Quase a chegar aos 80.000 kms (deve chegar na 3ª feira) a ZEV teve mais um miminho. Em exclusivo para clientes Premium da Fuel Free Motos:
O que será isto?
Vectrix Spy Log????
Que icon bonito de uma Vectrix! Não acham? Para que servirá????
Pois é a Fuel Free Motos, disponibilizou mais uma ferramenta para análise do pack e não só. Ora vejam:
Isto é o kit completo que necessitas. E logo em cima de um lindo certificado

Uma caixa (do tamanho de uma maço de cigarros, mas isto é ainda um protótipo, já que a versão final deverá ser do tamanho de uma caixa de fósforos pequena), com ligação ao conector do porta luvas. Lá dentro temos uma ligação bluetooth, uma canbus, um SD card. Liga-se, instalas a APP no android/tablet/laptop e:
Página principal com os diferentes tabs:
A tab das células, com a hi a vermelho e a lo a amarelo. Aqui com 50 kms feitos, podemos verificar a hi a 3.288v e a lo a 3.275v. Bons valores e pouco desbalanceamento. Muito bom! A temperatura é que ontem estava infernal!!!
A tab do pack, com a mesma informação, mas sem ser em gráfico. Mais uma vez, hi a vermelho e lo a amarelo.
Agora uma boa notícia! A tab de CHRG onde podemos alterar a potência de carregamento apenas com o poder mágico da ponta dos nossos dedos

Qual Tesla qual quê!!!
Aqui também podemos alterar o tamanho do "depósito". Eu tenho neste momento metidos uns conservadores 40Ah (a capacidade real é de 51.9Ah). Mesmo assim, após 50 kms com 25 em AE, ainda tinha 49% de capacidade (relativo aos 40Ah). Logo na realidade ainda tinha mais de meio depósito. Confirma-se que devo ter cerca de 120 kms de autonomia a velocidades controladas.
Tab do MC (motor controler). Info sobre a temperatura do IGBT, condensadores, tensão, corrente.
Tab SC (scooter). Informações gerais. Química do pack, kms, velocidade, data, hora.
Tab Log. Info sobre a recolha dos dados. SD até 64GB com cada hora de info a ocupar cerca de 1 Mb. Deve dar para uns meses!
E pronto. Assim andamos todos mais descansados. Eu e a FFM. Podemos ver facilmente se algo de errado se passa. É um descanso!
Um dia, pode ser que mais gente tenha, e que se evitem muitos problemas, com degradações prematuras de packs devido a uma ou duas células (ovelhas negras), que estragam todo o pack.
Já agora deixo aqui uma foto da disposição do meu pack Li++ A123:
As A123 ficaram fisicamente por cima das GP de 45Ah.
Hoje, depois de mais um precurso casa/trabalho, às 05:00 da manhã

, cheguei ao meu destino com 61% de bateria disponível (na realidade seriam cerca de 70%). Como carrego sempre que possível, ando sempre na metade superior do "depósito". Espero assim ter pack para fazer muitas dezenas de milhares de quilómetros.
Boas viagens electrizantes a todos!!!