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Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta mai 19, 2016 6:22 pm
por labutess
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Voltei a fazer quilómetros com o Mega-ZEV. Houve uma descida de preços muito grande nos Leafs (porque os novos tiveram um desconto incentivador; os usados importados estão a entrar muito mais baratos no país; e também os modelos novos, fizeram com que muita gente deixasse de olhar para os antigos, mesmo considerando que este carro valia 38 mil euros quando nasceu, há 3 anos e meio) e para já não me compensa vendê-lo. Daí que voltei aos passeios nele. Não são muitos, pois tornou-se no segundo carro eléctrico cá de casa. Como tem mais ano e meio de garantia nas baterias e está novo, vou mantê-lo.

Neste momento, passou os 50 mil quilómetros e perdeu a segunda barra mil quilómetros antes.

:-).
Andaste mts poucos kms e perdeste logo outra barra,foi do calor?

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta mai 19, 2016 6:34 pm
por Volt
Sim, creio que isso é um dado adquirido. O tempo e a temperatura são os factores que mais afectam a degradação das baterias. A primeira barra é a que demora mais tempo a desaparecer (aos 15% de perda, acho). As outras são de 5 em 5%.

Perdi a primeira barra em Abril de 2015, com cerca de 44 mil km. A segunda perdi 10 meses depois, em Fevereiro deste ano (2016), com 49 mil km.

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quarta jul 20, 2016 5:02 pm
por Volt
Boa tarde a todos.

O meu Leaf leva agora 52 mil KM. Tem 10 barras, carrega cerca de 16 kWh nas baterias e tem um pouco menos de 50 Ah.
Tem andado pouco. No último ano, apenas por uma vez fez mais de 800 KM num mês (e foi porque o i3 teve de cumprir um "recall" por causa de uns apoios do REx e de um toque que me deram na traseira do bicho). Dá para ir a Lisboa e voltar. Dá para ir a Sesimbra e voltar. Dá para ir a Setúbal e voltar.

Tornou-se o segundo carro cá de casa. Eu sei que parece "muito carro" para "segundo carro", mas são as circunstâncias da vida que assim o quiseram.

:-).
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Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta jul 28, 2016 2:49 pm
por FLP
Boa tarde,
O seu carro é este que está à venda?
http://usados.zeev.pt/nissan-leaf-magnetic-red/

Obrigado, cumprimentos,

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta jul 28, 2016 10:19 pm
por pemifer
Não posso deixar de reparar que este anuncio não tem foto das barras da bateria.
Se bem que me custe ver anúncios assim feitos pelo Zé da esquina, acho inadmissível a falta dessa foto num stand que se diz de veículos elétricos!
Já agora, por esse preço, com aluguer de bateria, quase que dá para mandar vir 2 de França...
https://www.leboncoin.fr/voitures/995143800.htm?ca=7_s
https://www.leboncoin.fr/voitures/975327090.htm?ca=7_s
https://www.leboncoin.fr/voitures/947541506.htm?ca=7_s
Encontrei um vermelho já um pouco mais caro
https://www.leboncoin.fr/voitures/992709806.htm?ca=7_s

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta jul 28, 2016 10:51 pm
por Volt
Boa noite. :-).

Sim, esse era o meu carro há mais de um ano atrás. Já estão desactualizadas as informações e o próprio anúncio tem um erro, pois as baterias não são de aluguer.

A ZEEV tenta colocar os anúncios todos muito parecidos. As fotos são quase sempre tiradas da mesma forma e no mesmo local. Até acho boa ideia. Mostra coerência.

Na altura falei em colocar as fotos das barras e até do LeafSpy, tal como coloquei no olx. Mas vendo bem, isso não se enquadra no critério deles.

Entretanto deixei de ter o anúncio no olx. Deixei de pensar em vender quando começaram a descer os preços. A mim, que por vezes preciso de um segundo carro, e que dou preferência aos eléctricos, não me faz sentido vender o Leaf por um valor inferior ao real valor dele. Até porque não podia ir buscar um segundo carro em tão boas condições pelo mesmo preço. É verdade que não preciso de um segundo carro tão bom, mas como já o tenho e nada ganho em vendê-lo desvalorizado, prefiro ficar com ele.

:-).

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta jul 28, 2016 11:00 pm
por pemifer
O Leafspy já é um pouco demais, embora eu ache correto.
Mas se é o teu carro ele não tem 10 barras? No anuncio diz as barras todas...
Se não tem aluguer, se não tem as barras todas, tu dizes que fizeste 52000, no anuncio 40000, há alguma coisa que seja verdade neste anuncio?
Que mau trabalho!

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta jul 28, 2016 11:09 pm
por Volt
Na altura em que o anúncio foi feito isso era tudo verdade. Entretanto, desactualizou-se. Em parte isso deve-se ao dono do carro que devia estar atento e comunicar mais com o stand... :-).

Vou ver se falo com eles para actualizar o texto.

Retirar o anúncio não vale a pena, pois se aparecer algum interessado ainda poderei ponderar a venda.

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta jul 28, 2016 11:21 pm
por pemifer
AH! Agora percebi!
Estava a achar muito estranho...

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quinta jul 28, 2016 11:29 pm
por pemifer
Mas não achas que o preço que está e dizer que a bateria é de aluguer que afugenta as pessoas?
Se calhar foi por isso que não o vendeste...

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: sexta jul 29, 2016 8:21 am
por FLP
Bom dia Volt,
Ando à procura de um veículo eléctrico e antes de dar o passo tenho andado a tentar informar-me das várias opções no mercado e das suas características. Pois, também foi minha confusão ao seguir este DB e ver um anúncio com alguma informação contraditória.

Já agora, não querendo transformar este DB num classificado, mas gostava de perguntar se ainda mantém a vontade de vender o carro e qual o valor pretendido. Se preferir pode enviar mensagem.

Obrigado, cumprimentos,

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: sábado jul 30, 2016 8:43 pm
por Volt
Desculpem. Só agora vi estas últimas mensagens.

O anúncio só tem essa parte a dizer que as baterias são de aluguer há pouco tempo. Recordo-me bem que não estava nada disso escrito há um ano atrás.

Creio que o carro não se vendeu porque há soluções mais baratas e mais recentes para quem não deseja muitos extras... Claro que o meu Leaf há três anos e meio atrás custava 38 mil euros e hoje nem os novos são tão caros.

Daí que o mercado de um carro destes em segunda-mão é bem pequeno.

Em breve (para a semana) vou voltar a andar com um de 30 kWh. Tenho de ver se depois escrevo esse e os últimos test-drives que fiz (inclui topos de gama). Aproveitei e pedi para avaliarem o meu Leaf. Depois digo o que conclui, pois importa-me sentir que peço um valor justo por ele.

:-).

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: terça jun 13, 2017 2:45 pm
por Volt
Boa tarde a todos.

O Leaf chegou agora aos seus 57 mil quilómetros. Tem andado pouco - eu sei - pois tornou-se no terceiro veículo da casa devido às duas mais naturais razões: Quer o i3, quer a Vectrix, têm sido utilizados para o meu dia-a-dia (casa-emprego-casa) e têm autonomia mais que suficiente para o fazer, ao contrário do Leaf que já só mete 15 kWh de carga nas baterias e é nos dias frios... Com esta capacidade, não posso andar "à vontade", especialmente se quiser fugir ao trânsito e fazer a habitual viagem de regresso pela ponte Vasco da Gama e respectiva autoestrada gorda (tem uma barriga de mais vinte KM ;-)).

Perante isto, e olhando ao facto dele estar quase a atingir os 5 anos de limite de garantia das baterias, é possível que em breve vá trocar as ditas com a sorte de poder fazê-lo ao abrigo da garantia (menos de 9 barras de capacidade, 5 anos e 100.000 KM). Neste momento tem 9 barras e é previsível que caia para oito este verão.

Para perceber se é possível fazê-lo, planeio levá-lo ao ENVE 2017 que se realiza no Porto. Ele tem 38 cargas rápidas em 4 anos e meio e isso inclui as idas aos ENVE dos anos anteriores, bem como a inauguração dos postos de carga rápida do corredor Sul e os testes na primeira versão do PCR de Oeiras que teimava em desligar antes da carga acabar. Se não fossem estas três situações, a carga rápida nem teria sido usada. Vamos a ver se na ida e volta ao Porto não irei bater recordes de uso delas. :-D.

Ora, percebe-se aqui a razão porque comprei o i3 (a mais recente tecnologia de baterias e a refrigeração do pack permitem usar as cargas rápidas sem receios).

Já cá venho deixar fotos dele. :-).

O meu Mega-ZEV

Enviado: terça jun 13, 2017 3:04 pm
por Volt
Aqui está ele a preparar-se para o seu carregamento nocturno e ao relento. Normalmente só o tenho carregado ao fim‑de‑semana, pois o seu uso semanal tem sido pequeno e local (pequenas voltas pela vila, especialmente entre a minha casa e a dos meus sogros).

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Em baixo está uma foto da ida à Norauto no mês passado tirar um parafuso que apanhou boleia num dos pneus. :-).

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Mais precisamente, ali.

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E coabitando na garagem mais o mano caçula.

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Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: terça jun 20, 2017 7:21 pm
por rcardoso
Uma casa cheia de opções eléctricas! Parabéns!

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: terça jun 20, 2017 9:00 pm
por jasmim
Volt Escreveu: terça jun 13, 2017 2:45 pm

Perante isto, e olhando ao facto dele estar quase a atingir os 5 anos de limite de garantia das baterias, é possível que em breve vá trocar as ditas com a sorte de poder fazê-lo ao abrigo da garantia (menos de 9 barras de capacidade, 5 anos e 100.000 KM). Neste momento tem 9 barras e é previsível que caia para oito este verão.

Para perceber se é possível fazê-lo, planeio levá-lo ao ENVE 2017 que se realiza no Porto. Ele tem 38 cargas rápidas em 4 anos e meio e isso inclui as idas aos ENVE dos anos anteriores, bem como a inauguração dos postos de carga rápida do corredor Sul e os testes na primeira versão do PCR de Oeiras que teimava em desligar antes da carga acabar. Se não fossem estas três situações, a carga rápida nem teria sido usada. Vamos a ver se na ida e volta ao Porto não irei bater recordes de uso delas. :-D.

Ora, percebe-se aqui a razão porque comprei o i3 (a mais recente tecnologia de baterias e a refrigeração do pack permitem usar as cargas rápidas sem receios).
A diminuição da autonomia é o calcanhar de aquiles do Leaf mk1. Já o mk2 melhorou substancialmente a sua química fazendo com as baterias sejam incomparavelmente mais resistentes. Se conseguires a troca de bateria ao abrigo da garantia serás contemplado por um pack do mk2. Terás um carro novo para pelo menos mais 200 mil km. :D.

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: terça jun 20, 2017 10:50 pm
por visitante1
A diminuição da autonomia é o calcanhar de aquiles do Leaf mk1. Já o mk2 melhorou substancialmente a sua química fazendo com as baterias sejam incomparavelmente mais resistentes. Se conseguires a troca de bateria ao abrigo da garantia serás contemplado por um pack do mk2. Terás um carro novo para pelo menos mais 200 mil km. :D.
como assim um pack do mkII?

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: quarta jun 21, 2017 12:26 am
por t3lmo
Todos os que trocaram de bateria (compra ou garantia) nos modelos mk1 ficaram com as 'novas' (lizard) de 24kWh do modelo mk2. Muito mais resistente ao calor e com menor taxa de degradação.

Re: O meu Mega-ZEV

Enviado: sexta jul 07, 2017 10:54 am
por Volt
Adivinhem onde estamos...

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Difícil... :-p.

Apareçam no ENVE!

:-).

O meu Mega-ZEV

Enviado: terça jul 18, 2017 6:10 pm
por Volt
Boa tarde a todos.

O ENVE 2017 já foi. O Leaf voltou a marcar presença no ENVE, mas desta vez decidi levá-lo eu (tendo a companhia do i3 a seguir-nos).

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A autonomia do Leaf é pequena. O mais longo dos trajectos, na ida, era logo o primeiro, pois da minha casa na Quinta até ao primeiro PCR (Aveiras de Cima) são cerca de 80 km.

O Leaf foi, dos três veículos que levei, o que saiu de mais perto e, como tal, foi o que fez menos quilómetros. No total, foram 340 para Norte e 355 para Sul (mais 15 no regresso devido a um desvio, provocado pelo facto de ainda não haver um PCR a funcionar entre Estarreja e Pombal, via A1).

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O primeiro trajecto foi feito a Sul do Tejo (até Vila Franca de Xira), a um ritmo calmo de 60 a 80 kph. Em Vila Franca entrámos na A1. A estratégia era parar em todas as áreas de serviço, beber um café e levar o Gabriel ao WC se fosse preciso, enquanto os carros carregavam. :-).

Eu sei que a viagem seria mais rápida se os carros, em vez de pararem para carregar ao mesmo tempo, seguissem separados... Mas com uma família que tem um filho de três anos e, uma filha a cerca de um mês de se saber a data do aniversário, a opção foi esta. :-).

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Carregámos 15 minutos em Aveiras de Cima e, fomos fazendo o resto da A1 a um bom ritmo (entre os 90 e os 110 kph). Todas as áreas de serviço no sentido Norte têm PCR. Daí que, excepto as duas últimas paragens que são de 50 km, todas as paragens foram de 40 em 40 km.

Os carregamentos foram de 19, 15 e 17 minutos até à Mealhada (onde demorámos muito mais tempo para jantar) e um último de 14 minutos na AS de Estarreja. A minha estratégia não era a mais rápida, pois o Leaf raramente ficou abaixo dos 30% de carga, mas era a mais "segura".

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No sentido inverso, Norte-Sul, devido ao cansaço optei por arriscar um pouco mais gastando a bateria quase até ao fim. Depois de carregarmos no ENVE, nos jardins do Palácio de Cristal, fizemos a A1 até à AS Estarreja, onde parámos mais tempo para, por um lado, dar o jantar ao Gabriel, por outro, para carregar o máximo possível, pois são 90 quilómetros entre o PCR Estarreja e o PCR Coimbra (e o Leaf está com a autonomia própria de quem está quase a perder a quarta barra).

Fomos pela Nacional até Coimbra. Devagar, entre os 60 e 70 kph, com algum receio... Tudo correu bem, embora a hora fosse tardia. Em Coimbra carregámos 14 minutos e fomos para a A1 repetir o percurso e a estratégia da ida, com uma única diferença, carregar apenas o suficiente para chegar ao PCR seguinte.

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A andar entre os 90 e os 110 kph faria-se bem a viagem, não fosse a noite e o cansaço. Na AS Pombal carregámos 5 minutos. Mais 9 minutos em Leiria e 12 em Santarém. Na última paragem, Aveiras de Cima, foram 20 minutos de carga (faltavam 80 km que não teriam mais carregadores pelo caminho). Saímos da A1 em Vila Franca de Xira e repetimos o caminho "entre Tejo e Sado".

Chegámos exaustos e a precisar de dormir. Mas a aventura valeu. :-).

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PS: Ainda cá venho colocar mais fotos num próximo post... :-).