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Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quarta ago 03, 2011 10:03 pm
por civic
Com o peso a menos parece é que não tem suspensão, está muito mais ágil, o problema é no paralelo.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quarta ago 03, 2011 10:29 pm
por hp78
Parabéns pelo projecto, ficou muito bem.
e o carregador ficou interno?
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quarta ago 03, 2011 10:36 pm
por civic
Obrigado, ainda não tive tempo para isso, as baterias chegaram no primeiro dia de trabalho depois das férias, terá que ser noutra altura, mas não vai ser fácil encaixa-lo no espaço onde ficou o BMS, terei que fazer por ali uns cortes.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quarta ago 03, 2011 11:33 pm
por RuFuS
E o carregador? Conseguiste colocar interno?
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quinta ago 04, 2011 10:56 am
por civic
Ainda não, ainda não tive tempo para essa obra, mas será a seguir.
Quanto ao carregador, tenho uma duvida, que alem de ter sido esclarecida, vou deixa-la aqui para ler a vossa opinião. A diferença entre o carregador de lítio e de gel é a fase final onde nas de gel o carregador acaba a carga num patamar muito mais baixo de carga, ou seja, a seguir aos 56 v ele reduz a carga dos 5A para 1A, no caso das de lítio e com este BMS ele não chega a fazer isso, pois o BMS corta a carga aos 56,8v, não chega a isso porque as baterias a partir dos 55v estão praticamente carregadas e daí aos 56,8 não chega sequer a estar 1 minuto. Mas mesmo que o carregador fizesse esse patamar nas de lítio não teria qualquer problema.
Fiz essa pergunta a quem mas vendeu, EV-Power, e eles disseram que não tem qualquer problema, os carregadores são mais elaborados nas de gel para não as estragarem, pois são mais sensíveis do que as de lítio.
Que dizem?
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quinta ago 04, 2011 10:43 pm
por jmal
civic Escreveu:Ainda não, ainda não tive tempo para essa obra, mas será a seguir.
Quanto ao carregador, tenho uma duvida, que alem de ter sido esclarecida, vou deixa-la aqui para ler a vossa opinião. A diferença entre o carregador de lítio e de gel é a fase final onde nas de gel o carregador acaba a carga num patamar muito mais baixo de carga, ou seja, a seguir aos 56 v ele reduz a carga dos 5A para 1A, no caso das de lítio e com este BMS ele não chega a fazer isso, pois o BMS corta a carga aos 56,8v, não chega a isso porque as baterias a partir dos 55v estão praticamente carregadas e daí aos 56,8 não chega sequer a estar 1 minuto. Mas mesmo que o carregador fizesse esse patamar nas de lítio não teria qualquer problema.
Fiz essa pergunta a quem mas vendeu, EV-Power, e eles disseram que não tem qualquer problema, os carregadores são mais elaborados nas de gel para não as estragarem, pois são mais sensíveis do que as de lítio.
Que dizem?
Sim, é verdade, nas de gel existem curvas de carga especificas, nas de lítio é cv/cc (tensão constante/corrente constante) ou seja, não existe qualquer curva de carga, primeiro aplica a corrente máxima até a tensão máxima ser atingida, depois acaba por deixar de dar corrente por efeito natural da corrente eléctrica.
Mesmo assim era bom que o carregador desse mais 1 ou 2 volts para manter as baterias a uma tensão mais alta, porque se consegue melhor desempenho, nalguns carregadores chineses de gel, existe um pequeno potenciómetro onde se pode alterar a tensão máxima de carga, podes experimentar, mas tira uma foto ampliada ou marca o ponto onde ele se encontra antes de mexer, caso não faça nada, voltas a colocar no ponto em que estava.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quinta ago 04, 2011 10:55 pm
por civic
Pois, mas o limite da tensão é dado pelo BMS (56,8volt) e pelo que medi o carregador até desligar mantém sempre a tensão e a corrente constante, nas anteriores de gel é que a partir dos 56volt +\- é que reduzia para 1A, nessa situação as baterias pareciam uns aquecedores, pois a tensão nunca chegava aos 58v para desligar o carregador, nestas o BMS corta antes do carregador chegar a diminuir.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quinta ago 04, 2011 11:44 pm
por jmal
civic Escreveu:Pois, mas o limite da tensão é dado pelo BMS (56,8volt) e pelo que medi o carregador até desligar mantém sempre a tensão e a corrente constante, nas anteriores de gel é que a partir dos 56volt +\- é que reduzia para 1A, nessa situação as baterias pareciam uns aquecedores, pois a tensão nunca chegava aos 58v para desligar o carregador, nestas o BMS corta antes do carregador chegar a diminuir.
Como esse bms não tem afinação, não há nada a fazer.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: sexta ago 05, 2011 9:43 am
por civic
Pois, mas assim aumenta a longevidade das baterias, certo?
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: sexta ago 05, 2011 9:47 am
por civic
hp78 Escreveu:Parabéns pelo projecto, ficou muito bem.
e o carregador ficou interno?
Lembrei-me de uma coisa, como ficou o teu carregador interno? Fica sempre ligado às baterias ou colocaste um interruptor?
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: sexta ago 05, 2011 10:00 am
por Seal
Estás a ficar um connoisseur
Bom trabalho.
Se um dia precisar estás feito.

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: domingo ago 07, 2011 5:18 pm
por zepequeno
Grande aventura! Pelo que percebi fizeste 8600 Km com as de gel. Muito bom mesmo! Quando precisar já tenho aqui malta para me dar as dicas todas.. mas terá de ser tim tim por tim tim, porque não entendo nada disto.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: domingo ago 07, 2011 5:38 pm
por civic
Na boa, agora estou com outra aventura.
Depois explico.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: domingo ago 07, 2011 11:20 pm
por zepequeno
e coloca fotos por favor que ajudam imenso a ter uma ideia do trabalho
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: segunda ago 08, 2011 11:18 am
por civic
Mais uma aventura derivada da qualidade chinesa.
Desde que meti as baterias de litio que achava estranho não conseguir colocar as carenagens alinhadas, ontem andei à volta disso a ver se resolvia o problema, e claro está que o descobri.

À semelhança do que aconteceu com o Pulka a minha chinesinha estava a fraquejar do esqueleto.
Levou um reforço de cada lado com barra de ferro de 4 mm, por ali nunca mais.

Ficou porreiro, mas a dureza da mota aumentou ainda mais, enfim qualidade chinesa. Com isto descobri que a suspensão traseira é regulável em altura.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: segunda ago 08, 2011 11:36 am
por zepequeno
fogo que medo! mas assim tá bastante reforçada!
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: segunda ago 08, 2011 11:41 am
por civic
Pois, desde que a comprei que pensei em fazer este reforço.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: segunda ago 08, 2011 1:06 pm
por Barrocas
O que regulas na tua suspenção é a pré-carga da mola
Fazes bem em reforçar esse quadro, assim evitas passar pela experiencia do Pulka
A vantagem do forum é a partilha de conhecimentos

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: segunda ago 08, 2011 1:08 pm
por jmal
A minha também partiu nesse local.
Re: ecoliberty 2.0kw em viseu
Enviado: quinta ago 18, 2011 6:53 pm
por civic
Mais uma actualização do db da chinesinha, como já fez 500 km's com estas baterias resolvi medir todas elas isoladamente, e 3,34v em todas elas, acho que não podia pedir melhor.
Hoje foi dia de colocar o carregador dentro da mota, pois chegou ontem.
Depois de tudo fechado fica assim.
