Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Re: Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???

Mensagem por tvcrabo »

e podem contar com mais um nortenho:

- tiago carneiro (maia)
- henrique zamith (vila nova de famalicão)
- joao pedro cary (braga)
- rudi servo (maceda)
- nuno (santo tirso)

PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado ago 23, 2008 2:37 pm

Mensagem por PhoenixStFire »

entao por onde começamos pessoal?

isto nao pode ficar so pelo forum!
Todos os Genios são Malucos
Mas nem todos os Malucos são Genios!

PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado

isto é um post para tentar ajudar o "j.p"

nao sei quais sao as contas porque ate eu nao percebo muito sobre magnetos, mas pode ajudar este link onde fazes o download de um programa para calcular as espiras em função da induntancia

http://www.cpdee.ufmg.br/~elt/docs/calcbob.zip

depois com a indutancia acho que podes calcular a força electromotriz

http://pt.wikipedia.org/wiki/indut%c3%a2ncia

como disse nao percebo muito sobre magnetos, mas espero que isto ajude, em todo o caso a internet tem muita informação basta pesquisares!

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 26, 2008 9:56 am

Mensagem por j.p »

então o que aconteceu á dita fabrica ? está tudo calado tanta conversa e nada!!!

PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado

nao tenho culpa que ninguem me responda... (excepto o blue, tem sido espetacular, e espero continuar com ele) mas contudo ainda não desisti e estou a estudar o caso por conta propria.
o problema é o mesmo de sempre, temos motores eletricos, temos controladores, ate temos o saber de como se pode legalizar, o problema é sempre o mesmo... baterias, não ha nenhuma bateria que seja milagrosa, temos as de lipofe mas o preço por kw é grande, contudo aguentam 3000 ciclos com 80% da capacidade (por favor corrijam-me se estiver errado), mas 48v a 30ah custa a modica quantia de cerca de 3000 euros, e 30ah nao é nada... ou se calhar estou a ser demasiado exigente, mas a meu ver, ou conseguese umas baterias super baratas ao preço da chuva, ou entao o projecto não é viavel. motores vao desde os 1500 euros ate aos 3500 euros, com potencias de 7kw a 30kw, estou a incluir o controlador.
ate ja estou a estudar o caso dos motores a ar como fonte alternativa, o problema é que não sei se alguem quer andar com ar comprimido por ai, mas contudo nao é uma opção de se deitar fora, ja que é um processo mais mecanico e que estou muito mais a vontade em falar sobre o assunto, e de imaginar posibilidades.

se alguem tiver uma ideia ou que queira ajudar, por mim é a vontade, desde que seja serio, com boas intenções e com vontade, senão pode ir jogar cartas para a tasca!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

phoenixstfire Escreveu:nao tenho culpa que ninguem me responda... (excepto o blue, tem sido espetacular, e espero continuar com ele) mas contudo ainda não desisti e estou a estudar o caso por conta propria.
o problema é o mesmo de sempre, temos motores eletricos, temos controladores, ate temos o saber de como se pode legalizar, o problema é sempre o mesmo... baterias, não ha nenhuma bateria que seja milagrosa, temos as de lipofe mas o preço por kw é grande, contudo aguentam 3000 ciclos com 80% da capacidade (por favor corrijam-me se estiver errado), mas 48v a 30ah custa a modica quantia de cerca de 3000 euros, e 30ah nao é nada... ou se calhar estou a ser demasiado exigente, mas a meu ver, ou conseguese umas baterias super baratas ao preço da chuva, ou entao o projecto não é viavel. motores vao desde os 1500 euros ate aos 3500 euros, com potencias de 7kw a 30kw, estou a incluir o controlador.
ate ja estou a estudar o caso dos motores a ar como fonte alternativa, o problema é que não sei se alguem quer andar com ar comprimido por ai, mas contudo nao é uma opção de se deitar fora, ja que é um processo mais mecanico e que estou muito mais a vontade em falar sobre o assunto, e de imaginar posibilidades.

se alguem tiver uma ideia ou que queira ajudar, por mim é a vontade, desde que seja serio, com boas intenções e com vontade, senão pode ir jogar cartas para a tasca!
ena tanto dinheiro para as baterias. estão a pensar em a123, comecem mais devagar.

e só para vos adoçar as ideias, 48 v 30 ah consegue-se por menos de metade desse preço, as mesma lifepo4, mas não a123.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

se houvessem baterias ao "preço da chuva", também já haviam por aí scooters ao preço da chuva, não ?

se queres ir a algum lado com isso tens que ser pragmático. ou tens alguma coisa que mais ninguém tem e que as pessoas queiram o suficiente para pagarem mais por isso, ou então o que quer que seja que queiras fabricar arranja-se muito mais barato mandando vir da china. tás a ver a ideia?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Paulo Gomes
Membro
Membro
Registado: sábado jul 05, 2008 4:23 am

Mensagem por Paulo Gomes »

não tenho dinheiro....

vivo na marinha grande na area dos moldes para injecção de plásticos... rabalho numa empresa onde é possivel desenvolver moldes e injectar depois....

trabalho com 3d... se tiverem algum esboço do chassis... nem que seja so para dar ânimo... enviem-me isso que faço em 3d e ponho por aqui

quem é que tem conhecimentos de incentivos da cee para o sector das energias renováveis ? deve haver de certeza.... digo eu...

paulo gomes

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

paulo, essa é uma oferta excepcional! tenho a certeza que em plena colaboraçao todos nós poderiamos desenvolver um formidavel veiculo de 2 rodas

vejam este trabalho do cassio brasil. cassio, queres explicar melhor o teu modelo?

Imagem

topico
viewtopic.php?f=32&t=8479&start=40
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Paulo Gomes
Membro
Membro

não consigo apresentar da mesma forma que essa imagem que colocaste porque o software que uso não é o apropriado para isso... no entanto futuramente posso tentar ou talvez alguém o consiga....

vai uma chopper.... lol
Anexos
ebike.jpg
ebike.jpg (0 Bytes) Visto 2616 vezes

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm

Mensagem por cassio_brasil »

bluesky Escreveu:paulo, essa é uma oferta excepcional! tenho a certeza que em plena colaboraçao todos nós poderiamos desenvolver um formidavel veiculo de 2 rodas

vejam este trabalho do cassio brasil. cassio, queres explicar melhor o teu modelo?
olá. esta é a idéia de um veículo leve, meio bike meio moto (ainda não consegui definir bem a qual categoria se encaixaria melhor), inspirado no projeto cheetah. o importante é o público alvo a que se destina, isto é, pessoas que curtem andar de moto como eu, que querem dar a sua parcela de contribuição para a melhoria do ambiente urbano, não dispõem de muito recurso para investimento em um veículo elétrico ou híbrido mais avançado e, principalmente, que desejam se desvincular da máfia dos combustíveis fósseis, indo e voltando do trabalho todos os dias com grande economia de capital.

para ser leve e ter custo baixo, o projeto utiliza inúmeras peças de bicicleta. isto é uma vantagem porque cada cliente poderá 'construir' o seu veículo customizado, escolhendo entre muitas opções de freios, amortecedores, rodas, baterias, instrumentação e motor, do mais simples e barato até aqueles mais avançados como freio à disco, etc.

o cliente também poderá escolher o material do quadro, se aço ou alumínio. a carcaça seria básica, em fibra de vidro, melhorando o design e a aerodinâmica levemente. um cliente mais exigente pediria para construí-la em fibra de carbono? por que não?
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

cassio, isso quer dizer que esse modelo não é "apenas um desenho", e que a sua construção está pensada, que peças leva, etc? se é isso então vale ouro !
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Paulo Gomes
Membro
Membro

não sabia que já havia quadros de bicicleta em plástico.... é possivel moldar o quadro numa só peça em plástico e ficando o quadro "oco" com injecção de gas... fica caro... mas... pode ser que se arranjem apoios....

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

não sabia que já havia quadros de bicicleta em plástico
onde foste buscar esta ideia?????? e procura enviar imagens pequenas com resoluçoes ate 800x600, senao podes desformatar a pagina...

Paulo Gomes
Membro
Membro

aqui por exemplo.... http://www.patentstorm.us/patents/5876054.html
bluesky Escreveu:
não sabia que já havia quadros de bicicleta em plástico
onde foste buscar esta ideia?????? e procura enviar imagens pequenas com resoluçoes ate 800x600, senao podes desformatar a pagina...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

isso é um material compósito...

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

njay Escreveu:cassio, isso quer dizer que esse modelo não é "apenas um desenho", e que a sua construção está pensada, que peças leva, etc? se é isso então vale ouro !
vale ouro? oba! hehehe. obrigado

o projeto faço num programa gratuito 3d; está em escala real. é o mesmo programa que uso para criar as peças de fibra de vidro num processo que desenvolvi. assim, quando conseguir chegar numa definição é só imprimir tudo e construir. as rodas são de alumínio aro 20". o motor é um bosch gpa com pico de 1,5cv, suficiente para atingir 60 km/h. seria melhor outro motor mais potente, mas aqui no brasil não temos muitas opções. o espaço para baterias está bem grande. coloquei duas baterias de gel. é bom fazer em escala real porque podemos testar muitas alternativas de baterias, que têm dimensões bem diferentes entre si.

o quadro mais leve, barato e fácil de se produzir acredito ser o de alumínio. de plástico 'deve' ficar muito pesado ou talvez com baixa resistência.

Imagem

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

cassio, esse desenho ... tá mesmo porreiro! reconheço-lhe imediatamente o mérito e a ousadia a uma distancia de... quanto vale entre o brasil e portugal? parabens! vamos construi-lo numa inovadora colaboração luso-brasileira, tá legal? tive uma ideia para o descanso, um pé deslizante ao longo do corpo central que desce, movido por um pequeno servo electrico... ah, ia esqueçendo...os mostradores (redondos) ficam no "deposito", por isso é só necessário dar um ligeiro ajuste "bojudo" nessa zona... que achas?

PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado

jmal, se realmente tens tal informação por favor diz-me senão ainda morro na espetativa , contudo é tudo uma questão de dinheiro basicamente, temos de fazer um "pack" de forma que seja o mais rentavel e acessivel possivel.

quanto a meio moto meio bike, ta muito bom o conceito, gosto muito, ao elevares o banco do condutor criaste muito espaço para baterias entre o guiador e o motor, a posiçao nao sei se é a mais confortavel, mas ja é muito boa contudo parece so ser de uma pessoa, mas tambem nao é nada que nao se possa resolver, gostei muito da ideia!

paulo quanto a chopper, é uma moto de passeio, mas o pessoal gosta é muito do barulho que faz, contudo pode-se sempre experimentar, eu gostaria mesmo muito de fazer um projecto de uma electrica.

não se esquecam que fazer um modelo novo implica outras regras, implica mais testes, ou seja tem de sair mesmo muito barato senão nao compensa, sera necessario um engenheiro mecanico, no minimo, quanto aos apoios da cee, portugal ja da alguns, desde que o projecto seja viavel a vista de quem os avalia.

quem se quer juntar ao gang das motos electricas , ou começamos a combinar ou entao nem vale a pena dizer que esta interessado!

não levem a mal, a meu ver se for para tentar é para tentar, nao é para so andar a sonhar!

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bluesky Escreveu:cassio, esse desenho ... tá mesmo porreiro! reconheço-lhe imediatamente o mérito e a ousadia a uma distancia de... quanto vale entre o brasil e portugal? parabens! vamos construi-lo numa inovadora colaboração luso-brasileira, tá legal?
feito!! a distância eu não sei mas aqui são 13:53 com horário de verão (o horário correto seria 12:53)
bluesky Escreveu:tive uma ideia para o descanso, um pé deslizante ao longo do corpo central que desce, movido por um pequeno servo electrico... ah, ia esqueçendo...os mostradores (redondos) ficam no "deposito", por isso é só necessário dar um ligeiro ajuste "bojudo" nessa zona... que achas?
não sei quanto ao descanso, pensei algo bem simples como descanso de bike mesmo, mas podemos avaliar.
as linhas da carenagem estão 'quadradas' mas darei uma arredondada assim que definirmos o quadro. gostei da idéia dos mostradores no tanque, que seria também o abrigo do controlador. vou dar uma modificada mais tarde e depois mostro o resultado.
o farol e a lanterna pensei em leds, que são bem econômicos. talvez também setas incorporadas à carenagem. espelho retrovisor é lei por aqui. coloquei um em estilo café-racer, do lado direito. o estilo da moto é street-fighter, cuja dirigibilidade é fácil e envolvente, agressiva. assim, seria monoposto. não sei se compensa fazer este veículo com mais de um lugar, talvez a posibilidade de alongar o assento para outra pessoa, mesmo que pouco confortável.
que bons e acessíveis motores vocês têm por aí? pode listar alguns entre 2cv e 5cv?

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”