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Enviado: quarta nov 22, 2006 1:08 pm
por Ramos Buta
perdão hynek em vez de hiney.
ramos

Enviado: quarta nov 22, 2006 1:41 pm
por hynek
ramos buta Escreveu:aló heney,
algo não percebo quando colocas (combustível: sistema de 2 depósitos: depósito principal - 100% do ov usado (verão), 90% (inverno), 2.º depósito - 33% ov, 65% gasóleo e 2% da gasolina), gostari de saber o que significa 90%(inverno)? o que deve-se adicionar para fazer os !00%?

ramos
90%(inverno) significa que neste depósito, durante o inverno, tenho 90% do óleo vegetal e 10% do gasóleo. ainda é acobselhável adicionar 2% da gasolina 95.

aconselho ler algo na secção do faq:

http://seealte.europecon.net/

Enviado: quarta nov 22, 2006 5:48 pm
por Tó Miguel
ramos buta Escreveu: ramos
boas até que em fim que aparece alguém de um país irmão africano aqui no forum bem vindo.


já agora uma pergunta: sei que os alemães andaram aí a fazer prospecção dos terrenos para cultura de colza, sabes se sempre vai avante?

Enviado: segunda nov 27, 2006 11:30 am
por José Rui
ramos buta Escreveu:aló heney,
algo não percebo quando colocas (combustível: sistema de 2 depósitos: depósito principal - 100% do ov usado (verão), 90% (inverno), 2.º depósito - 33% ov, 65% gasóleo e 2% da gasolina), gostari de saber o que significa 90%(inverno)? o que deve-se adicionar para fazer os !00%?

ramos
ramos,

eu também estou a iniciar um projecto parecido e quero entrar em moçambique e também em angola.
tenho um em angola um amigo interesado em que explorem as terras com cerca de 10000 hectares.
entrei em contacto com um industrial em portugal (biodiesel) que precisa de algém (com algum capital) para participar de um projecto de extracção de óleo e produção de electricidade através de biomassa em angola. o projecto ainda está no inicio e contempla duas unidades.

ab

Aumento do poder energético do biodiesel

Enviado: segunda nov 27, 2006 4:27 pm
por Captain
boas,
ainda ninguém explicou ou lembrou ao ramos, que a variação das percentagens dos diversos combustíveis, consoante se trate de verão ou inverno, se devem ao facto das grandes diferenças de temperatura que se registam em portugal.
por outro lado, não sei se o próprio ramos se lembrou desse pormenor.
e a informação que ele deve ter é a seguinte:
com as temperaturas na ordem dos 25 ou 30 graus celsius que se registam em portugal, durante os meses entre a primavera e o outono, não há grandes problemas relativamente à viscosidade dos combustíveis semelhantes ao oleo vegetal, novo ou usado.
já nos meses mais frios, entre o fim do outono, inverno e início da primavera (entre outubro e abril), com as temperatutras muito baixas que se fazem sentir é necessário recorrer a misturas de combustível mais ricas e que não sejam tão viscosas, por forma a não prejudicar, por esforço, todo o sistema de injecção e que permitam uma melhor explosão melhorando os arranques a frio.
penso que é isto e que não estou muito enganado.
caso esteja, peço o favor de me corrigirem.
cumprimentos a todos,

captain

Enviado: segunda nov 27, 2006 4:59 pm
por hynek
pois captain,

não me lembrei que ele pode não saber isso.
bem observado. e bom trabalho.

Enviado: quarta nov 29, 2006 9:40 pm
por orbis
convém lembrar que apesar de angola ter clima tropical, o seu território é constituído em grande parte por vastas áreas planálticas (huambo e bié, por exemplo) com altitudes muitas vezes superiores a 1000 m, onde em determinadas áreas do ano há arrefecimento nocturno considerável.