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Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quarta set 21, 2011 10:29 pm
por electrizado
tenho mas ta no carro e é grande....
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quarta set 21, 2011 10:31 pm
por electrizado
Achas q poderá ser mais de 10kmh de erro? em recta ainda só dei 107kmh
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quarta set 21, 2011 10:34 pm
por electrizado
Hoje de manhã quando ia para o trabalho no IC16 encontrei uns colegas q iam de carro e disseram-me q ia quase a 100kmh e a mota marcava quase isso. mas o gps é mais fiavel acho eu.
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quarta set 21, 2011 10:47 pm
por Volt
Provavelmente... Daí a minha curiosidade. Há aqui um utilizador que disse que chegou aos 140... Ora, em motores destes, isso é praticamente impossível... Eu já ultrapassei um carro que ia a 120, mas o carro também tinha erro...
Não há nada como o GPS. Essencial num test-drive mais a sério...

.
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quarta set 21, 2011 10:52 pm
por electrizado
fogo 140 é muito...... a minha tem 6000w penso q deve andar entre os 100 e 110.
qual é a potencia da vectrix?
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quarta set 21, 2011 11:11 pm
por 2wheelfun
Volt Escreveu:Provavelmente... Daí a minha curiosidade. Há aqui um utilizador que disse que chegou aos 140... Ora, em motores destes, isso é praticamente impossível... Eu já ultrapassei um carro que ia a 120, mas o carro também tinha erro...
Não há nada como o GPS. Essencial num test-drive mais a sério...

.
Se queres um teste a sério mete um odómetro de roda e calibra o mesmo para o diâmetro da roda da tua mota com a pressão que tens no pneu e com a carga que a Vectrix tem contigo sentado. Pode parecer brincadeira mas num pneu 700 de uma bicicleta de estada, pneu esse com bastante pressão, só o facto de estar em cima da bicicleta reduz o perímetro de roda em quase 1cm! Um GPS pode ser falível, especialmente se verificares diferentes altitudes na distância que pensas percorrer no teste. É claro que na prática um simples GPS já dá uma leitura muito assertiva mas no terreno não há como um odómetro bem parametrizado.
Cumps.
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quinta set 22, 2011 9:37 am
por hmma
Que tal um telemóvel Android no bolso com o MYTracks ligado
http://mytracks.appspot.com/
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: quinta set 22, 2011 10:22 am
por jmal
electrizado Escreveu:Boas companheiros ontem vinha no eixo norte sul e pensei em testar a velocidade do meu aspirador(é o q chamam os meus colegas de trabalho á minha motinha)

e comecei a puxar por ela o vento era muito...... apanhei uma pequena descida para quem conhece depois do tunel da ameixoeira direção sul e n é q aquilo marcou 120kmh

reduzi logo pq n gosto de velocidade, n tenho experiencia.....
Infelizmente tenho a relatar q estou com o mesmo problema das predator..... a famosa trepidação..... já relatei essa situação hoje deixei lá a mota e pelo q percebi o sr mostrou-se até surpreendido com isso pq ainda ninguem se tinha queixado desta trepidação nos outros modelos.(Atenção q este modelo é novo). Portanto a moto lá ficou ele vai fazer testes e perceber o q se passa se é a minha q terá ali algo ou defeito de fabrico.
Estas coisas são para serem relatadas pq se existem problemas eles têm de ser resolvidos e a Ecocritério na assistencia prontificou-se de imediato afinal o produto q vendem é a sua imagem. Viver perto deles obviamente q tb ajuda daí tb a minha preferencia por esta marca.
Abraço
Aparentemente tens 2 problemas, um é o que relatas-te e outro é o da velocidade instantânea, uma mota com essas caracteristicas não dá essa velocidade, a não ser que seja uma descida muito inclinada, podes ter uma ideia do erro com um gps, se bem que o gps também não é 100 % certo.
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 3:34 am
por DUXA
electrizado Escreveu:Obrigado e_bike já consegui finalmente vou puder mostrar a minha aquisição.
Aqui está ela

Olá Electrizado.
Então como se tem portado a máquina.
Em príncipio irei encomendar a minha na próxima semana.
Tenho acompanhado os teus comentários e fotos da tua mota, tenho colocado várias questões à Ecocritério e tenho tido sempre feedback.
Notei que existem algumas recomendações diferentes em relação à Predator que fui testar para a qual me recomendaram que se deve fazer cargas longas para um melhor equilibrio das baterias (surge a questão das BMS, não deveriam gerir esse equilibrio?).
Em relação à Okoway TL6000 foi-me transmitido que se deve utlizar e carregar quando necessário e de vez em quando tentar descarregar o máximo para depois fazer um carregamento completo!
Abraço
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 6:40 pm
por DUXA
RuFuS Escreveu:
Prevejo que não te vai durar mt tempo...

Reposta da Ekocritério à ausência de BMS:
"É certo que a TL6000 não dispõe de BMS. No entanto o carregador e o controlador fazem um processo idêntico na gestão das energias das baterias. O carregador faz o controle na carga e o controlador na descarga.
Não existem precauções relativamente à inexistência de BMS. Quanto a possíveis problemas a longo prazo não existem problemas relevantes."
Conclui-se de certa forma que equipamentos diferente, soluções diferentes.
Percebo pouco de electrónica mas na mecânica existem várias soluções para fins semelhantes.
Cump
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 6:46 pm
por electrizado
O q te posso dizer é q tenho carregado e ando sem limitações, não me restringiram em nada. A mota neste momento está lá com eles pq tremia um pouco e estão a tratar disso. De resto não tenho notado nada de anormal, ela ainda leva só 1000km. Em relação ao bms ao contrário da predator a ekoway TL6000 n tem penso q já sabes disso.
Alguma coisa q precises estás á vontade.
Abraço
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 6:55 pm
por jmal
DUXA Escreveu:RuFuS Escreveu:
Prevejo que não te vai durar mt tempo...

Reposta da Ekocritério à ausência de BMS:
"É certo que a TL6000 não dispõe de BMS. No entanto o carregador e o controlador fazem um processo idêntico na gestão das energias das baterias. O carregador faz o controle na carga e o controlador na descarga.
Não existem precauções relativamente à inexistência de BMS. Quanto a possíveis problemas a longo prazo não existem problemas relevantes."
Conclui-se de certa forma que equipamentos diferente, soluções diferentes.
Percebo pouco de electrónica mas na mecânica existem várias soluções para fins semelhantes.
Cump
Pela resposta deles, não sabem o que é um bms, um bms como o nome indica Battery Management Systems (BMS) é um sistema que monitoriza e gere a bateria, segundo eles, então a mota tem bms, porque o carregador faz o controle na carga e o controlador na descarga, portanto isso é um bms, mas existem muitos tipos de bms, o que queriam dizer é que não tem bms que faça o controle individual por célula, se não tem não faz o processo idêntico, isto porque não pode fazer não tenho controle individual.
Mas acho interessante a ultima frase, não existem problemas relevantes, a ver vamos......
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 7:37 pm
por electrizado
Jmal em relação ao conteudo desse email n é nada q não tivesse já referido(n me lembro onde)aqui no forum, carregador na carga e controlador na descarga. Se n me engano quem responde aos mails é uma rapariga q lá trabalha e sabe o básico, questões mais tecnicas tem de ser com o dono. Noto q andas desconfiado com esta moto ou é impressão minha? anda a causar mau estar? Acho mais correcto falar do produto depois de o conhecer penso eu..... em relação ao bms diz-me quantas motas aqui do forum sem bms perderam celulas? e quantas motas é q o bms rebentou com elas? já agora acho q isto tb é importante para os novos utilizadores, aliás mais importante q esse mail. Se queres respostas mais acertadas tens o numero de telemovel do dono no site da empresa.
Abraço
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 7:45 pm
por DUXA
electrizado Escreveu:Jmal em relação ao conteudo desse email n é nada q não tivesse já referido(n me lembro onde)aqui no forum, carregador na carga e controlador na descarga. Se n me engano quem responde aos mails é uma rapariga q lá trabalha e sabe o básico, questões mais tecnicas tem de ser com o dono. Noto q andas desconfiado com esta moto ou é impressão minha? anda a causar mau estar? Acho mais correcto falar do produto depois de o conhecer penso eu..... em relação ao bms diz-me quantas motas aqui do forum sem bms perderam celulas? e quantas motas é q o bms rebentou com elas? já agora acho q isto tb é importante para os novos utilizadores, aliás mais importante q esse mail. Se queres respostas mais acertadas tens o numero de telemovel do dono no site da empresa.
Abraço
Concordo
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 8:37 pm
por jmal
electrizado Escreveu:Jmal em relação ao conteudo desse email n é nada q não tivesse já referido(n me lembro onde)aqui no forum, carregador na carga e controlador na descarga. Se n me engano quem responde aos mails é uma rapariga q lá trabalha e sabe o básico, questões mais tecnicas tem de ser com o dono. Noto q andas desconfiado com esta moto ou é impressão minha? anda a causar mau estar? Acho mais correcto falar do produto depois de o conhecer penso eu..... em relação ao bms diz-me quantas motas aqui do forum sem bms perderam celulas? e quantas motas é q o bms rebentou com elas? já agora acho q isto tb é importante para os novos utilizadores, aliás mais importante q esse mail. Se queres respostas mais acertadas tens o numero de telemovel do dono no site da empresa.
Abraço
Tentei ser útil e deixar aqui para todos uma informação básica sobre o que é um bms. Não estou desconfiado nem necessito de estar, apenas estou a relatar os factos que são aqui transmitidos e partilhar a minha experiência e conhecimentos sobre este e até outros assuntos. Se é a menina do escritório que dá informações técnicas sobre a mota, enfim acho estranho.
Sim, gostava de ter mais informações para poder falar, e apenas falei daquelas que são aqui postadas.
Sobre as motas sem bms e que perderam células, bom, é questão de procurar, mas à várias, e muitas delas já não levam actualização nos diários de bordo à muito tempo.
De motas com bms que rebentaram células, também existem algumas, e a maioria delas com problemas originados nos bms, uns por mal dimensionamento dos mesmos (penso que maior parte dos problemas), e alguns por infiltrações de humidade, de notar que os bms que rebentaram com células, apenas rebentaram com 1 ou 2 células, porque sem bms provavelmente uma avaria no carregador ou controlador rebentava com todas. Mas a grande maioria das motas que andam aqui a circular e que fazem kms têm bms, e muitos dos problemas que surgiram nem estragaram células porque o bms entra em protecção e desliga a mota.
Se o bms é preciso, eu não sei, mas os fabricantes de baterias recomendam.
Fabricante Winston Battery (elementos mais usados nas nossas motas, baterias amarelas):
http://en.winston-battery.com/
Manual do operador:
http://en.winston-battery.com/index.php ... egory/oper
Na página 12 podemos encontrar o seguinte:

- bms_ts.JPG (45.61 KiB) Visto 2941 vezes
Tradução Escreveu:Qualquer célula de armazenamento para ser usada em paralelo ou em conexão em série, tem que haver um circuito electrónico ou circuito monitor de forma a monitorizar a carga e descarga de tensão e prevenir danos causados nas células por carga e descarga excessiva.
Cada um que tire as suas conclusões....
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 9:18 pm
por tavares
Tenho que concordar com o Jmal .
Penso que foram algumas motas da Batlight que foram vendidas sem BMS e que deram montes de problemas.
Um outro factor para que algumas empresas não coloquem BMS , é o preço , um BMS para 22 células aproxima-se dos 300 euros , e numa altura em que cada centimo conta , 300 euros são muitos centimos.
Eu não compraria uma mota litio sem BMS com controlo individual de cada célula.
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 10:46 pm
por 2wheelfun
jmal Escreveu:Pela resposta deles, não sabem o que é um bms, um bms como o nome indica Battery Management Systems (BMS) é um sistema que monitoriza e gere a bateria, segundo eles, então a mota tem bms, porque o carregador faz o controle na carga e o controlador na descarga, portanto isso é um bms, mas existem muitos tipos de bms, o que queriam dizer é que não tem bms que faça o controle individual por célula, se não tem não faz o processo idêntico, isto porque não pode fazer não tenho controle individual. Mas acho interessante a ultima frase, não existem problemas relevantes, a ver vamos......
Olá.
Electrizado, concordo com a resposta do JMAL, goste-se ou não se goste, ache-se necessário ou não mas pelo que se tenha uma ideia do que um BMS faz. Responder a um cliente o que te responderam, denota falta de conhecimento do produto e para um cliente mais entendido como tu que sabe as funções de um BMS pode gerar desconfiança. Depois a inexistência de problemas relevantes... resta saber qual é a escala de relevância da empresa, não é? Para mim (mas eu tenho mau feitio), só o facto de ter um problema, isso só por si já é muito relevante... lol
Já sabes qual é o clube em que eu jogo, por isso aposto que não vais ter problemas "relevantes". Pelo menos o teu BMS não te vai dar dores de cabeça nem te vai estragar nada. Isso é garantido...
Cumps.
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 10:55 pm
por 2wheelfun
electrizado Escreveu:Acho mais correcto falar do produto depois de o conhecer penso eu..... em relação ao bms diz-me quantas motas aqui do forum sem bms perderam celulas? e quantas motas é q o bms rebentou com elas? já agora acho q isto tb é importante para os novos utilizadores, aliás mais importante q esse mail. Se queres respostas mais acertadas tens o numero de telemovel do dono no site da empresa.Abraço
lectrizado, acho que podemos falar do produto sem o termos testado. Analisando diversos factores já ficamos com uma ideia do produto, certo? Outra coisa, teres um sistema com BMS bem pensado e até com uma capacidade de balanceamento interessante e do outro lado não teres BMS e não saberes gerir a "coisa", é tão mau como teres o contrário. O que quero dizer é que qualquer uma das duas alternativas pode ser ruinosa se mal gerida ou parametrizada. Isto é diferente daquilo que tenho vindo a apregoar, não confundam. O que digo é que um BMS pode ser desnecessário e dispensável mas fazendo a coisa com pés e cabeça e isso é o que vamos ver se a TL tem mas creio que sim...
Cumps.
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 11:00 pm
por electrizado
Ò pessoal acho q não me fiz entender, eu n fui enganado apenas me disseram q n tinha bms e q o carregador controla a carga e o controlador a descarga. Isto é verdade, fazem o controlo do pack n das celulas uma a uma.
Se estiver aqui alguma coisa errada corrijam-me sff.
Abraço
Re: EkoWay TL 6000 Lisboa
Enviado: sexta set 23, 2011 11:12 pm
por electrizado
Eu n sei o futuro das minhas baterias possivelmente tb irei ter problemas mas isso é deixar andar e vamos vendo...... estava á conversa com o vendedor e diz-me ele "é agora durante a garantia q deve puxar pela mota pq qualquer avaria q tenha a garantia actua".... epá o homem tem razão para quê estar com cuidadinhos? quando a garantia acabar temos de pagar por isso é puxar pelas meninas agora na garantia.
Abraço