Página 7 de 10

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 11:53 am
por neca7
marcopns Escreveu:.....

se quiserem um café na praia da vagueira eu pago...

marco trabalhas no quisque da vagueira? estás lá a que dias?

abraço

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 12:01 pm
por jmal
neca7 Escreveu: o manual está em inglês e espanhol. a tradução é feita por mim. o que entendo é que, devido á força da enércia do motor, não precisamos de estar sempre a acelarar, ou seja, acelaramos e depois deixamos a mota ir com o "balanço" do próprio motor. já confirmei. é mesmo assim que acontece.

mas não concordas jmal?

abraço
não é completamente verdade, os motores electricos são um pouco diferentes, quanto maior for a diferença entre a rotação teórica e rotação real, maior é o consumo, quando a rotação teórica for igual à rotação real não existe praticamente consumo nenhum.

rotação teórica - rotação que o motor deve atingir sem qualquer atrito
rotação real - rotação com o atrito e peso e deslocação.

portanto se acelerar-mos por exemplo até meio, ela vai até aos 50 kmh, mas no arranque vai consumir muito, depois quando chegar aos 50 kmh vai consumir menos, isto porque tem apenas de manter a resistência ao ar e inclinação e até outros factores como o atrito dos pneus. mas considero que uma condução eficiente é aquela em que se mexe menos no acelerador e no travão, tal como acontece noutros tipos de veículos, o meu irmão costuma dizer que o consumo de um carro é regulado pelos travões, e não pelo acelerador, ou seja, quanto menos variações de velocidade houver, menor vai ser o consumo. mas como estes veículos não gastam quase nada, podes experimentar as 2 situações. lol

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 12:09 pm
por neca7
jmal Escreveu:
neca7 Escreveu: o manual está em inglês e espanhol. a tradução é feita por mim. o que entendo é que, devido á força da enércia do motor, não precisamos de estar sempre a acelarar, ou seja, acelaramos e depois deixamos a mota ir com o "balanço" do próprio motor. já confirmei. é mesmo assim que acontece.

mas não concordas jmal?

abraço
não é completamente verdade, os motores electricos são um pouco diferentes, quanto maior for a diferença entre a rotação teórica e rotação real, maior é o consumo, quando a rotação teórica for igual à rotação real não existe praticamente consumo nenhum.

rotação teórica - rotação que o motor deve atingir sem qualquer atrito
rotação real - rotação com o atrito e peso e deslocação.

portanto se acelerar-mos por exemplo até meio, ela vai até aos 50 kmh, mas no arranque vai consumir muito, depois quando chegar aos 50 kmh vai consumir menos, isto porque tem apenas de manter a resistência ao ar e inclinação e até outros factores como o atrito dos pneus. mas considero que uma condução eficiente é aquela em que se mexe menos no acelerador e no travão, tal como acontece noutros tipos de veículos, o meu irmão costuma dizer que o consumo de um carro é regulado pelos travões, e não pelo acelerador, ou seja, quanto menos variações de velocidade houver, menor vai ser o consumo. mas como estes veículos não gastam quase nada, podes experimentar as 2 situações. lol
em 1º lugar concordo com o teu irmao! custumo dizer o mesmo.
e tb concordo contigo, o que quiz dizer foi que quanto menos usar-mos a variações constantes do motor (acelarar-travar-acelarar-travar), melhor se torna a condução. menos gastos em tudo. (pneus..travões..etc..)

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 12:11 pm
por neca7
no entanto, é de facto notório que quando deixo de acelaar noto que ainda existe "algo" que empurra a mota para a frente.
creio mesmo ser a enércia do motor.
algo que não acontece com a minha "poluente", que assim que deixo de acelarar..a mota começa a perder velocidade muito rápido.

na voltio não noto essa perca de velocidade tão rapida.

abraço

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 12:14 pm
por jmal
neca7 Escreveu:no entanto, é de facto notório que quando deixo de acelaar noto que ainda existe "algo" que empurra a mota para a frente.
creio mesmo ser a enércia do motor.
algo que não acontece com a minha "poluente", que assim que deixo de acelarar..a mota começa a perder velocidade muito rápido.

na voltio não noto essa perca de velocidade tão rapida.

abraço
isso acontece porque a ci tem mais atrito de transmissão, o que não acontece nesta, o atrito do motor é muito pequeno mesmo.

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 12:26 pm
por neca7
jmal Escreveu:
neca7 Escreveu:no entanto, é de facto notório que quando deixo de acelaar noto que ainda existe "algo" que empurra a mota para a frente.
creio mesmo ser a enércia do motor.
algo que não acontece com a minha "poluente", que assim que deixo de acelarar..a mota começa a perder velocidade muito rápido.

na voltio não noto essa perca de velocidade tão rapida.

abraço
isso acontece porque a ci tem mais atrito de transmissão, o que não acontece nesta, o atrito do motor é muito pequeno mesmo.
sim é isso mesmo.

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 2:26 pm
por renateves
neca7 Escreveu: já a viste..
espero que tenhas gostado..relata aqui o que achaste da mota
boas neca... então, os garotos ficaram radiantes?!
o que posso dizer dela... apenas fenomenal... gostei dela, pelo "pouco" que andei, adorei a sua posição de condução, e para duas pessoas (como referi anteriormente de estatura média-alta), creio que é mais que suficiente!
mas claro, só na prática é que se pode confirmar...

o que posso dizer é que ao final de um ano a "namorá-la" a longa distância, pode cheirar-lhe e tocar-lhe... obrigado neca

para rematar... quero uma!

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 2:35 pm
por neca7
renateves Escreveu:
neca7 Escreveu: já a viste..
espero que tenhas gostado..relata aqui o que achaste da mota
boas neca... então, os garotos ficaram radiantes?!
o que posso dizer dela... apenas fenomenal... gostei dela, pelo "pouco" que andei, adorei a sua posição de condução, e para duas pessoas (como referi anteriormente de estatura média-alta), creio que é mais que suficiente!
mas claro, só na prática é que se pode confirmar...

o que posso dizer é que ao final de um ano a "namorá-la" a longa distância, pode cheirar-lhe e tocar-lhe... obrigado neca

para rematar... quero uma!
lol sim hoje durante o dia os alunos fazem fila para tentar perceber onde é o escape!

quanto a ti já sabes...vê todas as opções..e escolhe a melhor.
ainda bem que gostaste de conduzir a minha ontem..

ps. com o calor de hoje sabe mesmo bem andar de mota!!

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 2:58 pm
por marcopns
neca7 Escreveu:
marcopns Escreveu:.....

se quiserem um café na praia da vagueira eu pago...

marco trabalhas no quisque da vagueira? estás lá a que dias?

abraço
não no quiosque, mas ao lado na pastelaria plazamar. estou lá todos os dias ate as 11h. se tiver uma bereco branca estacionada em cima do passeio estou lá.. aparece por lá no sábado, lá pras 11h, da manha claro.. pode ser?

vou aproveitar para deixar uma sugestão ao sr eduardo
dia 25 começa a feira de março em aveiro, não sei se a ecomotores vai estar presente este ano, mas se tiver, que tal falar com a organização para criar um estacionamento e carregamento gratuito para ves??? e se não for pedir muito, entradas gratuitas para clientes bereco????

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: terça mar 24, 2009 3:03 pm
por neca7
marcopns Escreveu:
neca7 Escreveu:
marcopns Escreveu:.....

se quiserem um café na praia da vagueira eu pago...

marco trabalhas no quisque da vagueira? estás lá a que dias?

abraço
não no quiosque, mas ao lado na pastelaria plazamar. estou lá todos os dias ate as 11h. se tiver uma bereco branca estacionada em cima do passeio estou lá.. aparece por lá no sábado, lá pras 11h, da manha claro.. pode ser?

vou aproveitar para deixar uma sugestão ao sr eduardo
dia 25 começa a feira de março em aveiro, não sei se a ecomotores vai estar presente este ano, mas se tiver, que tal falar com a organização para criar um estacionamento e carregamento gratuito para ves??? e se não for pedir muito, entradas gratuitas para clientes bereco????
sábado lá estarei entao para beber um cafézinho.
quanto á feira de março tb ñ sei se vão lá estar. sei que estarão outras empresas de ve.
quanto á tua sugestão..é bem-vinda claro!

abraço

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 9:38 am
por neca7
amigos, preciso da vossa opinião.
ontem fiz cerca e 40 km durante todo o dia e noite com as luzes ligadas. o ponteiro da carga mal se mexeu. no entanto assim que cheguei a casa liguei o carregador.
era meia noite mais ou menos.
fui dormir e hoje e manha ele ainda etava a trabalhar.. 8 horas depois! o que é estranho, pk na primeira carga que fiz assim que cheguei à mota de manha ele estava desligado.

o que terá acontecido?

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 9:40 am
por neca7
ps. ambos os led's estavam verdes hoje de manha. no entanto o carregador não desligou.

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 11:38 am
por RJSC
não conheço a mota, mas se o ponteiro da carga mal se mexeu eu apostava em que:
- o indicador de carga não presta.
ou
- o indicador de carga está avariado.

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 12:08 pm
por neca7
rjsc Escreveu:não conheço a mota, mas se o ponteiro da carga mal se mexeu eu apostava em que:
- o indicador de carga não presta.
ou
- o indicador de carga está avariado.

não está avariado.
no dia anterior mostrou o gasto total. no entanto ontem apenas andei 40km, e gastou pca carga. menos de um quarto.

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 12:08 pm
por jmal
rjsc Escreveu:não conheço a mota, mas se o ponteiro da carga mal se mexeu eu apostava em que:
- o indicador de carga não presta.
ou
- o indicador de carga está avariado.

não é o caso, nas motas com baterias de chumbo, é um voltimetro, nestas fizeram a mesma cena, mas as baterias de litio têm uma diferença de tensão entre carregada e descarregada menor, logo não se nota entre carregada e descarregada, mas com a prática vais habituar-te a conseguir ver mais ou menos.

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 1:25 pm
por Volt
neca7 Escreveu:(..) ontem apenas andei 40km, e gastou pca carga. menos de um quarto.


40 * 4 = 160. 160 kms de autonomia?

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 1:44 pm
por neca7
jmal Escreveu:
rjsc Escreveu:não conheço a mota, mas se o ponteiro da carga mal se mexeu eu apostava em que:
- o indicador de carga não presta.
ou
- o indicador de carga está avariado.

não é o caso, nas motas com baterias de chumbo, é um voltimetro, nestas fizeram a mesma cena, mas as baterias de litio têm uma diferença de tensão entre carregada e descarregada menor, logo não se nota entre carregada e descarregada, mas com a prática vais habituar-te a conseguir ver mais ou menos.
sim é isso mesmo. assim que começar a ficar a pé..consigo ver logo

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 1:47 pm
por neca7
volt Escreveu:
neca7 Escreveu:(..) ontem apenas andei 40km, e gastou pca carga. menos de um quarto.


40 * 4 = 160. 160 kms de autonomia?

não, nem pensar! mas era muito bom!! lol

no incicio da descarga mas se nota o gasto, no entanto depois é uma queda a pique!!
ainda não vi bem, mas com a minha condução e com o trajecto que faço com esta mota, será talvez de 70kms... dá-me mais uns dias..depois digo de uma forma mais correcta.

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 2:31 pm
por neca7
então mas ninguém me ajuda com a questão dos led's para piscas e minimos?
e com a uma melhor iluminação para médios e máximos?

onde posso comprar? depois eu faço as alterações cá em casa.

abraço a todos

Re: Bereco Voltio a Rolar em Portugal

Enviado: quarta mar 25, 2009 2:39 pm
por jmal
neca7 Escreveu:
volt Escreveu:
neca7 Escreveu:(..) ontem apenas andei 40km, e gastou pca carga. menos de um quarto.


40 * 4 = 160. 160 kms de autonomia?

não, nem pensar! mas era muito bom!! lol

no incicio da descarga mas se nota o gasto, no entanto depois é uma queda a pique!!
ainda não vi bem, mas com a minha condução e com o trajecto que faço com esta mota, será talvez de 70kms... dá-me mais uns dias..depois digo de uma forma mais correcta.
exacto deve andar por esses valores com uma condução cuidada.