estava pensar que devia limpar aquela gordura no meu carro (à volta do depósito). só para não dar nas vistas é claro!!
mas... não consigo tirar aquilo! alguem sabe como fazer?
obrigada
no lidl há um produto que para mim é o ideal. "w5 detergente desengordurante multiusos" a embalagem é cor de laranja, e tem no rotulo o desenho de um fogão com uma panela em cima, um assador, e uma torneira de lavalouça.
fry Escreveu:a pedido do chefe de divisão da alfandega, a reunião foi novamente adiada. dia 9 de maio 14.00h
ola
fry acredito que estejas demasiado ocupado hoje (aquela coisa da tainada ou la o que é,e acomodar o pessoal todo).
mas ,houve alguma coisa de útil da reunião ou foi novamente adiada?
cumprimentos
a associação não tem qualquer informação sobre a entrevista de hoje. os contactos havidos foram no sentido de ajudarmos a colaborar no assunto, o que posteriormente não foi verificado.
depois de todos os contactos e reuniões com os altos responsáveis dos serviços dos impostos especiais sobre o consumo, esta direcção vem manifestar o seu desalento perante a indiferença dos mesmos, sobre as vantagens do consumo particular do óleo usado dos fritos.
email enviado:
• considerando que, o princípio do poluidor-pagador é entendido como sendo um instrumento ambiental, exigindo do poluidor, suportar os custos das medidas preventivas para, senão a eliminação, pelo menos a neutralização dos danos ambientais.
• considerando que uma gota de óleo usado contamina 25 litros de água potável.
• considerando que, cada litro de óleo usado adicionado na combustão, é menos um litro de combustível fóssil a importar.
• considerando credível o alerta dos cientistas, no protocolo de kioto, para as alterações climáticas provocadas pelo gee (gazes com efeito de estufa).
• considerando que, por cada adição de 10% de óleo como carburante, são menos 10% de co2 depositado na camada de ozono.
• considerando que, o óleo vegetal, novo ou usado, como combustível, garante o ciclo fechado de co2 na fotossíntese. uma planta oleaginosa, no seu crescimento necessita, para a produção do óleo, exactamente a mesma quantidade de dióxido de carbono que foi libertada através da combustão.
• considerando que, cada litro de óleo vegetal reutilizado na combustão, representa menos um litro de um resíduo agressor ao ambiente, contaminando afluentes e sobrecarregando o tratamento nas etar`s.
• considerando que o consumo de biocarburantes, quando adaptados, garantem melhor lubrificação e longevidade ao motor.
• considerando que o uso de biocombustíveis converte os países mais independentes dos fornecedores de petróleo, não ficando sujeitos às variações de mercado, cujos preços não param de aumentar.
• considerando que os conflitos mundiais, são gerados pela busca e controlo das fontes petrolíferas.
questionamos:
1º se a viatura for abastecida de biodiesel em espanha, pode circular em portugal ou ficará sujeita a detenção?
2º se colocarmos óleo usado de frituras no depósito da viatura, reciclando-o, estaremos isentos de isp, segundo a directiva da comunidade europeia?
3º recolhendo óleo dos meus vizinhos e familiares, e após a conversão em biodiesel, poder-se-á usar-se como carburante, considerando-o isento?
4º se os não-poluidores são penalizados, qual a forma mais viável de promover a futura e necessária mobilidade sustentável?
5º se foi apreendido um veículo pela alfandega de peniche, por usar um biocombustível, em que situação fiscal são enquadrados os participantes do lés a lés ecológico de 10 e 11 de maio?
viewtopic.php?f=22&t=4506
esta direcção da associação novaenergia.net, decidiu:
a elaboração e envio de um oficio, registado e com aviso de recepção, dirigido ás seguintes entidades:
1º director geral da d.g.a.i.e.c. dr. joão manuel almeida de sousa.
2º presidente da assembleia da republica. dr. jaime josé matos da gama.
3º primeiro-ministro. eng. josé sócrates carvalho pinto de sousa.
4º ministro da finanças. dr. teixeira dos santos.
5º procurador-geral da república, dr. josé matos pinto monteiro.
para que a nossa luta seja reconhecida, deveríamos mover outro tipo de acções, com mais impacto na comunicação social.
o oficio está optimo..contudo na quarta questão se os não-poluidores são penalizados, qual a forma mais viável de promover a futura e necessária mobilidade sustentável? adiria : qual a forma de poderem contribuir para a diminuição da emissão de gazes efeito de estufa..
ola
fry talvez fosse útil enviar também aos grupos parlamentares ficava o assunto completo.
também uns dias antes do lés a lés ouve por aqui um user que estava com algum interesse no assunto ,para uma reportagem o que não foi possível por questões da sua agenda (dele).
podia ser de ajuda uma reportagem mais abrangente ,com entrevistas e explicação de processo,mesmo do tipo grande reportagem.ate se alguém tivesse contactos com pessoal de outros países,para se poder juntar outras opiniões seria útil.
e uma sugestão ,pode ter resultados ,pelo menos em termos de melhor esclarecimento da opinião publica.
cumprimentos
penso que devemos, para já e como associação, escrever uma carta dirigida ao primeiro ministro, com conhecimento às outras entidades mencionadas, com apelo para suspender a perseguição fiscal até haver alterações necessária na legislação. o conteúdo apresentado tem boas ideias, mas devemos empregar alguma diplomacia para aumentar a probabilidade de ser levado a sério.
ao mesmo tempo devemos iniciar a elaboração de uma proposta de alteração da legislação. nós, como associação, podemos solicitar esta alteração ao governo. devemos reunir as ideias e sugestões (já temos bastante....), justificar a nossa iniciativa, procurar legislação em vigor no estrangeiro (alemanha, gb....), adaptá-la para especificidade do portugal e elaborar uma proposta, redigida por um advogado entendido nesta matéria (no fim).
vou pensar no conteúdo.......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
hoje fui à alfandega em lisboa, e não me foi possível pagar o referido imposto só pelo facto de ter a morada do norte.
eles não tem impresso de dic, portanto estive que escrever um documento manuscrito ao sr. dir. de alfandega a relatar o pedido.
inicialmente pedi 26.5lts (para pôr no depósito) e tinha que pagar (mas na lei diz que estou isento) e depois deveria decorrer à devolução do dinheiro.
apenas se declara a quantidade que tem para "queimar", e não é por depósito...
no entanto fui também abordado, se tinha o carro comigo, onde é que arranjava óleo, e etc...
por tanto não tive sorte "dar" dinheiro ao estado e vou ter que ir ao norte...
cumpris,
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
klinzter Escreveu:hoje fui à alfandega em lisboa, e não me foi possível pagar o referido imposto só pelo facto de ter a morada do norte.
eles não tem impresso de dic, portanto estive que escrever um documento manuscrito ao sr. dir. de alfandega a relatar o pedido.
inicialmente pedi 26.5lts (para pôr no depósito) e tinha que pagar (mas na lei diz que estou isento) e depois deveria decorrer à devolução do dinheiro.
apenas se declara a quantidade que tem para "queimar", e não é por depósito...
no entanto fui também abordado, se tinha o carro comigo, onde é que arranjava óleo, e etc...
por tanto não tive sorte "dar" dinheiro ao estado e vou ter que ir ao norte...
cumpris,
ola
ficaste com alguma minuta do documento para o pessoal ver em que termos concretos o deve fazer?
cumprimentos