phoenixstfire Escreveu:quanto aos automoveis, a minha ideia mais favoravel, seria comprar smart usados, especialmente os de gasolina que toda gente quer se livrar, e convertelos, isto da que mesmo importando smarts da alemanha o preço pode sair a volta dos 3000 euros cada um(...)
os toyota yaris, foram carros bastante interessantes e estão à venda baratissimos, devia ser melhor opção...
phoenixstfire Escreveu:(...) talvez fazendo uma estilo a vectrix ou algo parecido, usando o mesmo estilo, motor 7kw, baterias 9kw mais controlador, se calhar pvp ficaria pelos 9000 a 10000 euros. so que a autonomia ficaria quase o dobro da vectrix pelo mesmo peso de baterias (90kg) com um peso total de cerca de 150 a 200 kg.(...)
ou seja, mais cara que a própria vectrix. mas como é que conseguias uma autonomia em dobro se estudos demonstram que a vectrix com litio (45kg) aumenta apenas a autonomia em cerca de 15%? não te esqueças que para colocares 90kg de litio precisavas do dobro do volume das baterias actuais e não vejo como é que isso é possível numa mota?!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
nao sei o preço do toyota, mas se puderes dizer-me agradecia.
a vectrix que agora tens tem quantos watts de bateria? eu tou a falar em 9kw, espaço é simples, comeca a tirar carnagens e ves os espaços ocos que tens, a coisa boa é que se as baterias for em modulos pequenos consegues encaixar em qualquer lado, ou axas que a smart ev é um banco de baterias? eles praticamente forram o carro com baterias. a vectrix custa quanto? 9000 euros? fora legalização? vai ver a bereco a voltio, nao é de uma qualidade requintada, mas se calhar fica ela por ela no que diz ao resto. é muito boa a vectrix tenho de tirar o chapeu a isso, mas para quem as faz em massa poderia fazer melhor.
abraço
Todos os Genios são Malucos
Mas nem todos os Malucos são Genios!
phoenixstfire Escreveu:nao sei o preço do toyota, mas se puderes dizer-me agradecia.
a vectrix que agora tens tem quantos watts de bateria? eu tou a falar em 9kw, espaço é simples, comeca a tirar carnagens e ves os espaços ocos que tens, a coisa boa é que se as baterias for em modulos pequenos consegues encaixar em qualquer lado, ou axas que a smart ev é um banco de baterias? eles praticamente forram o carro com baterias. a vectrix custa quanto? 9000 euros? fora legalização? vai ver a bereco a voltio, nao é de uma qualidade requintada, mas se calhar fica ela por ela no que diz ao resto. é muito boa a vectrix tenho de tirar o chapeu a isso, mas para quem as faz em massa poderia fazer melhor.
abraço
os yaris tenho-os visto a cerca de 2000€ em segunda mão;
vectrix:
- bateria tipo hidreto metálico de níquel (nimh);
- capacidade 30 ah, 3,7 kw-h;
- voltagem 125v.
não te esqueças que nas motas o peso convêm ficar lá em baixo para que o centro de gravidade seja o mais baixo possível...
o preço que dei por ela foi 8650€ (chave na mão e com seguro contra todos por 1 ano).
podes ter razão quanto ao podiam fazer melhor, mas não te esqueças que a mota está em desenvolvimento já há alguns anos e que só recentemente estabilizou. a tecnologia pode parecer simples mas tem muito que se lhe diga e há que ter certezas antes de produzir em massa.
abraço
jp
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
phoenixstfire Escreveu:entao vai toyotas, para mim quanto mais barato melhor, claro que com qualidade.
a vectrix, e pa tens 90 quilos de baterias na moto quase decerteza, com esse pesso em litio, era so 9000w nao sao 3700w.
tenho pois, são 90kg de nimh, mas o problema é que o volume de 90kg de litio é o dobro, não é?
à pois é, as baterias de lítio ocupam menos espaço que as de nimh para a mesma potência, mas para esta diferença é praticamente o dobro do volume. até 5-6 kw penso que se consegue no mesmo espaço
quanto ás baterias não têm nada de especial, antes pelo contrário, as suas especificações são "muito velhas", com estas baterias não vão a lado nenhum.
quanto aos painéis solares, é mais uma novidade para diminuir o custo da produção.
isso volume para meter numa moto arranja-se sempre, nao é problema, o peso é que não é bom, prefiro ter um pouco mais de volume na moto e mais autonomia pelo mesmo peso, do que ter o reverso, pode nao ser pratico uma moto muito volumosa, mas isso ja parte de cada um!
para a legalização será que a smart iria aceitar ? uma vez que está a lançar o smart eléctrico ?
e a toyota ? eles são um bocado fechados .
penso que quem tem uma mente mais aberta é a fiat , e os cinquencento compram-se por menos de 500 €uros .
tavares Escreveu:para a legalização será que a smart iria aceitar ? uma vez que está a lançar o smart eléctrico ?
e a toyota ? eles são um bocado fechados .
penso que quem tem uma mente mais aberta é a fiat , e os cinquencento compram-se por menos de 500 €uros .
se me permitem a opinião, a estratégia de começar por desenvolver um negócio que faz modificações, é mais moderada e equilibrada. depois, se a coisa corresse bem e com a experiência acomulada, logo se compravam carros em segunda mão para modificar e vender...
jmap, mas isso já existem pelo menos 3 empresas que conheço que fazem isso!
seria mais uma a fazer concorrência, mas se me perguntares quantas estão mesmo a fazer conversões digo te 1 com toda a certeza as outras duas é quase no papel... mas espero estar enganado!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
serges Escreveu:jmap, mas isso já existem pelo menos 3 empresas que conheço que fazem isso!
seria mais uma a fazer concorrência, mas se me perguntares quantas estão mesmo a fazer conversões digo te 1 com toda a certeza as outras duas é quase no papel... mas espero estar enganado!
mas não será arriscado demais avançar de imediato para a produção de veiculos eléctricos? claro que os custos seriam mais reduzidos mas o investimento é elevadíssimo... a aquisição planeada de uma fase de conversão traria experiência e sentimento de mercado e o conhecimento suficiente para decidir sobre o próximo passo. julgo que os clientes portugueses estão mais sensibilizados para converter os seu velho carro do que comprar um outro. mas é apenas a minha opinião que não é muito relevante porque embora gostasse não tenho o que é preciso ($$$) para contribuir para a iniciativa...
eu acho que este tópico se for espremido dá muito pouco , apesar das 10 páginas , penso ser a altura de se fazer uma reunião e traçar estratégias . como já disse noutro tópico há aqui muitos teóricos e poucos práticos , e a continuar assim isto não passa do papel , ou melhor do monitor .
- o que se pretende fazer ?
- qual o nível de investimento ?
- estudo de mercado ?
- localização da empresa ?
- estatutos .
- retorno do investimento ?
- tipo de investimento ( particular ou quadros comunitários )
- etc
- etc
há muito para se tratar , mas tem que ser cara a cara e não através do forum .
toca a dar corda aos sapatos , que o tempo está a passar .
tenho preços de motores, tenho experiencia de mecanico, e sei o que se pode fazer, tou actualmente a receber mais informações sobre outros motores, e outras situações!
sim carro electrico é muito caro, fazer motorizadas é muito mais facil.
carro a ar é mais facil, alguem ja pensou nisso?
tavares, quando é que te da jeito encontrar? por mim era ja amanha!
wolf ouvi dizer que querias investir? quando quiseres conversar é so dizer, eu tou interessado.
este domingo vou ter com o bluesky a braga.
para os demais interessados, como é? fala fala fala mas ninguem diz nada, ate agora o primeiro a querer combinar alguma coisa fui eu, e ninguem me respondeu!
quero é ver se alguem diz alguma coisa agora ou se corta?
falta de graveto, dinheiro, cacau, pilim, toda gente esta na mesma situação, mas por favor, se os gajos do google começaram numa garagem em casa, e mal tinham dinheiro para mandar cantar um cego, nos somos muitos mais e tamos aqui sempre a nos queixar e a nao fazer nada é que não se chega a lado nenhum!
eu como potencial cliente gostaria de saber pelo menos o seguinte:
1) podem mostrar-me exemplos do vosso trabalho?
2) quanto tempo demoram a fazer a conversão do meu fiesta 1.25?
3) quanto vai custar?
4) o carro fica legalizado?
5) a segurança do veículo fica garantida?
6) que manutenção preciso de fazer? de quanto em quanto tempo? quanto custa? e onde a fazer (se não puder/quiser ser eu)?
7) que características garantem para o veículo convertido?
que garantias dão sobre as baterias e a conversão em geral?
9) o que acontece aos lixos resultantes da conversão, o motor, fluídos, etc?
um negócio de conversão de veículos é muito mais do que pesquisar o preço de motores, controladores e baterias e ter experiência de mecânica. que eu saiba, nenhum de vocês fez sequer uma conversão até hoje... parece-me que vocês estão a ver a coisa mais simplificada do que é.
acredito que este é um negócio com futuro mas feito como deve ser, e não "à tuga" e em cima do joelho.
isto não é para desanimar, antes pelo contrário, é para abrir um pouco os olhos:
1) podem mostrar-me exemplos do vosso trabalho?
se estão a pensar arrancar com o negócio sem nunca terem convertido sequer um carro na vida, então boa sorte. não era eu que ia vos ia dar 10k€ ou 15k€ para vocês fazerem experiências. daí que, se calhar terão que começar por aí, fazer uma conversão à vossa conta (ou à conta de algum investidor) para ficarem com um conhecimento real global, ou seja, da parte técnica, burocrática, financeira e temporal.
2) quanto tempo demoram a fazer a conversão do meu fiesta 1.25?
como é óbvio teriam que se comprometer com um periodo de tempo para a conversão. e para isso têm que já ter feito conversões, nomeadamente da marca e modelo do veículo em questão...
3) quanto vai custar?
pergunta óbvia.
4) o carro fica legalizado?
vocês vão tratar da legalização? vão ajudar-me? já passaram por esse processo alguma vez? já o estudaram?
5) a segurança do veículo fica garantida?
sabem avaliar um veículo para saber se pode ser convertido em segurança? não basta avaliar o modelo do veículo, é preciso avaliar se aquele veículo em particular está em condições de ser convertido. vai ser necessário trocar alguma peça? não é o cliente pagar e depois chegar à fase de legalização e aquilo não passar por este ou aquele problema mecânico ou estrutural...
6) que manutenção preciso de fazer? de quanto em quanto tempo? quanto custa? e onde a fazer (se não puder/quiser ser eu)?
obviamente será necessário dar indicações sobre a manutenção do veículo depois da conversão, e se forem necessárias "revisões", também têm que ter capacidade (logistica, de recursos humanos, ...) para as fazer, e local (ou indicar um local onde possa ser feito).
7) que características garantem para o veículo convertido?
qual a potência (que não é a da motor eléctrico...), autonomia, tempo de vida das baterias, enfim, as características do produto.
8) que garantias dão sobre as baterias e a conversão em geral?
dão alguma ou assim que passar para as mãos do cliente fica da inteira responsabilidade do mesmo? não é que neste caso eu me oponha a esse modo de operar, mas é necessário que isso fique bem claro para o cliente e este o aceite.
9) o que acontece aos lixos resultantes da conversão, o motor, fluídos, etc?
é preciso estudar o que se vai fazer a estes lixos e ter mecanismos de lhes dar seguimento, incluindo uma garantia de tratamento sem danos ambientais.
e também é necessário saber o que fazer às baterias quando for necessário trocar.
portanto há pelo menos as seguintes vertentes da conversão às quais uma empresa de conversão tem que dar resposta:
é assim que se tem de dar o empurrão senão passa o tempo , para se combinar alguma coisa o melhor é marcar-se uma data ( por exemplo dentro de duas semanas para dar tempo á malta organizar-se ) e um local central ( parece-me que o pessoal é mais da zona centro e norte do que do sul .
carro a ar ? sim já pensei e já fiz testes , funcionou mas não deu grande resultado . mas fiquei contente porque pelo menos funcionou , mas não é um projecto que esteja na prateleira mas sim na minha secretária , neste momento ando á procura de uns injectores de alta pressão de um motor common rail .
o njay faz umas perguntas pertinentes mas com razão e é uma base para a discussão do encontro.
se contarmos que nao existe ninguem abaixo de lisboa o ponto mediano ha de ser coimbra ou leiria. se houver tem de se ver melhor.
2 semanas dá dia 29 de novembro mais ou menos, calha num sabado!
carro a ar, nao é meter de parte, ja existem motores feitos, e pressões de armazenamento muito grandes, pode ser que consiga um rendimento e performance boa, a um custo de produção relativamente baixo!
sim njay é uma boa questão que meteste supostamente é o que se iria discutir!
e sim ninguem tem experiencia concretamente em nada do que falaste, mas la por nao ser professor de portugues não deixo de o escrever, tem de se começar por algum lado.
o problema é que fazer coisas dá muito gozo, mas às vezes não dá dinheiro...
para ganhar dinheiro o ideal é fazer coisas que (ainda) ninguém faz.
exemplos:
adaptação de scooters eléctricas "chinesas":
mudar as lâmpadas todas para leds.
carregadores com temporizador e medição da temperatura da bateria.
pinturas/cores a pedido.
mudanças de baterias de chumbo para lítio.