Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Mumia »

pois... como calculava n devia ter terra a garagem... :/

Bom acho uma solução perigosa mas o que interessa é que está resolvido e a funcionar :)

e que tal anda o Smart?? prestações... autonomias... etc etc :)

sem duvida mega curioso com este carro... qd houver os tais de aluguer de 10€/dia vou perder amor a uns €uros ihihiih mas th de experimentar :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Não seria boa ideia, aproveitares o facto do carro precisar de uma "boa terra" para melhorares a terra da casa toda? É que não é só o carro que está em causa, são todos os que aí moram, o carro só identificou um problema.
Tu é que sabes, mas, na minha opinião estás a fugir ao inevitável, o que poderá te trazer maiores dissabores e consequentemente maiores gastos...
Se por acaso não estas em casa e alguém precisar de por o carro à carga....

Pelo menos faz as coisas à prove de burrice, é que falo por experiência própria, o que para nós parece simples e básico aos olhos dos outros é um autêntico emaranhado de complicações.
sergiomms

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Gostava de fazer um quadro, com diferencial de 30mA, disjuntor de 10A e fechado com uma fechadura, de modo a só eu poder ligar a energia para a tomada do EVSE durante a carga do carro.

Apesar de não ter terra, é suposto o neutro ter uma tensão próxima do terra. Como penso ligar o diferencial, irá proteger contra a possibilidade de choques eléctricos - qualquer descarga para o chão da garagem ou para o "terra virtual" deverá fazer disparar o disjuntor de 30mA. Além disto, parece-me que 90% da superfície do carro onde podemos tocar é plástico, reduzindo muito o risco de choques no caso de alguma cablagem do carro estar com problemas.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

E fazer um furo de 1cm de diâmetro no cimento e espetar uma estaca de terra (com uma marreta) para a tomada do carro?
Ou há mais pisos debaixo da garagem?

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

RJSC Escreveu:E fazer um furo de 1cm de diâmetro no cimento e espetar uma estaca de terra (com uma marreta) para a tomada do carro?
A garagem tem vários pisos. Não tenho autorização para fazer qualquer tipo de alteração excepto uma extensão de cabo eléctrico a partir de um pequeno quadro.

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

leitao_da_bairrada Escreveu:Não tenho autorização para fazer qualquer tipo de alteração excepto uma extensão de cabo eléctrico a partir de um pequeno quadro.
Não percebo nada disto e portanto peço desculpa pelo "bitaite", mas se não tem autorização para mexer é porque não será proprietário do imóvel.
Se for esse o caso, não deverá no mínimo ter o direito de exigir uma instalação eléctrica dentro das normas e portanto com terra?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

Celestino Escreveu:
leitao_da_bairrada Escreveu:Não tenho autorização para fazer qualquer tipo de alteração excepto uma extensão de cabo eléctrico a partir de um pequeno quadro.
Não percebo nada disto e portanto peço desculpa pelo "bitaite", mas se não tem autorização para mexer é porque não será proprietário do imóvel.
Se for esse o caso, não deverá no mínimo ter o direito de exigir uma instalação eléctrica dentro das normas e portanto com terra?
Não sou o proprietário e não posso exigir nada - já tenho muita sorte em ter a possibilidade de colocar uma extensão de cabo eléctrico.

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

Aqui vai o esquema do quadro eléctrico:
Anexos
quadro_electrico.png

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Uma ideia para não haver confusões seja com quem for que ligue o carro é colocar na garagem uma tomada CEE e trocar a do EVSE por uma CEE também.
Elas só têm uma posição de encaixe e assim não há risco de trocar fase e neutro.

Na minha perspetiva é um grande defeito as nossas (e dos almães) tomadas entrarem de qualquer maneira.
As francesas têm um pino terra saliente que faz com que só encaixem de uma maneira, assim como as do Reino Unido, as Americanas com pino terra, etc...

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

RJSC Escreveu:Uma ideia para não haver confusões seja com quem EVSE que ligue o carro é colocar na garagem quadoomada CEE e trocar a do EVSE por uma CEE também.
Elas só têm uma posição de encaixe e assim não há risco de trocar fase e neutro.
Não há problema nenhum em trocar a F e o N na entrada/ficha do EVSE - assim como em todos os equipamentos que já usei de 230v.
Não posso é ligar o terra à fase! Mas isso garanto no momento em que é feita a instalação eléctrica com um quadro com o esquema que partilhei anteriormente.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Não há problema porque os aparelhos são pensados para a fase estar em qualquer lado, já que as fichas estão mal concebidas e porque o pessoal vai tendo cuidado.
Em candeeiros por exemplo se a fase estiver no contacto da rosca do casquilho pode-se levar um choque ao enroscar uma lâmpada se o dedo tocar na rosca da lâmpada.
Os interruptores nos candeeiros são praticamente sempre unipolares e como as fichas entram de qualquer maneira tanto podem cortar a fase como o neutro.
Se as fichas fossem polarizadas era possível garantir que a fase estaria sempre no fio em que atua o interruptor e no contacto central do casquilho.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Ok, leitão, já deu para perceber que não queres ter terra, queres mesmo é enganar o carro! 8-)
leitao_da_bairrada Escreveu:...
Não sou o proprietário e não posso exigir nada - já tenho muita sorte em ter a possibilidade de colocar uma extensão de cabo eléctrico.
Só uma pergunta que nem sequer é preciso responder, será esta a tua postura quando alguém se aleijar?

E lá volto eu ao mesmo: :mrgreen:
Não sendo o proprietário, e não querendo gastar dinheiro, eu sugiro que num dos pilares abras um buraco até encontrares ferro e aí agarras um fio de cobre bem apertado ao ferro depois voltas a cobrir o buraco deixando um tubo para sair o fio terra...

E continuo porque vejo-te a trabalhar afincadamente para enganares o carro e a partilhares o teu trabalho mas não percebo do que estas à espera como resposta, o que estas a fazer não se ensina na escola, não é praticado (oficialmente) por nenhum electricista, não me parece que te alguém te vá ajudar a levar isso para a frente.
O mais simples e ridiculamente mais barato é uma ficha CEE já para não falar da schuko (8Amp).

Por outro lado, se conseguires garantir que tudo funciona em segurança, continua a partilhar... Pode ser que mais alguém :ugeek: precise.
sergiomms

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

sergiomms Escreveu:Não sendo o proprietário, e não querendo gastar dinheiro, (...)
sergiomms Escreveu:E continuo porque vejo-te a trabalhar afincadamente para enganares o carro e a partilhares o teu trabalho mas não percebo do que estas à espera como resposta, o que estas a fazer não se ensina na escola, não é praticado (oficialmente) por nenhum electricista, não me parece que te alguém te vá ajudar a levar isso para a frente.
O mais simples e ridiculamente mais barato é uma ficha CEE já para não falar da schuko (8Amp).
A questão não é concerteza não querer gastar dinheiro. Poderia ter implementado a solução unindo o fio terra ao neutro mas optei por colocar também um diferencial, um disjuntor e uma caixa para quadro eléctrico.
Ao esquema que partilhei, preferia ter indicações de como o melhorar (com justificação técnica) com o objectivo de ser seguro, tendo em conta as limitações que já descrevi. Não adianta insistir dizendo que a instalação do prédio deve ter terra e que tenho de colocar um terra, simplesmente porque não é possível.

Não vejo necessidade no uso de uma ficha CEE ou schuko como referes - porque sugeres?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

leitao_da_bairrada Escreveu:
Não vejo necessidade no uso de uma ficha CEE ou schuko como referes - porque sugeres?
Com a ficha monofasica industrial (CEE) não haveria o problema de algum engano, pois elas são polarizadas, não podendo ser trocada a posição de ligação.

Até na pripria ficha dará para ver qual o borne que tem a fase e o neutro, e claro, o terra.
Anexos
P6050002.JPG
P6050002.JPG (142.06 KiB) Visto 6639 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

Jorge Rocha Escreveu:
leitao_da_bairrada Escreveu:
Com a ficha monofasica industrial (CEE) não haveria o problema de algum engano, pois elas são polarizadas, não podendo ser trocada a posição de ligação.

Até na pripria ficha dará para ver qual o borne que tem a fase e o neutro, e claro, o terra.
Certo, mas eu nunca disse que era necessário uma ficha que não permita a troca de polaridade. Na minha opinião, não é preciso uma ficha dessas, uma vez que o EVSE e o carro estão preparados para a troca de polaridade - apenas o terra não pode ser trocado.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Estás a brincar com a malta é... :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

Jorge Rocha Escreveu:Estás a brincar com a malta é... :lol:
Não estou a brincar e não percebo a tua mensagem.

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver

Tive urgência numas deslocações recentemente e fui obrigado a levar o carro ao máximo. A velocidade máxima anunciada pela Mercedes é de 125km/h mas na realidade o carro dá-me 135km/h de velocidade máxima. Percebo que o carro daria mais mas sinto claramente o motor a "desligar-se" aos 135km/h.

A informação no site do carro sobre este assunto é:

O enérgico motor de 55 kW e a bateria de iões de lítio com uma capacidade de 17,6 kWh são as componentes centrais do conceito de tração, tão potente quanto eficiente. Com um binário de 130 Nm, disponível logo no arranque, o smart fortwo electric drive acelera em 4,8 segundos dos 0 aos 60 km/h, em 11,5 segundos dos 0 aos 100 km/h e segue rapidamente até uma velocidade máxima de 125 km/h. Dependendo do modo de condução, da situação de tráfego e dos consumidores suplementares ativados, como o aquecimento ou o ar condicionado, pode ser atingida uma autonomia de 145 km.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

A velocidade anunciada é a velocidade real.
Os velocímetros nos carros vêm sempre aldrabados para cima, ainda não percebi muito bem porquê, se depois nas especificações anunciam a velocidade real.

No caso do Nissan Leaf a velocidade máxima anunciada pelo fabricante é 145 km/h.
O carro marca 157 km/h no velocímetro mas a velocidade medida por GPS é 145 km/h.

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

RJSC Escreveu:A velocidade anunciada é a velocidade real.
Os velocímetros nos carros vêm sempre aldrabados para cima, ainda não percebi muito bem porquê,...
É uma maneira dos fabricantes se defenderem.
Se por exemplo um velocimetro marcar menos que o real, o condutor entra em imcumprimento sem saber.
Se for multado, pode "mandar a multa para a marca" justificando que foi enganado pelo velocimetro.
Então para prevenir, arranjaram uma margem de erro no sentido contrário.
O pessoal anda mais devagar porque pensa que já vai a trangredir, e a marca nunca pode ser responsabilizada por multas.

Responder

Voltar para “Automóveis”