Programa Energia Solar - Norquente
-
joaquimtextex
- Membro

- Registado: segunda mar 30, 2009 2:17 pm
Re: Programa Energia Solar - Norquente
hoje com o dia nublado e com alguma chuva, tomamos banho 4 pessoas, ao fim da tarde....super...sem qq outro apoio....
-
tlicas
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
fantástico !
obrigado pela informação, pois estava com medo que fosse curto para 4 pessoas, e com o dia de hoje com pouco sol, sem dúvidas um bom desempenho, ao nivel dos melhores.
cumprimentos
tlicas
obrigado pela informação, pois estava com medo que fosse curto para 4 pessoas, e com o dia de hoje com pouco sol, sem dúvidas um bom desempenho, ao nivel dos melhores.
cumprimentos
tlicas
-
brazindass
- Membro

- Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm
boa tarde
joaquimtextex porquê os tubos que saiem do reservatorio e vão para dentro de casa não são em cobre?
o sistema de apoio é electrico?
joaquimtextex porquê os tubos que saiem do reservatorio e vão para dentro de casa não são em cobre?
-
brazindass
- Membro

- Registado: sábado mai 30, 2009 5:03 pm
boa tarde.
joaquimtextex se for possivel tire uma foto de frente
obrigado
joaquimtextex se for possivel tire uma foto de frente
obrigado
-
joaquimtextex
- Membro

boas.brazindass Escreveu:boa tarde
julgo que o interior dos tubos brancos são em cobre. no entanto, a pré instalação que já estava feita, até à cobertura, é em tubos ppr. o sistema eléctrico, que já estava comtemplado (não é extra), tem 2000w, só tive de pedir a um electricista que o ligasse ao quadro, com um bloco dijuntor, contactor e relogio. mas está desligado, para ver se de manhã tenho augua quente para banho.
-
nj05
- Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm
os tubos que levam água quente para consumo são normalmente em multicamada, como neste caso. não é um problema dado que a água vai já temperada após passar pela misturadora termostática.joaquimtextex Escreveu:boas.brazindass Escreveu:boa tarde
julgo que o interior dos tubos brancos são em cobre. no entanto, a pré instalação que já estava feita, até à cobertura, é em tubos ppr. o sistema eléctrico, que já estava comtemplado (não é extra), tem 2000w, só tive de pedir a um electricista que o ligasse ao quadro, com um bloco dijuntor, contactor e relogio. mas está desligado, para ver se de manhã tenho augua quente para banho.
o cobre só costuma ser utilizado nas tubagens de circulação entre os painéis e o termoaculador. nesse circuito é que as temperaturas poderão ser bastante mais elevadas.
-
joaquimtextex
- Membro

eram 7.00 da manhã, a resistência electrica de apoio esteve sempre desligada e sim, tinha agua muito quente, "de ontem", para tomar banho hoje de manha. manteve-se sempre quente...super...
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
tambem mal parecia!
eu acho que o verão não é a melhor altura para ver o "estofo" dos equipamentos. no inverno é que se poderá tirar conclusões.
eu acho que o verão não é a melhor altura para ver o "estofo" dos equipamentos. no inverno é que se poderá tirar conclusões.
-
AMLN
- Membro

- Registado: segunda jul 27, 2009 2:32 pm
boas joaquimtextex
vejo que os paineis foram instalados numa placa com isolamento
estou para instalar tambem o mesmo sistema de maneira igual, queria saber como foi feita a fixação de todo o sistema, será que foi furado o isolamento do terraço?
se fosse possivel adiantar alguma informação agradecia
amln
vejo que os paineis foram instalados numa placa com isolamento
estou para instalar tambem o mesmo sistema de maneira igual, queria saber como foi feita a fixação de todo o sistema, será que foi furado o isolamento do terraço?
se fosse possivel adiantar alguma informação agradecia
amln
-
joaquimtextex
- Membro

o sistema instalado não está fixo à cobertura, porque de acordo com os técnicos, não é necessário (dado o seu peso e nenhuma inclinação do piso) e para não danificar as telas de impermeabilização. assentam em calhas metalicas largas, para nao danificar e distribuir o peso.
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
ui.... medo!joaquimtextex Escreveu:o sistema instalado não está fixo à cobertura, porque de acordo com os técnicos, não é necessário (dado o seu peso e nenhuma inclinação do piso) e para não danificar as telas de impermeabilização. assentam em calhas metalicas largas, para nao danificar e distribuir o peso.
isso para mim é impensável!
-
joaquimtextex
- Membro

tambem pensei o mesmo, mas depois necessitei de mover o suporte 2 cm para o lado e eu e outro "corpulento", nao conseguimos...será que o vento consegue? na altura da instalação questionei os técnicos e garantiram-me que não havia problema...
-
AMLN
- Membro

- Registado: segunda jul 27, 2009 2:32 pm
não me agrada ter esse equipamento todo solto... no caso de um acidente quem se responsabiliza?
penso que de certa forma houve alguma negligencia na instalação. terei de procurar fixar o equipamento de alguma maneira sem violar o isolamento do terraço.
obrigado pela informação, muito util para mim para não ser "apanhado" desprevenido.
penso que de certa forma houve alguma negligencia na instalação. terei de procurar fixar o equipamento de alguma maneira sem violar o isolamento do terraço.
obrigado pela informação, muito util para mim para não ser "apanhado" desprevenido.
-
Filho da Natureza
- Membro Silver

- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
pronto...pronto...fiquei rendido as vossos argumentos
já agora,alguém me saberá dizer qual o rendimento dos colectores?
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
não estou a compreender... estás a dizer que tens umas centenas de quilos em dois ou três metros quadrados num plano inclinado expostos ao vento e que não estão fixos a nenhum lado?o sistema instalado não está fixo à cobertura
se isso for verdade eu requeria, por carta registada e aviso de recepção, um termo de responsabilidade assinado pelo técnico responsável. ou ele assina ou percebe que o melhor é proceder a uma fixação, e que a integridade do sistema e a eventual responsabilidade civil em caso de acidente é um assunto sério (pode ser de natureza cível ou criminal, mas seguramente mais importante que a integridade do isolamento que, de resto, também tem que garantir)
Porreiro, pá!
-
tlicas
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
rendimento óptico - 0,73filho da natureza Escreveu:pronto...pronto...fiquei rendido as vossos argumentos
perdas - 5,4
cumprimentos
tlicas
-
joaquimtextex
- Membro

boasmanuelcar Escreveu:não estou a compreender... estás a dizer que tens umas centenas de quilos em dois ou três metros quadrados num plano inclinado expostos ao vento e que não estão fixos a nenhum lado?o sistema instalado não está fixo à cobertura
se isso for verdade eu requeria, por carta registada e aviso de recepção, um termo de responsabilidade assinado pelo técnico responsável. ou ele assina ou percebe que o melhor é proceder a uma fixação, e que a integridade do sistema e a eventual responsabilidade civil em caso de acidente é um assunto sério (pode ser de natureza cível ou criminal, mas seguramente mais importante que a integridade do isolamento que, de resto, também tem que garantir)
talvez tenhas lido mal, porque a cobertura é completamente plana (horizontal)...
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
-
souEu
- Membro

- Registado: terça jul 28, 2009 4:43 pm
Pedido de AJUDA - desde já, muito obrigado !
saudações a todos !
estou na fase de decisão de aderir à utilização da energia solar para aqs e estou fortemente inclinado para a norquente. no entanto, as minhas dúvidas ainda são muitas e, por isso, resolvi pedir a ajuda aqui no forum.
tenho uma vivenda no porto, 2 frentes e 4 pisos, orientação nascente-poente. já tenho um sistema de caldeira a gaz propano+acumulador (instalados nas traseiras, piso 0, virado a poente) para aqs e ac. somos 4 pessoas em casa e a tendência não será de aumentar , bem pelo contrário (digo eu).
relativamente ao sistema de painéis solares as minhas dúvidas são as seguintes:
1. só podendo ficar o mesmo instalado no telhado virado a poente - justifica-se mesmo assim ?
2. estou a pensar em termosifão: há alguma desvantagem (não estética) relativamente à circulação forçada ?
3. para as 4 pessoas + cozinha, será suficiente 200l ? ou é mais aconselhável 300 ?
4. como pelas contas que já vi aqui publicadas chego á conclusão (surpresa, para mim) que a electricidade fica mais barata que o gaz propano, estou a pensar na primeira para o sistema de apoio, ficando a caldeira actual apenas para o ac. estou a pensar bem ? o depósito da norquente já inclui resistência ? se não, pode-se pedir ?
5. onde deverá ser feita a ligação com o circuito da água quente ? como disse acima, actualmente o acumulador está no piso 0 - o que significa que, se tiver que ser aí (tb não vejo alternativa...), a distância para os painéis será na ordem dos 20 metros, o que me preocupa por causa das perdas... e depois, é a água a descer para voltar a subir... e quanto à pressão ? não vou notar diferença ?
peço desculpa pela "catadupa" de dúvidas e perguntas, mas desde já agradeço a todos aqueles que se dispuserem a dar-me a sua ajuda.
estou na fase de decisão de aderir à utilização da energia solar para aqs e estou fortemente inclinado para a norquente. no entanto, as minhas dúvidas ainda são muitas e, por isso, resolvi pedir a ajuda aqui no forum.
tenho uma vivenda no porto, 2 frentes e 4 pisos, orientação nascente-poente. já tenho um sistema de caldeira a gaz propano+acumulador (instalados nas traseiras, piso 0, virado a poente) para aqs e ac. somos 4 pessoas em casa e a tendência não será de aumentar , bem pelo contrário (digo eu).
1. só podendo ficar o mesmo instalado no telhado virado a poente - justifica-se mesmo assim ?
2. estou a pensar em termosifão: há alguma desvantagem (não estética) relativamente à circulação forçada ?
3. para as 4 pessoas + cozinha, será suficiente 200l ? ou é mais aconselhável 300 ?
4. como pelas contas que já vi aqui publicadas chego á conclusão (surpresa, para mim) que a electricidade fica mais barata que o gaz propano, estou a pensar na primeira para o sistema de apoio, ficando a caldeira actual apenas para o ac. estou a pensar bem ? o depósito da norquente já inclui resistência ? se não, pode-se pedir ?
5. onde deverá ser feita a ligação com o circuito da água quente ? como disse acima, actualmente o acumulador está no piso 0 - o que significa que, se tiver que ser aí (tb não vejo alternativa...), a distância para os painéis será na ordem dos 20 metros, o que me preocupa por causa das perdas... e depois, é a água a descer para voltar a subir... e quanto à pressão ? não vou notar diferença ?
peço desculpa pela "catadupa" de dúvidas e perguntas, mas desde já agradeço a todos aqueles que se dispuserem a dar-me a sua ajuda.
-
jotamira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Re: Pedido de AJUDA - desde já, muito obrigado !
boa noite,soueu Escreveu:saudações a todos !
2. estou a pensar em termossifão: há alguma desvantagem (não estética) relativamente à circulação forçada ?
não sendo de modo algum muito entendido, deixo-lhe uma opinião baseada na experiência pessoal visto ter uma situação muito idêntica à sua. moro em gaia em moradia com orientação ne/so.
1 - mesmo virado a poente tem bom rendimento no verão. no entanto é aconselhável tentar orientar os colectores para sul tendo em conta o rendimento para o inverno.
2 - tem uma desvantagem. o depósito no exterior tem mais perdas. mas tem uma enorme vantagem (quase menos 1000€ para amortizar).
3 - para 4 pessoas é aconselhável 300l.
4 - não sei como é no caso da norquente (o meu é da concorrência), mas quando pedi sem módulo solar, veio a resistência incluída (e poupei os 150€ do módulo). agora a caldeira a gás propano ficou só para o ac.
5 - as minhas ligações da água (fria e quente) também estão no r/c e julgo que as perdas não são significativas. quanto à pressão não há problema.
espero que lhe sirva para esclarecer alguma dúvida.
por uma pegada cada vez mais verde
jotamira
por uma pegada cada vez mais verde