Saber temperatura num TS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Saber temperatura num TS

Mensagem por CrOhN »

paulol Escreveu:«
o que optei foi um "digital lts12-pt-e(pt100/ntc) 230v" com sonda, como só trazia 3 metros de cabo acrescentei o resto e está a funcionar na perfeição...julgo eu!
um abraço
onde arranjaste este termometro? não notaste discrepâncias de leituras quando adicionaste mais cabo à sonda?

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

crohn Escreveu:
paulol Escreveu:«
o que optei foi um "digital lts12-pt-e(pt100/ntc) 230v" com sonda, como só trazia 3 metros de cabo acrescentei o resto e está a funcionar na perfeição...julgo eu!
um abraço
onde arranjaste este termometro? não notaste discrepâncias de leituras quando adicionaste mais cabo à sonda?

boas!

o termómetro e sonda foram comprados numa loja de artigos sanitários de aveiro, que tem este endereço na web: http://www.abo_sanitarios.web.pt/
o valor que paguei no conjunto foi de 42€. quanto a discrepâncias, não me parece haver pelo menos significativas mas também não sou técnico nesta área, mas por análise comparativa com outro termómetro de contacto na tubagem de circulação, parece-me que está a funcionar correctamente, quanto há precisão....??!!
mais informação em www.lae-electronic.com

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Mensagem por hugoriba »

foi um bocadinho carote...
com um termometro da rádio popular fiz a mesma coisa por 10€.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

hugoriba Escreveu:foi um bocadinho carote...
com um termometro da rádio popular fiz a mesma coisa por 10€.

viva!

também achei "um bocadito carote" mas...o termometro da r.p. só dá até 70º, pelo que achei claramente insuficiente!
por exemplo, está neste momento a marcar 92,1º no acumulador do recuperador calor.

hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm

Mensagem por hjmrodrigues »

bom dia!
tambem gostava de ter essa temperatura no acumulador do painel solar (92.1º).
dede outubro que não passa dos 60º, que é o setpoint da resistencia electrica.
os vossos sistemas solares tem aquecido alguma coisa nestes dias quando o sol aparece durante duas ou tres horas?
HR

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Mensagem por jcaiado »

hjmrodrigues Escreveu:bom dia!
essa temperatura que refere (92.1º) no dia 20 de janeiro, foi atingida pelo aquecimento do sol ou apoio eléctrico?
pelo que percebi, o user refere acumulador do recuperador de calor, portanto deve ter sido com lenha na fornalha mesmo

jc

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

hjmrodrigues Escreveu:os vossos sistemas solares tem aquecido alguma coisa nestes dias quando o sol aparece durante duas ou tres horas?
sim. noto que o consumo diário de 5-6kw em dia de chuva, reduz-se a 3-4kw. poderá ser ainda menos, se o sol for mais regular. de notar que tenho o termostato regulado para os 60º e relógio ligado entre as 4 e 7 da manhã. no meu caso, os banhos são matinais.

hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm

Mensagem por hjmrodrigues »

jcaiado Escreveu:
essa temperatura que refere (92.1º) no dia 20 de janeiro, foi atingida pelo aquecimento do sol ou apoio eléctrico?
pelo que percebi, o user refere acumulador do recuperador de calor, portanto deve ter sido com lenha na fornalha mesmo

jc
pois foi percebi quando li melhor, depois editei, por isso o post não aparece...oops...
HR

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

jcaiado Escreveu:

jc

é isso mesmo

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

voltando a falar do tema, a melhor forma de saber a temperatura de um ts deve ser colocando uma bainha de imersão com sonda de temperatura logo à saida da áqua quente.

temos de gastar água para saber a temperatura, mas sendo a temperatura medida logo à saida da água quente o desperdicio é minimo.

a caleffi vende essas bainhas.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

c_s_amaral Escreveu:voltando a falar do tema, a melhor forma de saber a temperatura de um ts deve ser colocando uma bainha de imersão com sonda de temperatura logo à saida da áqua quente.

temos de gastar água para saber a temperatura, mas sendo a temperatura medida logo à saida da água quente o desperdicio é minimo.

a caleffi vende essas bainhas.

boas!

tenho um acumulador de 150l para aq em inox, que comprei em 2000 na larinox, já vinha de origem uma ranhura para introduzir uma bainha de imersão e situa-se a 2/3 da altura.

agora eu não entendo, como passado 9 ou 10 anos um acumulador solar e parece-me que este defeito é comum em todas as marcas, não trazer no mínimo uma situação igual ao que descrevi, porque a ver bem e não ia encarecer o produto algo significativo, todos os acumuladores solares deviam vir equipados termómetro incluído e com leitura deste dentro da habitação.
penso também que todas as marcas, deveriam reconsiderar no futuro mais esta característica técnica, só iria evidenciar mais o produto.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”