VE- Vortex Rs

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: VE- Vortex Rs

Mensagem por marcopns »

12ah é a bateria, porque o controlador deve ser de 20ah como os outros. Na prática com 60v tens mais velocidade de ponta, muito próximo dos 40km/h. Essas quase scooters (não dessa marca) são uma praga aqui por Aveiro. Por cá os preços começam nos 500-600€.

Para mim, preferia uma bike convertida como a do Fidel, nem pensava 2 vezes. Mas essas quase scooters, não são tão más como dizem e com baterias de litio seriam uma boa opção.

A da minha mãe tem cerca de 5 anos, dos quais 1 ano e meio a litio. As baterias de chumbo duraram 3 anos e meio, mas ao fim de 2 anos já não faziam metade da autonomia. Foram trocadas quando a autonomia desceu dos 3kms por carga.

nios26
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Mensagem por nios26 »

Fidel, seria interessante colocares o preço da conversão de uma bicicleta, logicamente o preço da bicicleta em si não é importante pois a pessoa pode já ter ou pode querer comprar o modelo que lhe apetecer.

Uma bicicleta do género da tua tem inúmeras vantagens, pois jogando com as engrenagens dela permite subir em todo o lado e facilmente dar 70km/h coisa que a minha trotinete ou este tipo de scooters não conseguem.

A bicicleta parece-me interessante será mais cara mas já trás baterias de litio, ebmora eu consigo meter a minha trotinente a A123 e ficar bem mais barata que qualquer uma destas bicicletas por exemplo:

http://www.gingabike.pt/product.php?cat ... u=Produtos
Cumprimentos.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

Um kit igual ao do Fidel, na Eclipsebikes custa entre 300€ e 370€ (24V200W / 48V1200W) + baterias.
As baterias na mesma loja, 48V 15ah custa 540€, 24V 15ah custa 323€, já montados e com carregador de 4ah.

No total os custos ficam entre 623€ na opção mais barata e os 910€ na versão mais potente, bicicleta excluída.
Por exemplo uma bike de 24V e 500W custa cerca de 640€, que terá um desempenho superior as quase scooters.

Dei o preço da eEclipsebikes porque fica localizada na EU e os preços já têm IVA e não têm surpresas de alfandega.

Autor do tópico
Mazevedo17
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta abr 18, 2012 10:02 pm

Mensagem por Mazevedo17 »

Já vi que é uma má opção estas quase scooter´s, por causa da bateria. Já vi que não prestam, tenho medo de fazer esse investimento grande de 800euros e depois encostar passado um ano por causa das baterias ou até menos tempo. Pensara que esta scooter já seria melhor qualquer coisa por ser uma marca melhor e por ter 60v para ajudar nas subidas, mas eu peso 75 kg então já percebi que se ia tornar em mau investimento, apesar de que vou ficar sempre com o bichinho aqui por elas.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Mazevedo17 Escreveu:Já vi que é uma má opção estas quase scooter´s, por causa da bateria. Já vi que não prestam, tenho medo de fazer esse investimento grande de 800euros e depois encostar passado um ano por causa das baterias ou até menos tempo. Pensara que esta scooter já seria melhor qualquer coisa por ser uma marca melhor e por ter 60v para ajudar nas subidas, mas eu peso 75 kg então já percebi que se ia tornar em mau investimento, apesar de que vou ficar sempre com o bichinho aqui por elas.
Por acaso, já viste a secção de "Mercado Livre" aqui do fórum: http://www.novaenergia.pt/forum/viewforum.php?f=10

Tem lá várias eléctricas usadas. Umas mais baratas que outras. E claro umas melhores que outras! Até tinha uma da zona da Foz, embora de "chumbo" é certo! Mas nenhuma se compara a "quase scooter". Vê e ficas a conhecer! As tuas necessidades impõe um produto mais evoluído...pendo eu de que!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

Não desanimes Mazevedo17, agora já sabes com o que contas, não te deixes levar na conversa dos vendedores.
Sempre me fez confusão ver tanta gente a comprar estas quase scooters sem estar devidamente informadas sobre as baterias. Depois, têm uma má experiência e vão dizer que os VEs nao prestam!
Das muitas, mesmo muitas que circulam cá na minha aldeia, aquelas que fazem casa - café, continuam a circular :lol: . As que fazem casa- trabalho rapidamente desistem. Conheci uma destas pessoas que fazia cerca de 10 kms dia que me disse que ficava mais barato andar num carro a gasolina.
O bichinho continua aí, então avança, mas com baterias de litio!

Como és do norte, tenta falar pessoalmente com o Fidel e ver a maquina infernal ao vivo! :)

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Ainda tenho que ver é se compro uma dessas em bom estado de conservação mas com as baterias arruinadas por meia dúzia de trocos ou converto uma bicicleta a sério.
É que essas bicicletas gordas com aspirações a scooter ainda andam menos que uma bicicleta, mesmo com lítio só têm motor de 250W e muito peso.

nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

Um negocio deste género é sempre boa ideia
http://sintra-lisboa.olx.pt/vendo-bicic ... -423177229
http://vilarealcity.olx.pt/velocipede-s ... -420658235
http://palmela-palmela.olx.pt/bicicleta ... -435070120
http://ramada-lisboa.olx.pt/bicicleta-e ... -434668377
http://santairiadeazoia.olx.pt/scooter- ... -433521238
http://sobrosa.olx.pt/scooter-ela-ctric ... -434563266
http://albufeira-albufeira.olx.pt/scoot ... -433067190

Converte-se para litio e com pouco dinheiro fica-se com uma coisa minimamente interessante.

Sinceramente o grande insucesso das baterias de chumbo é as pessoas não terem os devidos cuidados com elas, vão sempre até a mota parar e muitas vezes encostam-nas descarregadas e só passado algum tempo se lembram de as carregar.

Não acho mau negocio comprar com baterias de chumbo desde que saibámos aquilo que estamos a comprar e não haja ilusões mas sempre com a ideia de uma dia converter a litio. Quando as baterias de chumbo se começarem a portar mal compram-se umas de litio e as de chumbo dão sempre para umas brincadeiras com um painel solar por exemplo.

Cumprimentos.

Autor do tópico
Mazevedo17
Membro Dedicado
Membro Dedicado

O interesse era mesmo por causa de uma scooter electrica deste genero, pensei mesmo que fosse rentável, mas o tipo destas baterias estraga tudo. Por quanto me ficaria por umas de lítio na dita?:P
e ciclomotores são todos para cima dos 800 euros não e?
Obrigado pelo apoio!

nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

Mazevedo17 Escreveu:O interesse era mesmo por causa de uma scooter electrica deste genero, pensei mesmo que fosse rentável, mas o tipo destas baterias estraga tudo. Por quanto me ficaria por umas de lítio na dita?:P
e ciclomotores são todos para cima dos 800 euros não e?
Obrigado pelo apoio!
Há aqui uma questão importante que penso que seja a mais importante na compra de um veiculo deste genero.

Quantos kms pensas fazer por dia? Será que depois ao gostares da mota não vais passar esses kms para o dobro ou triplo? Se assim for tem mais lógica avançar para ciclomotor.

Se for para fazer cerca de 20 kms por dia penso que tenha mais lógica o velocípede pois tem vantagens como por exemplo não precisar de seguro.

Umas baterias de litio para essa mota devem custar entre 300 a 400€ para fazerem 20-30 kms por carga.

O ciclomotor se for com baterias de litio penso que custe sempre para cima de 2500€ mas alguém que se prenuncie.

O grande problema é que no inicio dizemos sempre que para 10kms serve, depois queremos 30kms, depois queremos 60kms e mais depressa pois torna-se aborrecido andar tão devagar tantos kms e quando vamos a ver o que realmente precisávamos era de uma vectrix.

Penso que primeiro é preciso esclarecer o uso que realmente queremos dar e se tivermos consiência disso penso que as baterias de chumbo podem até não ser uma forma de impedir a compra.

Autor do tópico
Mazevedo17
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Eu quero andar uma média de digamos pegar nela 3 dias por semana e fazer por esses dias 14 quilómetros no máximo. Depois ao fim de semana fazer uns 17 com umas boas subidas, então pensei neste modelo. Conto deixa la na garagem que é retirado da minha casa e levar comigo a bateria para carregar em casa e fazer isto sempre ou quase sempre ou seja dar lhe sempre carga. Ouvi dizer então que estas vortex são o melhor modelo de bicicletas eléctricas do mercado.
Obrigado ;)

nios26
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por nios26 »

Mazevedo17 Escreveu:Eu quero andar uma média de digamos pegar nela 3 dias por semana e fazer por esses dias 14 quilómetros no máximo. Depois ao fim de semana fazer uns 17 com umas boas subidas, então pensei neste modelo. Conto deixa la na garagem que é retirado da minha casa e levar comigo a bateria para carregar em casa e fazer isto sempre ou quase sempre ou seja dar lhe sempre carga. Ouvi dizer então que estas vortex são o melhor modelo de bicicletas eléctricas do mercado.
Obrigado ;)
Eu não conheço bem esse tipo de modelos vortex não é possível tirar as baterias pelo menos de forma pratica e sem ferramentas por isso penso que não seja solução tirar e meteres as baterias para as carregares e pesam mais de 20kgs que não é facil no dia a dia andar para trás e para a frente, se calhar aí a única solução era uma trotinete com um pack de A123 de 6.9ah ou 9.2ah que pesa cerca de 5kgs e é facil de meter e tirar mas alguém com mais expriência nestas situações que diga se acha viável tirar as baterias para as carregar.

Cumprimentos.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

A bike da minha mae, dá para tira a mala das baterias com a chave da ingnição. Se o pack for constituído com baterias de chumbo pesa perto de 20kg, litio fica-se pelos 7kg.
Expliquei detalhadamente a conversão aqui: http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1778.0

Autor do tópico
Mazevedo17
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mas será que dá para aplicar neste tipo de modelo?então o melhor era comprar uma bicicleta electrica usada e comprar as baterias. Por quanto me ficaria umas iguais para uma bicicleta eléctrica?e não é mesmo difícil montar na mesma? então os 60 v ou os 48v é irrelevante nas subidas?

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

Boas,
Se tivers interessado em ver a minha bike podes vir ao encontro de VE's que se vai realizar em Braga, o dia ainda nao esta definido mas basta acompanhares este link: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 32&t=16708
Se tas mesmo virado para essas quase scooter, acho que era boa ideia comprar usada e comprar baterias litio... o problema que as usadas devem ter, sera nas bateiras quase de certeza.
Quanto ao 60v ou 48v para mim é a mesma coisa, é mais relevante o controlador e a capacidade de descarga das baterias... é possivel andar mais rapido com 48v, basta as baterias e o controlador o deixarem.

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

E quanto custa uma coisa destas?

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

E_MAN Escreveu:E quanto custa uma coisa destas?
Quais??
Estas tais quase scooters?

Autor do tópico
Mazevedo17
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Se fosse tão fácil alterar as baterias a uma quase scooter e se fosse rentável eu ia já nisso! :)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Rentavel???
Se umas de 48V e 12Ah custam mais de 150€, umas de litio de 15Ah, que garantidamente fazem 10X mais kms (estou a falar em 2000 recargas X 50 Km) e com maior autonomia (50km garantidos, em vez de 40km nas de chumbo quando novas), custam menos de 500€.
Com a diferença melhorada de pesar menos uns 13Kg do que com chumbo! Logo sobe muito melhor!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Mazevedo17
Membro Dedicado
Membro Dedicado

E como se faz a passagem de uma de chumbo para lítio! Eu apostava já nisso!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”