Movido a Hidrógénio (Água)!!!
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
supondo que se está a falar de electrólise, o método mais eficiente é aquele que utiliza a maior superficie para determinada intensidade de corrente.
as placas, com superficie tratada para ficarem rugosas são as que desempenham o melhor papel, o arame de inox é das piores.
a superficie rugosa pode aumentar várias vezes a superficie real da placa, tornado possivel fabricar electrolizadores mais compactos.
as placas, com superficie tratada para ficarem rugosas são as que desempenham o melhor papel, o arame de inox é das piores.
a superficie rugosa pode aumentar várias vezes a superficie real da placa, tornado possivel fabricar electrolizadores mais compactos.
-
- Membro
- Registado: segunda jun 23, 2008 11:29 pm
muito obrigado,
de inicio tb tinha essa opinião, mas quando andava a vaguear pelo youtube vi alguns movies em q a electrolise era feita com fio inox e pareceu-me muito bom, então fiquei com algumas duvidas.
obrigado
de inicio tb tinha essa opinião, mas quando andava a vaguear pelo youtube vi alguns movies em q a electrolise era feita com fio inox e pareceu-me muito bom, então fiquei com algumas duvidas.
obrigado
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
eu tenho andado numa outra "batalha", e como o veiculo das experiencias é o veiculo que uso no dia a dia, às vezes é um pouco complicado conseguir conciliar as coisas.
sobre este assunto, estou a pensar fazer testes com os dois sistemas, num dos quais espero expermentar umas chapas de aluminio (produto americano utilizado na aeronautica) que um familira me irá arranjar, mas a primeira experiencia será certamente com o fio inox entrançado, tipo cabo de aço.
num dos videos do you-tube vi lá uma ideia de como medir a quantidade de gás produzido.
sobre aquilo que fizer serão postados aqui os videos, e para isso espero poder contar com a ajuda do nosso amigo "klintzer".
verifiquei à um par de dias que o meu télémovel até dá videos de dimensão considerada e não apenas aquilo com que estava configurado (30 segundos).
mas agora a minha batalha é asqui:
viewtopic.php?f=18&t=5922&start=120
tenho que conseguir ultrapassar este problema...
sobre este assunto, estou a pensar fazer testes com os dois sistemas, num dos quais espero expermentar umas chapas de aluminio (produto americano utilizado na aeronautica) que um familira me irá arranjar, mas a primeira experiencia será certamente com o fio inox entrançado, tipo cabo de aço.
num dos videos do you-tube vi lá uma ideia de como medir a quantidade de gás produzido.
sobre aquilo que fizer serão postados aqui os videos, e para isso espero poder contar com a ajuda do nosso amigo "klintzer".
verifiquei à um par de dias que o meu télémovel até dá videos de dimensão considerada e não apenas aquilo com que estava configurado (30 segundos).
mas agora a minha batalha é asqui:
viewtopic.php?f=18&t=5922&start=120
tenho que conseguir ultrapassar este problema...
-
- Staff Member
flamingo, se quiseres podes fazer a experiência.... mas vais ficar admirado com a quantidade de hidrogénio que vai ser produzido... depois do electrolito (soda) aquecer podes desligar a corrente eléctrica que a chapa ficar a "ferver" até se gastar por completo.sobre este assunto, estou a pensar fazer testes com os dois sistemas, num dos quais espero expermentar umas chapas de aluminio (produto americano utilizado na aeronautica) que um familira me irá arranjar, mas a primeira experiencia será certamente com o fio inox entrançado, tipo cabo de aço.
seria uma boa maneira de resolver a questão do armazenmento do hidrogénio nos carros a h2, um pequeno reactor com tiras de aluminio e soda caustica que seria substituido nas bombas de combustivel quando se gastasse por completo.
o reactor poderia ser uma coisa do tipo de encaixe e era só chegar à bomba, "loja ou supermercado" e fazer a troca.
as cassetes usadas iriam para a reciclagem onde a o hidroxido de aluminio seria recuperado por decantação e as "aguas mãe" conteriam a soda caustica.
o hidroxido de aluminio seguia para a electrolise a fim de recuperar o aluminio fechando deste modo o ciclo e assim o carro funcionaria a hidrogénio obtido atarvés de electricidade.
cada quilo de aluminio convertido dá a bonita quantia de 2666 litros de hidrogénio e ocupa apenas pouco mais de 1 litro de volume, para completar a reacção são necessários 0,667 litros de agua.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
o único problema é a electrólise do alumínio ser feita a 800ºc.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
mas tenho de espermentar. só assim alivio a minha conciência...
-
- Staff Member
por isso ele é tão caro apesar de abundante, além da energia gasta para a electrólise ainda tem o problema da temperatura para se atingir a fusão dos minerais.orbis Escreveu:o único problema é a electrólise do alumínio ser feita a 800ºc.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta nov 28, 2007 9:56 pm
boas,
tenho seguido este tópico com alguma atenção e tenho uma duvida,
o que acontece á soda caustica no electrólito, quando tivermos de atestar a nível o electrólito temos de adicionar soda outra vez?
se sim, a soda pode ir danificar algum componente do motor?
tenho estado a fazer algumas experiências com arame moldado na forma de mola, montei dois destes em serie e fiquei surpreendido com a diferença de produção entre o electrólito e a agua natural.
o proximo passo é arranjar tiras de inox para montar 6 conjuntos em serie, e continuar os testes, mas agora com as vindimas vai ser um mês complicado e possivelmente só em outubro é que vou continuar com os testes.
obrigado
migmig
tenho seguido este tópico com alguma atenção e tenho uma duvida,
o que acontece á soda caustica no electrólito, quando tivermos de atestar a nível o electrólito temos de adicionar soda outra vez?
se sim, a soda pode ir danificar algum componente do motor?
tenho estado a fazer algumas experiências com arame moldado na forma de mola, montei dois destes em serie e fiquei surpreendido com a diferença de produção entre o electrólito e a agua natural.
o proximo passo é arranjar tiras de inox para montar 6 conjuntos em serie, e continuar os testes, mas agora com as vindimas vai ser um mês complicado e possivelmente só em outubro é que vou continuar com os testes.
obrigado
migmig
-
- Staff Member
boas migmig.
a soda caústica não se gasta, por isso nao precisa de ser reposta, basta juntar agua destilada para repor o nível.
a soda caústica não se gasta, por isso nao precisa de ser reposta, basta juntar agua destilada para repor o nível.
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo set 07, 2008 1:46 pm
olá red baron,vejo que voce já tem um conhecimento sobre o assunto hho ,estou nesta pesquisa já tem algum tempo e construi varios reatores e com bom desempenho mais o problema é o aquecimento,enquanto está a produzir hho a amperagem vai subindo até o ponto de fervura da agua e deixando a mesma de cor amarelo escuro e com sujeira ,uso aço inox de boa qualidade e bi caronato de sodio.
será que usando a soda caustica resolveria meu problema?
estou usando no carro para experiencia e fiz um circuito limitador corrente até 6 amp. mais se deixar direto os 12v da bateria a temp.
sobe até +/_ 20 amp.,e em seguida com fervura.
agora me parece que com o controle corrente até 6amp.ficou normal
e não caiu a produção mais continua a sujar a agua.
e uso este reator na parte frontal do carro antes do radiador.
será que usando a soda caustica resolveria meu problema?
estou usando no carro para experiencia e fiz um circuito limitador corrente até 6 amp. mais se deixar direto os 12v da bateria a temp.
sobe até +/_ 20 amp.,e em seguida com fervura.
agora me parece que com o controle corrente até 6amp.ficou normal
e não caiu a produção mais continua a sujar a agua.
e uso este reator na parte frontal do carro antes do radiador.
-
- Staff Member
olá caro aduir.
o aquecimento do electrolito é uma benção porque dimunui a resistividade do electrólito mas rápidamente se torna um incómodo dificil de contornar para os geradores de baixa eficiência, acima dos 60ºc a agua gradualmente evapora e escapa-se junto com os gases produzidos, por isso é de fundamental importância um "frasco lavador" que tamem faz de corta chama.
o processo torna-se incontrolável por si só porque o aumento da corrente devido ao aquecimento leva a mais aquecimento, este fenómeno é designado por avalanche nos semicondutores e leva à destruição dos mesmos se não houver um controlo apropriado.
quando a agua fica com aspecto acastanhado ainda não motivo de preocupação pois o gerador funciona na mesma mas está chegando a altura de mudar, se usar hidróxido acontece o mesmo.
diz que reduz a corrente para cerca de 6a, esta corrente não dá para atingir os 4% de hho em qualquer que seja o motor por isso acho que é o mesmo que não ter lá nada ligado.
o gerador que está a testar tem quantas celulas ?
o aquecimento do electrolito é uma benção porque dimunui a resistividade do electrólito mas rápidamente se torna um incómodo dificil de contornar para os geradores de baixa eficiência, acima dos 60ºc a agua gradualmente evapora e escapa-se junto com os gases produzidos, por isso é de fundamental importância um "frasco lavador" que tamem faz de corta chama.
o processo torna-se incontrolável por si só porque o aumento da corrente devido ao aquecimento leva a mais aquecimento, este fenómeno é designado por avalanche nos semicondutores e leva à destruição dos mesmos se não houver um controlo apropriado.
quando a agua fica com aspecto acastanhado ainda não motivo de preocupação pois o gerador funciona na mesma mas está chegando a altura de mudar, se usar hidróxido acontece o mesmo.
diz que reduz a corrente para cerca de 6a, esta corrente não dá para atingir os 4% de hho em qualquer que seja o motor por isso acho que é o mesmo que não ter lá nada ligado.
o gerador que está a testar tem quantas celulas ?
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
boas. eu não li todo o tópico pois já vai grande dai, peso desde já desculpa se vou perguntar algo já respondido, mas tenho uma duvida:
ao fazer a separação do h do o vai-se libertar cada elemento em cada um dos electrodos, até ai tudo bem, mas não é suposto 'recolher-se' só o h do eléctrodo negativo (e não estou em erro) ?
eu pergunto isso, pois estive a ver uns vídeos e os gajos juntavam tudo o que saia do gerador.
ao fazer a separação do h do o vai-se libertar cada elemento em cada um dos electrodos, até ai tudo bem, mas não é suposto 'recolher-se' só o h do eléctrodo negativo (e não estou em erro) ?
eu pergunto isso, pois estive a ver uns vídeos e os gajos juntavam tudo o que saia do gerador.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta nov 28, 2007 9:56 pm
se quiseres extrair só o hidrogénio é assim que se faz, mas no hho mistura-se os dois gazes obtendo assim uma mistura altamente inflamavel, é a essa mistura de h+o que se chama hho...d_pintassilgo Escreveu:boas. eu não li todo o tópico pois já vai grande dai, peso desde já desculpa se vou perguntar algo já respondido, mas tenho uma duvida:
aduir Escreveu:olá red baron,vejo que voce já tem um conhecimento sobre o assunto hho ,estou nesta pesquisa já tem algum tempo e construi varios reatores e com bom desempenho mais o problema é o aquecimento,enquanto está a produzir hho a amperagem vai subindo até o ponto de fervura da agua e deixando a mesma de cor amarelo escuro e com sujeira ,uso aço inox de boa qualidade e bi caronato de sodio.
para controlar o aquecimento comecei por fazer vários módulos e depois ligo em serie ou então reduz-se a tensão de corrente...
-
- Staff Member
para obter melhor rendimento, digo o máximo de gás com o mínimo de energia, deve existir, para a mesma tensão aplicada, o máximo de células possível em série, julgo que para 13,5v o máximo são seis ou sete.
se tivermos seis celulas em série o total de gás obtido é a soma de cada uma das células que por sua vez é igual em todas e directamente proporcional à corrente que por elas passa.
na práctica, quando se aplica 13,5v a seis células em série a corrente eléctrica que passa é muito pequena por unidade de superficie das placas, aqui as placas ganham aos arames de inox que mesmo enrolados muito pertouns dos outros não se consegue obter uma superficie muito grande.
para aumentar a corrente electrica que atravessa o gerador sem comprometer a eficiência pode-se:
1-aumentar a superficie das placas.
pode-se aumentar a superficie das placas sem aumentar o seu tamanho fisico, para issso podem ser tratadas com jacto de areia ou por ataque quimico.
2-diminuir a resistência do electrólito.
para diminuir a resistência do electrólito deve-se optar pelo electrólito contituido por agua destilada e potassa caústica ou na falta desta, soda caústica. controlar a temperatura do electrólito de modo a que esteja o mais quente possivel sem começar a evaporar muito.
3-diminuir a distância entre as placas.
a distância entre placas teóricamente deveria ser a menor çpossivel, mas devido à geração do gás, se estiverem demasiado juntas obtem o efeito contrário, isto acontece porque o gás no seu trajecto até à superficie cria muitas bolhas entre as duas placas que se estiverem muito juntas expulsam o electrólito para a superficie e a densidade do electrolito fica deste modo muito menor, como o gás não é condutor eléctrico a corrente é reduzida por este efeito. deste modo a distância entre placas varia entre 3 e 5mm segundo segundo alguns documentos.
se tivermos seis celulas em série o total de gás obtido é a soma de cada uma das células que por sua vez é igual em todas e directamente proporcional à corrente que por elas passa.
na práctica, quando se aplica 13,5v a seis células em série a corrente eléctrica que passa é muito pequena por unidade de superficie das placas, aqui as placas ganham aos arames de inox que mesmo enrolados muito pertouns dos outros não se consegue obter uma superficie muito grande.
para aumentar a corrente electrica que atravessa o gerador sem comprometer a eficiência pode-se:
1-aumentar a superficie das placas.
pode-se aumentar a superficie das placas sem aumentar o seu tamanho fisico, para issso podem ser tratadas com jacto de areia ou por ataque quimico.
2-diminuir a resistência do electrólito.
para diminuir a resistência do electrólito deve-se optar pelo electrólito contituido por agua destilada e potassa caústica ou na falta desta, soda caústica. controlar a temperatura do electrólito de modo a que esteja o mais quente possivel sem começar a evaporar muito.
3-diminuir a distância entre as placas.
a distância entre placas teóricamente deveria ser a menor çpossivel, mas devido à geração do gás, se estiverem demasiado juntas obtem o efeito contrário, isto acontece porque o gás no seu trajecto até à superficie cria muitas bolhas entre as duas placas que se estiverem muito juntas expulsam o electrólito para a superficie e a densidade do electrolito fica deste modo muito menor, como o gás não é condutor eléctrico a corrente é reduzida por este efeito. deste modo a distância entre placas varia entre 3 e 5mm segundo segundo alguns documentos.
-
- Membro Dedicado
obrigado pela atenção de todos;bom eu construi o gerador em uma carcaça de inox e tambem os eletrodos com o mesmo material,os eletrodos são 3 placas de 4cmx20cm sendo duas + nas laterais e1 -
no meio com espaço entre si de 4mm e um circuito limitador de corrente que vai até 6 amp. maximo não passa disso,e agora nesta tarde resolvi tirar a agua com bi carbonato e em treis dias mesmo com o limitador a agua estava escura e com um tipo de barro amarelo no fundo e coloquei a agua com soda caustica,como eu encontrei somente aquela que vem em escamas eu coloquei uma escama de tamanho +/- 14mmx14mmx1mm por litro de agua e fui fazendo os testes em bancada ,a amp de inicio 4,5amp e foi subindo
até 8,5amp e não escureceu a agua como com bi carbonato.
a temp da agua ficou em 60°,eu acho que está bom mais quando eu tiver com este funcionando perfeito vou construir outros para trabalhar juntos só um não dá um resultado bom.
-quanto ao reservatorio secundario ele serve somente em caso de backfire ou tem alguma coisa a ver com a qualidade do gas?
pois somente com esta quantidade de gas o carro parece não ter
mais freio motor,percorre grande distancia sem encostar o pé no ascelerador mesmo sendo um carro mit. lancer aut. antes de instalar o hho ele reduzia mais rapido isto quer dizer que tenho um pequeno
resultado, não posso me queixar.
o limitador eu ainda preciso colocar mais um transistor fet em paralelo
mesmo com decipador e cooller aquece um pouco em dias muito quentes.
quanto aos resultados positivos vou postar aqui ,até mesmo controle
de pwm e limitador de corrente a quem se interessar.
no meio com espaço entre si de 4mm e um circuito limitador de corrente que vai até 6 amp. maximo não passa disso,e agora nesta tarde resolvi tirar a agua com bi carbonato e em treis dias mesmo com o limitador a agua estava escura e com um tipo de barro amarelo no fundo e coloquei a agua com soda caustica,como eu encontrei somente aquela que vem em escamas eu coloquei uma escama de tamanho +/- 14mmx14mmx1mm por litro de agua e fui fazendo os testes em bancada ,a amp de inicio 4,5amp e foi subindo
até 8,5amp e não escureceu a agua como com bi carbonato.
a temp da agua ficou em 60°,eu acho que está bom mais quando eu tiver com este funcionando perfeito vou construir outros para trabalhar juntos só um não dá um resultado bom.
-quanto ao reservatorio secundario ele serve somente em caso de backfire ou tem alguma coisa a ver com a qualidade do gas?
pois somente com esta quantidade de gas o carro parece não ter
mais freio motor,percorre grande distancia sem encostar o pé no ascelerador mesmo sendo um carro mit. lancer aut. antes de instalar o hho ele reduzia mais rapido isto quer dizer que tenho um pequeno
resultado, não posso me queixar.
o limitador eu ainda preciso colocar mais um transistor fet em paralelo
mesmo com decipador e cooller aquece um pouco em dias muito quentes.
quanto aos resultados positivos vou postar aqui ,até mesmo controle
de pwm e limitador de corrente a quem se interessar.
-
- Staff Member
caro aduir.
se desse para postar umas fotos do seu gerador seria uma grande valia pois uma imagem vale mais que mil palavras.
quanto ao reservatório com agua ele serve também para lavar o gás produzido, o gás ao borbulhar na superfície do electrólito provoca uma névoa que vai sendo arrastada com o gás, esta névoa é constituída por electrólito e algum vapor de agua, se não houvesse o frasco lavador, esta névoa iria parar com certeza à entrada de ar do motor.
se não der muito trabalho mostra também umas fotos do contrlolador que são sempre bem vindas.
cumpts.
se desse para postar umas fotos do seu gerador seria uma grande valia pois uma imagem vale mais que mil palavras.
quanto ao reservatório com agua ele serve também para lavar o gás produzido, o gás ao borbulhar na superfície do electrólito provoca uma névoa que vai sendo arrastada com o gás, esta névoa é constituída por electrólito e algum vapor de agua, se não houvesse o frasco lavador, esta névoa iria parar com certeza à entrada de ar do motor.
se não der muito trabalho mostra também umas fotos do contrlolador que são sempre bem vindas.
cumpts.
-
- Membro Dedicado
olá pessoal,fiz a média de consumo usando o gerador de hho e
completei o tamque até o bocal e fui para a estrada andei 54,2 km
e completei o tamque outra vez com 3,18 litros.
54,2km/3,18 = 17,04 km/l
-mitsubishi lancer 1.6 16v aut.
bom,tenho até vergonha de falar; mais ainda não coloquei as imagens do gerador e esquema do limitador de corrente porque não
sei como inserir imagens aqui no forum,só sei enviar por e-mail, não
foi falta de tentar ,vou verificar como se faz isso.
54,2km/3,18 = 17,04 km/l
bom,tenho até vergonha de falar; mais ainda não coloquei as imagens do gerador e esquema do limitador de corrente porque não
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
oi, se quiseres envia para mim que eu posto aqui. enviei pm para ti com o meu email.aduir Escreveu:olá pessoal,fiz a média de consumo usando o gerador de hho e
54,2km/3,18 = 17,04 km/l
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
ok jmal.talvez as fotos já esteja em sua cx de e-mail,pois tive um problema no hotmail mais acho que já resolveu funcionar direito.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
então aqui vão as fotos a pedido do nosso amigo aduir.
neste circuito penso que o valor da r1 é muito alta, assim os mosfet's vão aquecer muito por falta excitação ou de corrente no gate. e já agora cada gate devia ter uma resistência para que a corrente seja igualmente distribuída pelos 2 mosfet's.
penso que o aquecimento deles seja derivado a isso, um irf3205 não aquece practicamente nada a passar 6 amps, mas se estiver mal excitado, então aquece e muito, penso que com esse transistor t1, a r1 pode ser de 1k ou mesmo 2k2 e vais ver que os mosfet's deixam de aquecer.
neste circuito penso que o valor da r1 é muito alta, assim os mosfet's vão aquecer muito por falta excitação ou de corrente no gate. e já agora cada gate devia ter uma resistência para que a corrente seja igualmente distribuída pelos 2 mosfet's.
penso que o aquecimento deles seja derivado a isso, um irf3205 não aquece practicamente nada a passar 6 amps, mas se estiver mal excitado, então aquece e muito, penso que com esse transistor t1, a r1 pode ser de 1k ou mesmo 2k2 e vais ver que os mosfet's deixam de aquecer.
Cumps Inovadores