hlopes, alguma coisa vai ficar mais caro quando toda ou quase toda a gente usar veículos eléctricos. e vai porque, no minimo, e como já por aqui disse várias vezes, o estado não vai ficar sentado a ver a receita a descer. isso só aconteceria se o estado se tornasse mais eficiente e reduzisse a despesa pública.
agora, a questão fulcral é que no final teremos transportes mais limpos e eficientes; melhor para nós e melhor para o planeta. ainda que a pagar o mesmo que pagamos hoje. ainda que a pagar mais - de qualquer forma não teremos outra alternativa.
não sei se a solução para o aumento do consumo de electricidade vão ser ou não centrais nucleares. mas temos que ver que há 3 frentes a ser exploradas de agora em diante (sem nenhuma ordem em particular):
1) aumento da produção a partir de energias renováveis
2) aumento da eficiência dos aparelhos
3) redução do consumo
só depois de esgotada a exploração nestas 3 frentes é que teremos que começar a pensar em soluções "menos ecológicas"; até lá podemos continuar a extrair energia também do petróleo, que as centrais de geração são bastante mais eficientes do que automóveis e portanto estaremos a extender o tempo de vida do petróleo e logo também a reduzir as emissões; o petróleo em si não é mau, o problema é o consumo que fazemos dele. eu sei que provavelmente importamos actualmente electricidade produzida em centrais nucleares, em espanha e/ou frança; deixemos tudo como está e vamos é tratar de reduzir essa dependência do exterior. mas isto também já é assunto para o teu tópico favorito, que gostas tanto de trazer à baila; a tua preocupação não me parece ser os carros eléctricos, mas sim que venha a energia nuclear e os evs foram uma boa desculpa.
ceteris paribus, se a procura aumentar, o preço aumenta.... o numero de produtores aumenta... os preços da matéria prima aumentam.... etc etc etc...
é isso que tens visto nos aparelhos de tecnologia? acho que não... o preço tem vindo sempre a baixar. descobre lá o erro na tua frase.