Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por manuelcar »

sem um vaso de expansão, e sendo os líquidos incomprimiveis, á medida que vai aquecendo a água a válvula de segurança vai libertando o excesso de pressão para que se não danifique o tanque. obrigatório não será pois segurança do sistema está salvaguardada pela válvula. mas e se ela deixar de funcionar por, digamos, deposição de calcário? parece-me uma valente trapalhada.
Porreiro, pá!

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

boas

o mais certo é o depósito abrir
se não levar o vaso e a valvula nao estiver ligada ao esgoto vai ter que andar sempre a apanhar agua do chão
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

boas!

obrigado.

já enviei o comprovativo, mas mesmo assim parece ser dificil, naquele dia especifico encontrar um tal de sr com o meu nome que fez uma transferencia do meu banco c
ponto de carga 24h para quem precisar

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

caros amigos voltando a carga em relação ao vaso de expansão e como ja fiz noutras ocasioes em relação a solarhart ca vai a resposta de um fabricante em relação a instalação de vaso de expansão.embora esteja totalmente contra a minha atitude profissional pois acho que faz parte das boas praticas de instalação e trata se de mais um elemento de segurança para o deposito pois como ja referi anteriormente ja vi depositos totalmente destruidos porque a valvula de segurança nao actuou.

«a sonnenkraft não vê nada contra a instalação de um vaso de expansão no circuito secundário, embora não seja um elemento vital para a segurança do sistema, visto que existe a válvula de segurança, pode ser vantajoso visto que pode impedir que a válvula de segurança seja actuada, e haja um desperdício de água.»

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

henriquefala Escreveu:caros amigos voltando a carga em relação ao vaso de expansão e como ja fiz noutras ocasioes em relação a solarhart ca vai a resposta de um fabricante em relação a instalação de vaso de expansão.embora esteja totalmente contra a minha atitude profissional pois acho que faz parte das boas praticas de instalação e trata se de mais um elemento de segurança para o deposito pois como ja referi anteriormente ja vi depositos totalmente destruidos porque a valvula de segurança nao actuou.

«a sonnenkraft não vê nada contra a instalação de um vaso de expansão no circuito secundário, embora não seja um elemento vital para a segurança do sistema, visto que existe a válvula de segurança, pode ser vantajoso visto que pode impedir que a válvula de segurança seja actuada, e haja um desperdício de água.»
certo quero e ver se quando o deposito abrir ou furar, por falta do vaso o que dirá a mesma sonnenkraft.
isso é que eu quero ver

por causa de 50€ da porcaria de um vaso, pode-se estragar uma instalçao de 3000€, mas são opcções das marcas e dos instaladores que nao o colocam

---------jmsf----------

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

o que me faz mais confusão é o instalador que não se pronuncia sobre a necessidade ou não do vaso:
diz apenas que instala o que o fabricante manda.

ou seja: desresponsabiliza-se ou nem tem conhecimentos para ter opinião.
de qualquer das formas , vou montar a meu custo!

enfim isto dá bastante má imagem da marca! uma pessoa pensa que está a comprar qualidade, mas depois eles poupam no material de segurança!

jmsf Escreveu:
henriquefala Escreveu:caros amigos voltando a carga em relação ao vaso de expansão e como ja fiz noutras ocasioes em relação a solarhart ca vai a resposta de um fabricante em relação a instalação de vaso de expansão.embora esteja totalmente contra a minha atitude profissional pois acho que faz parte das boas praticas de instalação e trata se de mais um elemento de segurança para o deposito pois como ja referi anteriormente ja vi depositos totalmente destruidos porque a valvula de segurança nao actuou.

certo quero e ver se quando o deposito abrir ou furar, por falta do vaso o que dirá a mesma sonnenkraft.
isso é que eu quero ver

por causa de 50€ da porcaria de um vaso, pode-se estragar uma instalçao de 3000€, mas são opcções das marcas e dos instaladores que nao o colocam
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

system32 Escreveu:o que me faz mais confusão é o instalador que não se pronuncia sobre a necessidade ou não do vaso:

enfim isto dá bastante má imagem da marca! uma pessoa pensa que está a comprar qualidade, mas depois eles poupam no material de segurança!

jmsf Escreveu:

isso é que eu quero ver

por causa de 50€ da porcaria de um vaso, pode-se estragar uma instalçao de 3000€a sonnenkraft, mas são opcções das marcas e dos instaladores que nao o colocam
bolas!...
e eu tinha a sonnenkraft como uma marca de referencia!...
isto prova que nem tudo que è mais caro é... necessariamente o melhor!...........

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

pois, a culpa até não deve ser da marca , mas sim do importador que tenta poupar uns cobres , à custa da segurança!

jmsf Escreveu:

isso é que eu quero ver

por causa de 50€ da porcaria de um vaso, pode-se estragar uma instalçao de 3000€a sonnenkraft, mas são opcções das marcas e dos instaladores que nao o colocam
[/quote]

bolas!...
isto prova que nem tudo que è mais caro é... necessariamente o melhor!........... [/quote]
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

pois, a culpa até não deve ser da marca , mas sim do importador que tenta poupar uns cobres , à custa da segurança!
mamilcar Escreveu:
jmsf Escreveu:

isso é que eu quero ver

por causa de 50€ da porcaria de um vaso, pode-se estragar uma instalçao de 3000€a sonnenkraft, mas são opcções das marcas e dos instaladores que nao o colocam[/quote

bolas!...
isto prova que nem tudo que è mais caro é... necessariamente o melhor!...........

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

[quote="system32"]o que me faz mais confusão é o instalador que não se pronuncia sobre a necessidade ou não do vaso:

boas
como diz o amigo o instalador tb deve ter o conhecimento de e para que serve o vaso
é um equipamento de segurança, como alguem ja disse , ou esta a tentar descartar-se para ver se consegue que o cliente opte por colocar o vaso e assim cobra-lo ao cliente, o que tb nao esta certo, pois faz parte das regras da boa instalação.

tente apresentar o caso á pmelink e ver o que eles lhes repondem

---------jmsf----------

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

desde quando é que um vaso de expanção é um componente de segurança.
eu posso perfeitamente ter um acumulador só com valvula de segurança e de certeza que tenho segurança, ao contrario isso não acontece, até digo mais se falhar uma valvula de segurança num acumulador de certeza que não é um vaso de expanção que vai proteger o acumulador.

jmsf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jmsf »

e uma opinião
secalhar os cursos nao sao iguais para todos os instaladores
mas ok
nas minhas instalações o vaso as águas sanitarias e um elemento de segurança.

outra coisa, ja agora para que e que se coloca um vaso de expansão nas aqs quando o acumulador e aquecido por caldeira?
ou tb não leva

---------jmsf----------

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

a valvula de segurança é isso mesmo, de segurança, nunca deve abrir excepto em caso de falha de outro componente. não é para abrir sempre que passo o fim de semana fora!!
é porreira, mas gasta agua!!

já o vaso encaixa a variação de pressão, sem percas.

fyntas Escreveu:desde quando é que um vaso de expanção é um componente de segurança.
eu posso perfeitamente ter um acumulador só com valvula de segurança e de certeza que tenho segurança, ao contrario isso não acontece, até digo mais se falhar uma valvula de segurança num acumulador de certeza que não é um vaso de expanção que vai proteger o acumulador.

digitalzoo
Membro
Membro
Registado: terça jul 01, 2008 2:15 pm

Mensagem por digitalzoo »

boas

parabéns pelo sistema

tb estou interessado nesse mesmo equipamento, já agora gostaria de lhe colocar algumas questões:

quando o tempo esteve mais encoberto e a chover como foi o comportamento, e tem algum tipo de backup? julgo que o reservatório tem uma resistência, mas não faço ideia se pode ser regulada através de algum relógio ou termóstato, e, por último, notou algum tipo de ruído aerodinâmico?

grato pela atenção

paulo
bruno coutinho simoes Escreveu:boas,

venho aqui deixar uma fotografia da minha mais recente aquisição, vulcano 300l termocifão com vaso de expansão. a próxima gostava que fosse uma microprodução mas ainda me falta fazer as contas aos juros para ver se compensa o investimento. alguém já fez este cálculo?

p.s - o painel ficou quase um palmo levantado em relação ás telhas o que não foi do meu agrado. infelizmente não pude acompanhar a instalação para poder ter dito isso na altura.

quanto ao carocha para quem acompanhou alguns posts meus o projecto não está parado, simplesmtente a aquisição da casa foi recente e como dá para perceber está a precisar de obras e a maior parte delas sou eu que as estou a fazer por isso o tempo para a viatura não tem sido muita. talvez daqui a um mês ou dois terei muitas novidades e posts para colocar.

abraço[[[]]]

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

sr jmsf
e uma opinião
secalhar os cursos nao sao iguais para todos os instaladores
mas ok
nas minhas instalações o vaso as águas sanitarias e um elemento de segurança.
então explique porquê é que é um elemento de segurança?
qual é a segurança que dá a uma instalação?

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

ora o meu processo está cada vez mais divertido...

agora ninguém sabe onde para o dinheiro, e como se isso não bastasse tenho contactado alguns instaladores e já me dão prazos de 3/4... .... meses!!!!! "..ah e tal lá para janeiro..."

300€ para optimizar a orientação....

um grande porreiro pá à eficiência e xico espertismo!!

mais uma rodada de telefonemas e já tenho 3 instaladores para o "play-off"
ponto de carga 24h para quem precisar

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

electro_naif Escreveu:ora o meu processo está cada vez mais divertido...

agora ninguém sabe onde para o dinheiro, e como se isso não bastasse tenho contactado alguns instaladores e já me dão prazos de 3/4... .... meses!!!!! "..ah e tal lá para janeiro..."

boas,

continuo a pensar que, no teu caso, a ajuda do banco é relevante...este pode indentificar o dia, hora, para quem e quem enviou a transferencia!...

quanto aos prazos, e resolvido o problema anterior, está sempre a tempo de trocar de por uma marca mais rápida e menos "xico esperta"

boa sorte

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

mamilcar Escreveu:
electro_naif Escreveu:ora o meu processo está cada vez mais divertido...

boas,

continuo a pensar que, no teu caso, a ajuda do banco é relevante...este pode indentificar o dia, hora, para quem e quem enviou a transferencia!...

quanto aos prazos, e resolvido o problema anterior, está sempre a tempo de trocar de por uma marca mais rápida e menos "xico esperta"

boa sorte
cauidado ao trocar de marcas
hoje dia 20 acabo de encomendar o meu sistema termossifão 200l, wikora, 987,30€.
a pmelink, não me devolveu o dinheiro, anulei a norquente, ao fim de uma semana e meia, ligo para eles e é que me informam que , uma vez que eu queria encomendar a outra marca, era melhor fazer a encomenda e só pagaria o que fosse a mais. é muito demorado receber o dinheiro de volta, têm que enviar uma papelada eu assinar tornar a devolver, etc... então não me diziam isso logo na altura da anulação, visto que eu referi que queria mudar de fornecedor. foi mais semana e meia perdida.
de qualquer maneira acho que essa pmelink não funciona nada bem. é que depois ao fazer nova encomenda o sistema não a aceitava, devido ao meu nº de contribuinte visto ele já estar associado a uma encomenda. tive de a fazer em nome da minha esposa. então e se fosse solteiro?
não sei porquê mas, agora com 2 encomendas, dois nomes, 2 pagamentos e 2 nºs de contribuinte diferentes, cheira-me a que ainda vou ter mais problemas, oxalá esteja enganado.
tudo deria muito mais facil, penso eu de que, se tratássemos tudo com os instaladores.

vou dando noticias
Inté

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

como em tudo o que envolve o estado e grandes empresas é necessário guardar cuidadosamente todos os documentos e comprovativos. alguns só se mexem quando se torna evidente que o cliente tem tudo (documentação, recursos e determinação) para vencer em tribunal.
na minha opinião a pmelink é uma invenção complicadora e desnecessária.
Porreiro, pá!

Riddle
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta out 22, 2009 3:54 pm

Mensagem por Riddle »

boas tardes,

trago ao fórum um problema que tenho tido. solicitei a instalação de um sistema de ts de 200l, o que foi concretizado na semana passada.
acontece que, ocasionalmente, surge uma fuga de água com origem desconhecida, parecendo proveniente do esquentador ou acima dele. existem dias, em que continuamos com o normal uso da água quente disponível, em que não aparece nada.
notem que a canalização necessária foi colocada na chaminé que o esquentador utiliza.

o que acham pode estar na origem disto? poderá ser problema do esquentador (nunca teve nenhum até hoje)? por não aguentar a pressão da água? acho pouco provável porque se assim fosse ocorreria sempre que utilizássemos o mesmo, o que não acontece.

ou será da instalação do painel e respectivo depósito? alguma infiltração do exterior?

agradeço desde já a vossa ajuda.

ps - aguardo, entretanto, que alguém da empresa instaladora apareça quando o problema estiver a ocorrer para que possam resolvê-lo.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”