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Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: quinta set 08, 2011 10:03 pm
por lopes
zepequeno Escreveu:perfeito! dá para o uso! ainda bem.

muitos kms aí com a spider!
Vai dando para uso pelo menos por enquanto, no inverno com o frio, e como já aqui foi dito é que vai provavelmente precisar de carga extra pelo meio...

Por isso ainda não está posta de parte uma ideia que tenho, mas para isso vou precisar da ajuda dos entendidos... do que aprendi de electricidade, ligar duas baterias em paralelo mantem a voltagem e soma a amperagem, tal como mostra a seguinte figura:

Imagem
(valores representativos)

Tendo em conta que estas baterias de 20Ah são mais pequenas que as originais, consigo facilmente colocar mais um pack (mais 4 baterias) ligado em paralelo com o outro pack, conseguindo assim os mesmos 48V mas aumentando para 40 a amperagem.

A minha dúvida é se isso implica algum risco para os actuais componentes, principalmente o controlador, ou se teria de fazer mais alguma alteração. Penso que não, pois o que irá acontecer na prática é ter os mesmos 48V mas durante mais tempo. Será mesmo assim?

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: quinta set 08, 2011 10:10 pm
por lopes
RuFuS Escreveu:Não te querendo desmotivar mas querendo ser realista:
- a manteres esse ritmo as baterias daqui a 2000 a 3000km penso que estarão prontas a ser substituídas...jamais conseguirás manter essa autonomia daqui a uns milhares de kms...

Por acaso não consegues carregar no local de trabalho? Era muito importante no teu caso...

Cumps
Sim, também acredito que não irei conseguir manter este ritmo com o somar dos kilometros, contudo ontem o consumo foi feito mais a titulo excepcional e para ver até onde aguentava.
Por exemplo hoje só andou 20Km e fui testar agorinha mesmo (vicio) e não mostra sinal de fadiga, estava como se acabada de carregar.
Mas sim, consigo carregar no trabalho, e estou convencido que se não fizer nenhuma alteração irei mais tarde precisar mesmo de o fazer. Já agora... compensa fazer carregamento de cerca de 1:30h durante o almoço?

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: quinta set 08, 2011 10:39 pm
por RuFuS
pedrolopes Escreveu:
RuFuS Escreveu:Não te querendo desmotivar mas querendo ser realista:
- a manteres esse ritmo as baterias daqui a 2000 a 3000km penso que estarão prontas a ser substituídas...jamais conseguirás manter essa autonomia daqui a uns milhares de kms...

Por acaso não consegues carregar no local de trabalho? Era muito importante no teu caso...

Cumps
Sim, também acredito que não irei conseguir manter este ritmo com o somar dos kilometros, contudo ontem o consumo foi feito mais a titulo excepcional e para ver até onde aguentava.
Por exemplo hoje só andou 20Km e fui testar agorinha mesmo (vicio) e não mostra sinal de fadiga, estava como se acabada de carregar.
Mas sim, consigo carregar no trabalho, e estou convencido que se não fizer nenhuma alteração irei mais tarde precisar mesmo de o fazer. Já agora... compensa fazer carregamento de cerca de 1:30h durante o almoço?
Compensa...por pouco que seja, compensa...

Qt à tua ideia de meter outro pack em parelelo...ñ sei se terás espaço...

Cumps

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: quinta set 08, 2011 11:37 pm
por lopes
RuFuS Escreveu:Compensa...por pouco que seja, compensa...

Qt à tua ideia de meter outro pack em parelelo...ñ sei se terás espaço...

Cumps
Espaço arranja-se, pois estas são mais pequenas e onde cabiam as 4 originais, cabem agora 6 destas, faltando apenas o espaço para as restantes 2, mas nem que tenha que sacrificar o espaço debaixo do banco, elas cabem todas. A minha questão é mesmo sobre a parte eléctrica da coisa - se não há problema para o controlador por exemplo. Também ficaria uns 10Kg mais pesada, mas não vejo grande problema nisso.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 12:26 am
por Mumia
Parabens pela maquina... :D muitos e bons Km's.. :D

e como sao de gel... por mais que penses "não é preciso" se podes... carrega SEMPRE... ou seja... no trabalho... em casa (hora almoço) e vais ver que duram muito mais.. :D

boa sorte :D

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 12:44 am
por zepequeno
a ideia é mesmo, sempre que a mota estiver parada que esteja a carregar, a vermelhinha só mesmo onde não dá é que não carrega, de resto, anda sempre com carga máxima.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 11:52 am
por lopes
Bem parece-me que não vou invertar muito para já, vou antes comprar uma extençãozita :idea: e carregar onde puder. Para já vai funcionar da seguinte forma e ver como se porta:
Manhã: vai fazer 6km para o trabalho mais 6km para casa;
Almoço: carregamento de 1-2h
Tarde: 7km para trabalho | carregamento 4-5h | 7km regresso a casa
Noite: encher depósito! :lol:

Pelas vossas opiniões, assim irei conseguir aguentar mais as baterias.

À tarde a distãncia para o trabalho aparece maior, pois a minha esposa já me convenceu que à tarde a EcoSpider está por conta dela! :? :lol:

EDITED:
Mesmo assim se alguém se quiser pronunciar sobre a hipotese de colocar 2 pack's em paralelo perfazendo os 48v/40Ah, era engraçado, pois nunca se sabe... ;)
Já agora... o velocimetro tem mesmo um grande erro em alguns pontos... comprovei ontem com o gps... o que já tinha ouvido dizer que era normal nas chinesinhas!

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 1:01 pm
por RuFuS
pedrolopes Escreveu:Bem parece-me que não vou invertar muito para já, vou antes comprar uma extençãozita :idea: e carregar onde puder. Para já vai funcionar da seguinte forma e ver como se porta:
Manhã: vai fazer 6km para o trabalho mais 6km para casa;
Almoço: carregamento de 1-2h
Tarde: 7km para trabalho | carregamento 4-5h | 7km regresso a casa
Noite: encher depósito! :lol:

Pelas vossas opiniões, assim irei conseguir aguentar mais as baterias.

À tarde a distãncia para o trabalho aparece maior, pois a minha esposa já me convenceu que à tarde a EcoSpider está por conta dela! :? :lol:

EDITED:
Mesmo assim se alguém se quiser pronunciar sobre a hipotese de colocar 2 pack's em paralelo perfazendo os 48v/40Ah, era engraçado, pois nunca se sabe... ;)
Já agora... o velocimetro tem mesmo um grande erro em alguns pontos... comprovei ontem com o gps... o que já tinha ouvido dizer que era normal nas chinesinhas!
Se a metesses a carregar também de manhã no trabalho era perfeito...

Qt ao pack em paralelo, mais vale ires poupando dinheiro para uma conversão para lítio!

Qt ao velocímetro, também a minha Bereco Evo é chinesa no entanto conta certinho direitinho...nem todas as chinesas são iguais... :D

Cumps

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 4:49 pm
por lopes
RuFuS Escreveu:Qt ao velocímetro, também a minha Bereco Evo é chinesa no entanto conta certinho direitinho...nem todas as chinesas são iguais... :D
Cumps
eh eh... mas olha que os chineses até são uns tipos porreiros... a minha como era scooter de serviço, deve ter apanhado um bocado de sol e tem "vidro" do painel de instrumentos bastante baço, por vezes até dificil de ver os controlos durante o dia... lembrei-me então de ir ao site da marca (marca original chinesa) e mandar um mail a perguntar se me conseguiam arranjar um painel novo, ao que já me responderam que me arranjam um painel novo com o custo de USD3,55 e se só precisar do vidro que o oferecem! :shock: só preciso mesmo de pagar os portes... espectáculo! Acho que pela diferença de preço vou mesmo mandar vir um painel novo! :lol:

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 6:19 pm
por serges
LOL, quase que mandas vir uma mota inteira se for por esse preço as peças... muito bem, vai fazendo um tuning/restauro pois ela merece!

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 9:17 pm
por lopes
serges Escreveu:LOL, quase que mandas vir uma mota inteira se for por esse preço as peças... muito bem, vai fazendo um tuning/restauro pois ela merece!
Lol, sim era quase... esqueci foi de mencionar o pormenor dos portes que ficam em 35 dolares.
Mesmo assim depois de feita a conversão, o painel completo ficará por volta de 27/28€... basicamente portes... :|

Actualizado a coisa... a esposa chegou à pouco a casa - hoje a Spider fez cerca de 28Km sem qualquer carga pelo meio (vocês ainda me dão uma malha :lol: ). Lógico que fui experimentar a scooter na chegada a casa (vício) para ver como vinha de força... estava com 3 dos 5 led's acesos e fresquinha, pois andei um pouco e ela não acusou cansaço. Prometo que a partir da próxima semana carrego pelo menos ao almoço, pois as cargas nos respectivos locais de trabalho ainda estão em processo de autorização patronal eh eh.

OFFTOPIC:
jmal: será que não conheces a minha menina? Ela veio ai dos teus lados... 8-)

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 9:55 pm
por Barrocas
Boas,

ja que ninguem se atreveu a responder a tua duvida, respondo eu :)

a tua ideia de aplicar um pack igual em paralelo é viavel.
Se o fizeres, as baterias actuais apenas vao sofrer metade do esforço, pois fica repartido, ou por outras palavras, teoricamente ficaria com quase o dobro da autonomia, porque duplicas a capacidade do teu "deposito" de electrões ;)

Digo quase, porque o peso adicional tambem tem o seu lado negativo na performance/autonomia, e sendo um modelo com potencia reduzida, ainda mais se vai queixar.

Sobre o painel, acho que podes evitar essa despesa, se leres os outros diarios de bordo (DB), podes encontrar informações muito uteis, no teu caso recomendo ler o DB do Tavares, "EVADER EV100METRO em Portalegre", onde ele descreve como tratou de recuperar o plastico do painel dele, ou então na secção "Projectos V.E.", o topico do carlos.g e a sua Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total, onde tambem acontecem milagres ;)

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sexta set 09, 2011 10:12 pm
por tavares
Sim , podes ver o meu DB , mas eu lá expliquei que no fim das lixagens que apliquei verniz auto , mas já não aconselho porque está a ficar opaco , portanto aplica lixa fina 1500 com água , depois aplica lixa 2000 , e no fim dá polimento com massa de polir.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado set 10, 2011 10:30 am
por civic
Boas, podias colocar aqui o site da marca. É que a tua não é muito diferente da minha e não consigo encontrar nada original para ela, tal como uma viseira que lhe ficava bem.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado set 10, 2011 11:59 am
por lopes
Obrigado Barrocas pelas dicas! ;)
Para já vou manter este pack e ver até onde aguenta, até porque parece estar a portar-se melhor depois dos primeiros carregamentos e nem começou a levar com as cargas intermédias. Mas as dicas ficam registadas! Também registo a ideia de em vez de 2 pack's fracos, meter 1 mais forte como fez o tavares ;)
tavares Escreveu:Sim , podes ver o meu DB , mas eu lá expliquei que no fim das lixagens que apliquei verniz auto , mas já não aconselho porque está a ficar opaco , portanto aplica lixa fina 1500 com água , depois aplica lixa 2000 , e no fim dá polimento com massa de polir.
Boas, não sei se vai resolver... tenho um produto próprio para polimento de plasticos e acrilicos que tenho usado com sucesso em algumas situações e que já experimentei ali sem sucesso... acho que o acrilico já está mesmo "queimado".
Já agora deixo uma foto do estado do mesmo, e que até tem a quilometragem com que a comprei (ponto já tinha experimentado 1Km :D )

Imagem
civic Escreveu:Boas, podias colocar aqui o site da marca. É que a tua não é muito diferente da minha e não consigo encontrar nada original para ela, tal como uma viseira que lhe ficava bem.
Boas, o site é http://www.saiting.com/en/enindex.asp
Bastou-me fazer uma pesquisa pelo nome e modelo constantes no documento único.
O site não está grande coisa, mas fiquei contente ao saber que pelo menos está alguém do outro lado que responde aos nossos emails ;)

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado set 10, 2011 12:13 pm
por civic
A minha tem uma marca diferente, por cá é ecoglady, e por lá é uma zwang ou coisa parecida, mas é tudo a mesma coisa.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado set 10, 2011 12:49 pm
por lopes
civic Escreveu:A minha tem uma marca diferente, por cá é ecoglady, e por lá é uma zwang ou coisa parecida, mas é tudo a mesma coisa.
Pois, a minha por cá também é EcoGlady, mas por lá é uma Saiting modelo ST12.
Dá uma espreitadela no livrete ver o que tem lá, o documento da minha tem discriminado a marca original e não a designação que é dada em portugal.

Já agora... no mesmo site, parece-me que vejo lá uma igual ao do tavares e com as mesmas caracteristicas.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado set 10, 2011 2:10 pm
por RuFuS
E porque não mandar fazer só o acrílico? Levas esse molde e fazem-te um igual por um valor simbólico...

Cumps

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: sábado set 10, 2011 2:46 pm
por lopes
RuFuS Escreveu:E porque não mandar fazer só o acrílico? Levas esse molde e fazem-te um igual por um valor simbólico...

Cumps
Também ja pensei nisso, mas depois reparei que não é liso, ou seja, faz um rebordo para dentro. No fim de tirado deve ficar tipo um prato (que raio de comparação :) )
Pensei foi em recortar esse reboldo junto ao limite de forma a tirar so a parte visivel (que é plana) e depois colar outra igual por cima, mas não sei se ficaria com bom aspecto.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Enviado: domingo set 11, 2011 12:57 am
por Jorge Rocha
Desculpa se me engano, mas a minha, comprada muito recentemente com já dois anos e meio, e que é quase igual à tua, ainda tinha o plastico de protecção de origem, que depois de retirado ficou como novo... penso que o teu será igual, embora como já apanhou mais sol, será mais dificil retira-lo.
Se isso realmente se verificar, com a ajuda de um secador de cabelo, podes retira-lo com maior facilidade!

Pelas minhas contas, e pelo peso das minhas baterias (8*20Ah) 56 kg, serão 28 kg de aumento na tua mota, para esse aumento que pretendes de 20 para 40Ah. Poderá não ser uma melhoria tão desejada como possas pensar, mas realmente aumentaria o tempo de vida útil das mesmas, por as carregares menos vezes, consequentemente pouco mais de metade do esforço para cada uma...

Eu estou a pensar seriamente em fazer um reforço ás minhas usadas de 40Ah Gel, mas com baterias de lítio 16*3,2v 10Ah, isto porque não queria gastar muito mais de 300€, e aumentando apenas 4,8 kg.

Quanto ao controlador, não há qualquer problema, como tu mesmo referiste, o aumento de potencia não altera a tensão, logo seria o mesmo funcionamento, só que durante mais tempo. E pelo menos o da minha Flash 2000, que deve ser parecido, já esteve a bombar com 60v durante 15km onde não notei diferença alguma no seu aquecimento (mas também não quis abusar da sorte e mantive o punho a meio, nos 40km/h)!

Bons electricos kms!