D.Branca nas ruas de Pataias.

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por sugarstorm »

Parabéns pela decisão!
Bons kms eléctricos e sempre com segurança.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Obrigado a todos pelo apoio nesta decisão!
pafi Escreveu:Então no próximo dia 9 vão ser duas primas brancas de Pataias até Alenquer. Temos que marcar o rendez-vous.
Vai ser complicado estar presente devido à agenda, no entanto como já referi em outro post, quem quiser abastecer (electrões claro :) ) em Pataias é só dizer, mandem com antecedência MP para combinar.
jmal Escreveu:Exatamente, vem daí, carregas em minha casa e seguem 2 branquinhas para a concentração.
De facto era excelente e estou muito grato, mas infelizmente é um pouco em cima da hora... Mas fica já o registo para um futuro contacto. Aliás, como há muito que sigo este fórum apesar de não vos conhecer pessoalmente, parece que já sei quais as competências de cada um e até já tive para te contactar para uma conversão da minha e-bike de chumbo para Lítio, mas agora com a D. Branca vai ser raro pegar na e-bike só mesmo por desporto ;)
Uma vez que tens uma Branquinha e grandes conhecimentos é natural que volta e meia o "maçarico" te chateie com dúvidas e assistências :oops:

Na 6aFeira apresentei a D.Branca no trabalho, e claro foi a loucura total! Primeira questão: "Isso bebe o quê, 2lts aos 100?" :roll: .
Fiz questão de não anunciar no local de trabalho a compra que fizera antes de ter a mota, porque sempre que falava em VE's era só velhos do Restelo dizendo "és maluco", "é muito caro", "vais ficar a pé", "tecnologia muito recente"... Desde esta 6aFeira tudo mudou, agora já todos fazem contas e equacionam empréstimos para se lançarem neste mundo, autênticos vira-casacas ...
Hoje tive de ir ao trabalho (que fica a cerca de 4 km's de casa) e como estava sol fui com a D.Branca por um atalho que resultou nuns belos 44 km's :D . Isto é mesmo viciante :shock:
O atalho é que estava um pouco complicado uma vez que a dada altura numa estrada das matas nacionais que liga S.Pedro de Moel à M.Grande estava praticamente intransitável e fui barrado por um pinheiro atravessado na estrada. Dei meia volta e com o coração aos saltos lá fui devagarinho a fazer um percurso tipo TT com a D.Branca :?
Apesar do sol fazia muito vento o que por vezes assusta, mas não intimida os cerca de 200kgs da mota 8-)
No final cheguei ao trabalho são e salvo com a mota um pouco suja mas inteira.
Deixo umas fotos um pouco "rafeiras" devido à escuridão (e também da limitada habilidade) do dia da chegada da D. Branca.
Anexos
D.Branca de perfil, imponente no aparcamento do condomínio!!!!
D.Branca de perfil, imponente no aparcamento do condomínio!!!!
lateralII.JPG (125.13 KiB) Visto 2794 vezes
D.Branca ao lado da companheira dos últimos tempos (com 1kit de 250w Chumbo 7,5ah, com mais de 2000km's ainda a funcionar mas com a autonomia muito reduzida, cerca de 4km's).
D.Branca ao lado da companheira dos últimos tempos (com 1kit de 250w Chumbo 7,5ah, com mais de 2000km's ainda a funcionar mas com a autonomia muito reduzida, cerca de 4km's).
frenteII.JPG (127.5 KiB) Visto 2794 vezes
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por MRider »

Muito bem
Certamente as duas bikes vão contar histórias entre si :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por pafi »

Sinto-me perfeitamente identificado com este relato. Então a dobragem do dígito 4... fantástica! Pode dizer-se que estás completamente infetado com o vírus da mobilidade elétrica... é qualquer coisa que altera a disposição normal de um indivíduo que o leva a fazer km, km, km... Agora olha, paciência :lol: :lol: :lol: E que venham mais dos teus colegas!
Então, se já não vais a Alenquer, vou seguir direto pela N1 até Cheganças, parando apenas em Leiria. Se não surgirem mais alterações, ficará esse o meu percurso para sul. Viagem tranquila de 150km rumo ao encontro.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por RJSC »

É por isso q eu digo que VE's com baterias alugadas ao Km como os da Renault não dão...


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

pafi Escreveu:Viagem tranquila de 150km rumo ao encontro.
Este tipo de viagens longas é que me intriga um pouco devido à inexperiência, e surgem dúvidas do tipo:
Como planear uma viagem com abastecimento?
Vais abastecer em Leiria durante quanto tempo? E depois, segues direto à concentração?
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

RJSC Escreveu:É por isso q eu digo que VE's com baterias alugadas ao Km como os da Renault não dão...
Cheguei a experimentar o Twizy e para realizar os meus 16kms diários para o trabalho o próprio vendedor da Renault disse-me logo que não compensava devido ao valor do aluguer.
Eu até compreendo e faz sentido que se pague uma avença para ficar-mos descansados naquilo que pode ser a maior dor de cabeça num VE, que são as baterias, mas também é preciso avançar com valores tangíveis e estratégias que convençam o consumidor!
Agora pagar mais por andar mais km's em VE é ridículo, até porque as baterias danificam-se mais por estarem paradas sem carga do que a "trabalhar".
Seria sim engraçado a Renault criar unidades por todo o País (e toda a Europa) de abastecimento dos seus VE's através da troca direta das baterias, um sistema tipo "plug and play", entra com a bateria descarregada e sai com outra bateria carregada num processo de 5 minutos. Assim era justo pagar para entrar neste ciclo de abastecimento...
Estou a idealizar isto mas não faço a mínima ideia como é a remoção/instalação de uma unidade de baterias nos VE's da Renault, mas um pouco de engenharia certamente ultrapassava esta barreira ...
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por galt »

Seria muito importante.
Mas como tudo na vida o que se utiliza paga-se... e por vezes valores incompreensíveis. :?
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por jmal »

urraisse Escreveu:Na 6aFeira apresentei a D.Branca no trabalho, e claro foi a loucura total! Primeira questão: "Isso bebe o quê, 2lts aos 100?" :roll: .
Já tive uma situação idêntica, perguntaram quantos litros bebia aos 100, eu disse:

Eu: - Não sei, nunca meti nenhuma, ainda anda com aquela que trouxe quando a comprei. :lol: :lol: :lol:

Ele: - Então mas já fizeste quantos kms, já te vejo a passar nela à algum tempo.

Eu: - Uns 3300 kms....

Ele: - E AINDA ANDA COM A DE ORIGEM.

Eu: - Oh ya, e segundo o fabricante nunca vai ser necessário atesta-la. :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por pafi »

urraisse Escreveu:
pafi Escreveu:Viagem tranquila de 150km rumo ao encontro.
Este tipo de viagens longas é que me intriga um pouco devido à inexperiência, e surgem dúvidas do tipo:
Como planear uma viagem com abastecimento?
Vais abastecer em Leiria durante quanto tempo? E depois, segues direto à concentração?
Quando tiveres um conhecimento mais profundo do comportamento do teu VE (duração das baterias vs. velocidade vs. declive das estradas...) irás ficar dentro do assunto sobre o planeamento das viagens.
O primeiro passo é a verificação da distância. Sabendo isso, é preciso ter uma noção de quantos km se podem fazer "de seguida" a velocidades razoáveis (a menos que 50km/h torna-se cansativo, se bem que a autonomia estica). No meu caso, já sei que a 70-80km/h consigo percorrer 80-90km de distância em estrada sem grandes declives.
Portanto, metade de 150km, são 75km, que é mais ou menos o percurso Coimbra-Leiria. Chegarei lá com uns 20km no CB, e certamente serão precisas umas 2h de carga. Depois, será o mesmo ritmo até Alenquer. Aí como iremos estar "ocupados" o tempo de carga é rentabilizado.
Resumindo, ao longo do tempo adquire-se experiência de campo ao realizar viagens. Pode-se experimentar fazer percursos a várias velocidades para ver como são os consumos.
Outro ponto fundamental é programar as paragens. Saber onde há tomadas garantidas. Nesta minha última viagem tinha a certeza que podia carregar aos 70km. E que depois iria ter cerca de 100km sempre seguidos sem carga (e com parte final em serra). Por isso tive que diminuir o ritmo na segunda parte para que a carga não desaparecesse tão rapidamente. Durante o trajeto ainda me passou pelo pensamento parar antes da subida, mas resolvi diminuir a velocidade para "acumular" e-. Correu bem, porque no fim ainda sobraram alguns km no CB, isto é, não esgotei completamente a carga.
Outro aspeto - os carregadores. Se não tivesse o 2º carregador, teria demorado o dobro do tempo nos carregamentos (com os dois debitam-se cerca de 1800W. O da Vectrix acho que anda por essa ordem também). Sem ele não me teria aventurado, pois uma carga completa apenas com o carregador interno demora cerca de 5 horas! Como fiz praticamente 3 carregamentos completos, só aí seriam 15h parado. Seria impraticável!
Depois pode haver variações: é melhor andar depressa, percorrer menos km e depois carregar muito tempo até voltar à estrada? Ou é melhor andar devagar, percorrer mais km e depois carregar pouco até chegar ao destino? A receita depende de cada um e do estilo de condução... e para isso é preciso fazer muitas viagens ;)
Sobre a tua Vectrix. Se por acaso fosses, seria um percurso com cerca de 80km. Pelo que tenho lido, acho que viajando a 50-60km/h talvez se conseguisse fazer tudo de uma assentada. Mas é melhor o pessoal vectrixiano manifestar-se sobre isso ;)

P.S. - mais de um ano depois de ter a mota ainda não consigo responder às pessoas que me perguntam quantos km dá para fazer com uma carga. Depende...
No dia em que tiver alguém para me rebocar a mota, poderei experimentar sair, gastar a carga toda até ficar parado na estrada e aí sim, verificar quantos km faço com uma carga. Até lá, vou fazendo uma gestão dos Ampéres que tiro do pack e da distância que falta até à próxima tomada, tudo isso controlando o acelerador e o velocímetro. Viajar pode torna-se um exercício de Física bem interessante :lol:

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por sugarstorm »

Boas,

80kms de Vectrix NIMH sem carregar é arriscar.
Uma Vectrix a velocidades normais (70/80kms/h) deverá com boas baterias fazer entre 60 a 70 kms. Mais é publicidade. Ou então há o risco de reverter células.
Se for devagar (<50kms/h) talvez faça os 80. Mas demoras 2h!!!
Também depende muito da orografia, punho, vento frontal, piso seco/molhado, peso a ser transportado (com pendura é pior). Logo são muitas variáveis.
Mas de Pataias a Alenquer há onde carregar. Vens Por Alcobaça, Turquel, Casa do Jmal :lol: (carga) e ficas logo a conhecer o mestre das Vectrix, Cheganças.
Simples e fácil. Ele já te ofereceu carga e tudo. Aproveita. Conheces a comunidade e tiras muitas dúvidas. Faz o esforço!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por zepequeno »

Parabéns! Mais um para a comunidade!


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Viva!
Peço desculpa mas devido a uma agenda atribulada não tenho tido muito tempo para a escrita :(
De qualquer forma resumindo as experiências com a D.Branca tem sido tudo "joia", mas claro os acidentes de percurso já aconteceram... :(
Já li por aqui sobre quedas "ridiculas" e sem motivo aparente que quando estamos do outro lado a ler só pensamos "...isto nunca me vai acontecer..."! Pois bem, foi logo na 1ª 2aF de trabalho, arranquei perto das 9h (hora de ponta na vila) e assim que vou para entrar na estrada principal a "luvinha" nova à estreia retirou-me sensibilidade nos dedos e parar uma Vectrix bruscamente com o travão da frente deu em... QUEDA :?
Nada de grave já que foi uma queda onde a mota não estava em andamento, eu estava praticamente parado mas o peso para o lado direito foi tal que os meus 65 kg não seguraram a D.Branca... O grave foi imaginar a plateia dos vários cafés a comentar "...tão cedo e o gajo já vai bêbado...". Demorou mais a queda do que a recomposição, que foi em segundos sem olhar para mais nada nem ninguém :oops: Parecia o Hulk a levantar a mota :lol:
O rescaldo foi alguns riscos na moto e uma enorme ferida no orgulho :roll:
Mas para sarar estas feridas nada melhor que o tempo, e já lá vão cerca de 3 semanas e já estou com a condução muito mais segura e a dominar a travagem, no entanto estas quedas ridiculas são um "abre olhos" para nos lembrar-mos que uma distração é a morte do artista!
Há pouco tempo fui a Leiria com D.Branca e totalizamos 52 km's, cheguei com a luz vermelha da bateria mas com 2 traços (pensava que esta luz só acendia depois de esgotar todos os traços)... O caminho da ida (cerca de 25 kms) fiz a uma velocidade de 50kms (apenas consumiu 6 traços dos 17), para cá era hora de ponta tive de lhe aplicar umas boas acelerações e algumas via rápidas mas foi uma viagem totalmente controlada! Quando cheguei a Leiria e como o desvio era pouco e sobrava tempo fui até a um ponto Mobi.e junto do IMTT para experimentar o meu cartão, mas pelos vistos este ponto de carga não está funcional :?
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

pafi Escreveu: mais de um ano depois de ter a mota ainda não consigo responder às pessoas que me perguntam quantos km dá para fazer com uma carga. Depende...
Sim é verdade, nesta viagem (a maior até hoje) de 52 kms verifiquei que se fosse sempre a 50kms acho que fazia 100 kms, mas se lhe "abrir a goela" se calhar fica-se pelos 30 kms !
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Nestas semanas de uso houve 2 acontecimentos que me deixaram com a pulga atrás da orelha e exponho aqui para o pessoal Vectrixiano analisar e opinar:
1) Certa vez ía calmamente em recta para o trabalho e a D.Branca pura e simplesmente deixou de fucionar, em andamento tive de fazer o combinação dos travões traseiro/frente para obter o OK e seguir com a queima de electrões.
2) Na aproximação de um cruzamento tive de parar para dar prioridade e após a paragem por segundos (1ou 2) acendeu-se a luz amarela da chave, mas a mota nunca deixou de trabalhar e a luz desapareceu logo.
Será que são "bugs" no software ou será mesmo o anuncio de problemas futuros?
É que no geral a mota está com um desempenho excelente !
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Mumia »

Quanto ao acidente, bom 1º ainda bem que nao te aleijaste ;) fora o orgulho claro ehehehe

e é mesmo assim com toda a gente qd cai é levantar bem rapidoooo e olhar a volta a ver se ninguem viu e ver como ficou a menina e ficar-se fulo connosco proprios :P

uhmm... diria... pequenos Bug's ;) ou falhas de comunicação.... :P

mas qual o erro que apareceu qd acendeu a lus amarela?

P.s.- haverá mais experientes no mundo vectrixiano que certeza te vao dar resposta :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Mumia Escreveu:mas qual o erro que apareceu qd acendeu a lus amarela?
Humm, pois só vi mesmo a luz amarela, é provavel que reporte algum código onde diz os kms, certo?
Também estava no meio do cruzamento, não reparei em mais nada e como apagou-se de imediato penso não ser nada de mais.
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Emanuel Couto »

Vou trocar a minha CBR por uma destas :lol: http://bikeglam.com/green-good-design-a ... uper-bike/

Parabéns......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Emanuel Couto Escreveu:Vou trocar a minha CBR por uma destas :lol: http://bikeglam.com/green-good-design-a ... super-bike
Com essa troca serias admitido na Ordem Jedi... :lol:
A maxi-scooter Vectrix é futurista (desde 2008), mas esta é algo que pode entrar numa cena do Star Wars ! 8-)
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Volt »

A luz amarela é apenas um sinal de aviso. Provavelmente alguma falha de comunicações. Tens de verificar se aparece escrito CanBus ou Encodr no mostrador do meio.
Erro é quando acendem as luzes vermelhas (e começam a piscar). Se a luz amarela acender e não mais se desligar (ou então começar a acender com muita frequência), aí sim, deves levá-la ao médico. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”