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Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: sábado fev 02, 2013 1:59 am
por giles
Em todas as bicicletas "standard", o triângulo que faz a forqueta da roda de trás é soldado na tarte de cima e na parte de baixo do tubo do selim. Reparem como está feito nesta bicicleta. Só a parte de cima do triângulo é que solda no tubo do selim. A parte de baixo solda na caixa que serve de alojamento do controlador e só depois é que solda no tubo do selim. Isto significa que a caixa do controlador serve de estrutura. Embora a parede da caixa até tenha uma espessura considerável, parece-me que não é a melhor maneira de fazer um quadro. A parte de baixo está soldada em 2 pontos, para além de um desperdício de material. Bem, dura até acabar.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: sábado fev 02, 2013 2:00 am
por MRider
Que confusão :-S

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: sábado fev 02, 2013 2:13 pm
por civic
Parece é que essa ligação da parte inferior em vez de ser um tubo soldado é uma chapa que serve de suporte à caixa, até diria mais, parecem ser duas chapas de alguma espessura, não acho que seja tão fraco assim.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: sábado fev 02, 2013 3:56 pm
por giles
civic Escreveu:Parece é que essa ligação da parte inferior em vez de ser um tubo soldado é uma chapa que serve de suporte à caixa, até diria mais, parecem ser duas chapas de alguma espessura, não acho que seja tão fraco assim.
É a própria caixa do controlador que faz a ligação entre os 2 tubos. As paredes da caixa têm uma espessura considerável. Mas há bicicletas do género em que os tubos debaixo fazem a ponte completa e a caixa do controlador fica por baixo.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: quinta fev 07, 2013 7:26 pm
por giles
Esta veio directamente da loja para ser "envenenada"
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Ficou assim:
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Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: domingo fev 24, 2013 11:50 am
por giles
Ora cá está mais uma:

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Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: domingo fev 24, 2013 4:31 pm
por BondadeSua
:mrgreen:
Se tivesse que "votar" seria nesta. Talvez porque tb sou pequeno! Daí que me pareça a "mais harmoniosa". Gostos! ;)
Uma dúvida. O motor na roda da frente, favorece ou prejudica a durabilidade do quadro?

BondadeSua

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: domingo fev 24, 2013 8:33 pm
por ricardocruzs2
BondadeSua Escreveu::mrgreen:

Uma dúvida. O motor na roda da frente, favorece ou prejudica a durabilidade do quadro?

BondadeSua
Pelo menos diminui a possibilidade de furos na roda traseira, devido à diminuição do peso na roda traseira!!

À dias fui dar um passei de btt e quem me acompanhou levou uma KTM eléctrica, em 2 horas teve somente 3 furos no pneu traseiro!! :?

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: domingo fev 24, 2013 9:51 pm
por RJSC
BondadeSua Escreveu: Uma dúvida. O motor na roda da frente, favorece ou prejudica a durabilidade do quadro?
Eu já li que muitas pessoas que meteram motores acima de 500W na frente acabaram por partir a forquilha.
A forquilha não foi feita para aguentar esforço de tração.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: domingo fev 24, 2013 11:39 pm
por BondadeSua
:mrgreen:
TB já ouvi essa explicação. Mas é consistente na realidade, ou só se houver uma condução mais agressiva/ousada? Eu gosto mais dessa disposição. Não sei porquê. :?

BondadeSua

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 12:12 am
por giles
Tanto na roda de trás como na da frente há vantagens e desvantagens. Eu adoptei a montagem na frente como standard.

Desvantagens:
-Subviragem quando o motor está a trabalhar ao mesmo tempo que pedalamos. Mais evidente quando se faz uma volta apertada.
-Dificuldade de tracção em troços muito inclinados, embora isso também possa ser uma vantagem;
Estas desvantagens não perfeitamente domináveis e refiro-me apenas aos 250W legais.

De resto só vejo vantagens:
-Menor stress na roda de trás. Bicicletas com motor e bateria atrás criam grandes esforços mecânicos no eixo de trás. Surgem muitas vezes bicicletas com raios partidos e rodas com empeno. Também causado por uso abusivo (excesso de peso).
-Melhor distribuição de peso. Ao pegar na bicicleta para subir um degrau (entrada nos transportes públicos, escadas...) a bicicleta fica perfeitamente equilibrada;
-Compatibilidade com práticamente todas as bicicletas existentes no mercado devido à dimensão standard do dropout da forqueta;
-Maior compatibilidade com os sistemas de mudanças. A montagem na roda da frente permite manter as mudanças originais da bike. Actualmente há pinhões de 6,7,8,9 e creio até com 11 pinhões...
-Ao passar numa poça de areia o motor ao puxar na frente puxa-nos para fora do buraco; A empurrar atrás afunda-nos mais para dentro dele :arrow:

Há ainda uma outra particularidade pelo que tenho experimentado:
Todas as bicicletas têm um sistema de roda-livre no pinhão das mudanças. Enquanto para a frente, os próprios motores também têm um mecanismo de roda-livre, o mesmo já não acontece nos motores de trás . Por essa razão, uma bicicleta com o motor atrás torna-se mais difícil de pedalar sem o auxílio do motor. Não sei se é assim em todos mas tem sido nos que já experimentei. Além da resistência por o motor estar sempre "engatado", quando pedalamos temos ainda que fazer força nos pedais para rodar a massa do motor...

Quanto aos problemas apontados relativamente às forquetas, são situações reais e pode acontecer partir a forqueta com motores muito potentes. Quem já experimentou diz que não tem piada nenhuma. Os americanos são vedetas nisso. A partir de 500W aconselho a montagem do motor atrás.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 12:58 am
por MRider
Fixe fixe era um de 500w a frente e outro de 500w atrás :-D

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 1:12 am
por RJSC
giles Escreveu: Todas as bicicletas têm um sistema de roda-livre no pinhão das mudanças. Enquanto para a frente, os próprios motores também têm um mecanismo de roda-livre, o mesmo já não acontece nos motores de trás . Por essa razão, uma bicicleta com o motor atrás torna-se mais difícil de pedalar sem o auxílio do motor. Não sei se é assim em todos mas tem sido nos que já experimentei. Além da resistência por o motor estar sempre "engatado", quando pedalamos temos ainda que fazer força nos pedais para rodar a massa do motor...
Nisso também já eu reparei, só que isso impede que se use travagem regenerativa.
E com motores potentes dá jeito travar com o motor ou então as pastilhas desaparecem em pouco tempo...

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
por giles
RJSC Escreveu:
giles Escreveu: Todas as bicicletas têm um sistema de roda-livre no pinhão das mudanças. Enquanto para a frente, os próprios motores também têm um mecanismo de roda-livre, o mesmo já não acontece nos motores de trás . Por essa razão, uma bicicleta com o motor atrás torna-se mais difícil de pedalar sem o auxílio do motor. Não sei se é assim em todos mas tem sido nos que já experimentei. Além da resistência por o motor estar sempre "engatado", quando pedalamos temos ainda que fazer força nos pedais para rodar a massa do motor...
Nisso também já eu reparei, só que isso impede que se use travagem regenerativa.
E com motores potentes dá jeito travar com o motor ou então as pastilhas desaparecem em pouco tempo...
É verdade. Mas deve custar mais pedalar do que travar.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 11:13 am
por BondadeSua
:mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 11:41 am
por giles
BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua
Yes! "turismo" e "lazer" mas não só. Eu considero ser um bom complemento e uma boa alternativa ao carro em trajectos de 20Km para cada lado, mesmo nas delsocações para o trabalho.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 8:20 pm
por Fidel
giles Escreveu:
BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua
Yes! "turismo" e "lazer" mas não só. Eu considero ser um bom complemento e uma boa alternativa ao carro em trajectos de 20Km para cada lado, mesmo nas delsocações para o trabalho.
Com os 20Km, tas por exemplo a referir-te a uma ida a Aveiro nao é?? :P

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: segunda fev 25, 2013 8:55 pm
por giles
Fidel Escreveu:
giles Escreveu:
BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Parece que posso "reforçar" a minha percepção. Dentro dos parâmetros duma bicicleta 250 W e condução de "turismo" de lazer, motor à frente fica mais simples. Mesmo quando deixar de poder usar a "minha Mula", ainda tenho a opção da "bicicreta". Em ambiente urbano é óptima opção!

BondadeSua
Yes! "turismo" e "lazer" mas não só. Eu considero ser um bom complemento e uma boa alternativa ao carro em trajectos de 20Km para cada lado, mesmo nas delsocações para o trabalho.
Com os 20Km, tas por exemplo a referir-te a uma ida a Aveiro nao é?? :P
Sim, por exemplo. Ou mesmo regularmente. Ultimamente não tenho feito por causa, ou da chuva ou do briol.

Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: domingo mai 12, 2013 10:59 pm
por giles
Alô malta, tudo bem ??

Aqui está mais uma simpática produzida pelo "je"=ecoSpot.
Bateria de iões de lítio 36V/10.4Ah células SAMSUNG e smart BMS
5 níveis PAS, indicador de estado de bateria, função ON/OFF e controle de luzes (opcional);
Motor 36V/250W sem escovas, com conector estanque
Controlador com Imax=14A, 6 MOSFET
Sensored de travões;
Duplo sensor PAS, maio sensibilidade e rapidez de detecção, com certificado pela EN15194.

Quadro em alumínio;
18 velocidades shimano (jogo pedaleiro triplo);
Aros de duplo perfil em alumínio;
Roda 28''
Ajuste de selim e guiador em altura.

Com guarda-corrente, guarda-lamas, luzes (be bateria), suporte de bagagens, descanso e suspensão na roda da frente.

Espero que gostem.


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Re: Eléctrica feita em casa

Enviado: sábado ago 03, 2013 1:25 am
por giles
Mais algumas e-bikes.
Estou a contribuir para que cada vez ande mais gente de e-bike. Ecologia, economia e saúde.

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Uma dobrável:
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Berg crosstown 7.1
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Btwin elops 5
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O display da versão CK-IV
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