Novo productor de microgeração

Tudo que seja relacionado com Projectos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por PaulOL »

luisameixa Escreveu:Ola caros colegas
Produção mês de Maio 703 KW
Fez no dia 26 de Maio um ano que a minha microprodução foi ligada e produziu 7591 KW, um pouco acima das espetativas que era de 7045 KW.
Compts
luisameixa
Boas!

São valores de produção, para FIXO, de MUITO BOM !!!... :mrgreen: é caso para se dizer: "quando mal nunca pior" :lol:


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Olá colegas
Produção de Junho 762KW
Media diaria 25,4 KW

Compts e bom sol para todos
luisameixa

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por Patalhetas »

luisameixa Escreveu:Olá colegas
Produção de Junho 762KW
Media diaria 25,4 KW

Compts e bom sol para todos
luisameixa

Boa Luis,
eu tambem não me posso queixar, mas mesmo assim tive mais "nortadas" ... ainda cheguei aos 794Kw :P
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Olá colegas, vou tentar colocar fotos.

C:\Users\luis\Desktop\Fotos Microgeração\FOTOS MICROGERAÇÃO
compts
luisameixa

Avatar do Utilizador

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por didodido »

Bom dia

Caro Luís, quantas strings tem na sua microgeração ?
Ainda não iniciei a minha estou na fase de estudo dos inversores. Aconselharam-me o SMA 3300 sb. Penso já ser uma versão um pouco diferente da sua. O que me preocupa é injetar tão pouco na rede em comparação com a outra alternativa que me dão que é o Kaco.
Agradecia a sua opinião.
Obrigado.


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

didodido Escreveu:Bom dia

Caro Luís, quantas strings tem na sua microgeração ?
Ainda não iniciei a minha estou na fase de estudo dos inversores. Aconselharam-me o SMA 3300 sb. Penso já ser uma versão um pouco diferente da sua. O que me preocupa é injetar tão pouco na rede em comparação com a outra alternativa que me dão que é o Kaco.
Agradecia a sua opinião.
Obrigado.
Olá Didodito
Desculpa a demora na resposta
A minha microgeração tem 3 strings
Se fosse hoje se calhar tambem tinha colocado o Kaco :?
É verdade o SMA numca injetou mais que 3609W
Mas não estou desiludido :D
Compts
luisameixa


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Vamos ver se é desta

http://imageshack.us/photo/my-images/44 ... 0x480.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

O pior foi aprender, mas com a ajuda dos mais novos consegui. :lol:

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por Marco P G Silva »

boas
Um contador de venda dentro de casa? nunca tinha visto. isso é legal?
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Marco P G Silva Escreveu:boas
Um contador de venda dentro de casa? nunca tinha visto. isso é legal?
Boas caro colega
Desculpa só agora responder mas durante a semana estou "ausente"
Sim é legal porque é num prédio e estão previstas este tipo de ligações pela certiel para não alterar a arquitetonica do predio.
Nesta solução tipo D tambem não leva a portinhola PC/P porque os fusiveis da micro são montados dentro da caixa do contador.

Compts
luisameixa


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por mcarneiro »

Boas Luis,

Agora com as fotos já está explicada a produção do SMA 3300 :D , são 24 paineis correcto ? isso é muita area!, por isso é que tens uma produção muito boa para esse inversor, eu para por esse numero de paineis , tinha que utilizar o telhado da vizinha tambem :lol: ,


Mario


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

mcarneiro Escreveu:Boas Luis,

Agora com as fotos já está explicada a produção do SMA 3300 :D , são 24 paineis correcto ? isso é muita area!, por isso é que tens uma produção muito boa para esse inversor, eu para por esse numero de paineis , tinha que utilizar o telhado da vizinha tambem :lol: ,


Mario
Boas vizinho
É isso mesmo, são 24 de 180.
Uma boa alimentaçao e uma das bases fundamentais destes sistemas.

Compts
luisameixa


hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por hfmjanela »

didodido Escreveu:Bom dia

Caro Luís, quantas strings tem na sua microgeração ?
Ainda não iniciei a minha estou na fase de estudo dos inversores. Aconselharam-me o SMA 3300 sb. Penso já ser uma versão um pouco diferente da sua. O que me preocupa é injetar tão pouco na rede em comparação com a outra alternativa que me dão que é o Kaco.
Agradecia a sua opinião.
Obrigado.
Boas, como já disse noutro tópico, tenho um Kaco 4200 e se escolheres este inversor vais-te arrepender porque só injecta na rede 3550 Max, isso no meu caso. Está aqui um outro utilizador que o dele só injecta 3450 de Max, ou seja estão limitados.

Da minha parte estou muito descontente porque os antigos Kacos 3600 3.45 conseguiam injectar nalguns casos mais de 3800, logo fiz a minha escolha baseado nessa permissa que depois não se confirmou.

Se quiserem injectar mais do que a potencia nominal (3.45) FUJAM dos Kacos.

Espero que tenha ajudado para que outros não tenham a mesma surpresa desagradável que eu.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por JDuarte »

hfmjanela Escreveu: ... Se quiserem injectar mais do que a potencia nominal (3.45) FUJAM dos Kacos.
Espero que tenha ajudado para que outros não tenham a mesma surpresa desagradável que eu.
Quanto mais se fala em inversores, mais eu gosto do Xantrex!
Ainda não apareceu nenhum feliz proprietário descontente!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por mcarneiro »

hfmjanela Escreveu:
didodido Escreveu:Bom dia

Caro Luís, quantas strings tem na sua microgeração ?
Ainda não iniciei a minha estou na fase de estudo dos inversores. Aconselharam-me o SMA 3300 sb. Penso já ser uma versão um pouco diferente da sua. O que me preocupa é injetar tão pouco na rede em comparação com a outra alternativa que me dão que é o Kaco.
Agradecia a sua opinião.
Obrigado.
Boas, como já disse noutro tópico, tenho um Kaco 4200 e se escolheres este inversor vais-te arrepender porque só injecta na rede 3550 Max, isso no meu caso. Está aqui um outro utilizador que o dele só injecta 3450 de Max, ou seja estão limitados.

Da minha parte estou muito descontente porque os antigos Kacos 3600 3.45 conseguiam injectar nalguns casos mais de 3800, logo fiz a minha escolha baseado nessa permissa que depois não se confirmou.

Se quiserem injectar mais do que a potencia nominal (3.45) FUJAM dos Kacos.

Espero que tenha ajudado para que outros não tenham a mesma surpresa desagradável que eu.
Pois os Kacos eram bons os 3600 -3.45 , toda a gente pensava que o 4200 estava igual , porque o hardware é igual, grande surpresa quando os primeiros começaram a trabalhar :evil: , para alem de terem bloqueado a potencia maxima, e intervalo de voltagem da ligação á rede tambem esta errado , poseram o espanhol entre 196V e 253V em vez de nosso, que e entre 196 e 264V, resultado quem tem problemas de voltagem alta na rede , está na M..., tenho um amigo meu que tem micro sempre a ligar desligar porque a voltagem sobe aos 257V , e tivesse a norma correcta nao tinha problemas. p0or milagre a ultima da hora troquei pelo solarmax 4200 :mrgreen:

A kaco como estava no top de vendas em Portugal , decidiu enterrar-se, mas podiam ter-me enterrado sozinhos, há por ai muito pessoal agarrado!

Mario


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por JDuarte »

mcarneiro Escreveu: Pois os Kacos eram bons os 3600 -3.45 , toda a gente pensava que o 4200 estava igual , porque o hardware é igual, grande surpresa quando os primeiros começaram a trabalhar :evil: , para alem de terem bloqueado a potencia maxima, e intervalo de voltagem da ligação á rede tambem esta errado , poseram o espanhol entre 196V e 253V em vez de nosso, que e entre 196 e 264V, resultado quem tem problemas de voltagem alta na rede , está na M..., tenho um amigo meu que tem micro sempre a ligar desligar porque a voltagem sobe aos 257V , e tivesse a norma correcta nao tinha problemas. p0or milagre a ultima da hora troquei pelo solarmax 4200 :mrgreen:
A kaco como estava no top de vendas em Portugal , decidiu enterrar-se, mas podiam ter-me enterrado sozinhos, há por ai muito pessoal agarrado!
Mario
Boas,
Mário em Portugal também deveriamos ter 230+10% como limite máximo, ou seja não deveriamos ter mais de 253V...
mas quem tem microproduções em zonas com qualidade C, sabe que tal nem sempre acontece!
Agora acho estranho é o facto dos instaladores terem essa informação e nada fazerem... Ou fazem boicote à instalação dos Kaco ou exigem acesso à parametrização.
Já algum dos lesados com este novo firmware expôs o caso à Kaco? A minha MP também começou assim... mas o fabricante ajudou-me a resolver o problema.
Não fiquem à espera que o instalador, porque infelizmente numa grande maioria dos casos, depois de receberem a "massaroca"... salve-se quem puder!
Cmps,


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:
mcarneiro Escreveu: Pois os Kacos eram bons os 3600 -3.45 , toda a gente pensava que o 4200 estava igual , porque o hardware é igual, grande surpresa quando os primeiros começaram a trabalhar :evil: , para alem de terem bloqueado a potencia maxima, e intervalo de voltagem da ligação á rede tambem esta errado , poseram o espanhol entre 196V e 253V em vez de nosso, que e entre 196 e 264V, resultado quem tem problemas de voltagem alta na rede , está na M..., tenho um amigo meu que tem micro sempre a ligar desligar porque a voltagem sobe aos 257V , e tivesse a norma correcta nao tinha problemas. p0or milagre a ultima da hora troquei pelo solarmax 4200 :mrgreen:
A kaco como estava no top de vendas em Portugal , decidiu enterrar-se, mas podiam ter-me enterrado sozinhos, há por ai muito pessoal agarrado!
Mario
Boas,
Mário em Portugal também deveriamos ter 230+10% como limite máximo, ou seja não deveriamos ter mais de 253V...
mas quem tem microproduções em zonas com qualidade C, sabe que tal nem sempre acontece!
Agora acho estranho é o facto dos instaladores terem essa informaçãIo e nada fazerem... Ou fazem boicote à instalação dos Kaco ou exigem acesso à parametrização.
Já algum dos lesados com este novo firmware expôs o caso à Kaco? A minha MP também começou assim... mas o fabricante ajudou-me a resolver o problema.
Não fiquem à espera que o instalador, porque infelizmente numa grande maioria dos casos, depois de receberem a "massaroca"... salve-se quem puder!
Cmps,
È verdade a tolerancia deveria de ser 10%, mas sabe-se que em muitas zonas rurais isso não acontece, as vezes por culpa do operador da rede , outras por culpa dos clientes, de qualquer maneira de o Kaco 4200 estivesse com a configuração correcta, que são os minimos e os maximos da norma adoptada em Portugal, havia menos problemas. O grande problema da kACO é não ter um distribuidor oficial para Portugal, o distribuidor é iberico e esta sediado em Espanha, sabe-se que de espanha nem bons ventos nem bns casamentos , e já agora nem bons tecnicos nem boa tecnologia. :D

Mario


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

JDuarte Escreveu:
hfmjanela Escreveu: ... Se quiserem injectar mais do que a potencia nominal (3.45) FUJAM dos Kacos.
Espero que tenha ajudado para que outros não tenham a mesma surpresa desagradável que eu.
Quanto mais se fala em inversores, mais eu gosto do Xantrex!
Ainda não apareceu nenhum feliz proprietário descontente!
Boas pessoal
Não tenho nenhum enteresse comercial no equipamento que montei no meu telhado e a opção que tomei para montar o inversor Sma, sabendo que ele não injetava mais que 3600W foi a grande fiabilidade do mesmo.
Não há grandes queixas de avarias e a Sma era na altura lider mundial em eficiencia e duração com muitos anos de provas dadas.
Com as produções que tenho estou satisfeito, embora só tenha 20 graus de inclinaçao e os paineis não sejam muito arrefecidos e o inversor instalado no sotão onde a temperatura é muito elevada acho que tenho conseguido uma boa prestação do sistema.
Se hoje instalasse outra micro, e com o que tenho aprendido neste forum talvez instalasse mais potencia de paineis trocasse de inversor e teria inclinado os paineis para os 30 graus, mas com os conhecimentos que tinha na altura fiz o que melhor me parecia e não estou nada arrependido de ter começado esta aventura que para alem de produzir mais energia do que gasto estou a contribuir para um mundo mais sustentavel.
Se eu conseguir pagar o meu sistema durante os primeiros 6 anos já me considero satisfeito.
A verdade é que todos nós nos consideramos ecologicos mas se conseguirmos ganhar dinheiro com isso.
Não sei se nos novos inversores Kako alguem já comfrontou a leitura do inversor com a do contador porque como acontecia antes o inversor pode não estar bem calibrado.

Compts
luisameixa


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Olá pessoal
Parece que estão todos de férias como eu :D
Aqui vão as produçoes do mes de Julho
842 KWh
Dia 4 deste mes
Leitura total do inversor 9450 KWh
Leitura total do contador 9426 KWh
Horas de sol 5417=1,74 KW hora de sol
Percas do inversor/contador 24 KWh=0,25461%
Não estava a espera que as percas fossem tão pequenas porque quando tinha:
inversor 1173 KWh
contador 1168 KWh
Horas de sol 648=1,81 KWh de sol
Percas do inversor/contador 5 KWh=0,4280%
Fiquei com duvidas se fiz bem as contas :?:
Compts
luisameixa


Autor do tópico
luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Novo productor de microgeração

Mensagem por luisameixa »

Olá colegas
Produção de Agosto 2012
782 KW
No ano passado foram 730 KW

Compts
luisameixa

Responder

Voltar para “Projectos”