Simulador C.I. vs V.E.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Re: Simulador C.I. vs V.E.

Mensagem por Crazy Nuts »

boas monty,

o que se está a discutir não tem nada a ver com tomar partidos.
passa por analisar objectivamente os factos.
cada caso é um caso e devemos adaptar os cálculos para a nossa situação particular.

ninguém é obrigado a querer andar com um ve. não gostamos todos do mesmo e podermos optar por situações diferentes é uma mais valia.
no entanto, para a maioria das situações o ve é objectivamente mais económico que um ci.

o que referi como 50% do valor inicial é apenas um valor de referência geral para efeitos de comparação mais ligado à idade do veículo do que propriamente aos kms cumpridos.
também não acredito que alguém desse 1300€ (50% do valor inicial) por uma scooter ci com 100.000kms. no entanto, para efeitos de comparação não só atribui 50% do valor inicial para a scooter ci como desvalorizei em quase 60% a scooter ve ficando o valor da mesma abaixo dos 50% já com os benefícios fiscais.

as baterias de qualquer uma das scooters referidas devem cumprir os 100.000kms. na verdade, podem até atingir valores significativamente superiores a isso.
mas isso pouco importa para o efeito porque por essa altura o investimento na scooter e baterias já se pagou a ele mesmo à bastante tempo. possivelmente, a poupança atingida desde então permite inclusivé a compra de um pack novo de baterias.

mais, estás a considerar que no final desse período as baterias estão inutilizadas, o que não é verdade. ainda que com um decréscimo na autonomia poderão continuar a circular durante bastante tempo. em alternativa, poderão ser utilizadas noutras aplicações pelo que terão algum valor comercial que podes deduzir na aquisição de um novo pack de baterias.

se quando tiveres 100.000kms numa scooter quiseres comprar baterias novas o mais provável é que o custo das baterias tenha diminuído pelo que ou optas por colocar umas baterias novas com capacidade e potência igual ao que tens actualmente a um custo mais baixo que o actual ou podes optar por ter mais autonomia e maior duração nas baterias.

mesmo que o custo das baterias fosse aquele que temos actualmente os custos do ve continuavam a ser inferiores.

existem muitos factores que nos podem puxar para o lado das cis ou dos ves mas no que toca aos custos devemos ser objectivos.

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

crazy nuts, a tudo o resto que escreveste só digo isto

em realçãoo a isto:

crazy nuts Escreveu:
...

as baterias de qualquer uma das scooters referidas devem cumprir os 100.000kms. na verdade, podem até atingir valores significativamente superiores a isso.
mas isso pouco importa para o efeito porque por essa altura o investimento na scooter e baterias já se pagou a ele mesmo à bastante tempo. possivelmente, a poupança atingida desde então permite inclusivé a compra de um pack novo de baterias.

mais, estás a considerar que no final desse período as baterias estão inutilizadas, o que não é verdade. ainda que com um decréscimo na autonomia poderão continuar a circular durante bastante tempo. em alternativa, poderão ser utilizadas noutras aplicações pelo que terão algum valor comercial que podes deduzir na aquisição de um novo pack de baterias.

....
tens toda a razão!!! as pessoas têm a mania que após os tais 3000 ou 5000 ciclos as baterias morrem!

é m-e-n-t-i-r-a !!!!!!!!

no fim desses ciclos o fabricante ainda garante 80% da autonomia inicial!!! custa a perceber isto? a mota não pára! a mota não morre! a mota anda como normalmente anda, apenas tem menos autonomia!!!

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Monty
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am

Mensagem por Monty »

hmgp Escreveu:no fim desses ciclos o fabricante ainda garante 80% da autonomia inicial!!! custa a perceber isto? a mota não pára! a mota não morre! a mota anda como normalmente anda, apenas tem menos autonomia!!!
o fabricante garante? se isso não acontecer eles substituem sem custos?
só estava a fazer um reparo porque tal como disseram temos de ser objectivos.

quanto ao valor de venda. tal como já li em algum lado não podemos comprar algo já a pensar em quanto é que nos vai valer quando me quiser ver livre disso. é como o pessoal que compra os carros/motas cinzentos porque valem mais/vende-se melhor quando for para vender. comprem as coisas com a cor que gostam de forma a gozarem das mesmas com o máximo de prazer e acabem com essas coisas de uma vez. vejam o caso da mónica que comprou uma mota verde porque lhe entregavam mais rápido e agora está desesperada porque quer mudar de cor porque não está satisfeita.

resumindo, o que eu quiz dizer é que para os km's que eu faço se tivesse comprado era mesmo só por carolice. para fazer 20km por dia o investimento de um veiculo eléctrico, e estou a falar de um de 40ah e não de 60ah não me compensa. se acham que sim ajudem-me a fazer as contas.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

acho piada haver quem pense que uma pcx seja capaz de fazer 100 mil kms sem passar por várias revisões ao motor (já para não dizer mesmo substituições do dito)...

ps: quando digo uma pcx, digo qualquer outra 125cc equivalente (especialmente no preço)...
pps: eu já fiz 100 mil kms numa 600cc e só me faltou mesmo foi trocar o motor...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Monty
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am

Mensagem por Monty »

volt Escreveu:acho piada haver quem pense que uma pcx seja capaz de fazer 100 mil kms sem passar por várias revisões ao motor (já para não dizer mesmo substituições do dito)...

ps: quando digo uma pcx, digo qualquer outra 125cc equivalente (especialmente no preço)...
pps: eu já fiz 100 mil kms numa 600cc e só me faltou mesmo foi trocar o motor...
pois, quanto a isso não tenho experiência em motas para poder comentar mas penso que tal como tudo depende da utilização que lhe damos. eu tenho um carro ci que está a fazer 100.000 e até hoje foi só as revisões normais. nunca tive outro tipo de problemas com ele.

de qualquer das formas penso que algumas pessoas deste forum levam muito a peito quando alguem diz algo que se possa assemelhar a dizer bem de um ci. assim não vamos a lado nenhum...

tal como pedi no meu post anterior ajudem-me a fazer as contas para perceber financeiramente se me compensa ou não comprar uma ve para fazer 20km por dia em vez de comprar o passe do metro e andar cerca de 2km de carro ci por dia. penso que isto seria muito mais útil.

eu de coração já lá estou, agora só falta convencer mesmo é a minha carteira e vencer o investimento inícial que é bastante elevado, se bem que isso poderia ser resolvido com um ald por exemplo.

Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Mensagem por Crazy Nuts »

boas monty,

apesar de ser assumidamente adepto de ves, sei que a opção ve não responde às necessidades de toda e qualquer aplicação (tal como nenhuma opção é universal e inequívoca).

eu posso gostar muito de ves mas isso não me inibe de fazer uma comparação realista dos custos de cada opção para uma determinada aplicação.

se quiseres analisar o teu caso específico, não tenho qualquer problema em tentar (dentro das minhas possibilidades) dar um apoio (tal como penso que também outros nesta comunidade o farão). cria um tópico para o efeito e aí tentaremos em conjunto esclarecer qual a melhor opção. indica qual o número de kms que irás fazer diariamente e qual o tipo de veículo com que queres fazer a comparação (nomeadamente consumos e manutenção).

no entanto devo alertar que estás a comparar a deslocação em veículos colectivos com a possibilidade de te deslocares em veículo próprio. dificilmente algum veículo próprio consegue vencer o baixo custo que representa a deslocação em veículos colectivos.

boas curvas

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am

Mensagem por 2wheelfun »

monty Escreveu:de qualquer das formas penso que algumas pessoas deste forum levam muito a peito quando alguem diz algo que se possa assemelhar a dizer bem de um ci. assim não vamos a lado nenhum...

tal como pedi no meu post anterior ajudem-me a fazer as contas para perceber financeiramente se me compensa ou não comprar uma ve para fazer 20km por dia em vez de comprar o passe do metro e andar cerca de 2km de carro ci por dia. penso que isto seria muito mais útil.
olá monty!

gostava só de explicar o seguinte, o que me motivou à abertura deste tópico foi a divulgação do simulador pois considerei interessante neste paradigma c.i. - v.e..

não era minha intenção evoluir o tema da forma como evoluiu mas não o considerando off-topic penso que é saudável a conversa que se tem tido em torno do mesmo.

monty, pedes ajuda a perceber se compensa comprar um ve para fazer 20km, trajecto actualmente efectuado de carro numa extensão de 2km e de metro na restante distância. eu acho, pelos teus posts anteriores que sabes bem a resposta mas deixa-me contar a minha história de uma forma resumida. eu moro a 32km do meu local de trabalho. nunca levei com regularidade o carro para lisboa pois, entre outras coisas, tenho a via mais congestionada da europa para fazer. dizia eu, para ir trabalhar fazia-me deslocar de carro até à estação dos comboios num trajecto de 2-3km. em seguida usava o comboio para chegar a lisboa e por último tinha pela frente uma distância de 10 min. a pé para percorrer. tirando o custo do combustível nesses 2-3km, tinha apenas o passe da cp como despesa mensal. em 2009, utilizei a bicicleta nas minhas deslocações para o trabalho, durante 100 dias e acabei por me habituar a um meio de transporte rápido e de porta a porta. sim, a bicicleta também é um meio de transporte rápido... não importa agora para o efeito perceber como surgiu a mudança para o meu ve mas importa perceber que nunca comprei a blackhoover a pensar na sua amortização pois... ao não usar o automóvel nas minhas deslocações, estaria a amortizar a blackhoover com passes da cp (28€/mês).

o investimento num ve no meu caso e saliente-se que nunca tinha tido ou mesmo andado de mota, foi um misto de paixão pela tecnologia e ecologia e também na manutenção de um transporte rápido, de porta a porta e com um custo de deslocação 'ridícilo' nos tempos de hoje. basicamente ganhei em prazer, tempo e facilidade de deslocação e mantive o espírito ecológico e inovador.

portanto monty, o teu caso era semelhante ao meu. e não faças contas que não vale a pena.

cumps.

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

volt Escreveu:acho piada haver quem pense que uma pcx seja capaz de fazer 100 mil kms sem passar por várias revisões ao motor (já para não dizer mesmo substituições do dito)...

apenas uns esclarecimentos...

o meu amigo que tem a honda faz um trajecto de 14km diários e é esse meu amigo que desde o verão tem feito as médias que já aqui referi. depois, chamei também à conversa o caso de um colega de trabalho que esse sim, faz 110km/dia para trabalhar. este último, motivado pela experiência do meu amigo, decidiu solicitar na honda um pcx para levar para casa e assim experimentá-la numa utilização real. como já aqui foi dito, a pcx é "curta" para uma distância diária desta natureza. ele próprio concluiu esse facto.

volt, não tenho a tua experiência, como já te deves ter apercebido, por isso ainda levo mais em conta a tua opinião mas há aqui também uma experiência que nos está a faltar e que nenhum de nós tem ou sabe como é... e um v.e. dos actualmente disponíveis fazem 100 k km? as nossas baterias de lítio chegam lá? motores? pois é, acho que a única diferença é que para essa longevidade já conhecemos os problemas das ci's mas não conhecemos os problemas das nossos ve.

cumps.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

eu percebo o que o monty quer dizer , mas também percebo o que o 2wellfun quer dizer .

a minha opinião é que se comprar-mos um ve a pensar na amortização ou no valor daqui a algum tempo se quiser-mos trocar então estamos tramados.

o valor que costumamos falar do custo por 100 kilometros ( 0,40€ ; 0,60€ ou até um €uro) é falso , se dividir-mos o custo das baterias por cada 100 kilometros que elas fazem o valor é muito superior, e eu já tive essa experiencia.

exemplos reais :
a scooter madmax que eu construí levou 4 baterias de gel que custaram 190 euros e duraram 700 kilometros ( setecentos kilometros ) ou seja cada 100 kilometros custaram-me 27,14 €uros só de baterias , a scooter ci que eu tinha na altura gastava cerca de 3,5l / 100 kms aproximadamente 5 €uros em gasolina e nunca precisou de qualquer manutenção mecânica, onde é que eu poupei?

a scooter ve que tenho agora ( ev metro ) vai precisar de baterias este inverno ou principio da primavera , custou-me 800 €uros , as baterias para substituir custam de tabela cerca de 600 €uros e dizem que poderão fazer 10.000kms ( cada 100 kilometros são 6 euros só para as baterias ) , se optar por vender a scooter , quanto é que me vão dar por ela precisando de baterias ( vendê-la por 200 €uros ? ) quanto é que poupei?

se optar por baterias de litio? quanto custam? quanto duram ? quando é que recupero o investimento ? decididamente para mim o melhor é ci, mas continuo com ve , portanto só pode ser carolice ou gosto pela tecnologia.

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

crazy nuts Escreveu: as vantagens económicas na utilização de uma scooter ve é esmagadora quando comparada com uma scooter ci.
para efeitos de demonstração analisemos o exemplo que o 2wheelfun nos deu:
olá.
o simulador serve para isso mesmo, para não estar sempre a fazer as mesmas contas.

introduzindo os seguintes valores no simulador, pensando numa pcx e comparando com uma predator 60a:

-tarifa simples (0,1285€ kw/h);
-consumo 2,5lt/100km (1,398€/lt);
-2420km/mês (110km * 22 dias);
-5,7kw/h;
-custo ve 2600€ (diferença de custo de uma pcx para uma predator 60a).

com esta informação, são necessários mais de 94k km para amortizar o ve e mais de 3 anos de utilização.

é certo que não entrei em conta com os custos de manutenção (nem de um nem de outro modelo) pois desconheço em rigor esta informação mas se entrasse em linha de conta com eles, seriam necessário menos km's na amortização.

o que digo é que provavelmente ao fim de mais de 90k km qualquer um dos veículos está em condições de ir é para o lixo. tenho dúvidas que o ve continue a funcionar sem problemas para que o seu utilizador comece a aproveitar o factor económico do investimento realizado.

volto a dizer que não sou contra um nem contra o outro. tenho um ve que como disse num post anterior nem sequer posso pensar em amortizá-lo pois não o troquei por nenhum c.i., contudo considero muito positivo o investimento que realizei e em nada (quase nada...) me arrependo.

continuo a achar que os nossos ve's são muito caros e continua a ser difícil numa vertente económica demonstrar aos compradores das ci's as suas vantagens, repito, numa vertente económica.

este exercício não passou disso mesmo, um exercício. como disse e bem o volt, a pcx é curta para esta distância diária mas também a predator o seria pelo que o exercício se fica por aqui.

cumps.

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

tavares Escreveu:a minha opinião é que se comprar-mos um ve a pensar na amortização ou no valor daqui a algum tempo se quiser-mos trocar então estamos tramados.
é um bocadinho esta a minha ideia. a aquisição de um ve's representa um esforço adicional no início mas depois com o baixo custo de utilização fica a ideia que não se gasta nada. a mim sabe-me bem andar todos os dias e pagar uns míseros 5€ ao final do mês ao condomínio.
tavares Escreveu:o valor que costumamos falar do custo por 100 kilometros ( 0,40€ ; 0,60€ ou até um €uro) é falso , se dividir-mos o custo das baterias por cada 100 kilometros que elas fazem o valor é muito superior, e eu já tive essa experiencia.
isso ainda fica mais complicado pois ninguém sabe quantos quilómetros as suas baterias fazem. especialmente as de lítio.
tavares Escreveu:a scooter madmax que eu construí levou 4 baterias de gel que custaram 190 euros e duraram 700 kilometros ( setecentos kilometros ) ou seja cada 100 kilometros custaram-me 27,14 €uros só de baterias , a scooter ci que eu tinha na altura gastava cerca de 3,5l / 100 kms aproximadamente 5 €uros em gasolina e nunca precisou de qualquer manutenção mecânica, onde é que eu poupei?
bom mas tavares, algo de errado aconteceu na tua construção pois há aí motas a funcionar com baterias de gel com largos milhares quilómetros.

cumps.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

bem, as contas agora como estão?
desde as vossas contas a gasolina e diesel aumentaram quanto? 10%? 20%?
e quando daqui 1 ano aumentar outra vez 20%...como será....???
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

todos os cálculos e comparativos ve-ci tem de ser revistos pois na galp a gasolina 98 já chegou a €1.71
xiça! prefiro gastar 1.7 euros em duas mines que andar de carro 15 kilometros
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

desculpem-me mas há uma coisa que ainda não entendi:
porque é que se fala em amortização em relação ao ve e não se fala em relação ao ci? ah pois, quando se compra um ci é para usar e nem se pensa em amortizar mas se se vai comprar um ve tem que ser para ser amortizado! irra...
ou por exemplo se baterem e o carro for para a sucata, ao comprarem um novo vai ser a pensar em amortização ou em usar? é que também há ci muito mais caros que ve!...
desculpem o desabafo mas é que ainda não li ninguém a escrever que comprou um ci a pensar na amortização!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

grande ferra!!! eu ja tinha referido isso anteriormente, ninguém faz contas a amortização de um bmw quando um dacia pode fazer o mesmo trabalho.

a principal motivação é financeira, por isso devemos demonstrar que um ve é mais económico que um veiculo equivalente a gasolina. é a nossa principal arma.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

marcopns Escreveu:grande ferra!!! eu ja tinha referido isso anteriormente, ninguém faz contas a amortização de um bmw quando um dacia pode fazer o mesmo trabalho.

a principal motivação é financeira, por isso devemos demonstrar que um ve é mais económico que um veiculo equivalente a gasolina. é a nossa principal arma.

é isso mesmo! eu já nem tenho paciência para ler até ao fim argumentos como os que acabam de ser contestados.
tinha ci. vendi. passei a eléctrico e não vejo razões para retroceder.
não dei a minha opinião aqui, mas tentei expressar essa ideia no blog: viagemaopoder.blogsopt.com

saudações a quem assim pensa e age!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

marcopns Escreveu:grande ferra!!! eu ja tinha referido isso anteriormente, ninguém faz contas a amortização de um bmw quando um dacia pode fazer o mesmo trabalho.

como a principal motivação é a financeira está mais que provado que a eléctrica é a mais economica na exploração! existe o "entrave" de ser mais cara na compra mas como disse há ci muito mais caros!
até entendia discussões sobre tipos de baterias e suas qualidades e defeitos, necessidade (ou não) de certas velocidades ou autonomias, comportamentos do veiculo na condução, enfim as vantagens e desvantagens...
mas é apenas a minha opinião que vale o que vale.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

bem verdade ferra, eu que estava a pensar a comprar um novo para substituir o meu vegetariano ibiza, devido a familia estar a pensar crescer e olha vi preços e preços e por fim nada me agrada...

eficiente só mesmo o golf bluemotion pois realmente não tinha ideia das mariquices que fizeram ao carro para ser diferente das outras versões mas o combustivel esse são os 3 lts apregoados mas nos db noto que existe uma competicção saudavel para bater esses mesmos 3 lts e é possivel até menos... o nosso amigo luimio creio que tem um e está satisfeito...

enfim dos de combustão foi o que mais me puxou mas de eléctricos olhei e só vi o leaf e o miev e as suas variações e nenhum me puxou... fico a aguardar novidades pois não temos pressa... deixo o meu contacto no stand para me darem alternativas praticas, pois o meu vegetariano gasta 4 lts e já consegui os 3.5lts é possivel melhor mas as vezes o economico torna se enfadonho... chegou a pouco aos 100.000kms e está na altura de todas as megas revisões e manutenções e custos extras...

vamos aguardar pelos apregoados eléctricos lol... a ver se espera... mas... nenhum ci é para se conseguir retorno algum como diz o ferra e bem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”