alimentar o motor.
O controlador nestes dias de calor aquece muito e consequentemente aquece esses 3 fios... talvez tenha sido este o motivo...
Sei que isto não deveria acontecer dado que até estou a trabalhar abaixo das condições normais de funcionamento do equipamento...(é chinês)...
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça jul 30, 2013 9:16 pm
por Nunio
E esses 25A são uma constante? Durante quanto tempo por viagem?
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: quinta ago 01, 2013 2:55 am
por CésarSalgado
Cabei agora mesmo de a por a andar de novo.
Os 25 amperes depende do percurso... podem ser por alguns minutos.
Sempre que encontro uma subida e a velocidade desce dos 28 km/h os 25 Amps são uma realidade.
Os cabos que derreteram.
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O que agora me deixou com medo foi a secção dos fios que alimentam o motor
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Os 2 milímetros são já a contar com o revestimento (que é muito, muito fino...)
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça ago 20, 2013 3:34 pm
por Morguesi
...É um problema recorrente... o pessoal poupa no cobre e é facil perceber porquê?
Gostei muito ba tua bike, ta com muito bom aspecto (solido) , bons pneumaticos tb! Quando puderes posta uma foto de como acomodaste a baterias na caixa em inox!
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça ago 20, 2013 8:52 pm
por CésarSalgado
Hoje cheguei a uma nova marca e fiquei
É que depois disto o conta-km foi a zero...
Se gastei algum dinheiro que me tenha arrependido na bicicleta, sem duvida que foi neste conta-km.
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Assim que possa coloco uma foto da bicicleta com um upgrade que lhe fiz...
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça ago 20, 2013 9:07 pm
por Fidel
Fdx, realmente muito mau... que raio de conta km so conta ao 999.9?! agora no proximo que comprares tens de escolher um que de para editar os km.... o meu da

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça ago 20, 2013 9:50 pm
por CésarSalgado
Fidel Escreveu:Fdx, realmente muito mau... que raio de conta km so conta ao 999.9?! agora no proximo que comprares tens de escolher um que de para editar os km.... o meu da

Isso é batota...

agora sei porque é a a tua bike anda tanto

Agora a sério. Obrigado pela dica.
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça ago 20, 2013 10:00 pm
por Fidel
O meu dá para editar o total de quilômetros feitos, os km/h são verdadeiros e nao da para aldrabar.
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: terça ago 20, 2013 10:57 pm
por apr
César, tens mesmo que aumentar a secção desses fios de cobre. 2,5mm2 no mínimo para os amperes que debitas. E para o motor poe fio com revestimento de silicone para aguentar altas temperaturas.
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: quarta ago 28, 2013 6:29 pm
por CésarSalgado
Morguesi Escreveu:...É um problema recorrente... o pessoal poupa no cobre e é facil perceber porquê?
Gostei muito ba tua bike, ta com muito bom aspecto (solido) , bons pneumaticos tb! Quando puderes posta uma foto de como acomodaste a baterias na caixa em inox!
Desculpa a demora....

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: segunda set 09, 2013 10:31 am
por CésarSalgado
Mais 300 Km sem qualquer tipo de problema.
Já conto com 1300 km desde que iniciei o diário de bordo.
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Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sexta nov 22, 2013 9:04 pm
por CésarSalgado
Bem, estou preste a fazer 2000km desde o inicio deste diário de bordo.
Não tive qualquer tipo de problema elétrico nestes últimos km's e espero que assim continue.
Parti a pedaleira mas já tratei de resolver o problema.
Tive também uma queda nada de grave num dia de chuva em que a bicicleta derrapou com o pneu da frente e quando dei por mim já estava no chão.
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Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sexta nov 22, 2013 9:10 pm
por Fidel
Eh pah... ve la se abrandas um bocadinho... isso é muito kilometro

Nada disso, continua com esses kilometros todos que so fazem bam...
Muitos parabens, e continua com muitos e bons kilometros.
E aumentar a potencia disso?? nao queres ir a casa dos 50km/h?? olha que nem se sente, so em caso de queda é que se sente bem...
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sábado nov 23, 2013 2:42 pm
por CésarSalgado
Fidel Escreveu:
E aumentar a potencia disso?? nao queres ir a casa dos 50km/h?? olha que nem se sente, so em caso de queda é que se sente bem...
Por acaso ando a pensar nisso mas ainda não tive tempo para estudar o caso.
Não sei se ponho um motor à frente e mais uma bateria ou então ponho um motor como o teu e este trabalha só no arranque e nas subidas onde o novo não tiver power suficiente.
Estou mais inclinado a pôr um motor como o teu. Vou tentar arranjar tempo e dinheiro agora no Natal.
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sábado nov 23, 2013 3:39 pm
por Fidel
Ha ai uma parte que nao percebi, queres usar um motor como o meu e usar o teu para ajudar onde este nao tem power? Ui que tu tens mesmo de experimentar um igual ao meu... o que nao lhe falta é power... ha pessoal aqui no forum que por muito pouco nao caiu para traz a fazer um cavalinho(sem crer), assim de repente lembro me do Edu em Esposende que ia dando um grande tombo

... nao te esqueças que um sistema como o meu tens as mudanças, so por ai ja consegues vencer todas as subidas com relativa "pouca" potencia.
Nao metas o motor a frente, pelo que tenho ouvido falar nao é boa ideia, com o tempo tens problemas na forqueta da roda.
No teu caso bastava aumentar a tensao... normalmente basta aumentar a tensao e ate baixar a amperagem que ja ganhas velocidade e ate das menos "porrada" nas baterias. Ou seja tornas o sistema mais eficiente e prolongas a vida util do mesmo.
Tu ja viste o meu video onde mostro a rapidez a que chego aos 50km/h? demora tipo 3 ou 4 segundos a chegar la... no video talvez nao mas eu nao estava nas melhores das posições(so com uma mao no volante tive de ter cuidado com o punho).
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sábado nov 23, 2013 4:02 pm
por RJSC
Fidel Escreveu:ha pessoal aqui no forum que por muito pouco nao caiu para traz a fazer um cavalinho(sem crer), assim de repente lembro me do Edu em Esposende que ia dando um grande tombo

... nao te esqueças que um sistema como o meu tens as mudanças, so por ai ja consegues vencer todas as subidas com relativa "pouca" potencia.
Pois, tu normalmente entregas a bicicleta ao pessoal na mudança mais baixa das 18 ou 21, para ver uns malhos. Eu já ia prevenido
O teu sistema tem muita chatice mecânica e não tem travagem regenerativa, que dava um jeitão com as velocidades que atinge: travões de bicicleta não foram feitos pra isso.
Qualquer dia tens que meter um motor hub só para fazer travagem regenerativa.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Enviado: sábado nov 23, 2013 4:46 pm
por Fidel
Nao sei se ganhava alguma coisa com a regenerativa, pelo que tenho lido, nao se ganha assim muito em bikes...
Quanto as chatices mecanicas, sim é verdade, infelizmente... mas se se respeitar certas situações nao se tem problemas, por exemplo o maior problema que eu tenho é mudar a mudança enquanto o motor esta no pico de potencia, logo o que eu faço é espremer as mudanças ao maximo e so ai trocar de velocidade, como tenho feito isto ja nao me lembro da ultima vez que tive chatices mecanicos... mas tenho ai mais umas alterações programadas que vao deixar o sistema mais limpo, mais eficiente, e com menos problemas se se respeitar as "normas" de bom funcionamento

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