Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:nesse caso por cima do visor usariamos um pequeno arco paralelo à superficie do capacete, nada mais simples. nao sei se a simples aceleraçao do fluxo em jacto de ar era suficiente para remover as goticulas de agua da chuva mas aposto que sim. se nao funcionasse poderiamos recorrer à electrohidrodinamica usando uma malha electrica imbutida no proprio visor - oh yeah!
uma batata, é bem mais simples e ecológico.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por J.G. »

deve ser a pior altura para começar a andar de mota. mas lá vai ter que ser.. espero não ser obrigado a mudar de pneus.

pelo que vejo nos outros diários de bordo vou ter que ter muito cuidado.

o mais certo é usar na mesma o autocarro quando tiver temporal.. mas obrigado pela dica da batata!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por sergiomms »

holohot Escreveu:deve ser a pior altura para começar a andar de mota. mas lá vai ter que ser.. espero não ser obrigado a mudar de pneus.

pelo que vejo nos outros diários de bordo vou ter que ter muito cuidado.

o mais certo é usar na mesma o autocarro quando tiver temporal.. mas obrigado pela dica da batata!
não sofras por antecipação, protege-te da chuva e faz-te à estrada sempre pela direita, nas calmas.
vais ver que não é assim tão mau como o "povo" pinta. e é nestes dias que compensa, uma vez que é quando há mais transito.
sergiomms

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por uggabugga »

holohot Escreveu:deve ser a pior altura para começar a andar de mota. mas lá vai ter que ser.. espero não ser obrigado a mudar de pneus.

pelo que vejo nos outros diários de bordo vou ter que ter muito cuidado.

o mais certo é usar na mesma o autocarro quando tiver temporal.. mas obrigado pela dica da batata!
o inverno costuma trazer algumas coisas menos agradáveis para quem utiliza regularmente os veículos de duas rodas, mas não me parece que a chuva seja a pior delas. eu sei que este assunto é discutível e cada um terá a sua opinião, mas, por mim, para fazer 140 km a sair de casa antes das 7:00h da manhã prefiro fazê-lo debaixo de um verdadeiro “trapezanal” do que por vezes apanhar tempo seco e temperaturas abaixo de zero.
e há perigos que não são exclusivos do tempo de chuva…
os carris do eléctrico são sempre um espectáculo para quem gosta de andar de lado. mesmo com tempo seco podem proporcionar algumas emoções mais fortes; ou até umas carenagens partidas…
é certo que a chuva retira alguma visibilidade mas quem é que nunca andou em veículos de quatro rodas em que, com o nevoeiro, não se via "um palmo à frente do nariz"? e não se queixam porque vão quentinhos e confortáveis. tanto num caso como noutro é uma questão de adequar a velocidade às condições atmosféricas e disfrutar o momento

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por Volt »

vivas.

desculpem lah soh agora responder, mas tenho andado a recuperar as leituras atrasadas...

visibilidade e viseiras: uma mota tem muito mais visibilidade que um carro. isso eh uma vantagem. quando chove, os capacetes com menor qualidade/preço (se calhar nao escolhi bem as palavras, peço desculpa) nao trazem pinlock (que eh bem melhor que a batata ou um parabrisas improvisado!), mas costumam deixar abrir ligeiramente a viseira, de forma a entrar um pouco de ar (que faz com que nao embacie, visto as temperaturas [do interior e exterior da viseira] se aproximam). a agua acumulada limpa-se com as luvas. como a velocidade, para quem anda com capacetes de menor qualidade/preço, tambem nao costuma ser muito elevada, a viseira nao se fecharah com a pressao do vento.

eu tenho um capacete que ateh tem uma patilha que permite abrir ligeiramente a viseira, mantendo-a "presa".

problemas ah chuva: uma mota, quando anda ah chuva, nao se desequilibra sozinha (a nao ser que tenha algum problema de direcçao). eh preciso inclina-la, trava-la, ou acelera-la, para que a queda aconteça. em ultimo caso, ateh as curvas se podem fazer quase parado e sem inclinaçao... . no entanto, eh bem melhor comprar pneus de grande qualidade. aqui eu nao costumo facilitar nada. ou os pneus sao decentes, ou a mota nao inclina.
mesmo andando "recto" ah chuva, nao convem passar em cima de tinta (traços separadores, passadeiras, armadilhas da via verde), tampas de esgoto, ou carris (vulgo mina angolana da capital portuguesa). e se tivermos de passar por uma destas "tretas" (isto para nao chamar um nome mais parecido com cocoh), ha que nao mudar de velocidade nem fazer inclinaçoes ou movimentos bruscos (travar eh proibido!).



ps: se nao fosse o facto da camara se molhar (na zev) quando chove, ateh te mostrava umas viagens ah chuva feitas na completa normalidade rotineira... mas posso mostrar uma viagem feita com imenso vento (quem atravessou a 25 de abril ontem sabe do que falo). jah volto.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por J.G. »

volt Escreveu:(...)

problemas ah chuva: uma mota, quando anda ah chuva, nao se desequilibra sozinha (a nao ser que tenha algum problema de direcçao). eh preciso inclina-la, trava-la, ou acelera-la, para que a queda aconteça. em ultimo caso, ateh as curvas se podem fazer quase parado e sem inclinaçao... (...)
pois.. paradinha na garagem ninguém se magoa.

hehe.. fora de piada.. excelentes dicas sobre os "obstáculos" a evitar!
+1 vez obrigado!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por Volt »

volt Escreveu:(...) posso mostrar uma viagem feita com imenso vento (quem atravessou a 25 de abril ontem sabe do que falo). jah volto.
voltei.

acrescentei ah lista de videos a referida viagem (nr 16):
videos de viagens

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por J.G. »

enah.. ainda não tinha dado com esse tópico!

bons videos! só o sonzinho.. zzz.. é música para os meus ouvidos.



Autor do tópico
J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por J.G. »

será mais uma à "nós por cá"?

a contar que ia andar de mota ao abrigo da lei 78/2009, a conhecida "lei das 125" assumi erradamente que o assunto estaria mais que resolvido. pelos visto não..

pois, tenho 24 anos e.. hoje, estava já a imprimir os modelos dos formulários para fazer o exame prático por autopropositura no imtt quando me lembrei de telefonar para a escola de condução onde tirei a carta para veículos da categoria b a perguntar se era possível ter umas "aulitas" antes de lá ir fazer o exame prático. quando sou informado que o imtt ainda à bem pouco tempo não estava a fazer os ditos exames!

telefonei para o imtt no porto a confirmar a situação ao qual me reponderam algo do género: "...tem que aguardar a regulamentação que vai permitir fazer a prova prática da subcategoria a1 em autopropositura."

a pergunta imediata foi: "mas para quando está prevista a regulamentação?"
resposta: "tem que ir telefonando e perguntando.." - gostei da data.

depois do telefone fui consultar a dita lei que diz no artigo 2º: "o governo regulamenta, no prazo de 30 dias após a publicação da presente lei, os requisitos técnicos do exame prático referido no artigo anterior."

e no artigo 3º: "2 - o previsto no n.º 10 do artigo 123.º do código da estrada, na redacção que lhe é dada pela presente lei, apenas produz efeitos no dia seguinte ao da publicação da regulamentação prevista no artigo anterior."

o n.º 10 do artigo 123.º do ce: "10 — quem, sendo titular de carta de condução válida para as categorias b ou b+e, conduzir veículo agrícola ou florestal ou máquina para o qual a categoria averbada não confira habilitação é sancionado com coima de € 120 a € 600."



como leigo pergunto: então sendo a lei de 18 agosto, já não deveria isto estar mais do que regulamentado? e o que acontece ao n.º 10 do artigo 123.º do ce até sair a regulamentação? o prazo já passou à muito..

alguém mais informado que me esclareça a situação? estou a interpretar ou a esquecer-me de alguma coisa?

estou amarrado..


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por Njay »

vais lá ao imtt, se te recusarem mostras uma cópia da lei, se ainda assim te recusarem pedes o livro de reclamações.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por uggabugga »

há uma parte da lei que já deve estar a ser aplicada com toda a certeza!!! ...a parte da multa

também não se pode pedir tudo de uma vez...


absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por absent-minded »

holohot Escreveu: estou a interpretar ou a esquecer-me de alguma coisa?
estás-te a esquecer que os prazos só são vinculativos para os cidadãos... para o governo (e tribunais, e outros que tais) são meramente indicativos. o remédio é esperar, simplesmente, tal como esperámos pela lei das 125cc, que derivou de uma directiva comunitária com cerca de 10 anos.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por Njay »

absent-minded Escreveu:
holohot Escreveu: estou a interpretar ou a esquecer-me de alguma coisa?
estás-te a esquecer que os prazos só são vinculativos para os cidadãos... para o governo (e tribunais, e outros que tais) são meramente indicativos.
xiii... ai isso é assim? que falta de respeito para com os cidadãos...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por mix »

uhm isso é um pouco estranho. tenho um amigo que fez esse exame pratico à +/- 2 meses, na minha scooter e eu levei o carro dele com a examinadora e lembro-me de ele ter feito o pedido de exame a meio do verão, quando já tinha saído a lei das 125cc à algum tempo.
ele pediu foi exame pratico para licença de 50cc, que serve para quem tem carta tipo b, menos de 25anos e pretende conduzir uma 125cc

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por Volt »

holohot, faz como o amigo do mix e tira a licença de ciclomotor (50cc) que ficas logo abrangido pela lei e nao precisas de esperar por estas burocracias estranhas, caracteristicas deste pais ah beira-mar plantado...

.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por J.G. »

depois da dica do mix fui ver os requisitos para a licença para ciclomotor e.. sumariando: isto é tudo mais uma salgalhada à tuga!

para quem quiser ler e rir um pouco fica: subcategoria a1 em autopropositura e licença de condução de ciclomotores

se percebi bem e resumindo é:
se tirar da subcategoria a1 tenho que pagar 24€ pelo exame prático e mais 24€ pela nova emissão da carta de condução com o acrescento da subcategoria. a inscrição em escola de condução é facultativa.

se tirar a licença de ciclomotor a inscrição numa escola de condução é na mesma facultativa e estou na mesma dispensado do exame teórico (como condutor cat. b). apenas tenho que pagar o exame prático no valor de 12€ e fico na mesma habilitado a conduzir até 125cc ao abrigo da mesma lei que "criou" a subcategoria a1 em autopropositura.

então, para que raio serve a subcategoria a1 em autopropositura? porque ia eu gastar 48€ quando posso gastar 12€ para a mesma habilitação?

ainda pensei que a licença de ciclomotor obrigasse a inscrição e a um numero mínimo de aulas numa escola de condução. daí não ter pensado e pesquisado logo essa opção.

a isto chamasse fazer figura de nabo.. só mesmo para anjinhos como eu que não conhecem o país onde nasceram: quem anda dormir e assume que se fazem leis com alguma lógica leva na cabeça!



além disso ainda estou para perceber porquê os "menores" de 25. não sabia que a habilidade de andar em duas rodas se ganhava automaticamente aos 25 anos. ou será que os nosso políticos andam a jogar demasiado computador: "ei man.. chegas a level 25 e ganhas umas skills novas altamente: equilíbrio e maturidade para andar em duas rodas!"


Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por Volt »

holohot Escreveu:além disso ainda estou para perceber porquê os "menores" de 25.
a resposta verdadeira, estah mesmo na mentalidade, visto que sem essa limitaçao, a proposta seria chumbada.
mas olha que jah ouvi muita gente "gritar" que, eh uma barbaridade um tipo qualquer (sem preparaçao) poder conduzir uma 125 sem ir a exame...



ps: eu acho uma barbaridade pensar-se que um tipo qualquer, que nao sabe conduzir, vai se meter a "correr" sem preparaçao... ateh parece que soh quem se ouve eh que pensa...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por J.G. »

exacto.

não preciso de ir muito longe: a minha mãe não sabe andar de bicicleta e está habilitada a conduzir 125.
há coisas fantásticas, não há?

a coerência da lei não interessa para o chumbo.. a preocupação foi os "menores" de 25 anos (o tal nível de evolução ).

devia ser como já disseste: o correcto era todos os encartados de ligeiros terem que fazer 1 dos 2 exames práticos (já que é à escolha do freguês!).

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por mix »

holohot não fica apenas por 12€ pois quando fui levantar a minha carta à camara também tive que pagar um treta qualquer que nem sabia que tinha que pagar, mas podes ver neste tópico que criei quando fiz o exame pratico.
de qualquer forma nunca chegará aos 24€...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Autor do tópico
J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlight Thunder 5000W Li 60Ah

Mensagem por J.G. »

mix, estive a ler o teu tópico. e obrigado pelo link!

realmente ainda é uma logística do caraças ter que levar carro e mota. o mais certo é de ainda ter que recorrer a uma escola de condução. pois não tenho ninguém conhecido e próximo com uma 50cc e a thunder que vem é superior a 4kw. e como também queria ter 1 ou 2 aulas mais vale fazer tudo pela escola (até pode ser que seja mais rápido e não precise de esperar tanto pelo exame).

contudo ainda vou averiguar/analisar melhor a situação.

continuarei a dar noticias.

p.s.: peço desculpa alguma exaltação mas é difícil de encaixar a parte dos "menores de 25" quando o correcto, se havia tanta preocupação na ar, era ser obrigatório o exame prático para toda as idades. quer fosse a sub-cat. a1 por auto-proposição ou a licença de ciclomotor.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”