Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por PaulOL »

abiliodinis Escreveu:boas o meu agradecimento pela informação, sera que essa empresa estará na feira de março?
cumprimentos

boa noite!

então na vez de ir há feira de março, ande mais 1 ou 2 km e pode ir a a.b.o. artigos sanitários, rua 21 de julho nº79, santa joana - aveiro (rua por trás da igreja da quinta do gato), tem lá esses tipo de termómetro digital + sondas, comprei uma e só para que se conste paguei 43€, não sei se é caro ou barato, foi o que encontrei aqui na zona. (veja as suas mp)

até

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

foi mais ou menos o que paguei na energiclima
Inté

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

água hoje a 61,50º
Inté

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

cá vão as imagens
1.jpg
1.jpg (35.71 KiB) Visto 5613 vezes
2.jpg
2.jpg (39.17 KiB) Visto 5613 vezes
3.jpg
3.jpg (44.74 KiB) Visto 5613 vezes
Inté

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

mais imagens
4.jpg
4.jpg (33.04 KiB) Visto 5612 vezes
5.jpg
5.jpg (30.86 KiB) Visto 5612 vezes
é visivel o cabo do termometro preto lá enfiado
10.jpg
10.jpg (40.39 KiB) Visto 5612 vezes
Última edição por lrds em segunda mar 15, 2010 9:38 pm, editado 1 vez no total.
Inté

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

acho que está um trabalho de qualidade, assim como a estrutura que é feita de inox, fixadores ao telhado, e o resto em perfil de aluminio. além é ajustável à inclinação do telhado.
o pessoal com mais experiência que diga alguma coisa.
Inté

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

excelente trabalho!!! tudo muito bem isolado, como mandam as regras!
a inclinação parece-me ser pouca, consegues saber o angulo de inclinação?

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

rastaparta Escreveu:excelente trabalho!!! tudo muito bem isolado, como mandam as regras!
20º do telhado + 15º da estrutura, talvez não esteja a 100% mas é tudo muito relativo, uns defendem a latitude + 5º outros latitude - 5º. devido ao sistema desta estrutura não era possivel levantar mais.
Inté

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

parabens lrds! parece-me uma excelente instalação!...(os parabens extendem-se ao instalador).

quanto à inclinação ( +/- 35º) parece-me a correcta para optimizar o rendimento anual (para quem vive no norte do pais) pelo que me parece estar bem!

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

aos entendidos pergunto. para que lado rodo o manipulo da valvula termostatica para diminuir a temperatura? imagem acima 4jpg. é que a valvula está isolada e não dá para ver as indicações
Inté

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

lrds Escreveu:
rastaparta Escreveu:excelente trabalho!!! tudo muito bem isolado, como mandam as regras!
20º do telhado + 15º da estrutura, talvez não esteja a 100% mas é tudo muito relativo, uns defendem a latitude + 5º outros latitude - 5º. devido ao sistema desta estrutura não era possivel levantar mais.

tá óptimo!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

rastaparta Escreveu:
lrds Escreveu:

tá óptimo!

boas!

cada um é soberano nas suas decisões...mas eu, sou do norte (aveiro) opto por 45º , por diversos motivos já bem discutidos em tópicos de 2009.

até

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

parabéns pelo trabalho efectuado?
como é que é possível um instalador efectuar uma instalação deste tipo.
reparem:
ponto crítico, quando metade do depósito estiver quente automaticamente não existe mais termossifão (devido a diferença de altura entre deposito e painel) , logo o colector deixa de transferir energia para o deposito (a estrutura não está bem aplicada ou não é indicada para este tipo de situação)
podem confirmar no link da marca e verificar as diferenças
http://www.enrepo.com/pdf/1245341196.pdf
reparem que existe 90kg (peso do deposito em vazio) mais 200kg de agua apoiados em 4 telhas isto é na parte mais frágil da telha, como podem reparar numa das fotos a telha debaixo do apoio do deposito já foi reparada o que com o tempo tem tendência a agravar.
colocação da válvula de segurança em local de difícil acesso
para não falar na passagem da tubagem e acabamentos de isolamento
muito sinceramente por um profissional de certeza que não foi efectuada

cumprimentos

bigodifodi
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo fev 14, 2010 12:06 am

Mensagem por bigodifodi »

nao querendo aqui criticar ninguem pois ninguem e perfeito e nao conhecendo o material em questao faço as seguintes perguntas?????

o retorno do primario sai na parte inferior do acumulador? se sim o termossifao acaba por aquecer a agua toda apesar da metade inferior demorar mais tempo pois o termossifao vai ter que trabalhar com pressao e temperaturas bastante superior.
penso que a colocaçao da valvula misturadora tem dois pontos em questao fiabilidade e acessibilidade penso qua nai seja necessario explicar mais nada quanto a esta questao.
nao sei se tem vaso de expansao sanitario nem valvula de sgurança penso eu que nao tem nada disso.
por isso meus senhores nem tudo que reluz é ouro.

abraço

rafael

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

fyntas Escreveu:parabéns pelo trabalho efectuado?
como é que é possível um instalador efectuar uma instalação deste tipo.
reparem:
ponto crítico, quando metade do depósito estiver quente automaticamente não existe mais termossifão (devido a diferença de altura entre deposito e painel) , logo o colector deixa de transferir energia para o deposito (a estrutura não está bem aplicada ou não é indicada para este tipo de situação)
podem confirmar no link da marca e verificar as diferenças
http://www.enrepo.com/pdf/1245341196.pdf
reparem que existe 90kg (peso do deposito em vazio) mais 200kg de agua apoiados em 4 telhas isto é na parte mais frágil da telha, como podem reparar numa das fotos a telha debaixo do apoio do deposito já foi reparada o que com o tempo tem tendência a agravar.
colocação da válvula de segurança em local de difícil acesso
para não falar na passagem da tubagem e acabamentos de isolamento
muito sinceramente por um profissional de certeza que não foi efectuada

cumprimentos
boas

antes de criticar devia ver melhor, ou perguntar. em questão de segurança está muito enganado, pois toda a estrutura está aparafusada, às vigotas por baixo das telhas, que foram postas depois de tudo pronto, não estão a suportar nenhum peso. o que você lá viu foi uma fita que lá ficou por esquecimento.
e a questão dos acabamentos, ponha aqui fotos de acabamentos melhores, se os encontrar, porque a avaliar por aquilo que tenho visto, é dificil. a não ser que seja executado por si, reparei que é expert na matéria.
quanto à questão da circulação veja o post abaixo do seu e aprenda alguma coisa. além disso a estrutura está montada de acordo com a marca, não sofreu alteração nenhuma, e já não é a primeira nem a segunda que vejo assim.
o acesso à valvula de segurança e à termostática está em muito bom sitio se quer saber. qualquer um a tira e põe com relativa facilidade.

agradece-se comentários construtivos e não do tipo bota abaixo
Inté

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

irds
de onde és?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

lrds:
hás-de reparar que por aqui temos geralmente uma atitude construtiva. põem-se questões e faz-se uma critica. não vejo motivos nenhuns para tanta agressividade, até porque a discussão não vai ficar por aqui e convém que decorra num tom cordial e construtivo.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

marcopns Escreveu:irds
de onde és?
boas

sou da zona de vagos
Inté

Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Mensagem por Abiliodinis »

boas, quanto ao termometro digital ja fui a respectiva casa, ja encomendei tinham o termometro faltava a sonda.
quanto á montagem do ts para mim não esta mal, os tecnicos especializados na matéria dizem que os paineis podem ser montados a partir de 15 graus de inclinação, mas caro amigo, (criticar é fácil) era bom que pessoas que dizem mal de tudo apresentassem os seus trabalhos.
quanto a regular a misturadora termoestactica: é como uma torneira normal, se abrir saaii mais agua quente se fechar entra mais fria.
cumprimentos

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

manuelcar Escreveu:lrds:
hás-de reparar que por aqui temos geralmente uma atitude construtiva. põem-se questões e faz-se uma critica. não vejo motivos nenhuns para tanta agressividade, até porque a discussão não vai ficar por aqui e convém que decorra num tom cordial e construtivo.
a atitude construtiva é sempre bem vinda, mas há criticas e criticas. o que achas do que vês através das fotos? tenho a certeza que não concordas com o outro colega quando ele diz que o trabalho não foi feito por profissionais. por aquilo que tenho visto por aqui o trabalho não está nada mal feito. podem-me dizer que as valvulas não estão no melhor sitio, ok, mas onde é que as ia montar, o sotão é inacessivel, se ficassem dentro de casa ficavam um pouco longe do acumulador e consequente maior perda de água quente.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”