Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

ajosemor Escreveu:em meu entender a resposta às duas questões é ... sim.

ou seja,
deves colocar as caixas de aparelhagem pelo menos ao mesmo tempo que os tubos uma vez que uns exercem forças mecânicas sobre os outros e o que é importante é que os tubos fiquem devidamente protegidos pelo reboco mas que as caixas de aparelhagem fiquem nos lugares devidos. são elas que (incluindo as de derivação) têm mais impacto estético.
por isso não é grave se ficarem mais fundas mas a estética é melhor se ficarem á face da parede acabada.
já pensaste em fechar os roços com poliuretano? hoje é muito usado e muito mais simples embora mais caro do que fechar com massa de cimento se fores tu a fazê-lo.

boas obras

saudações
vou mesmo fazer com massa, até porque já comprei o cimento.

em relação à espuma, deve ficar muito caro, no entanto também não sei qual o rendimento que cada lata dá.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

deixando tb a minha opinião,

espessura do reboco depende das irregularidades da parede. 1,5 cm é uma cota normal, mas antes um pouco mais dentro do que fora. se fica fora tem de se cortar a caixa depois, mais dentro apenas exige uns parafusos mais compridos para fixar a aparelhagem.

quanto ao ponto 1, tudo ao mesmo tempo, certifique-se sempre que os tubos ficam bem metidos nas boquilhas.

quanto a fixar caixas e tubos, hoje é normal utilizar espuma mas só para fixar o fundo das caixas e alguns pontos nos tubos, claro que tem de fixar as caixas com umas talas. depois deve-se utilizar massa para acabar de encher roços após secagem da espuma. espuma de poliuretano custa cerca de 4-5 euros para um volume final de 20l. se aplicar humedeça primeiro as paredes, tal como se utilizar massa. a utilizar massa faça com areia fina (não “saibrenta“) com um traço de 2 a 3 por 1, mas olhe que é mais difícil para inexperientes, não sei se é o caso.

devia passar uma linha de nível e deixar todas as caixas, interruptores e tomadas ao mesmo nível. interruptores deveriam ficar a cerca de 1,1m do chão final, mas parece-me que deixou a 1. a 1,3 . tomadas 30 cm acima.

quanto a passagem de tubos ac, umas fotografias que mostrassem onde pretende colocar a unidade interior, a unidade exterior e o caminho dos tubos ajudavam a perceber e dar uma opinião. para passagem dos tubos nos canudos das telhas preciso saber o fabricante. parecem-me da margon, mas tenho dúvidas.

cumpts.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

pseudominus Escreveu:deixando tb a minha opinião,

espessura do reboco depende das irregularidades da parede. 1,5 cm é uma cota normal, mas antes um pouco mais dentro do que fora. se fica fora tem de se cortar a caixa depois, mais dentro apenas exige uns parafusos mais compridos para fixar a aparelhagem.

quanto ao ponto 1, tudo ao mesmo tempo, certifique-se sempre que os tubos ficam bem metidos nas boquilhas.

quanto a fixar caixas e tubos, hoje é normal utilizar espuma mas só para fixar o fundo das caixas e alguns pontos nos tubos, claro que tem de fixar as caixas com umas talas. depois deve-se utilizar massa para acabar de encher roços após secagem da espuma. espuma de poliuretano custa cerca de 4-5 euros para um volume final de 20l. se aplicar humedeça primeiro as paredes, tal como se utilizar massa. a utilizar massa faça com areia fina (não “saibrenta“) com um traço de 2 a 3 por 1, mas olhe que é mais difícil para inexperientes, não sei se é o caso.

devia passar uma linha de nível e deixar todas as caixas, interruptores e tomadas ao mesmo nível. interruptores deveriam ficar a cerca de 1,1m do chão final, mas parece-me que deixou a 1. a 1,3 . tomadas 30 cm acima.

quanto a passagem de tubos ac, umas fotografias que mostrassem onde pretende colocar a unidade interior, a unidade exterior e o caminho dos tubos ajudavam a perceber e dar uma opinião. para passagem dos tubos nos canudos das telhas preciso saber o fabricante. parecem-me da margon, mas tenho dúvidas.

cumpts.
massa com areia fina ? porquê ? pensei que fosse ao contrário, é que comprei areia de rio (escura) e parece-me ser grossa. quanto ao traço também estava a pensar nesse 2 a 3 por 1.

as tomadas não vou conseguir pôr a 30 cm porque as duas primeiras filas de baixo (junto ao chão) são compostas por tijolo de cimento e não me apetece partir aquilo. as tomadas ficarão a +- 40/45cm no máximo.

os tubos de ac :
a unidade interior vai ficar na ombreira da porta da foto em anexo, a unidade mede 32 cm de altura, vai ser mesmo à justa, pois só tenho disponível +- 40 cm de altura. o tubo de esgoto ainda nãos ei bem o que fazer com ele, ao lado desta parede tenho a da casa de banho, pelo que estava a pensar direccionar o tubo para lá, de forma a ligar ao esgoto.(será exequível ? e prático?)
Localização da unidade interior
Localização da unidade interior
Ar Condicionado.jpg (48.67 KiB) Visto 7265 vezes
as telhas são da j coelho silva ? (qualquer coisa assim) a imagem em anexo acho que dá para ter uma ideia.
Telhas
Telhas
Telhas.jpg (99.5 KiB) Visto 7255 vezes
Anexos
Ar CondicionadoII.jpg
Ar CondicionadoII.jpg (73.88 KiB) Visto 7255 vezes

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

boas, cimento
massa com areia fina ? porquê ? pensei que fosse ao contrário, é que comprei areia de rio (escura) e parece-me ser grossa
convém ser areia lavada. se for grossa pode sempre crivar. areia fina porque permite que as caixas colem (mais goma, e contacto mais efectivo), e porque coloca um pouco de massa, antes de colocar a caixa, e depois permite colocar e ajustar a caixa, pois a massa é “macia”, permitindo que saia para os lados.

... as duas primeiras filas de baixo (junto ao chão) são compostas por tijolo de cimento...
chamam-se blocos de cimento.

quanto á passagem dos tubos não parece mal e pode ligar o tubo de esgoto ao wc, mas nunca esqueça que deve ser sempre a descer. a colocação por cima da porta não me agrada muito. a unidade interior deveria ficar afastada 10 cm do tecto. os tubos devem entrar todos no canto inferior.
nas fotos não percebo bem o sótão, um esboço de planta +- à escala poderia dar dados , e permitir ajudar mais.
por exemplo porque não colocar o ac numa das paredes , frontal (embora mais baixa), ou na lateral direita, que estão na ultima foto ( ar condicionadoii.jpg ).

cumpts.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

pseudominus Escreveu:boas, cimento
massa com areia fina ? porquê ? pensei que fosse ao contrário, é que comprei areia de rio (escura) e parece-me ser grossa
convém ser areia lavada. se for grossa pode sempre crivar. areia fina porque permite que as caixas colem (mais goma, e contacto mais efectivo), e porque coloca um pouco de massa, antes de colocar a caixa, e depois permite colocar e ajustar a caixa, pois a massa é “macia”, permitindo que saia para os lados.

... as duas primeiras filas de baixo (junto ao chão) são compostas por tijolo de cimento...
chamam-se blocos de cimento.

quanto á passagem dos tubos não parece mal e pode ligar o tubo de esgoto ao wc, mas nunca esqueça que deve ser sempre a descer. a colocação por cima da porta não me agrada muito. a unidade interior deveria ficar afastada 10 cm do tecto. os tubos devem entrar todos no canto inferior.
nas fotos não percebo bem o sótão, um esboço de planta +- à escala poderia dar dados , e permitir ajudar mais.
por exemplo porque não colocar o ac numa das paredes , frontal (embora mais baixa), ou na lateral direita, que estão na ultima foto ( ar condicionadoii.jpg ).

cumpts.
para a massa vou mesmo ter que utilizar a areia que comprei, pois a vida está cara €€ e não há tempo €€ para desperdícios.

para o ar condicionado, realmente é o único espaço disponível e mais eficaz que disponho, nos outros lados ou não tenho largura de parede, ou não tenho altura.
quanto aos 10cm vair ser muito difícil cumprir.

a planta à escala não tenho, mas deixo aqui este esboço (tenho cá um jeitinho para o desenho )
Anexos
Planta sotão (ou algo do género)
Planta sotão (ou algo do género)
Planta.jpg (33.61 KiB) Visto 7199 vezes

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

finalmente acabei os buracos todos (já estava farto de tanto roço!
Via rápida para o quadro
Via rápida para o quadro
20.jpg (131.39 KiB) Visto 7142 vezes
já comecei a passar o tubo para a instalação eléctrica, ainda não cheguei a 50% do sotão e já gastei 50 metros.
Tubo pelo telhado
Tubo pelo telhado
18.jpg (135.59 KiB) Visto 7146 vezes
Exemplo da forma como vai ficar o produto final (falta o lambrim)
Exemplo da forma como vai ficar o produto final (falta o lambrim)
17.jpg (136.1 KiB) Visto 7138 vezes
este fim de semana vou começar a fechar os roços, pensei que 40kg de areia tivessem mais aproveitamento!

acho que vou ver quanto custa o m3, deve compensar face aos sacos do max mat

funchal
Membro
Membro
Registado: sábado dez 27, 2008 9:21 pm

Mensagem por funchal »

boas!
trago, finalmente, novidades do nosso sotão! janelas de sotão colocadas e roofmate totalmente instalado, faltando apenas terminar o isolamento final de algumas vigas com espuma de poliuretano...

este é o aspecto das placas que recebi - 195 placas! e as contas não falharam muito... sobraram apenas 17 placas! a área do nosso telhado ronda, portanto, os 130m2 (a conta dos 30% a mais relativamente à área do sotão resultou!)
Imagem
e a nossa cadelinha lá ao fundo triste por estar presa mas feliz por ver gente nova a entrar e a sair!

o desperdício foi muito, porque nada, mas mesmo nada estava com esquadria correcta! nenhuma placa foi aplicada inteira, sem ser cortada! tivemos de pedir ajuda a um pedreiro para a aplicação do roofmate que custou 190€ para 29 horas de trabalho (2 dias inteiros de 10h de trabalho e 3 tardes de 3h). consideramos que valeu a pena, porque não teríamos tempo, nem faríamos tão bom trabalho em tão pouco tempo. além disso este valor incluiu também o alinhamento de algumas vigas de ferro, a colocação de girândola de inox para os gases do esquentador, isolamento de algumas telhas, etc...

o antes...
Imagem Imagem

e o depois...
Imagem Imagem

primeiro, aconselharam a colocar fio de barbante ou verga para fixar as placas, mas o pedreiro optou por colocar quadradinhos de roofmate, obtidas a partir do desperdício, e fica bastante fixo. não há problemas ao nível de descolarem placas, assim esperamos!!

em relação ao material, usámos até agora 12 embalagens de espuma de poliuretanto de 750ml (64,27€) e 2 embalagens de cola para poliestireno expandido de 5l (66,52€), ambos da quilosa, totalizando 130€ em espuma e cola. e mais material de construção civil "pequeno" como silicone, electrodes para máquina de soldar, etc. mais as placas de 572,27€, estamos nos 900€. o orçamento máximo era de 1000€, por isso não está nada mau!!

apesar de ainda faltar preencher as restantes juntas com espuma de poliuretano, já sentimos diferenças no conforto de estar em casa! menos calor perdido e menos frio a entrar pelas telhas! vale mesmo a pena o investimento...

quanto às janelas, o cunhado que trabalha em caixilharia instalou as janelas numa tarde (4h30m) e foi gratuito! foi necessária uma estrutura em ferro para suportar o peso da janela e do rufo. e a velux não desilude! acabamentos por excelência, vidro duplo, instruções simples e específicas e bem bonitas! passei a ter luz gratuita na cozinha e na dispensa, situadas no andar inferior. e a vista que oferecem... relaxante!
Imagem Imagem

opiniões? críticas? agradecemos muito, pelo menos antes de passarmos à fase do lambrim e soalho... depois já não há nada a fazer... agora é a vez da electricidade, alarmes, tv cabo e afins.
Cumps,
Cláudia & Élvio - Funchal, Madeira

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

olá funchal, tudo bem ?

folgo em ver que a vossa obra está no bom caminho

optaste por colar o roofmate, já sabes qua o método vais usar para colocar o lambrim ?

já agora, as tuas janelas são projectantes ou basculantes ? ainda não comprei as minhas e tenho de decidir, claro que as projectantes são mais caras, mas ainda não decidi pois acho que em termos de manobrabilidade são mais eficazes

cmatos02
Membro
Membro
Registado: sábado fev 04, 2006 3:05 pm

Mensagem por cmatos02 »

ola,
esta muito bem, gostei de ver. também vou optar por esta soluçao, tenho um grande problema de isolamento em casa. vou começar por inserir dessas placas junto as telhas e depois meter janelas de vidro duplo(talvez de pvc), e como a casa o piso inferior so tem uma parede sem caixa de ar vou meter isolamento e pladur no interior.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

não se esqueçam de deixar a parte do telhado voltada a sul livre, para poderem instalar os sistemas solares quando o decidirem. hoje é essencial, daqui a mais algum tempo será inevitável.

parabéns pelas obras para melhoramento e isolamento dos sótãos que no caso das vivendas é tão importante. também o tenho andado a fazer, mas, comecei pelo exterior.
painel de aqs. montagem de janela de acesso da "roto", isolamento interno com placas de lã de rocha entre o ripado, montagem de telhas de vidro, desmontagem de chaminé e deslocação do painel aqs para caberem os painéis fotovoltaicos, montagem destes ficando quase sem espaço na água virada a sul onde só consegui montar uma fiada de telhas de vidro... agora vou-me virar mais para o interior mas confesso ter medo da colagem das placas às ripas de betão, pelo que estou a pensar fixá-las a ripas de madeira a segurar às de betão com cintas provavelmente de aço inox. a lã de rocha entre as ripas de betão melhorou a situação, mas as vigas são pontes térmicas e como são muitas precisam ser também isoladas.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

funchal
Membro
Membro

Mensagem por funchal »

olá cimento,
optámos por colar o roofmate entre as vigas mais pequenas, para não perder pé direito e porque ainda tinhamos de colocar o lambrim - assim só o lambrim é que irá retirar algum pé direito. além disso, não quisemos arriscar furar as vigas, pois faz alguma confusão furar o suporte de toda aquela estrutura.
ainda não sabemos bem como é que o lambrim vai ser colocado.. talvez serão colocadas ripas de madeira (ou pvc.. não sei ainda) nas vigas maiores e mais externas, nas quais o lambrim é posteriormente preso... estamos ainda na fase de pesquisa e de orçamentos. não arriscamos a fazer sozinhos, porque tem inclinação e muitos ângulos de esquina.
realtivamente às janelas, são a jóia dos nossos olhos! são do modelo ggl da velux, isto é, são basculantes. penso que para o meu espaço inclinado, são ideais, além disso, o preço foi mais atractivo...
cumps!

olá cmatos02,
as janelas de sotão que comprámos são de vidro duplo e nota-se bem a diferença.. compensa, de facto, o vidro duplo. existe ainda a possibilidade de escolher vidro duplo com protecção solar, mas no nosso caso não se justifica.
gostava que explicasse um pouco melhor como vai fazer o isolamento no piso inferior, porque também só temos uma parede sem caixa de ar - vai colocar wallmate e depois criar "nova parede"?
cumps!

olá ajosemor,
sem dúvida que um dia teremos de colocar uns colectores solares! é uma grande vantagem nos dias de hoje, para além das obrigatoriedades que poderão vir a existir. agora qual é o lado sul livre...? péssimo sentido de orientação...
também temos o problema das nossas vigas de ferro no sotão estarem a ser excelentes pontes térmicas... ainda falta a última dose de espuma de poliuretano. seja como for, estamos à espera de sentir maior isolamento térmico no próximo inverno!
cumps!

Cumps,

cmatos02
Membro
Membro
Registado: sábado fev 04, 2006 3:05 pm

Mensagem por cmatos02 »

olá cmatos02,
as janelas de sotão que comprámos são de vidro duplo e nota-se bem a diferença.. compensa, de facto, o vidro duplo. existe ainda a possibilidade de escolher vidro duplo com protecção solar, mas no nosso caso não se justifica.
gostava que explicasse um pouco melhor como vai fazer o isolamento no piso inferior, porque também só temos uma parede sem caixa de ar - vai colocar wallmate e depois criar "nova parede"?
cumps!

ola,
estava a pensar usar pladur com lã de rocha, era o que eu usava nas construção de vivendas em frança, existe muita gente que não é a favor do pladur mas acreditem que as vivendas construidas em frança são quase todas no seu interior em pladur ate mesmo wcs e cozinhas, e quase que nao ligava-mos o aquecimento de inverno mesmo com neve, de verao era fresquinha. aqui vai um pequeno desenho de como vou resolver o problema em minha casa.
cumps,
carlos matos
Anexos
paredes.JPG
paredes.JPG (6.49 KiB) Visto 6891 vezes

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

funchal Escreveu:olá cimento,
optámos por colar o roofmate entre as vigas mais pequenas, para não perder pé direito e porque ainda tinhamos de colocar o lambrim - assim só o lambrim é que irá retirar algum pé direito. além disso, não quisemos arriscar furar as vigas, pois faz alguma confusão furar o suporte de toda aquela estrutura.
ainda não sabemos bem como é que o lambrim vai ser colocado.. talvez serão colocadas ripas de madeira (ou pvc.. não sei ainda) nas vigas maiores e mais externas, nas quais o lambrim é posteriormente preso... estamos ainda na fase de pesquisa e de orçamentos. não arriscamos a fazer sozinhos, porque tem inclinação e muitos ângulos de esquina.
realtivamente às janelas, são a jóia dos nossos olhos! são do modelo ggl da velux, isto é, são basculantes. penso que para o meu espaço inclinado, são ideais, além disso, o preço foi mais atractivo...
cumps!

olá cmatos02,
cumps!

olá ajosemor,
sem dúvida que um dia teremos de colocar uns colectores solares! é uma grande vantagem nos dias de hoje, para além das obrigatoriedades que poderão vir a existir. agora qual é o lado sul livre...? péssimo sentido de orientação...
também temos o problema das nossas vigas de ferro no sotão estarem a ser excelentes pontes térmicas... ainda falta a última dose de espuma de poliuretano. seja como for, estamos à espera de sentir maior isolamento térmico no próximo inverno!
cumps!
funchal,

onde vão fixar o lambrim e de que forma ?

funchal
Membro
Membro

Mensagem por funchal »

cimento Escreveu:
funchal Escreveu:olá cimento,
cumps!

funchal,

onde vão fixar o lambrim e de que forma ?
Cumps,

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

olá cimento.
hoje estive a ver as tuas contas e não consegui perceber os referentes às placas de isolamento. dizes que gastaste com elas, salvo erro, 572€ e que a área é de 130 m2 o que dá um custo/m2 de 4,4 €. consultando um preçário da dow o melhor preço para os 40 mm de espessura é cerca do dobro, ou a espessura das tuas é inferior?

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

ajosemor Escreveu:olá cimento.
hoje estive a ver as tuas contas e não consegui perceber os referentes às placas de isolamento. dizes que gastaste com elas, salvo erro, 572€ e que a área é de 130 m2 o que dá um custo/m2 de 4,4 €. consultando um preçário da dow o melhor preço para os 40 mm de espessura é cerca do dobro, ou a espessura das tuas é inferior?

saudações
ajosemor

agora não consigo precisar o valor, no entanto tenho a ligeira impressão que ainda foi menos que 4,4€/m2. sim a espessura é de 40mm. vou ver as facturas e depois digo.

aproveito para deixar uma foto dos úlltimos trabalhos de isolamento do esferovite com espuma de poliuretano (ainda estou a afinar esta técnica).
Anexos
Vista pormenorizada
Vista pormenorizada
Foto0109.jpg (76.07 KiB) Visto 6619 vezes
Vista geral
Vista geral
Foto0108.jpg (129.14 KiB) Visto 6617 vezes

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

onde anda pessoal daqui ? andam desaparecidos ! sem comentários nem nada

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

bem,

já que estou por aqui sozinho, deixo as evoluções...

janelas de sotão
Anexos
Antes
Antes
Foto0123.jpg (83.13 KiB) Visto 6320 vezes
Depois
Depois
Foto0150.jpg (125.55 KiB) Visto 6320 vezes

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

instalação eléctrica:

um abraço para o meu amigo nuno, que foi o cérebro de toda a operação "electricidade".
Anexos
Antes
Antes
Foto0117.jpg (23.71 KiB) Visto 6311 vezes
Durante
Durante
Foto0127.jpg (11.3 KiB) Visto 6310 vezes
Depois
Depois
Foto0148.jpg (26.79 KiB) Visto 6310 vezes

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

o trabalho está a ter forma!

não participo mas leio com muita atenção, continua!

abraços!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”