Veiculos 100% electricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Veiculos 100% electricos

Mensagem por jmal »

migmig Escreveu:eu estava a pensar em construir uma bike mas utilizar material para aeromodelismo
existe muito material e torna-se mais economica a contrução.

que dizem das baterias lipo?

o material que estava a pensar utilizar era:
pack de 3
lipo battery unitech 11.1v 4000mah 15-20c

capacity : 4000mah
c rating 15-25c
configuration : 3s 11.1vv
pack size: 130mm x 30mm x 40mm
weight : 325g
£42.06 cada

motor:
emax bl5335 outrunner brushless motors 230kv 75a
no. of cells 10x li-poly
max. efficiency 86%
no load current / 10 v 2,1 a
current capacity 75 a/60s
dimensions 53x36 mm
shaft diameter 8 mm
weight 668g/23.5oz.
£42.73
(isto puxa um avião de 10kg na vertical)

controlador:
hobbywing pentium-100a-hv

pentium-100a-hv is a high voltage esc, it supports up to 12 cells lipo, so it is suitable for big aircraft and big heli.

1 specification

1.1 output: continuous 100a, burst 120a up to 10 secs.
1.2 input voltage: 2-12 cells lithium battery or 5-36 cells nicd/nimh battery.
1.3 bec: none.
1.4 max speed: 210,000rpm for 2 poles blm, 70,000rpm for 6 poles blm, 35,000rpm for 12 poles blm.
(blm: brushless motor) 1.5 size: 78mm (l) * 55mm (w) * 15mm (h).
1.6 weight: 120g.
£55.00

era este o material que estava a pensar utilizar na bike, que era concebida para percorrer uma distancia maxima de 25km por dia ou 12 por viagem.

cumps
migmig
oi, esse motor dá 230 rpm / volt ou seja 230 * 11.1 = 2553 rpm máximos, não me parece fora do normal, os motores que eu e o meu irmão utilizamos a 24 v dão +- 3000 rpm, esse motor pode debitar até 2500 watts mas em um curto espaço de tempo, o que realmente já é bem suficiente para uma bike.

comparando com uma bike que o meu irmão tem que tem pedais na mesma, penso que com esse "setup" não te chega para fazer os 25 km, mas os 12km fazes, portanto podes sempre carrega-la no destino.

a bike do meu mano tem o seguinte:

motor brushless de 400 watts, em relação à eficiência não sei, mas penso que tem mais de 90 %.
bateria 23.1 volts nominais 4.6 amps.
o controlador está embutido no motor.

com este setup e a pedalar faz na boa 40 kilometros.

no teu caso aconselho-te a aumentar a tensão da bateria, ou seja, metes 2 packs desses em série e ficas com 6s1p 22.2v 4000 mha, e tens de meter uma boa desmultiplicação, porque nesta tensão o motor já debita 5100 rpms, mas fica mais eficiência porque a tensão é mais elevada e assim não se "puxa" tanto pelos amperes.

pensa nisso e diz qq.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 28, 2007 9:56 pm

Mensagem por migmig »

jmal as tuas contas estão um pouco erradas, de facto este motor faz 230 rpm/volt mas o motor é de 10s lipo ou seja utiliza uma bateria lipo de 10 camadas sendo que cada camada debita 3.7 volt este motor é de 37 volts e faz a modica rotação de 8510 rpm dai a utilização de 3 packs de baterias de 3s de 11.1 volts cada fazendo assim 33.3volts fazendo um total de 7659rpm
as minhas duvidas são as baterias não sei se vão aguentar muitos quilometros.

para uma bike são o ideal pequenas e leves mas não passa dos 4000mah o que eu acho pouco.
o motor fica um pouco rotativo mas como trabalho com karts tenho à disposição um leque elevado de correntes e jogos de cremalheira e pinhão de passo curto.
ainda vou ter de medir as rotações do carreto dos pedais da bike e fazer as contas para ver tenho material para fazer a adaptação.

migmig

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

migmig Escreveu:jmal as tuas contas estão um pouco erradas, de facto este motor faz 230 rpm/volt mas o motor é de 10s lipo ou seja utiliza uma bateria lipo de 10 camadas sendo que cada camada debita 3.7 volt este motor é de 37 volts e faz a modica rotação de 8510 rpm dai a utilização de 3 packs de baterias de 3s de 11.1 volts cada fazendo assim 33.3volts fazendo um total de 7659rpm
as minhas duvidas são as baterias não sei se vão aguentar muitos quilometros.

para uma bike são o ideal pequenas e leves mas não passa dos 4000mah o que eu acho pouco.
o motor fica um pouco rotativo mas como trabalho com karts tenho à disposição um leque elevado de correntes e jogos de cremalheira e pinhão de passo curto.
ainda vou ter de medir as rotações do carreto dos pedais da bike e fazer as contas para ver tenho material para fazer a adaptação.

migmig

desculpa, as contas não estão erradas, apenas percebi que era apenas 1 lipo de 3s 11.1 volts, sendo assim com esse "setup", penso que consegues fazer muitos mais kilometros, mas atenção tens de pedalar também. toma em conta que esses motores foram desenvolvidos para trabalharem com grandes consumos e por curtos períodos de tempo, portanto podem ocorrer aquecimentos excessivos quando trabalharem em períodos de tempo mais longos.

peço desculpa pelo engano.
Cumps Inovadores

migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 28, 2007 9:56 pm

Mensagem por migmig »

oi, na boa jmal, só te corrigi para não haver mal entendidos em relação ao setup que apresentei.

no setup da bike do teu irmão tu dizes que o motor tem 400w isso significa que tem 0.54cv

essa potencia chega para impulsionar a bike ou tens sempre de ajudar com os pedais?
o setup ideal era um que em pequenas descidas ou estradas niveladas quase que se deixa-se de pedalar!

ja agora qual é o setup da nervosa?

migmig

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

migmig Escreveu:oi, na boa jmal, só te corrigi para não haver mal entendidos em relação ao setup que apresentei.

no setup da bike do teu irmão tu dizes que o motor tem 400w isso significa que tem 0.54cv

essa potencia chega para impulsionar a bike ou tens sempre de ajudar com os pedais?
o setup ideal era um que em pequenas descidas ou estradas niveladas quase que se deixa-se de pedalar!

ja agora qual é o setup da nervosa?

migmig
oi, sim 400 watts são 0.54cv, com esse potência chega para impulsionar sem a ajuda dos pedais, claro que em subidas já é preciso pedalar. com o teu "setup" e se esse motor tiver boa eficiência,em descidas e locais planos e até em pequenas subidas não precisas de pedalar, apenas precisas se quiseres aumentar a autonomia.

a nervosa tem;

2 motores de 900w cada
bateria a123 39.6 v 13.8 ah 12s6p

este motor de 900w é igualzinho ao de 400w, o meu irmão é um crack na electrónica e alterou os controladores internos dos motores para suportarem mais tensão, de origem só suportam 24v.
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Imagem

Imagem

afinal existem e sim estão em portugal, estava no parque das nações num estacionamento!!!!

fiquei parvo acho que era o único que percebia que era eléctrico um segurança disse que tambem percebeu que o era devido a ausência de barulho, muito pequenino realmente pensava que fosse maior, para tipos como eu vai sempre andar a cabeçada com o tejadilho!!!!

preço de venda em pt 12.000€ segundo informação que deram ao segurança!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

boa serges mais um bom tiro no bom alvo sao ainda pequeninos porque nao se pode chegar agrande sem se ser pequeno ao começo . parabens mais uma vez pela perspicaçia et pelo interesse de acreditar num futuro que esta apenas a começar .deveriamos de ser mais a estar atentos e apostar mais . afinal os primeiros veiculos começaram por atingir velocidades de 15km h
e com os investimentos dos apostadores dessas tecnicas originaram-se outras mais performantes
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

serges dizes que é muito pequeno, mas penso que é um pouco maior que 1 pápa-reformas, que dizes...
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

sim, comparares com um papa reformas é mais alto...
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

quem é o importador da reva em portugal? penso que esta marca seja indiana... tambem acho 12 m € um pouco puchado, a menos que use ja baterias de litio #

http://www.revaindia.com/

http://www.revaaustralia.com.au/

outra questao, o veiculo nao tem matricula logo nao pode circular... logo isto é publicidade...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

hum não vejo a publicidade que pode ter estando parado num estacionamento subterrâneo que nem é dos mais frequentados da expo! creio que seria de algum stand da zona mas não perguntei!
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:hum não vejo a publicidade que pode ter estando parado num estacionamento subterrâneo que nem é dos mais frequentados da expo! creio que seria de algum stand da zona mas não perguntei!
então já tens mais umas perguntinhas a fazer, no caso de ter dono convida-o a vir ao nosso cantinho, se for um vendedor convida-o também.
Cumps Inovadores

k__x
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Mensagem por k__x »

ate tem um desemprenho razoavel para o preço, 80km/h de velociade e autonomia de 50/80km
é é mt feio o carro...

esta marca tem carros mais bonitos, pena que nao passem dos 45km/h e peçam 13000€ por ele...
http://www.startlabspa.it/

Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm

Mensagem por TOZEVE »

estive para mandar vir um , em inlgaterra era uns 7000eur quase novo com um ano...e têm com vantes especiais e ac.
depois contactei a fabrica na india a dizer que queria comprar um e a resposta foi...contacte o nosso distribuidor em espanha.
de espanha veio qq coisa do genero 12000eur + transporte para portugal.
depois ainda ia ter de tratar da matricula que se fosse a 1ª não seria facil, na altura a ideia era comprar com a matricula espanhola e depois alterar....

este carro na altura tinha baterias normais mas até têm alguns modelos giros com alguns extras.
pena é ter de haver 2 ou 3 intermediarios a ganhar pelo meio, afinal o carro é feito na india a um preco absurdamente baixo.
se tiverem algum contacto na india é comprar lá e pagar o transporte para portugal, fica bem mais barato.

em inglaterra sao aos pontape com as vantagens que têm em londres....

no fim acabei por achar piada ao carro até porque é um 2+2 mas pelo preco que custa em portugal perfiro alterar os meus.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

bluesky Escreveu:quem é o importador da reva em portugal? penso que esta marca seja indiana... tambem acho 12 m € um pouco puchado, a menos que use ja baterias de litio #

http://www.revaindia.com/

http://www.revaaustralia.com.au/

outra questao, o veiculo nao tem matricula logo nao pode circular... logo isto é publicidade...
acabei de experimentar um reva na fil!
o importador é http://www.ecocriterio.pt
é um quadriciclo e não um "carro" e sim é coisa para 11/12.000€.
sergiomms

k__x
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por k__x »

olhem so para estes acabamentos:
http://www.ecocriterio.pt/townlife.jpg/ ... ;init:.jpg

em baixo, atraz da roda...que chassi/o... =)
Última edição por k__x em quinta jun 18, 2009 11:32 pm, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

k__x Escreveu:olhem so para estes acabamentos:

em baixo, atraz da roda...que soldaduras... =)

o link tá incompleto, antes de o colares carrega no botão "", ou mete o link entre este comando "[url]http://....", não metas as aspas.
Cumps Inovadores

k__x
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por k__x »

corrigido

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

tendo visto a foto do link (não gostei do que vi) e tomando como referencia o valor proposto de venda desta coisa..concordo com o tózé..por esse valor (+o do dador)..um saxo/punto/etc..compra-se por menos de €1.000,00 sempre se fica com qualquer coisa de jeito..(para uso citadino)..

abraços
[***************]

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

[***************] Escreveu:vivam ...

tendo visto a foto do link (não gostei do que vi) e tomando como referencia o valor proposto de venda desta coisa..concordo com o tózé..por esse valor (+o do dador)..um saxo/punto/etc..compra-se por menos de €1.000,00 sempre se fica com qualquer coisa de jeito..(para uso citadino)..

abraços
[***************]
ora nem mais...
ainda se ganha algum com a vendas das peças...
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”