E posso abrir um roço num dos imans (como nos outros) para o colocar sem prejuízo para o rotor? Ou como sugeriam a colocação?
Não é nos imanes, é no entre-ferro, sei que era isso que querias dizer, ficar tal como um dos outros 3.lopes Escreveu:Não me tinha ocorrido essa ideia...e é uma boa ideia para isolar uma coisa da outra
obrigado aos dois
![]()
E posso abrir um roço num dos imans (como nos outros) para o colocar sem prejuízo para o rotor? Ou como sugeriam a colocação?
jmal Escreveu:Não é nos imanes, é no entre-ferro, sei que era isso que querias dizer, ficar tal como um dos outros 3.lopes Escreveu:Não me tinha ocorrido essa ideia...e é uma boa ideia para isolar uma coisa da outra
obrigado aos dois
![]()
Assim não corres riscos desnecessários, porque se te acontece o que aconteceu mas contigo em cima, provavelmente tinhas queimado o controlador.
RJSC Escreveu:Essa resistência à massa (pull-down) é que não devia aí estar!
Já referi que os sensores só são capazes de puxar a linha de saída precisamente à massa e não aos 5V.
Se for usado o mesmo sensor do controlador, não uses resistência nenhuma, porque o controlador já tem uma de pull-up.
Se usares um sensor à parte, com uma resistência à massa não vais ver é sinal nenhum! Fica permanentemente a zero!
Antes de o sensor ligar, já a resistência de 10K puxou alinha a zero e quando ele ligar, continua a zero.
Tens que ter é uma resistência aos 5V (pull-up) para que então o sensor possa puxar a tensão na linha a zero.
Vê a saída dos sensores como um interruptor que liga a saída à massa.
Eu por acaso tenho visto mais os sensores como interruptores que quando activados passam a voltagem Vcc para o pino Signal. E pelos testes que tenho feito e mesmo pelo vídeo que coloquei ontem isso até se comprovava. Antes de gravar esse vídeo, já tinha o arduino ligado à uns bons 10/15 minutos e a rodar igualmente sem problemas. O problema com o hallsensor deu-se algures entre ter desligado o arduino e o disjuntor da mota e ter voltado a ligar tudo novamente. Será que em algum momento do arranque do arduino, este coloque o pino como output (como referiu o jmal) e isso tenha danificado o sensor? Tenho que iniciar esse pino logo nas primeiras linhas do código - actualmente estou a inicia-lo apenas na rotina principal.RJSC Escreveu:Essa resistência à massa (pull-down) é que não devia aí estar!
Já referi que os sensores só são capazes de puxar a linha de saída precisamente à massa e não aos 5V.
Se for usado o mesmo sensor do controlador, não uses resistência nenhuma, porque o controlador já tem uma de pull-up.
Se usares um sensor à parte, com uma resistência à massa não vais ver é sinal nenhum! Fica permanentemente a zero!
Antes de o sensor ligar, já a resistência de 10K puxou alinha a zero e quando ele ligar, continua a zero.
Tens que ter é uma resistência aos 5V (pull-up) para que então o sensor possa puxar a tensão na linha a zero.
Vê a saída dos sensores como um interruptor que liga a saída à massa.
um circuito simples com um 7809 e um par de condensadores deve chegar e bastar...lopes Escreveu:...e já agora uma forma fácil de baixar a tensão que vem do conversor DC/DC dos 12V para os 9V que pretendo usar para alimentar o arduino?
Tinha pensado numa coisa destas, mas não sei... http://www.ebay.co.uk/itm/DC-DC-15W-Con ... TM:GB:1123
Alguém sugere alguma alternativa?
É um desperdício!Ronco Escreveu:um circuito simples com um 7809 e um par de condensadores deve chegar e bastar...lopes Escreveu:...e já agora uma forma fácil de baixar a tensão que vem do conversor DC/DC dos 12V para os 9V que pretendo usar para alimentar o arduino?
Tinha pensado numa coisa destas, mas não sei... http://www.ebay.co.uk/itm/DC-DC-15W-Con ... TM:GB:1123
Alguém sugere alguma alternativa?