Grand ideia... lol na minha o máximo foi um pendura a imitar uma Famel... ah ah ah...
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 10, 2015 4:15 pm
por jasmim
serges Escreveu:Muito bem...
Grand ideia... lol na minha o máximo foi um pendura a imitar uma Famel... ah ah ah...
Conheço bem o ruído, a minha primeira mota foi uma Z3,
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 10, 2015 5:04 pm
por zeuz
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 10, 2015 8:34 pm
por Emanuel Couto
jasmim Escreveu:Ontem fui convidado para fazer um acompanhamento com a minha Vectrix de uma caminhada noturna com 2000 participantes.
A organização pretendia que houvesse música ao longo do percurso.
Solução:
E um animador:
Pelos vistos o homem é muito solicitado
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: segunda mai 11, 2015 12:22 pm
por Mumia
epaaaa muiitaaaaa bom e olha nunca experimentei andar assim à pendura com o primaço primo já sabes a próxima vez vou assim
E upa upa sempre a somar Km's Parabéns!
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: sexta mai 15, 2015 10:52 pm
por ricardocruzs2
Espectacular...
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: sábado mai 16, 2015 3:21 pm
por jasmim
Na hora de comprar um eletrodoméstico, de Vectrix pois claro.
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: sábado mai 16, 2015 3:52 pm
por Emanuel Couto
Essas Vectrix's são mesmo boas para transportar cargas
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 4:38 pm
por jasmim
Ontem fiz um total de 95 km.
Hoje de manhã, sem ter posto a mota à carga, presenteou-me com este valores:
Em andamento, a tensão do pack andou sempre entre os 128 e 130 V e a célula mais baixa não baixou dos 3.20v. Apenas a chegar a casa, com 92 km feitos e com a famosa subida relatada anteriormente, o pack baixou aos 127v e a célula mais baixa aos 3.17v.
O pack parece muito equilibrado havendo apenas 1 miliamper (penso que é assim que se diz) de diferença entre a célula mais alta (3.29) e a mais baixa (3.28).
Procuro sempre a puxar 30 ah o que me permite, consoante o terreno, andar entre os 60 e 80 km/h.
Se o terreno for favorável, consigo subir aos 100 km/h a puxar esses mesmos 30 ah. Pelo contrário, se for desfavorável 30 ah obrigam-me a andar a 50 km/h.
A autonomia restante de 14 km e as 2 barras refrem-se aos 42 ah que a mota "pensa" ter. Na realidade ela "não sabe" que ainda tem cerca de 18 ah de reserva...
Alguém me diz como inserir diretamente o vídeo?
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 5:06 pm
por Jorge Rocha
Muito bom resultado desse teu novo pack. Continuo a ficar surpreendido positivamente com essas CALB CA FI.
Uma tensão total de 131V dividida por 40 células daria 3,275V (leituras médias até aos milivolts) o que fica bem demonstrado pelas tensões de célula mais baixa e mais alta que o BMS descreve, 3,27V e 3,28V respectivamente, valores correctos.
A seguir à risca os conselhos do fabricante das baterias, com descargas optimas de 0,5C (ou os tais 30A) terás baterias para mais de 2000 ciclos ou mais de 300.000Km.
Com essa boa rodagem, também já devem estar, essas células, com mais uns Ah do que quando novas.
Tenho seguido umas iguais, e com 20 ciclos a 80% já tinham aumentado 5% de sua capacidade original, estando já com 66Ah.
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 5:10 pm
por jasmim
Jorge Rocha Escreveu:
Com essa boa rodagem, também já devem estar, essas células, com mais uns Ah do que quando novas.
Tenho seguido umas iguais, e com 20 ciclos a 80% já tinham aumentado 5% de sua capacidade original, estando já com 66Ah.
Se assim é, são excelentes notícias!
Julgava que ia perder Ah e não ganhar!
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 6:20 pm
por sugarstorm
Boas Jasmim,
Agora no verão, com temperaturas mais amenas (ou escaldantes mesmo ) não deverá haver problemas se puxares um pouco mais.
Até aos 50/60A elas não se devem queixar muito. Têm um pico de 2C, logo 120A, por isso 60A é bem dentro da baliza delas.
No inverno é que é pior.
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 6:22 pm
por Mumia
jasmim Escreveu:Alguém me diz como inserir diretamente o vídeo?
No mesmo sitio onde carregas-te no "URL" tens em ultimo "youtube" é só clicar e colocar o link no meio se não conseguires diz que altero
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 6:24 pm
por jasmim
Fiz isso, mas não resultou
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 6:34 pm
por Mumia
jasmim Escreveu:Fiz isso, mas não resultou
Também não estava a conseguir... mas ja deu tinha a ver com o "link" como estava escrito fiz procurar no youtube plo teu video depois já veio o "link normal" só copiar e ta feito ehehehe (faz editar e vê)
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: domingo mai 17, 2015 6:36 pm
por jasmim
Obrigado
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: segunda mai 18, 2015 1:45 pm
por jasmim
sugarstorm Escreveu:Boas Jasmim,
Agora no verão, com temperaturas mais amenas (ou escaldantes mesmo ) não deverá haver problemas se puxares um pouco mais.
Até aos 50/60A elas não se devem queixar muito. Têm um pico de 2C, logo 120A, por isso 60A é bem dentro da baliza delas.
No inverno é que é pior.
Achas aconselhável, dado que as Calb têm uma descarga de 0,5C? Mesmo no verão?
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: segunda mai 18, 2015 3:10 pm
por Jorge Rocha
jasmim Escreveu:Achas aconselhável, dado que as Calb têm uma descarga de 0,5C? Mesmo no verão?
A descarga óptima é de 0,5C, o que significa que com esta descarga a degradação é mínima.
O aquecimento promove uma maior descarga óptima, mas também acelera o processo de degradação, sendo para isso recomendável não esticar muito pelas baterias nos dias mais quentes, pois, todas as perdas energéticas de sua resistência interna, irá fazer aumentar ainda mais sua temperatura interna das células e consequentemente uma maior degradação.
Da forma como o pack ficou bem isolado, o problema durante o Inverno, nos dias mais frios, não se verifica. Já no Verão, com dias de 40ºC, podem as células chegar a 45ºC e a partir desta temperatura a degradação é muito maior. Mas como o pack está bem isolado, e se existir amplitudes térmicas muito grandes entre dia e noite (como é normal aqui em Portugal, com diferenças que por vezes ultrapassam os 20ºC entre 12 horas de diferença) é provável que num dia em que a temperatura se eleve muito durante o dia, não vá influenciar muito na temperatura do pack, já que são 80Kg de massa juntos e bem isolados.
Para seguir um padrão de utilização em quase todos os tipos de baterias, de forma a evitar uma degradação pela descarga exagerada, devemos verificar se a tensão nominal está a ser ultrapassada no momento de maior descarga no circuito. Se isso acontecer é sinal que está a haver um abuso de descarga.
Para as LiFePO4, a tensão nominal por célula é de 3,20V (para a VX1 Li+ a tensão nominal é de 40S X 3,20V = 128V), e sempre que se baixar deste valor, é porque lhe estamos a retirar corrente a mais, evitando que as mesmas durem entre os 2000 a 5000 ciclos.
Eu, como utilizador de VE, num conjunto de veiculo, motor, controlador e baterias bem dimensionado, consigo em mais de 90% das minhas utilizações, andar com descargas óptimas, o que me deixa consciente que as células terão uma vida menos longa, podendo esperar por uns 1500 ciclos para a sua vida útil em VE (podendo as mesmas, depois desatas 1500 ciclos, serem utilizadas em sistemas fixos, onde a exigência de correntes e de amplitudes de descarga da capacidade é bem menor), o que me deixa ainda assim bem tranquilo, por saber que posso fazer com o mesmo pack de baterias, perto dos 200.000Km.
Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM
Enviado: quarta mai 20, 2015 9:50 am
por jasmim
Após esses 95 km, pus à carga a 800w. Demorou 6h35 a carregar completamente e gastou 5.39 kw.