Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

é necessário contornar o amortecedor e todo o mecanismo que lhe está associado, verificar o movimento total dos apoios de modo a não interferir no seu curso e ao mesmo tempo aproveitar o máximo espaço possível.

o último ponto de apoio onde a caixa se pode fixar é nos apoios do descanso central que se vê na figura anterior. daí para trás terá que ficar suspensa. tinha a opção de a fixar para cima mas para isso teria que cortar mais plástico do que convém (teria que passar pelo guarda-lamas e pela mala) e não me parece que seja necessário.

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

a “caixa oscilante” irá ter que passar por fora da caixa das baterias que aqui se vê e engatar por baixo desta no braço que vem da suspensão.
metade do batente do descanso central assim como o perno de apoio da mola (que também se vêm na figura) ficam no seu percurso e vão ter que ser alterados.
Anexos
IMG_9573.JPG

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mais uma grande conversão, estás também de parabéns.

sabes quanto pesa esse quadro ?

qual a razão mais forte que te levou a fazer essa conversão ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

jmal Escreveu:mais uma grande conversão, estás também de parabéns.

o peso total da mota se o livrete estiver correcto são 193kg. só o quadro não tenho nenhuma ideia mas sei que é pesado
normalmente trabalho na relva e guardo-a no pátio e para isso tenho que lhe pegar na parte de trás e subir uma rampa a empurrá-la só apoiada na frente (tipo carrinho de mão) e não é fácil.

ando a fazer umas contas do peso já retirado e acrescentado ou a acrescentar. depois coloco aqui.

quando me perguntas qual a razão mais forte significa que há várias mas só queres saber uma...
vou fazer como um primeiro ministro que nós tinhamos e dizer aquilo que não foi

não foi para ter uma mota eléctrica porque isso já tenho.
não foi para conseguir fazê-la mais barata porque com o que já gastei (e a maior parte do material também vem da china) e com o que ainda estou a contar pagar na alfandega, já ultrapassei o que paguei pela minha predator. e não vai ficar por aqui...
e se fosse para isso também tinha que contar o meu trabalho.

ou seja, penso que a razão nem está na mota em si, tanto mais que nem sei se irei conseguir legalizá-la...

a mais forte penso que foi o desafio que o facto pode constituir ou a incerteza de saber se vou ou não conseguir dar a volta a todos os problemas que me vão aparecer e, como consequência, conseguir ou não que saia daqui alguma coisa

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

uggabugga Escreveu:
jmal Escreveu:mais uma grande conversão, estás também de parabéns.

o peso total da mota se o livrete estiver correcto são 193kg. só o quadro não tenho nenhuma ideia mas sei que é pesado
normalmente trabalho na relva e guardo-a no pátio e para isso tenho que lhe pegar na parte de trás e subir uma rampa a empurrá-la só apoiada na frente (tipo carrinho de mão) e não é fácil.

ando a fazer umas contas do peso já retirado e acrescentado ou a acrescentar. depois coloco aqui.

quando me perguntas qual a razão mais forte significa que há várias mas só queres saber uma...
vou fazer como um primeiro ministro que nós tinhamos e dizer aquilo que não foi

não foi para ter uma mota eléctrica porque isso já tenho.
não foi para conseguir fazê-la mais barata porque com o que já gastei (e a maior parte do material também vem da china) e com o que ainda estou a contar pagar na alfandega, já ultrapassei o que paguei pela minha predator. e não vai ficar por aqui...
e se fosse para isso também tinha que contar o meu trabalho.

ou seja, penso que a razão nem está na mota em si, tanto mais que nem sei se irei conseguir legalizá-la...

a mais forte penso que foi o desafio que o facto pode constituir ou a incerteza de saber se vou ou não conseguir dar a volta a todos os problemas que me vão aparecer e, como consequência, conseguir ou não que saia daqui alguma coisa

esclarecidissimo....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

as dificuldades previstas para saber o local exacto do centro da linha longitudinal estão a verificar-se.
talvez nivelando a mota, a partir do presumível centro no topo se consiga uma aproximação
Anexos
IMG_9577.JPG
IMG_9574.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

mais ou menos torta a caixa das baterias chegou ao limite posterior. se as contas foram bem feitas deve ficar a menos de 3cm da parte da frente da roda e entre as duas ainda vai ter que se movimentar a “caixa oscilante”.

a segunda camada de ferro (mais acima) também já está completa.
Anexos
IMG_9579.JPG
IMG_9582.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

já tenho baterias... com 40mm de diâmetro.
Anexos
IMG_9592.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

e a última camada de ferro por hoje...
Anexos
IMG_9594.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

ao mesmo tempo que vou adiantando tudo o que está relacionado com a conversão, vou tentando recuperar o que é possível, principalmente a nível de travões, carenagens e afins…

o trabalho e a procura que tenho feito nesta área tem dado para constatar que afinal a crise em portugal é uma treta.
de tudo o que preciso, e depois de algumas pesquisas, habitualmente peço preços para dois ou três locais diferentes, em portugal e no estrangeiro. qualquer coisa que peça por e-mail, seja para inglaterra, itália ou frança normalmente tenho resposta no próprio dia ou no dia seguinte.
em portugal, mesmo tratando-se de concessionário da suzuki, o normal é nem resposta ter.

não sei qual a razão mas só estou a ver dois motivos: ou o movimento é tanto que não há tempo para me responderem e nesse caso significa que está tudo a correr muito bem, ou já não precisam de vender mais e nesse caso significa que está tudo melhor ainda.

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

eu noto o mesmo e acredita que não é por terem muito trabalho, infelizmente... é mesmo a atitude.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

seal Escreveu:eu noto o mesmo e acredita que não é por terem muito trabalho, infelizmente... é mesmo a atitude.
já estou mais descansado, pensei que só me acontecia a mim

é que este é um exemplo, mas tenho muitos outros... deve ser mesmo o que tu dizes

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

não tenho estado completamente sozinho. tenho alguns espectadores que, embora não ajudem, não estão sempre a dizer: “faz assim…”, “faz assado…”
limitam-se a observar e não estão sempre a criticar o meu trabalho, o que já é uma grande ajuda.
pronto, agora já me sinto melhor… continuando…
Anexos
IMG_9586.JPG
IMG_9587.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

tenho descoberto algumas coisas interessantes acerca da mota. ou seja, não é bem descobrir, é mais constatar...
possivelmente não é nada que seja novidade para quase ninguém, mas para mim era: quando se trava com o travão de trás actua ao mesmo tempo o da frente. o óleo é dividido para os das duas rodas e tem um outro par de pastilhas na frente apenas para esta opção.
a outra opção é travar apenas com o da frente. só o de trás, é impossível.
não deve ser nenhum sistema inovador pois a mota já tem 11 anos mas para mim é novidade.
não sei se será característica das scooters pois ainda não tinha tido nenhuma. em termos de segurança achei este pormenor interessante.

pronto, agora aproveitem para dizer: “ eh pah, então nunca tinhas visto isso?...”

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

eles estão todos contentes porque estás a converter uma poluidora e por sua vez a melhorar a vida deles
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

outra coisa que descobri é que, embora pensasse que o motor era pendurado no parafuso (que se vê na figura), o que na verdade não tinha muita lógica pois, apesar de ser só o movimento provocado pelo amortecimento, haveria sempre desgaste, não é isso que acontece. mas, como era assim que estava quando recebi a mota, nem pensei noutra hipótese.
já me estava a preparar para arranjar um tubo em aço dentro do qual o parafuso pudesse rodar sem causar grandes estragos quando verifiquei que o comprimento do furo por onde o motor era apoiado tinha menos 2mm do que o espaço onde encaixava. não é muito mas era o suficiente para haver deslocação em andamento, se fosse pendurado, o que deveria provocar alguma instabilidade.
eu sei que a explicação é evidente, mas demorei algum tempo a chegar lá
afinal o motor era apertado e o conjunto deveria rodar em dois rolamentos laterais que eram apertados contra ele e que ainda não tinha descoberto.
o resultado de tudo isto é que me vai simplificar muito o trabalho que estava a contar ter.
Anexos
IMG_9548.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

e, assim sendo, vai ser mesmo só ferro

esta vai ser a parte de cima…
Anexos
IMG_9596.JPG

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

esse esquema de travagem existe em algumas motas sim. é para ajudar os menos experientes a travar, evitando travagem muito forte apenas com o travão de trás, que leva facilmente à perda de controle da mota por derrapagem. alguns sistemas não têmpastilhas extra; as bombas de óleo da frente e de trás estão ligadas entre si por tubos extra com reguladores de "percentagem" e travar num deles aplica automaticamente uma certa percentagem de travagem no outro.

os braços oscilantes que já vi têm todos rolamentos, geralmente de agulhas. quando voltares a meter o eixo, enche-o de massa para depois ser muito fácil de tirar na próxima vez (o mesmo se aplica aos eixos das rodas).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

o parafuso que aqui aparece tem 10mm de diâmetro por 300mm de comprimento. precisava de um m12x280,de preferência em inox. fui aqui a uma casa que se chama mesmo casa dos parafusos mas não havia nada parecido. encontrei alguns locais em portugal mas só vendiam em quantidades industriais. conclusão: teve que vir da alemanha.
eu bem tento mas não consigo deixar as divisas em portugal...

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

esse parafuso de 10mm de diâmetro, tem algum simbolo ou número na cabeça da porca? alguns parafusos de partes "criticas" não são parafusos normais, são parafusos especialmente fortes.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”