A minha "Mula"
-
monicasalgado
- Membro Gold

- Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am
Re: A minha "Mula"
muito bonita
agora é aproveitar
os pneus são chineses? se forem tenta equacionar a possibilidade de colocares uns melhores.
e quanto aos km diários, fazes esse número sem qualquer problema, mesmo com a de 40 amp.
entre os 60km/h e 70km/h tens, à vontade, autonomia para mais de 50 km.
agora é aproveitar
os pneus são chineses? se forem tenta equacionar a possibilidade de colocares uns melhores.
e quanto aos km diários, fazes esse número sem qualquer problema, mesmo com a de 40 amp.
entre os 60km/h e 70km/h tens, à vontade, autonomia para mais de 50 km.
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
parabêns, muito gira....
com abs, explica lá isso
com abs, explica lá isso
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
não usa pneus, usa ferraduras... está lá a indicação que colocou umas francesas...monicasalgado Escreveu:os pneus são chineses? se forem tenta equacionar a possibilidade de colocares uns melhores.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
BondadeSua
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
saudações verdes
então vamos por partes.
- mónica, as ferraduras são michelin. tentei aprender com a vossa experiência e conselhos, para não ficar a pensar que devia ter feito. segurança, (sobretudo em 2 rodas), nunca é excessiva.
- zointz, os "freios da mula", trazem abs. pelo que consegui saber, (peço ajuda aos técnicos), tem um objectivo semelhante ao abs dos automóveis. evitar derrapagens, acidentes e aqui quedas, quase certas, (mais uma vez o dito anterior, segur...etc). se é de facto eficaz, espero nunca o saber. mas haverá por aí quem nos explique melhor. alguém completa a minha ignorância?
não sei se as próximas imagens, podem acrescentar? ignorância minha.
já vim trabalhar com ela. ontem circulei em aprendizagem/treino, de subidas, etc. fiz quase 10 km. gostei muito. curva lindamente e é ainda mais fácil que na vespa.
claro que hoje, não arrisquei ir para a vci. quem conhece, entende as razões deste maçarico.
tive alguma hesitação nas filas. por isso arrisquei menos, fazendo um trajecto um pouco diferente.
quem já viu a "mula" teceu elogios rasgados. ficou estacionada à "porta" do metro do porto. se assim continuar, vou adorar "gastar o feno".
bondadesua
então vamos por partes.
- mónica, as ferraduras são michelin. tentei aprender com a vossa experiência e conselhos, para não ficar a pensar que devia ter feito. segurança, (sobretudo em 2 rodas), nunca é excessiva.
- zointz, os "freios da mula", trazem abs. pelo que consegui saber, (peço ajuda aos técnicos), tem um objectivo semelhante ao abs dos automóveis. evitar derrapagens, acidentes e aqui quedas, quase certas, (mais uma vez o dito anterior, segur...etc). se é de facto eficaz, espero nunca o saber. mas haverá por aí quem nos explique melhor. alguém completa a minha ignorância?
não sei se as próximas imagens, podem acrescentar? ignorância minha.
já vim trabalhar com ela. ontem circulei em aprendizagem/treino, de subidas, etc. fiz quase 10 km. gostei muito. curva lindamente e é ainda mais fácil que na vespa.
claro que hoje, não arrisquei ir para a vci. quem conhece, entende as razões deste maçarico.
tive alguma hesitação nas filas. por isso arrisquei menos, fazendo um trajecto um pouco diferente.
quem já viu a "mula" teceu elogios rasgados. ficou estacionada à "porta" do metro do porto. se assim continuar, vou adorar "gastar o feno".
bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
esse sistema de abs , não sendo um verdadeiro abs como as pessoas estão habituadas a ver ou conhecem , com os medidores de impulsos e calculador electrónico com as respectivas válvulas , é um sistema bastante simples e que cumpre na perfeição aquilo para que foi concebido , não deixar bloquear as rodas .
trata-se de um sistema de valvula que alivia a pressão das pastilhas caso o aperto da manete leve ao bloqueio do disco." barato" e eficaz
Código: Selecionar todos
(rectifiquei beixar para deixar: mauri)trata-se de um sistema de valvula que alivia a pressão das pastilhas caso o aperto da manete leve ao bloqueio do disco." barato" e eficaz
-
Seal
- Membro Platinium

- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
não precisas de ter um acidente para testar o abs, espero que nunca tenhas
basta fazer uma travagem mais brusca e vais sentir, de qq modo tem cuidado até ganhares mais experiência
basta fazer uma travagem mais brusca e vais sentir, de qq modo tem cuidado até ganhares mais experiência
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)
-
zointz
- Membro Silver

- Contacto:
tavares Escreveu:esse sistema de abs , não sendo um verdadeiro abs como as pessoas estão habituadas a ver ou conhecem , com os medidores de impulsos e calculador electrónico com as respectivas válvulas , é um sistema bastante simples e que cumpre na perfeição aquilo para que foi concebido , não beixar bloquear as rodas ,
trata-se de um sistema de valvula que alivia a pressão das pastilhas caso o aperto da manete leve ao bloqueio do disco." barato" e eficaz
boas,
é pá para quem é muito curioso e gosta sempre de saber um pouco mais, consegues explicar melhor o funcionamento da coisa ? é que eu que sou completamente novato nesta coisa das motas não conheço o sistema.
fica bem
-
roms
- Membro Dedicado

- Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm
esse sistema abs não é na verdade um abs como nos carros.
como disse o tavares, trata-se de um sistema de valvula que alivia a pressão das pastilhas, mas é somente isso. não existe um sensor que detecte quando a roda bolqueou. este alivio da pressão é feito a uma pressão que foi pré-definida de fábrica. ou seja, a valvula está preparada para aliviar as pastilhas a uma pressão fixa é aproximadamente a pressão em que os pneus bloqueiam em piso seco.
claro que isto tem as suas desvantagens e por isso é que é muito mais barato que um sistema abs a sério.
para começar, à chuva, uma vez q a pressão necessária para bloquear é muito inferior do que em piso seco, faz com que este sistema deixe de actuar em piso molhado (que é qd faz mais falta...).
e também como devem calcular, pneus diferentes têm aderencias diferentes, o que faz com que a pressão regulada de fábrica para um determinado pneu possa não estar adaptada a outro pneu de outra marca.
espero ter ajudado
como disse o tavares, trata-se de um sistema de valvula que alivia a pressão das pastilhas, mas é somente isso. não existe um sensor que detecte quando a roda bolqueou. este alivio da pressão é feito a uma pressão que foi pré-definida de fábrica. ou seja, a valvula está preparada para aliviar as pastilhas a uma pressão fixa é aproximadamente a pressão em que os pneus bloqueiam em piso seco.
claro que isto tem as suas desvantagens e por isso é que é muito mais barato que um sistema abs a sério.
para começar, à chuva, uma vez q a pressão necessária para bloquear é muito inferior do que em piso seco, faz com que este sistema deixe de actuar em piso molhado (que é qd faz mais falta...).
e também como devem calcular, pneus diferentes têm aderencias diferentes, o que faz com que a pressão regulada de fábrica para um determinado pneu possa não estar adaptada a outro pneu de outra marca.
espero ter ajudado
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
e não tem regulação ?? se tivesse podia-se ajustar conforme as condições.roms Escreveu:esse sistema abs não é na verdade um abs como nos carros.
espero ter ajudado
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
não concordo com o facto de dizerem que as predator têm abs.
tenho muito respeito ao pessoal da sw mas não se pode chamar abs a isso.
já tive oportunidade de o testar há uns tempos atrás, quando um cão atraído pela mota decidiu correr na minha direcção mesmo em cima de uma curva. travei com toda a força que tinha e o resultado foi a derrapagem da roda da frente, que só não teve um mau desfecho porque já tenho muita experiência acumulada da outra mota. felizmente estava tempo seco senão o resultado era outro.
por outro lado acho que esse sistema acaba por interferir na força de travagem, retirando poder de travagem à mota. em descidas é preciso usar bastante força nas manetas para deter a mota.
tenho muito respeito ao pessoal da sw mas não se pode chamar abs a isso.
já tive oportunidade de o testar há uns tempos atrás, quando um cão atraído pela mota decidiu correr na minha direcção mesmo em cima de uma curva. travei com toda a força que tinha e o resultado foi a derrapagem da roda da frente, que só não teve um mau desfecho porque já tenho muita experiência acumulada da outra mota. felizmente estava tempo seco senão o resultado era outro.
por outro lado acho que esse sistema acaba por interferir na força de travagem, retirando poder de travagem à mota. em descidas é preciso usar bastante força nas manetas para deter a mota.
-
zointz
- Membro Silver

- Contacto:
boas,
antes de mais obrigado pela explicação e é exactamente por isso que eu gosto deste fórum, aprende-se , e se bem percebi é um sistema que basicamente alivia a pressão das pastilhas a partir de um determinado valor, sendo esse valor constante.
do que compreendi acabo por ter de concordar com o e-bike, pois todos sabemos que a condições de aderência dependem das condições climatéricas(temperatura/humidade/chuva), do tipo de pavimento, do tipo de pneus, logo em termos de afinação torna-se um pesadelo.
se regularmos para condições de maior aderência, então torna-se ineficaz quando faz mais falta que são as condições de menor aderência, mas por sua vez se o regularmos para menor aderência perdemos muita capacidade de travagem em situações que o piso permite.
provavelmente falta-me alguma informação pois não acredito que o sistema seja tão simples, e/ou a prática é diferente da teoria como tantas vezes acontece por não levarmos em conta as múltiplas variáveis do mundo real.
talvez alguém com experiência neste sistema possa colocar aqui o seu testemunho em situações reais, pois se funcionar razoavelmente não me importaria de investir isso na minha chica. confesso que tenho terror que a roda da frente bloqueie numa travagem.
fiquem bem.
antes de mais obrigado pela explicação e é exactamente por isso que eu gosto deste fórum, aprende-se , e se bem percebi é um sistema que basicamente alivia a pressão das pastilhas a partir de um determinado valor, sendo esse valor constante.
do que compreendi acabo por ter de concordar com o e-bike, pois todos sabemos que a condições de aderência dependem das condições climatéricas(temperatura/humidade/chuva), do tipo de pavimento, do tipo de pneus, logo em termos de afinação torna-se um pesadelo.
se regularmos para condições de maior aderência, então torna-se ineficaz quando faz mais falta que são as condições de menor aderência, mas por sua vez se o regularmos para menor aderência perdemos muita capacidade de travagem em situações que o piso permite.
provavelmente falta-me alguma informação pois não acredito que o sistema seja tão simples, e/ou a prática é diferente da teoria como tantas vezes acontece por não levarmos em conta as múltiplas variáveis do mundo real.
talvez alguém com experiência neste sistema possa colocar aqui o seu testemunho em situações reais, pois se funcionar razoavelmente não me importaria de investir isso na minha chica. confesso que tenho terror que a roda da frente bloqueie numa travagem.
fiquem bem.
-
BondadeSua

é isso mesmo zointz, pede-se aos entendedores que se pronunciem sobre esta questão. não se inibam quanto ao "off topic".
esclarecimento nunca é de perder. e se o sistema beneficia a máquina, as ajudas poderão ir de encontro às pretensões de melhorias do "sistema".
bondadesua
esclarecimento nunca é de perder. e se o sistema beneficia a máquina, as ajudas poderão ir de encontro às pretensões de melhorias do "sistema".
bondadesua
-
BondadeSua

saudações verdes
a minha "mula" saiu do estábulo a primeira vez, à uma semana. tenho-lhe dado "boa-vida". por isso só fez 185 km.
ontem, fui apresenta-la à "society" do porto. isto é, passeio atlântico e foz do douro, com passagem por matosinhos também. no final 45 km.
claro que também passou pelo bairro do aleixo. é sempre bom confirmar se há "erva", disponível!!!
passeio a trote, tá bom de ver, que eu não sou de "cavalgadas".
normalmente não se passa dos 50-60 km/h, para não activar os semáforos de controlo de velocidade. mas na via rápida (ic 29), foi aos 80. um verdadeiro galope "curto".
é impressionante o estímulo que o silêncio da condução nos trás. isto para não falar na leveza na carteira!!!!!
já tinha saudades de andar ao sol.
eléctricos?
sim, é o novo vício... carago!
bondadesua
-
monicasalgado
- Membro Gold

- Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am
carago não.. carago
também estou a matar saudades da minha.
força com ela...
também estou a matar saudades da minha.
força com ela...
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
-
Seal
- Membro Platinium

adoro ouvir o ppl. contar as suas voltas.
estou a ver que andar de ev é mm viciante e provoca bom humor.
já começo perceber alguns condutores que abandonaram "motões" por ev´s
estou a ver que andar de ev é mm viciante e provoca bom humor.
já começo perceber alguns condutores que abandonaram "motões" por ev´s
)
-
Volt
- Membro Platinium

eu não larguei... migrei de motão para motão para motão...
-
Seal
- Membro Platinium

acredito. mas o que pretendia dizer com motão são as de estrada e trail que se mandam para os 180 a 200 e muitos km /h
já agora: tiveste alguma dessas?
)
-
Volt
- Membro Platinium

neste momento, tenho uma vectrix (é a única que não vai para grandes velocidades de ponta), uma burgman 650 executive e uma hayabusa 1300 (tem mais cilindrada que o meu carro). vendi uma ninja 600 há coisa de 2 anos com quase 100 mil kms (fiz muita estrada com ela).
já andei em todo o tipo de motas, pois já fiz vários test-drives (cheguei a testar para uma revista de motas durante uns tempos). se tiveres paciência, algures no meu db falo delas... .
ps: desculpem o offtopic.
já andei em todo o tipo de motas, pois já fiz vários test-drives (cheguei a testar para uma revista de motas durante uns tempos). se tiveres paciência, algures no meu db falo delas... .
ps: desculpem o offtopic.
-
Seal
- Membro Platinium

-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
cuidado com a mula, com tanta inveja tripeira, vê lá se ela não foge!bondadesua Escreveu:![]()
saudações verdes
a minha "mula" saiu do estábulo a primeira vez, à uma semana. tenho-lhe dado "boa-vida". por isso só fez 185 km.
ontem, fui apresenta-la à "society" do porto. isto é, passeio atlântico e foz do douro, com passagem por matosinhos também. no final 45 km.
claro que também passou pelo bairro do aleixo. é sempre bom confirmar se há "erva", disponível!!!
passeio a trote, tá bom de ver, que eu não sou de "cavalgadas".
normalmente não se passa dos 50-60 km/h, para não activar os semáforos de controlo de velocidade. mas na via rápida (ic 29), foi aos 80. um verdadeiro galope "curto".
é impressionante o estímulo que o silêncio da condução nos trás. isto para não falar na leveza na carteira!!!!!
já tinha saudades de andar ao sol.
eléctricos?
sim, é o novo vício... carago!
bondadesua
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+