Informação de extras no apoio do governo
-
- Novo membro
- Registado: sexta out 09, 2009 1:40 pm
Re: Informação de extras no apoio do governo
não tenho acesso ao contrato com a pmelink, que acredito que possa ser bastante esclarecedor e que coloque os limites que os instaladores me referiram, contudo, é pela publicidade do próprio programa não coincidir com a realidade que manifesto a minha surpresa.
estamos habituados a ter de estar atentos na defesa dos nossos direitos quando nos relacionamos com empresas, sejam elas "de vão de escada" sejam elas "grandes corporações" como por exemplo as telefónicas ou as energéticas. mas nestes casos, em que os consumidores são frágeis e impotentes contra essas entidades, há por norma reguladores do mercado que dependem do estado e que permitem manter mais elevada o respeito pelos nossos direitos, dando-nos confiança no sistema.
porém aqui, no site do governo que deveria ser informativo, acabo por perceber que a informação não é credível e é contrária aos factos reais e custa acreditar que o nosso governo actue como uma empresa de vendas à distância ou de televendas, que apregoam o que muitas vezes pode não ser real.
por isso é que peço ajuda aos colegas que pesquisem no site, que encontrem os limites a partir dos quais a "chave-na-mão" já não cobre, e que me contradigam, devolvendo a confiança no nosso ministério da economia.
obrigado
carlos césar
estamos habituados a ter de estar atentos na defesa dos nossos direitos quando nos relacionamos com empresas, sejam elas "de vão de escada" sejam elas "grandes corporações" como por exemplo as telefónicas ou as energéticas. mas nestes casos, em que os consumidores são frágeis e impotentes contra essas entidades, há por norma reguladores do mercado que dependem do estado e que permitem manter mais elevada o respeito pelos nossos direitos, dando-nos confiança no sistema.
porém aqui, no site do governo que deveria ser informativo, acabo por perceber que a informação não é credível e é contrária aos factos reais e custa acreditar que o nosso governo actue como uma empresa de vendas à distância ou de televendas, que apregoam o que muitas vezes pode não ser real.
por isso é que peço ajuda aos colegas que pesquisem no site, que encontrem os limites a partir dos quais a "chave-na-mão" já não cobre, e que me contradigam, devolvendo a confiança no nosso ministério da economia.
obrigado
carlos césar
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
como associado da deco e dirigente da associação novaenergia.net, ofereço-me para transmitir àquela meritória associação todas as questões desde que devidamente formuladas e fundamentadas. mandem por pm que eu retransmito. já sabem que se houver lesados será difícil conseguir o retorno, mas a deco tem muitos créditos nesta matéria. podemos também pedir um esclarecimento à dgge. de resto, quando pedimos um esclarecimento enviamos cópia para todos e ainda para alguns órgãos de comunicação social
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
manuelcar
penso que o que há a transmitir será mesmo isso:
se temos ou não direito ao suporte do painel solar gratuitamente.
no contrato diz que temos direito ao painel de graça no caso do telhado ser direito (horizontal), mas se não for (se for inclinado)? isso não explicita.
assim como vêm os preços dos paineis no site, não custava nada vir os preços dos acessórios.
já agora, estão incluidos 10 mts de tubagem, se forem precisos mais de 10 mts de tubagem pagasse, mas e se não for preciso? recebe-se???
no contrato diz que temos direito ao painel de graça no caso do telhado ser direito (horizontal), mas se não for (se for inclinado)? isso não explicita.
assim como vêm os preços dos paineis no site, não custava nada vir os preços dos acessórios.
já agora, estão incluidos 10 mts de tubagem, se forem precisos mais de 10 mts de tubagem pagasse, mas e se não for preciso? recebe-se???
Dos Fracos Não Reza a História...
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
jmsf Escreveu:h
boas
em relaçao as estruras extra , penso que ninguem esta a meter a mao ao bolso de ninguem
existe é varias variantes do mesmo contarto da sgpice, senao vejamos
nos contartos que os instaladores fazem com as marcas tudo isso foi esclarecido, bem oiu mal nao sei, mas foi
tubagens ate 10 mts
estruturas de elevação
calhas tecnicas se necessária ate 10 mts
no meu caso que instalo 3 marcas, exclui-se da instalaçao standar para qualquer uma das marcas o seguinte
estruturas para extra para orientaçao correcta e mlhorra o rendimento
mais de 10 mts de tubagem
pequenos trabalhos de construçao civil
neste ultimo caso por. ex. ja tive um cliente que me mostrou o contrato da sgspice o qual diz que pequenos trabalhos de construção civil estao incluidos.
pergunto eu agora, o que se considera pequenos trabalhos de construçao civil?
sera que abrir roços na parede, ter que os tapar, em alguns casos arranjar cerâmico igual e aplicar, desde que seja dentro dos 10mts, é considerado pequeno trabalho construçao civil?
no meu ver ha aqui falta de conecimento de causa por parte da sgspice que colocou no contarto coisas que na pratica nao se aplica.
boas
penso que não! o contrato é igual para todos o que está a haver são certas empresas ou instaladores que estão a querer intrepertar o contrato da maneira que lhes dá mais jeito, o ter que abrir roços de 10 mts ou arranjar azulejos iguais já não considero pequenos trabalhos de construção civil agora se for necessário por exemplo abrir buracos para passar tubos e depois se necessário reparar o que deitaram abaixo a mais, ou cortar telhas isso sim penso que serão os considerados pequenos trabalhos de construção civil, agora aconselho vivamente quem escolher uns paineis e o instalador lhe pedir dinheiro para fazer a estrutura deve ligar para a pmelink para esclarecer se tem ou não que pagar e se tiver que pagar a estrutura deve mudar de marca de painel, porque há muitos que não levam nada por esse trabalho, e o que não falta são marcas no protocologo e não há nenhuma que se possa dizer que é melhor que as outras e que justifique pagar esse trabalho extra.
-
- Membro Gold
boasacrdsc Escreveu:não tenho acesso ao contrato com a pmelink, que acredito que possa ser bastante esclarecedor e que coloque os limites que os instaladores me referiram, contudo, é pela publicidade do próprio programa não coincidir com a realidade que manifesto a minha surpresa.
obrigado
carlos césar
não estou de acordo contigo, apesar de não concordar com muitas coisas que este (anterior) governo faz, e apesar do contrato da pmelink deixar algumas margens para duvidas o que eu acho é que alguns fabricantes ou instaladores estão a tentar intrepertar o que está escrito da maneira que lhes dá jeito.
porque qualquer pessoa que leia o contrato percebe isso, os paineis deveriam ser instalados nas melhores condições e rendimentos e que caso seja necessário mais de 10mts de tubo este será pago a parte, só depois de se começar a ver certas palavras com cuidado, dá para ter outra intrepertação.
no meu caso e escolhi o painel da norquente que por sinal é o mais barato do programa e quando o montaram fizeram a estrutura porque o telhado não tem a inclinação nem a orientação ideal, deve ter um desvio de +-30º o que não era impeditivo de instalar o painel até porque bate o sol durante todo o dia no telhado e mesmo assim fizeram a estrutura para que tenha o melhor rendimento e passaram o cabo para a resistência, só que isso demora tempo e tem custos e é por isso que alguns instaladores estão a fugir ou a querer ganhar mais algum dinheiro porque os fabricantes pagam-lhes mal pela instalação, mas isso não somos nós que temos a culpa.
se quando os telhados são direitos, eles têm que montar uma estrutura porque é que quando o telhado é inclinado se tem que pagar a estrutura se o preço é igual!?
daqui a algum tempo, depois do inverno vai haver muita gente a dizer mal dos paineis que não prestam que não aquecem a agua, quando a culpa é dos instaladores que não os instalam nas melhores condições.
mas agora está ao critério de cada um, se o instalador lhe quer cobrar a estrutura não instalem esses paineis e procurem outra que não cobre por esse trabalho porque o que não faltam são marcas no protocologo e os preços são quase iguais e se calhar por mais 1€ na compra do painel arranjam um que não lhes cobra a estrutura que como já pediram por aí 350€ por uma estrutura, eu por mais 230€ tenho um painel instalado com estrutura.
acho que isto é andar a roubar!!!!
-
- Membro Gold
boasmaster Escreveu:manuelcar
master desculpa corrigir-te mas penso que não vem nenhuma mensão á estrutura, no banco é que perguntam a inclinação do telhado.
e quando dizes "no contrato diz que temos direito ao painel de graça no caso de telhado direito..." deves querer dizer suporte (estrutura de fixação).
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm
boas
esta questão das estruturas tem muito que se lhe diga
pois depende das marcas á estruturas que dão para adaptar a qualquer tipo de telhado
outras não , neste casos tem que se adaptar outro tipo de estruturas, que como e obvio nao estao incluidas no contrato que as empresas instaladoras tem com as marcas.
se nao esta de acordo com o contrato de sgpice nao sei. no meu caso o contrato que tenho com as marcas é que estruturas extras para orientaçao correcta nao estao incluidas, a unica coisa que tenho a fazer e mandar uma copia do orçamento para o fabricante.
e obvio que o cliente pode nao aceitar e escolher a orientaçaodo telhado mesmo que nao seja a mais correcta, claro com a noçao das perdas que vai ter, etc.
agora se ha quem nao cobre estruturas extra,tudo bem~
tb e verdade que tenho visto muito painel pousado simplesmente em cima dos telhados, independentemente da orientaçao, inclinaçao
sei por exemplo que com a estrutura para telhado plano da baxi roca, norquente, e outras similares se consegue adaptar a qualquer tipo de telhado na maioria dos casos
o
esta questão das estruturas tem muito que se lhe diga
pois depende das marcas á estruturas que dão para adaptar a qualquer tipo de telhado
outras não , neste casos tem que se adaptar outro tipo de estruturas, que como e obvio nao estao incluidas no contrato que as empresas instaladoras tem com as marcas.
se nao esta de acordo com o contrato de sgpice nao sei. no meu caso o contrato que tenho com as marcas é que estruturas extras para orientaçao correcta nao estao incluidas, a unica coisa que tenho a fazer e mandar uma copia do orçamento para o fabricante.
e obvio que o cliente pode nao aceitar e escolher a orientaçaodo telhado mesmo que nao seja a mais correcta, claro com a noçao das perdas que vai ter, etc.
agora se ha quem nao cobre estruturas extra,tudo bem~
tb e verdade que tenho visto muito painel pousado simplesmente em cima dos telhados, independentemente da orientaçao, inclinaçao
sei por exemplo que com a estrutura para telhado plano da baxi roca, norquente, e outras similares se consegue adaptar a qualquer tipo de telhado na maioria dos casos
o
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
- Staff Member
convém referir que, do ponto de vista do consumidor, pouco importa o acordo que o instalador tem com o fabricante. recomendo vivamente que, aquando da assinatura do contrato, fique bem claro se a estrutura para uma correcta orientação dos colectores está incluída ou deverá ser paga adicionalmente. deixar a orientação ao critério do instalador é uma lotaria. já vi dois colectores instalados aqui em dois edifícios da mesma escola e um está a sul e o outro a norte.
isto quer dizer que há pessoas sem escrúpulos e sem qualquer brio profissional. por outro lado não é aceitável que um consumidor não saiba antecipadamente (no momento da assinatura do contracto e pagamento) o valor total da empreitada. isso tem que ficar claro, quando assinamos e pagamos temos que saber exactamente (ao cêntimo) o custo final. o governo construiu um protocolo onde os sistemas são "chave na mão" com excepção de limites razoáveis previamente estabelecidos (distancias, comprimentos, etc...) caso o instalador diga que a instalação fica acima do preço estabelecido e justifique os seus motivos é boa prática remeter o orçamento adicional para o intermediário (pmelink) e para o fabricante ( já agora eu informaria também a dgge e a deco) e aguardar resposta antes de tomar uma decisão (quando digo aguardar entenda-se que não é ficar sentado à espera que esta chegue).
isto é o que eu faria antes de assinar um cheque, como consumidor esclarecido, atento aos seus direitos e associado de uma associação de defesa dos consumidores. caso se venha a verificar que após a instalação tenho dinheiro a reaver, tudo fica um pouco mais complicado e demorado, mas ainda assim há muita coisa a fazer.
por ultimo, caso se tenham comprometido com um pagamento que desconfiam não ser devido, e para evitar fugir aos vossos compromissos financeiros, podem sempre depositar esse montante em nome do juiz da comarca onde residem. caso esse montante seja realmente devido o credor pode sempre apresentar-se ao juiz e justificar o motivo pelo qual ele é devido. assim evitam cair em incumprimento e ser alvo de algum tipo de injunção judicial movida pelo credor.
isto quer dizer que há pessoas sem escrúpulos e sem qualquer brio profissional. por outro lado não é aceitável que um consumidor não saiba antecipadamente (no momento da assinatura do contracto e pagamento) o valor total da empreitada. isso tem que ficar claro, quando assinamos e pagamos temos que saber exactamente (ao cêntimo) o custo final. o governo construiu um protocolo onde os sistemas são "chave na mão" com excepção de limites razoáveis previamente estabelecidos (distancias, comprimentos, etc...) caso o instalador diga que a instalação fica acima do preço estabelecido e justifique os seus motivos é boa prática remeter o orçamento adicional para o intermediário (pmelink) e para o fabricante ( já agora eu informaria também a dgge e a deco) e aguardar resposta antes de tomar uma decisão (quando digo aguardar entenda-se que não é ficar sentado à espera que esta chegue).
isto é o que eu faria antes de assinar um cheque, como consumidor esclarecido, atento aos seus direitos e associado de uma associação de defesa dos consumidores. caso se venha a verificar que após a instalação tenho dinheiro a reaver, tudo fica um pouco mais complicado e demorado, mas ainda assim há muita coisa a fazer.
por ultimo, caso se tenham comprometido com um pagamento que desconfiam não ser devido, e para evitar fugir aos vossos compromissos financeiros, podem sempre depositar esse montante em nome do juiz da comarca onde residem. caso esse montante seja realmente devido o credor pode sempre apresentar-se ao juiz e justificar o motivo pelo qual ele é devido. assim evitam cair em incumprimento e ser alvo de algum tipo de injunção judicial movida pelo credor.
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
boas
isto e tudo muito lindo
as marcas fornecem a estrutura para telhdos inclinados ou telhados planos
agora pensem um pouco
se o cliente chega ao banco e diz que o telhado é inclinado
o instalador a chegar ao local da instalaçao repara que o telhado é inclinado, certo, mas decide ir ver que tipo de estrutura suporta as telhas, se for placa , não há problema, se for vigas de cimento, tb dá para trabalhar, e se for barrotes de madeira não tratada e j´com alguns anos?
será que o instalador é obrigado a segurar não só o painel como tb o telhado, será ao abrigo do programa o instalador obrigado a instalar o painel nestas condições se o cliente não quiser pagar o extra?
a meu ver há casos e casos mas aos defensores do contarto da sgspice acho que devem reclamar é ao governo por estar a fazer publicidade enganosa
será que quando se aplicam 11 metros ou 12 de tubo se obriga o cliente a pagar estes dois metros de tubagem? é pensarem bem nos prós e contras, não é nolhar só para o venha a nós e esquecemo-nos do pobre do instalador que no meio disto tudo é o mais responsavel, po unico que trabalha, o unico que investiu dinheiro e tempo em formação e ainda por cima os clientes querem tb abusar da sorte
isto e tudo muito lindo
agora pensem um pouco
o instalador a chegar ao local da instalaçao repara que o telhado é inclinado, certo, mas decide ir ver que tipo de estrutura suporta as telhas, se for placa , não há problema, se for vigas de cimento, tb dá para trabalhar, e se for barrotes de madeira não tratada e j´com alguns anos?
será que o instalador é obrigado a segurar não só o painel como tb o telhado, será ao abrigo do programa o instalador obrigado a instalar o painel nestas condições se o cliente não quiser pagar o extra?
a meu ver há casos e casos mas aos defensores do contarto da sgspice acho que devem reclamar é ao governo por estar a fazer publicidade enganosa
será que quando se aplicam 11 metros ou 12 de tubo se obriga o cliente a pagar estes dois metros de tubagem? é pensarem bem nos prós e contras, não é nolhar só para o venha a nós e esquecemo-nos do pobre do instalador que no meio disto tudo é o mais responsavel, po unico que trabalha, o unico que investiu dinheiro e tempo em formação e ainda por cima os clientes querem tb abusar da sorte
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
- Membro Gold
boasjmsf Escreveu:boas
isto e tudo muito lindo
agora pensem um pouco
pelo que parece o sr. jmsf é instalador, e não vale a pena deitar as culpas para os outros neste caso o governo ou a pmelink, porque o que está escrito no contrato é, que é montagem chave na mão, com algumas excepções das quais uma delas a situação que está a relatar veja a alinea 6.4 que diz "caso não seja possivel proceder á instalação imediata do equipamento por razões técnicas relacionadas com pedidos especificos do cliente ou por dificuldades inerentes á própria construção onde o equipamento será instalado (o telhado não suporta a instalação do equipamento, questões de sombreamento ou dificuldades de orientação, etc) a sgpice ou a empresa instaladora, poderá apresentar uma proposta/orçamento para a execução dos trabalhos de construção civil que se afigurem necessários á correcta instalação do equipamento.......) como vê está previsto essas situações no contrato por isso não vale a pena vir para aqui dizer para os consumidores irem queixar-se ao governo e que este está a fazer publicidade enganosa, os instaladores é que têm que falar com os fabricantes e o que está a haver são certos instaladores que estão a querer ganhar mais sem que a isso tenham direito, e o mais facil é atirar as culpas para cima dos outros que não se podem defender porque não andam aqui.
quanto aos metros de tubo está escrito no contrato que são 10m, se o instalador tiver que instalar mais do que isso deve dizer ao cliente quantos metros são a mais e em quanto é que custa, mas isso fica ao critério do instalador porque por mais 2 m até pode não levar nada porque quando instala menos metros de tubo tambem não devolve o valor dos metros que não instalou, e parece que ainda ninguem se queixou por ter que pagar os metros de tubo que sejam necessários a mais para alem dos 10m o que se está aqui a pôr em causa é a cobrança da estrutura.
está a queixar-se que o instalador foi o unico que trabalha, investiu dinheiro e tempo em formação, então e o cliente tem alguma culpa que o instalador tenha assinado um contrato com o fabricante dos paineis e que não ganhe quase nada!?
o instralador tem é que se recusar a trabalhar assim, não é o cliente que tem que ficar com o equipamento mal instalado (rendimento) porque o instalador acha que não ganha o suficiente, por acaso já pensou quantas horas de trabalho é que o cliente tem que trabalhar para pagar o equipamento?, possivelmente mais horas do que as tem de formação.
comigo bem pode ter a certeza que se não montassem os paineis com a inclinação e orientação ideais, assim como vieram do porto, para lá voltavam com os paineis, e se todos fizesem isso bem poderia ver que se acabava o roubo da cobrança da montagem da estrutura.
na realidade no contrato não vem especificado a estrutura mas diz (...adequada prestação da montagem e o regular funcionamento dos equipamentos....), (no final da instalação o cliente deverá confirmar que o equipamento foi correctamente instalado e se encontra em perfeitas condições de funcionamento,....).
quando compra um carro novo tambem não vem especifico no contrato que o carro trás pneus novos mas parte-se do principio que sim, assim como os paineis precissam de uma estrura para os segurar e direcciona-los para o local ideal, senão vendiam os paineis sem montagem, e cada um metia onde queria até podia ser dentro da garagem, não tinham qualquer rendimento mas estavam lá.
acho que aqui não há ninguem a querer abusar da sorte o que parece é que é necessário ter sorte para apanhar um instalador competente e honesto.
-
- Membro Silver
caro amigo
sou instalador sim senhora
é obvio que o cliente nao tem culpa de nada, e que muitos ate fazem credito para poderem usufruir do protocolo.
agora se leu bem o contrato e sei que leu
citando-o a si " (o telhado não suporta a instalação do equipamento, questões de sombreamento ou dificuldades de orientação, etc)"
como pode ver dificuldades de orientaçao!
se tem um telhado orientado a este e oeste o que faz? que culpa tem o fabricante, e o instalador? nesse caso nao será uma dificuldade de orientação?
é obvio (falo por mim) que se o desvio for pouco ou a inclinaçao ser pouca e seja necessário adaptar algo para orientar melhor e colocar a inclinaçao ideal , aí nesse casos nao levo nada
agora em casos que , como disse anteriormente, a casa estar orientada a estes/oeste tenho que criar outra estrutura para adaptar a que vem do fabricante. mas isso sou eu pode estar de acordo ou não respeito isso. agora nao pode acusar de ladrões os instaladores!
é obvio que o cliente nao tem culpa de nada, e que muitos ate fazem credito para poderem usufruir do protocolo.
citando-o a si " (o telhado não suporta a instalação do equipamento, questões de sombreamento ou dificuldades de orientação, etc)"
se tem um telhado orientado a este e oeste o que faz? que culpa tem o fabricante, e o instalador? nesse caso nao será uma dificuldade de orientação?
é obvio (falo por mim) que se o desvio for pouco ou a inclinaçao ser pouca e seja necessário adaptar algo para orientar melhor e colocar a inclinaçao ideal , aí nesse casos nao levo nada
agora em casos que , como disse anteriormente, a casa estar orientada a estes/oeste tenho que criar outra estrutura para adaptar a que vem do fabricante. mas isso sou eu pode estar de acordo ou não respeito isso. agora nao pode acusar de ladrões os instaladores!
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
- Membro Silver
caro amigo
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
- Membro Gold
jmsf Escreveu:caro amigo
boas
è o que vem no contrato em relação á orientação, falam num orçamento a apresentar pelo instalador para os trabalhos de construção civil e não da montagem da estrutura, o que é que diz dos instaladores que querem receber dinheiro por um trabalho que já está pago?
sim! porque o que foi negociado entre o governo e os fabricantes foi o equipamento correctamente instalado e a funcionar em perfeitas condições, está bem explicito no contrato e fazem referencia a isso mais do que uma vez.
tudo o que não seja para o equipamento ficar nestas condições viola o contrato.
é obvio que nalguns casos é só pousar o equipamento no telhado porque tem as condições ideais e noutros casos vão ter mais trabalho para criarem essas condições, ó só querem comer a carne os ossos que paguem os clientes, agora se entende que o cliente tem que pagar 2 vezes pelo mesmo trabalho, paciência ficamos assim.
cada um resolva a situação como quizer quando um instalador lhe pedir mais dinheiro para que os paineis fiquem montados em condições.
por mim aconselho a mandalos embora e apresntar queixa na pmelink, que vão a ver que eles acabam por fazer a estrutura sem cobrar mais.
-
- Novo membro
agradeço as várias opiniões que foram surgindo.
contudo continuo confuso, e segundo parece não sou o único. acho que não conseguimos ter uma opinião consensual da questão.
não sei se a publicidade feita pelo governo é ou não enganosa, mas que o site de suporte à campanha devia clarificar estas questões tão básicas devia, contudo é omisso e deixa no ar uma falsa ideia de facilidades que induz a erros, permitindo enganos e a abusos de qualquer das partes, sejam dos instaladores ou dos próprios clientes.
o que é preciso é clarificar porque um serviço apregoado como "chave-na-mão" não o é e só depois da compra com a leitura do contrato é que vêm as dificuldades...
e acreditem que me sinto muito preocupado por esta acção não estar devidamente regulada.
obrigado,
carlos césar
contudo continuo confuso, e segundo parece não sou o único. acho que não conseguimos ter uma opinião consensual da questão.
não sei se a publicidade feita pelo governo é ou não enganosa, mas que o site de suporte à campanha devia clarificar estas questões tão básicas devia, contudo é omisso e deixa no ar uma falsa ideia de facilidades que induz a erros, permitindo enganos e a abusos de qualquer das partes, sejam dos instaladores ou dos próprios clientes.
o que é preciso é clarificar porque um serviço apregoado como "chave-na-mão" não o é e só depois da compra com a leitura do contrato é que vêm as dificuldades...
e acreditem que me sinto muito preocupado por esta acção não estar devidamente regulada.
obrigado,
carlos césar
-
- Membro Gold
acrdsc Escreveu:agradeço as várias opiniões que foram surgindo.
obrigado,
carlos césar
boas
compreendo as suas duvidas e só posso falar do meu caso, em que fizeram uma estrutura para que o painel ficasse com a inclinação e orientação ideal, e passaram o cabo para alimentação da resistência (só não foi ligada porque eu não quiz) e só paguei o que estava no contrato não paguei extras nenhuns e ficou instalado como deve de ser.
isto é o que entendo como chave na mão e é o que está no contrato.
o que anda por aí é quem queira intrepertar o contrato de outra maneira e dar a volta aos clientes (não sei se são os instaladores se são os fabricantes), mas acho que virem só para aqui reclamar não vai levar a lado nenhum, por isso é que existe a pmelink e as pessoas quando têm duvidas em relação ao que os instaladores dizem devem contactar a pmelink e expôr o caso, porque até se pode dar o caso da pmelink nem ter conhecimento que alguns instaladores estão a levar mais dinheiro para instalarm os paineis como deve de ser.
no seu caso acho que deve contactar a pmelink e expôr todas as suas duvidas e quando o instalador lá for e não cumprir com o que a pmelink lhe disse, informe a pmelink e mande ir passear o instalador.
poderá esclarecer as suas duvidas pelo correio electrónico para pos-venda@pmelink.pt ou por telefone 707200636 dias uteis das 8h ás 20h e sábados das 9h ás 13h. eles são (eram agora não sei) relativamente rápidos a responder.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
boa tarde,
aviso desde já que sou projectista e instalador de sistemas solares, pelo que venho aqui não para aumentar a discussão, mas apenas para deixar a minha interpretação. pela minha mão já passaram vários contratos entre fabricante/instalador e, apesar de todos serem parecidos, houve algumas pequenas diferenças que me permitiram aceitar uns e rejeitar outros.
relativamente à questão aqui levantada, todas as empresas referem os mesmos limites, apesar de nem tudo estar bem clarificado. no entanto, é claro que o processo é chave na mão desde que não sejam necessários trabalhos de construção civil adicionais para a colocação dos colectores. daqui concluo que todo o trabalho para por a instalação a funcionar com os materiais principais que fazem parte do kit do fabricante são sempre da minha conta. para além destes incluo ainda os meios de elevação, acessórios de canalização, material eléctrico, etc.
se o kit do fabricante não inclui, por exemplo, uma válvula misturadora termostática, aconselho o cliente a comprar uma para que eu a possa instalar. se me quiser comprar a mim, informo o fabricante (com cópia do orçamento) e efectuo a venda e respectiva instalação. o mesmo faria se não me enviassem o vaso de expansão sanitário, como aconteceu num caso que já hoje li neste fórum.
já no que respeita a válvulas adicionais para realizar um by-pass ou a quadros eléctricos para ligação de resistências, por exemplo, considero-os como acessórios básicos da instalação e instalo-os sem cobrar nada.
relativamente a tubagens, são de facto referidos os 10 mtos (duplos na cf e simples no ts). da minha parte posso dizer que nunca cobrei um metro a mais, pois embora já tenha feito instalações com mais do que 10 metros, também faço outras com menos. os metros a mais não significam necessáriamente mais acessórios pelo que cobrar metros de tubagem a 20€ ou mais me parece exagerado. acho que ganho mais em fazer a oferta ao cliente.
relativamente às estruturas, também me parece que a questão é simples. os kits vem do fabricante com uma estrutura para telhado plano ou inclinado e são adequadas para uma orientação do telhado também adequada. orientação adequada significa um ângulo que permite um desvio do sul de 45º para este ou para oeste. o que se aprende em projecto é que se devem respeitar os telhados, quer por uma questão de estética, quer de segurança em caso de ventos fortes. logo as estruturas tipo aranha no telhado devem ser evitadas. muitas vezes fazem-se investimentos e criam-se estruturas "perigosas" para ganhos que não chegam a 10% da energia anual. vale a pena? o cliente terá direito a mais 2 ou 3 banhos por ano....
assim, se forem necessário trabalhos adicionais para a colocação da estrutura fornecida pelo fabricante, ou se for necessário construir uma nova estrutura, deverá haver lugar a orçamento e facturação adicionais. o cliente quando faz a encomenda, compra um kit solar que inclui uma estrutura. a estrutura que compra é essa e não outra. se essa não é adequada, ou melhor, se o telhado não é adequado para ela e necessita de adaptações, certamente não é o instalador que tem que arcar com os custos. se o cliente não os quiser aceitar, o instalador também não tem que aceitar a instalação. eu, pelo menos, não aceitaria.
mas como disse, esta é a minha opinião.
aviso desde já que sou projectista e instalador de sistemas solares, pelo que venho aqui não para aumentar a discussão, mas apenas para deixar a minha interpretação. pela minha mão já passaram vários contratos entre fabricante/instalador e, apesar de todos serem parecidos, houve algumas pequenas diferenças que me permitiram aceitar uns e rejeitar outros.
relativamente à questão aqui levantada, todas as empresas referem os mesmos limites, apesar de nem tudo estar bem clarificado. no entanto, é claro que o processo é chave na mão desde que não sejam necessários trabalhos de construção civil adicionais para a colocação dos colectores. daqui concluo que todo o trabalho para por a instalação a funcionar com os materiais principais que fazem parte do kit do fabricante são sempre da minha conta. para além destes incluo ainda os meios de elevação, acessórios de canalização, material eléctrico, etc.
se o kit do fabricante não inclui, por exemplo, uma válvula misturadora termostática, aconselho o cliente a comprar uma para que eu a possa instalar. se me quiser comprar a mim, informo o fabricante (com cópia do orçamento) e efectuo a venda e respectiva instalação. o mesmo faria se não me enviassem o vaso de expansão sanitário, como aconteceu num caso que já hoje li neste fórum.
já no que respeita a válvulas adicionais para realizar um by-pass ou a quadros eléctricos para ligação de resistências, por exemplo, considero-os como acessórios básicos da instalação e instalo-os sem cobrar nada.
relativamente a tubagens, são de facto referidos os 10 mtos (duplos na cf e simples no ts). da minha parte posso dizer que nunca cobrei um metro a mais, pois embora já tenha feito instalações com mais do que 10 metros, também faço outras com menos. os metros a mais não significam necessáriamente mais acessórios pelo que cobrar metros de tubagem a 20€ ou mais me parece exagerado. acho que ganho mais em fazer a oferta ao cliente.
relativamente às estruturas, também me parece que a questão é simples. os kits vem do fabricante com uma estrutura para telhado plano ou inclinado e são adequadas para uma orientação do telhado também adequada. orientação adequada significa um ângulo que permite um desvio do sul de 45º para este ou para oeste. o que se aprende em projecto é que se devem respeitar os telhados, quer por uma questão de estética, quer de segurança em caso de ventos fortes. logo as estruturas tipo aranha no telhado devem ser evitadas. muitas vezes fazem-se investimentos e criam-se estruturas "perigosas" para ganhos que não chegam a 10% da energia anual. vale a pena? o cliente terá direito a mais 2 ou 3 banhos por ano....
assim, se forem necessário trabalhos adicionais para a colocação da estrutura fornecida pelo fabricante, ou se for necessário construir uma nova estrutura, deverá haver lugar a orçamento e facturação adicionais. o cliente quando faz a encomenda, compra um kit solar que inclui uma estrutura. a estrutura que compra é essa e não outra. se essa não é adequada, ou melhor, se o telhado não é adequado para ela e necessita de adaptações, certamente não é o instalador que tem que arcar com os custos. se o cliente não os quiser aceitar, o instalador também não tem que aceitar a instalação. eu, pelo menos, não aceitaria.
mas como disse, esta é a minha opinião.
-
- Staff Member
obrigado pelo esclarecimento.
ainda assim a questão mantém-se. o nosso ponto de vista, no entanto não é o do instalador, nem do fabricante. apesar de estar de acordo com a importância do aspecto estético não me custa compreender a posição do cliente que adquire um sistema chave na mão ignorando muitas vezes qual a orientação e a inclinação do telhado.
quanto à tolerância à orientação ideal e a estimativa (10% e 2 banhos) que apresentas já não sou tão optimista, até porque a uma má orientação se soma frequentemente uma má inclinação (se defendemos o ponto de vista de que a estrutura é apenas para pousar sobre o telhado e paralelamente a este).
ainda assim a questão mantém-se. o nosso ponto de vista, no entanto não é o do instalador, nem do fabricante. apesar de estar de acordo com a importância do aspecto estético não me custa compreender a posição do cliente que adquire um sistema chave na mão ignorando muitas vezes qual a orientação e a inclinação do telhado.
quanto à tolerância à orientação ideal e a estimativa (10% e 2 banhos) que apresentas já não sou tão optimista, até porque a uma má orientação se soma frequentemente uma má inclinação (se defendemos o ponto de vista de que a estrutura é apenas para pousar sobre o telhado e paralelamente a este).
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
pois.... de facto não era bem uma estimativa. pelo menos não tem nenhum cálculo sério por detrás. digamos que é apenas uma sensibilidade.
a verdade é que em muitos dos casos, os sistemas estão sobredimensionados para o consumo e a dita penalização de 10% na maior parte das vezes não apresenta qualquer problema, para que se continuem a assegurar fracções solares de 60 a 70%. e isso é que é verdadeiramente importante.
é evidente que depois o engenho do instalador pode facilmente dar mais 10º de inclinação à estrutura, por exemplo, sem ter que haver qualquer alteração da dita e sem por em causa a estética e a segurança. cada caso é um caso e só as situações muito complicadas é que podem dar origem a custos adicionais. é evidente que nós sabemos que há quem queira cobrar tudo e mais alguma coisa. temos aqui no fórum relatos de quem pagou gruas para acesso ao telhado, disjuntores para ligar a resistência, estruturas deveras estranhas, etc... a verdade é que os contratos só referem especificamente os 10 metros de tubagem e não são claros quanto ao resto.
a minha opinião é de que devemos ser racionais, usar a arte, o engenho e a informação que temos para executar as obras da melhor forma possível e com o objectivo de que o cliente diga no fim que nós somos uns tipos impecáveis por saber que tem o sistema montado de forma a retirar dele o melhor rendimento, com a maior segurança e sem precisar de fazer obras na casa a seguir.
são estes clientes que nos vão garantir mais clientes e isso vai ser ainda mais importante, quando este programa acabar.
a verdade é que em muitos dos casos, os sistemas estão sobredimensionados para o consumo e a dita penalização de 10% na maior parte das vezes não apresenta qualquer problema, para que se continuem a assegurar fracções solares de 60 a 70%. e isso é que é verdadeiramente importante.
é evidente que depois o engenho do instalador pode facilmente dar mais 10º de inclinação à estrutura, por exemplo, sem ter que haver qualquer alteração da dita e sem por em causa a estética e a segurança. cada caso é um caso e só as situações muito complicadas é que podem dar origem a custos adicionais. é evidente que nós sabemos que há quem queira cobrar tudo e mais alguma coisa. temos aqui no fórum relatos de quem pagou gruas para acesso ao telhado, disjuntores para ligar a resistência, estruturas deveras estranhas, etc... a verdade é que os contratos só referem especificamente os 10 metros de tubagem e não são claros quanto ao resto.
a minha opinião é de que devemos ser racionais, usar a arte, o engenho e a informação que temos para executar as obras da melhor forma possível e com o objectivo de que o cliente diga no fim que nós somos uns tipos impecáveis por saber que tem o sistema montado de forma a retirar dele o melhor rendimento, com a maior segurança e sem precisar de fazer obras na casa a seguir.
são estes clientes que nos vão garantir mais clientes e isso vai ser ainda mais importante, quando este programa acabar.
-
- Staff Member
plenamente de acordo. com tudo. quer a questão estética, quer a segurança, quer o engenho e a arte, quer a boa imagem dos instaladores e as mais valias que um bom serviço lhes trará no futuro.
se alguém pagou mais do que devia poderá sempre requerer a devolução. e é verdade que o nosso clima é excelente para o solar térmico (falo por experiência própria com 3 anos de uso). mas não é a primeira vez que os abusos criam uma má imagem neste sector e isso é preocupante. parece-me que já temos aqui informação suficiente para pedir um parecer à deco sobre a matéria e, se for caso disso, pedir-lhes para tomar posição na resolução dos problemas. é para defender os interesses comuns que servem as associações.
se alguém pagou mais do que devia poderá sempre requerer a devolução. e é verdade que o nosso clima é excelente para o solar térmico (falo por experiência própria com 3 anos de uso). mas não é a primeira vez que os abusos criam uma má imagem neste sector e isso é preocupante. parece-me que já temos aqui informação suficiente para pedir um parecer à deco sobre a matéria e, se for caso disso, pedir-lhes para tomar posição na resolução dos problemas. é para defender os interesses comuns que servem as associações.
Porreiro, pá!
-
- Novo membro
manuelcar Escreveu:plenamente de acordo. com tudo. quer a questão estética, quer a segurança, quer o engenho e a arte, quer a boa imagem dos instaladores e as mais valias que um bom serviço lhes trará no futuro.
concordo.
agradeço também as várias ajudas que recebi, quer com opinião técnica de valor, quer jurídica/comercial.
felizmente que existem estes fóruns de opinião.