Programa Energia Solar - Vulcano
-
ccm
- Membro

- Registado: sexta set 11, 2009 3:00 pm
Re: Programa Energia Solar - Vulcano
olá
amanhã é o dia d - vão instalar o termossifão vulcano 200l
todo o processo demorou +/- 1 mês (aquisição com crédito associado).
depois de muita pesquisa e horas a fazer a triagem de toda a informação que recolhi acabei por optar pela seguinte configuração:
- aquisição de um novo esquentador compatível com o solar - vulcano wtd 11 kme;
- como o termossifão sem módulo solar vem com uma resistência no depósito vou proceder à sua instalação e só a usarei caso acabe a bilha do gás (coisa que duvido que aconteça...)
agora é só esperar para confirmar (ou não) que a minha escolha foi a mais acertada.
amanhã coloco as fotos.
abraços.
amanhã é o dia d - vão instalar o termossifão vulcano 200l
todo o processo demorou +/- 1 mês (aquisição com crédito associado).
depois de muita pesquisa e horas a fazer a triagem de toda a informação que recolhi acabei por optar pela seguinte configuração:
- aquisição de um novo esquentador compatível com o solar - vulcano wtd 11 kme;
- como o termossifão sem módulo solar vem com uma resistência no depósito vou proceder à sua instalação e só a usarei caso acabe a bilha do gás (coisa que duvido que aconteça...)
agora é só esperar para confirmar (ou não) que a minha escolha foi a mais acertada.
amanhã coloco as fotos.
abraços.
-
Bruno Coutinho Simoes
- Membro Dedicado

- Registado: domingo out 07, 2007 8:34 pm
boas,
venho aqui deixar uma fotografia da minha mais recente aquisição, vulcano 300l termocifão com vaso de expansão. a próxima gostava que fosse uma microprodução mas ainda me falta fazer as contas aos juros para ver se compensa o investimento. alguém já fez este cálculo?
p.s - o painel ficou quase um palmo levantado em relação ás telhas o que não foi do meu agrado. infelizmente não pude acompanhar a instalação para poder ter dito isso na altura.
quanto ao carocha para quem acompanhou alguns posts meus o projecto não está parado, simplesmtente a aquisição da casa foi recente e como dá para perceber está a precisar de obras e a maior parte delas sou eu que as estou a fazer por isso o tempo para a viatura não tem sido muita. talvez daqui a um mês ou dois terei muitas novidades e posts para colocar.
abraço[[[]]]
venho aqui deixar uma fotografia da minha mais recente aquisição, vulcano 300l termocifão com vaso de expansão. a próxima gostava que fosse uma microprodução mas ainda me falta fazer as contas aos juros para ver se compensa o investimento. alguém já fez este cálculo?
p.s - o painel ficou quase um palmo levantado em relação ás telhas o que não foi do meu agrado. infelizmente não pude acompanhar a instalação para poder ter dito isso na altura.
quanto ao carocha para quem acompanhou alguns posts meus o projecto não está parado, simplesmtente a aquisição da casa foi recente e como dá para perceber está a precisar de obras e a maior parte delas sou eu que as estou a fazer por isso o tempo para a viatura não tem sido muita. talvez daqui a um mês ou dois terei muitas novidades e posts para colocar.
abraço[[[]]]
- Anexos
-
- GetAttachmentCA5DPDOO.jpg (38.7 KiB) Visto 5251 vezes
Green buzi 
-
mamilcar
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
boas,bruno coutinho simoes Escreveu:boas,
abraço[[[]]]
parabens pela aquisição!
agora só algumas observações:
-a tua casa está orientada para sul? a inclinação dos paineis é a correcta?
-não sei a que horas tiraste a foto mas não tens um problema com sombras?
um abraço
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
o sr «mamilcar» tirou me as palavras da boca assim que vi a foto. que horas eram afinal quando tirou a foto? ja agora tem uma torneira termoestatica na sua instalação? e se sim esta instalada em que ponto. peço desculpa se encara isto como criticas mas o meu unico objectivo é apenas colaborar e dar dicas e ou detectar problemas que possam surgir.
em relação ao sr ccm ja agora pela sua mensagem voce adquiriu um esquentador termoestatico digital e bem ai nada a dizer mas porque nao chega a um acordo com o instalador para nao lhe meter a resistencia uma vez que ainda são umas coroas.
em relação ao sr ccm ja agora pela sua mensagem voce adquiriu um esquentador termoestatico digital e bem ai nada a dizer mas porque nao chega a um acordo com o instalador para nao lhe meter a resistencia uma vez que ainda são umas coroas.
-
ccm
- Membro

- Registado: sexta set 11, 2009 3:00 pm
olá henriquefala,
em relação à minha instalação foi com a resistência, ou seja, neste momento tenho 3 formas de aquecer a água: solar, esquentador e resistência.
como não pedi o módulo solar a vulcano enviou o kit com a resistência.
de salientar que pedi ao instalador para me deixar uma "puxada" para eu posteriormente fazer a ligação à máquina de lavar louça e máquina de lavar roupa. agora só me falta comprar uma válvula termostática para quando a máquina de lavar roupa lavar a temperaturas baixas poder controlar a temperatura da água de entrada.
depois darei o feedback.
ah! em relação às fotos prometidas da instalação neste momento estão a "revelar"...
em relação à minha instalação foi com a resistência, ou seja, neste momento tenho 3 formas de aquecer a água: solar, esquentador e resistência.
como não pedi o módulo solar a vulcano enviou o kit com a resistência.
de salientar que pedi ao instalador para me deixar uma "puxada" para eu posteriormente fazer a ligação à máquina de lavar louça e máquina de lavar roupa. agora só me falta comprar uma válvula termostática para quando a máquina de lavar roupa lavar a temperaturas baixas poder controlar a temperatura da água de entrada.
depois darei o feedback.
ah! em relação às fotos prometidas da instalação neste momento estão a "revelar"...
-
Bruno Coutinho Simoes
- Membro Dedicado

boas,
a foto acima foi tirada por volta das 18:00, o painel ficou cerca de 45º desviado de sul (para oeste), válvula termostática penso que todos têm (pelo menos o meu tem e está regulada a 55º e fica junto ao painel), quanto a sobras tenho ao fim da tarde(no inverno menos) como podem ver e ao início do dia com um pinheiro(muito pouco).
devido a todas estas perdas de eficácia e por não querer afectar a estética da casa sobredimensionei o painel (300 litros para duas pessoas).
também não liguei a resistência eléctrica pois quero testar o painel sem ela ligada este inverno (ou até tomar banho de água fria).
um abraço a todos[[[]]]
a foto acima foi tirada por volta das 18:00, o painel ficou cerca de 45º desviado de sul (para oeste), válvula termostática penso que todos têm (pelo menos o meu tem e está regulada a 55º e fica junto ao painel), quanto a sobras tenho ao fim da tarde(no inverno menos) como podem ver e ao início do dia com um pinheiro(muito pouco).
devido a todas estas perdas de eficácia e por não querer afectar a estética da casa sobredimensionei o painel (300 litros para duas pessoas).
também não liguei a resistência eléctrica pois quero testar o painel sem ela ligada este inverno (ou até tomar banho de água fria).
um abraço a todos[[[]]]
Green buzi 
-
jmsf
- Membro Silver

- Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm
boas amigo brunobruno coutinho simoes Escreveu:boas,
um abraço a todos[[[]]]
o painel esta desviado 45º a oeste?
o sol deve começar a incidir sobre ele por volta das 10h de verão e como e só para duas pessoas, nao deve notar grande diferença mas a partir do outono não sei se aquecerá alguma coisa.
sombras de manhã e de tarde?
se as 18h ja tem metadde do painel tapado quer dizer que a sombra começou a incidir por volta das 16h
pelo que a imagem dá a perceber a inclinaçao nao deve ser mais de 20º~?
nãosei amigo se nao valia mais a pena ter perdido alguma da esteica em funçao do funcionamento e de tirar o maximo rendimento do produto
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
o bairro parece bonito, com pinheiros ao fundo. alentejo não?
Porreiro, pá!
-
Bruno Coutinho Simoes
- Membro Dedicado

boas,
è verdade, litoral alentejano.. mais propriamente lagoa de santo andré!
eu não estou muito preocupado com o painel pois segundo o instalador até as plantas posso regar com água quente.. e dada a rapidez que ele aqueceu a água desde a temperatura ambiente aquando da instalação fez-me acreditar que não irei ter problemas, mas isso agora só o tempo o dirá..
um abraço [[[]]]
è verdade, litoral alentejano.. mais propriamente lagoa de santo andré!
eu não estou muito preocupado com o painel pois segundo o instalador até as plantas posso regar com água quente.. e dada a rapidez que ele aqueceu a água desde a temperatura ambiente aquando da instalação fez-me acreditar que não irei ter problemas, mas isso agora só o tempo o dirá..
um abraço [[[]]]
Green buzi 
-
manuelcar
- Staff Member

-
A_mais
- Membro Silver

- Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
continuação
08/10 (1 mes após a confirmação da encomenda) novo contacto com a pmelink, ainda não conseguiram fazer o encontro do pagamento...
o processo ainda não avançou para a vulcano...
já contactei a deco........
08/10 (1 mes após a confirmação da encomenda) novo contacto com a pmelink, ainda não conseguiram fazer o encontro do pagamento...
ponto de carga 24h para quem precisar
-
jmsf
- Membro Silver

electro_naif Escreveu:continuação
caro amigo
no seu caso ainda nao chegou á vulcano a encomenda
neste caso porque nao contacta o seu banco
em ultimo caso, anula a encomenda e efectua uma nova
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
mamilcar
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
jmsf Escreveu:electro_naif Escreveu:continuação
caro amigo
no seu caso ainda nao chegou á vulcano a encomenda
neste caso porque nao contacta o seu banco
em ultimo caso, anula a encomenda e efectua uma nova
boas
ou então.... o banco pode informar a pmelink do dia exacto em que foi feita a transferencia e, caso seja necessario, reenviar a documentação existente em arquivo!...
-
henriquefala
- Membro Dedicado

- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
caro amigo bruno seria muito pedir lhe uma foto das ligações hidraulicas que são feitas atras do deposito da agua quente e da fria. eu peço isto pois simplesmente gostava de ver as soluções tecnicas usdas pelos instaladores para essas ligaçoes pois o deposito fica quase em cima do telhado e é quase impossivel trabalhar em condições a tubagem.
-
system32
- Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
boas,
alguem que tenha instalado sistemas cf tem incluido um segundo vaso de espanção para o circuito sanitario??
alguem que tenha instalado sistemas cf tem incluido um segundo vaso de espanção para o circuito sanitario??
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
manuelcar
- Staff Member

-
D'eu
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
sim ... como pode ver pelas fotografias que coloquei no início deste tópico, no meu caso foram instalados dois vasos de expansão.system32 Escreveu:e espanção para o circuito sanitario??
boas,
mensagem enviado: 12 out 2
d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
jmsf
- Membro Silver

boas
o vaso de expansao para aguas sanitarias nao vem no kit da vulcano mas o instalador tem que o colocar.
pelo menos eu como instalador tenho colocado e foi-nos aconselhado pela vulcano .
o vaso de expansao para aguas sanitarias nao vem no kit da vulcano mas o instalador tem que o colocar.
pelo menos eu como instalador tenho colocado e foi-nos aconselhado pela vulcano .
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
system32
- Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
pois, ando qum uma pequena querela com a sonnenkraft que diz que não é necessario no caso deles, mas ainda não me explicaram porque é para outra marcas e para eles não é!
mas, ainda continuo em conversações com eles...
jmsf Escreveu:boas
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
o caso deles não é diferente dos outros. a partir do facto de que a água entra fria no acumulador e depois aquece, necessita do vaso de expansão sanitário. sei que a rigsun, por exemplo, tem os dois vasos de expansão incluídos no kit. e assim é que faz todo o sentido, tendo em conta que ao ser das "boas práticas" não deve ser deixado ao critério do instalador.pois, ando qum uma pequena querela com a sonnenkraft que diz que não é necessario no caso deles, mas ainda não me explicaram porque é para outra marcas e para eles não é!